O Voo da Borboleta

O Voo da Borboleta Paloma Bernardino Braga

Resenhas - O Voo da Borboleta

Duda Mel @epifania_literaria 31/01/2019

LEIAM! Só leiam essa maravilha!
"Todo mundo passa por situações difíceis. Todo mundo! Sabe o que muda? A forma com que cada um lida com essas situações. Levante, mude, ame, faça. Isso é crescer."

Resenha:

Para todo mundo, independente de idade ou gênero: LEIA! Esse conto pode parecer algo bobo e eu mesma, ao iniciar a leitura, não fazia a menor ideia de que poderia me fazer tão bem.
Não é um livro de "autoajuda", mas extremamente motivacional para mudanças. Trabalha os sentimentos humanos, os contrastes, as críticas que fazemos aos outros e a nós mesmos e, acima de tudo, ressalta a importância do amadurecimento e do amor próprio.

"O mundo às vezes pode parecer assustador. O voo pode parecer muito alto para você. Então, respeite os seus limites e lembre-se de que cada um tem o seu tempo."

Assim que terminei de ler, dei aquele suspiro quase teatral de alívio. Essa leitura me fez muito bem. Enquanto falava da analogia da borboleta, desde o ovo até ganhar asas, realizei diversas reflexões. Sobre as mágoas, os dias tristes, as amizades perdidas. Sobre seguir em frente, sorrir de novo e dar mais uma chance a mim porque não sou capaz de agradar todo mundo, mas posso mover tudo para conseguir o meu melhor e, assim, oferecer a quem merece.

"Não deixe que ninguém te convencer de que você não tem valor."

Tem mensagens mais bonitas que essas? Basta separar vinte minutinhos, sentar e embarcar nessa viagem de autoavaliação, porque essa foi o grande objetivo da história. Não é uma narrativa de algum personagem. Trata-se do seu olhar em relação a sua própria história.

"Você jamais se esquecerá do motivo pelo qual decidiu ser uma borboleta: não porque ela é mais bonita, mas sim porque é a melhor versão da lagarta."

A escrita é companheira, amiga, fluída e é quase como se pudesse sentir um abraço, um carinho, um tremendo apoio moral. Nunca tinha lido nada da autora, contudo estou encantada.
É o tipo de livro que merece ser lido mais de uma vez, sempre que for preciso e, garanto, ele será.

Jhonatan A. @jounalmeida 13/05/2017

"Então, leitor, se você deseja mudar, a primeira coisa que deve fazer é desfazer o seu mundinho"
Valentina Rodrigues tornou-se popular e é a It Girl do momento  tornando seu livro o auge dos mais vendidos. Sendo tão inspiradora ela recebe um nome: Doutora da Alma.

Um escrito muito fofo! A horinha que levei para ler foi tão prazerosa e tive vontade de ler o livro completo. Os ensinamentos de Tina, as lições que a vida a ensinou e que ela decidiu passar adiante estão reunidas aqui em metáforas.

Não consegui ler normalmente e não tomar notas, por isso estou aqui. Tenho pelo menos três frases que gostei demais durante a leitura.

Imagino que 'O voo da borboleta' seja uma introdução a história principal, Doutora da Alma, e que é muito convincente a continuar a leitura.

"Quando me senti pronta, chutei a casca com força e me libertei. Saí do ovo e me tornei uma pequena lagarta, empolgada por mais uma chance de transformação. "

"Olhe-se no espelho e sorria: você está diante da borboleta mais linda que já existiu."

Luana.Canavessi 28/02/2017

"Eu nunca quis ser feita de plástico."
Difícil escolher as palavras certas para descrever um livro que mexe tanto com você. Sobre o que o livro fala? sobre tudo! Uma metáfora sobre as transformações da vida de uma menina, sobre sua vontade de ser sua melhor versão. Eu me identifiquei tanto com esse livro, e, ao mesmo tempo, me deu uma 'luz' sobre como enfrentar as mudanças e como realizá-las. Fala sobre amor próprio, sobre ser o que você quer ser, e não o que as pessoas querem que você seja, e de como ser diferente dos padrões é o que te torna especial. Te faz refletir e te encoraja a ser o seu melhor PARA SI MESMO. Sempre achei que um meio de me tornar uma pessoa melhor é através dos livros, e esse com certeza será de grande ajuda.
"Agora eu sei a resposta: sou assim porque o mundo precisa de mim assim. Fui feita assim. Há gente que gosta, há gente que não. E, bem, eu não estou me importando muito com quem não gosta, afinal, eu mesma não gosto de um bocado de gente."

site: https://mundodaluunaa.wordpress.com/

Eduardo.Santos 27/02/2017

É um excelente livro!
A autora foi muito inteligente ao fazer uma analogia, entre a transformação de uma borboleta e o desenvolvimento da personagem principal '' Tina Cari''. É um bom livro, pretendo ler em breve. Parabéns a autora!