O Hospital Hostil

O Hospital Hostil Lemony Snicket




Resenhas - Desventuras em Série: O Hospital Hostil


367 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


naniedias 26/01/2013

O Hospital Hostil, de Lemony Snicket
ATENÇÃO: Essa é a resenha do oitavo livro da série. Se você ainda não leu os primeiros e não gosta de SPOILER, talvez não seja uma boa ideia ler essa resenha. A Nanie evita spoilers, mas como é uma série, não tem como não falar nada do que aconteceu anteriormente.

Sinopse:

Violet, Klaus e Sunny não encontraram um lar verdadeiro na Cidade Sinistra dos Corvos... na verdade, eles foram usados como faxineiras pelos habitantes da cidade e tiveram que sair correndo de lá após terem sido injustamente acusados de assassinato.

Agora eles precisam fugir para não acabarem presos por um crime que não cometeram, enquanto tentam descobrir mais sobre o mistério de CSC mencionado pelos Quagmire.

O que eu achei do livro:

Desventuras em Série é amor demais! Eu sou completamente apaixonada por essa série e não consigo me cansar de lê-la.

Nem bem terminei de reler os livros pela segunda vez (não terminei mesmo - ainda faltam cinco livros para o final da série!) e já me vejo planejando uma terceira leitura... mas é que os livros têm tanto a oferecer.

Não vou mentir... a série é infantil e bastante simples - inclusive segue um esquema que se repete em todos os livros. As crianças arrumam um novo tutor, o Conde Olaf aparece disfarçado, nenhum adulto nota, as crianças percebem, algo dá muito errado, as crianças conseguem fugir de Olaf, mas infelizmente têm que buscar uma nova casa.

É assim, livro após livro. Uma receita simples, porém que dá muito certo.

Claro que existem algumas modificações, mas no geral é assim.

A partir de O Hospital Hostil as coisas dão uma nova mudada - a receita de bolo não segue mais exatamente como antes, já que as crianças agora são acusadas de assassinato e, portanto, não podem legalmente procurar outro tutor. Mas fora isso, elas vão para um novo lugar, o Conde Olaf aparece disfarçado e depois as coisas voltam para a receita tradicional.

Isso é ruim?! É um tanto limitante, mas a série é voltada para o público infantil e por isso eu não enxergo como um problema, apenas como um estilo da série.

E Lemony Snicket é tão habilidoso com as palavras que isso nem me preocupa. O autor tem um jeito sarcástico de contar a história que torna a aventura ainda mais divertida. A narrativa dele é bem simples, ideal para crianças que ainda estão na fase de alfabetização.

Além disso, a criatividade do autor não tem barreiras - o que faz com que os irmãos passem por situações divertidas, cômicas, absurdas e interessantes!

Daniel Handler foi muito feliz ao criar o autor-personagem Lemony Snicket. Cada vez mais, Snicket vai introduzindo detalhes de sua vida dentro da história dos Baudelaire e eu já anseio por ver algumas coisas por ele citadas, quem sabe, na série que ao autor está escrevendo agora.

Uma coisa que acho muito divertida é a evolução da Sunny, que agora está aprendendo a falar palavras de verdade!

Até agora ela falava muita coisa, mas sempre de um jeito que apenas os seus irmãos entendiam (embora no último livro já tenha começado a usar algumas palavras reais).

A bebê está crescendo e começa a usar palavras que fazem sentido para qualquer um (seus irmãos conseguem compreender frases inteiras), embora ainda utilize algumas que são incompreensíveis (como "Pietrisycamollaviadelrechiotemexity" - que eu nem consigo pronunciar... mas usaria aos montes se conseguisse).

O maior diferencial desse livro, a meu ver, não é apenas a mudança na estrutura da receita dos livros da série (apesar de que isso também é legal) e nem ver os personagens crescendo (embora isso também seja extreamente interessante), mas a quantidade de referências que o autor faz.

É possível ler a trama e entender por completo tudo o que acontece com os órfãos sem aproveitar toda a intertextualidade que o livro proporciona. Mas, sejamos sinceros, não seria tão bacana.

Lemony Snicket adora esconder mil coisas dentro da história que está contando, sejam detalhes de sua própria vida (e entendam esse própria como uma referência ao autor-personagem) ou da vida real, como homenagens.

E O Hospital Hostil é um prato cheio de homenagens e referência à literatura!

Se você ainda não leu o livro e pretende encontrar tudo por conta própria, não leia o restante da resenha.

Não vou dar nenhum spoiler da história, mas vou contar as homenagens que o autor faz.

Para começar, como eu já disse, agora Sunny fala mais do que letras aleatórias (bom, ao menos na maior parte do tempo). Então, quando ela disse "Orlando" e não havia ninguém com esse nome por perto, era uma dica muito grande de que havia algum significado nisso.

E havia mesmo!

Ela fala isso quando vê o comparsa do Conde Olaf que não se parece nem com um homem nem com uma mulher. A exclamação de Sunny é uma referência à obra homônima de Virginia Woolf que fala sobre um homem que se transforma em uma mulher (muito bem colocado, né?!).

Acha que para por aí?! Não, não, não. Eu disse que esse livro estava recheado.

Quando os órfãos estão visitando os pacientes, há um show de personagens da literatura aparecendo nos quartos do Hospital Heimlinch (o nome do hospital também não é à toa):

- Bernard Rieux é um dos protagonistas do livro A Peste, de Albert Camus;

- Cynthia Vane está presente no conto As Irmãs Vane, de Vladimir Nabokov;

- Jonah Mapple é um personagem em Moby Dick, de Herman Melville;

- Charley Anderson vem da trilogia U.S.A. de John dos Passos;

- Clarissa Dalloway é uma homenagem ao romance Mrs. Dalloway, de Virginia Woolf;

- Emma Bovary é ninguém mais, ninguém menos do que a Madame Bovary no famoso clássico de Gustave Flaubert.

Logo em seguida, quando os órfãos pensam em nomes falsos, eles citam, na realidade, dois nomes de escritores reais: Haruki Murakami e Mikhail Bulgakov.

E parou por aí?! Ainda não! Tem muito mais.

No início do décimo capítulo do livro, o autor começa a contar uma história de um amigo dele, um certo lepdopterologista (palavra cujo significado Lemony alterou a seu bel prazer para encaixar a homenagem na história) chamado Sr. Sirin. Na verdade, essa é mais uma homenagem a Vladimir Nabokov, autor russo que usava o pseudômino V. Sirin no início de sua carreira e que era realmente lepdopterolista (não no sentido lemonyano, mas no sentido denotativo mesmo).

Mas, Nanie, você é super inteligente e sabia de tudo isso?! Não, vocês me pegaram.

Agora vou confessar tudo para vocês.

Eu achei estranho quando a Sunny gritou "Orlando" e pensei que deveria ter uma explicação, mas não estava perto de um computador na hora, então só procurei depois.

A primeira coisa que eu procurei foram os nomes dos pacientes, que eu só reconheci quando chegou ao nome da Madamy Bovary - que é a última da lista... os outros eu realmente nem reconheci - embora eles me parecessem aleatórios demais para ser simplesmente nomes inventados por Lemony para sua história.

A partir daí comecei a pesquisar todos os nomes malucos que apareciam, bem como todas as falas da Sunny e assim encontrei todas essas coisas legais.

Tá achando que Desventuras em Série é só para crianças? Tem muita coisa para adulto encontrar nesse livro também (com alguma ajudinha bacana do tio Google, claro).

A história ainda está repleta de anagramas que eu adoro tentar encontrar... e desvendar.

Em determinado momento do livro é apresentada uma lista de nomes - e todos são anagramas! Eu consegui resolver alguns e outros o Google me ajudou (no final das contas, a curiosidade foi maior do que a paciência):

- Lisa N. Lootnday: Alison Donalty (a designer da capa - como eu iria saber?);

- Albert E. Deviloeia: (nem com o Google eu descobri essa);

- Linda Rhaldeen: Daniel Handler *palmas*;

- Ada O. Übervillet: Volt Baudelaire (talvez o nome do pai das crianças);

- Ed Valiantbrue: V.N.T. Baudelaire (talvez as iniciais dos pais dos órfãos);

- Laura V. Bleediotie: Violet Baudelaire *palmas*;

- Monty Kensicle: Lemony Snicket *palmas*;

- Ned H. Rirger: Red Herring (Como eu iria descobrir isso?! Nunca tinha ouvido a expressão);

- Eriq Bluthetts: Brett Helquist *palmas*;

- Ruth Dërcroump: Rupert Murdoch (dono da HarperCollins - editora que publicou o livro no EUA. Sério?! Eu nunca adivinharia essa tampouco);

- Al Brisnow: Lisa Brown (a esposa do autor. Tudo bem que eu gosto dele, mas não sei nada da vida pessoal dele);

- Carrie E. Abelabudite: Sério, você não quer saber esse antes de terminar de ler a série (esse eu consegui resolver também - *palmas* - mas só porque eu já tinha lido a série toda).

Já começo a refletir que uma terceira leitura da série será super bem-vinda e apreciada. Quanta coisa escondida será que eu não consegui encontrar?!

Não sei se você percebeu, mas eu me diverti à beça lendo esse livro e procurando as referências ligeiramente ocultas que Lemony Snicket fez. É uma história muito divertida e gostosa!

Se você ainda não está acompanhando as Desventuras em Série, já passou da hora de mudar isso e conhecer os irmãos Baudelaire e sua desventurada vida.

P.S.: Pietrisycamollaviadelrechiotemexity significa "eu não faço a menor ideia do que está acontecendo" ou algo do tipo.

Nota: 10


Leia mais resenhas no blog Nanie's World: www.naniesworld.com
naniedias 26/01/2014minha estante
Camila, essa série toda é uma delícia de ler *-* E reler está sendo um prazer enorme!
Quando chegar ao final, me conte o que achou ^^ Eu simplesmente PIREI quando li o último livro \o/ Achei o máximo :)


Thay 05/12/2014minha estante
Que resenha mais daora!! Adorei hahaha ;)


Dri 07/05/2015minha estante
naniedias *------*
Amei sua resenha!! Poxa, não sabia nem um 1/3 de todas essas coisas...tá sabia de algumas ....mas vc está de parabéns!!


Gui 02/01/2016minha estante
Adorei a resenha! Não fazia ideia de que todos os nomes fossem anagramas, e embora eu não tenha terminado a série ainda e só tenha lido até esse oitavo livro, eu já saquei qual é o último anagrama que você não revelou, pra mim está bem cara rsrs. Eu tinha sacado a referência a Mrs. Dolloway da Virginia Wolf e me diverti muito, mas não fazia ideia de que todos eles eram personagens da literatura :O


Naiana 30/06/2022minha estante
Melhor resenha de todas. Havia pego algumas referências, mas me diverti muito com as outras que me passaram despercebidas e li aqui. Muito obrigada por esse presente de texto!!!

Ah, concordo com você sobre ser um livro "simples", dentro de uma fórmula pré-estabelecida para crianças, mas recheada de conteúdo para adultos descobrirem. Sempre tive curiosidade em ler os livros, a oportunidade me veio agora, e não tenho dúvida que se tornará uma releitura no futuro.




spoiler visualizar
starsvhs 12/03/2024minha estante
Esse é um dos melhores


Erica Ramos 12/03/2024minha estante
Bom saber skk eu estou estagnada no terceiro livro, justamente por isso parece que não tem muito avançado.


Bruna.Ceccato 12/03/2024minha estante
Erica, se prepare que o 4 livro é o mais chato até agora. Mas enfim, depois melhora




@rccardopereira 26/12/2020

Amo tentar montar o quebra-cabeça dessa série.
A partir de agora os livros estão saindo cada vez mais da fórmula repetitiva dos primeiros (que eu amo ta) e se aprofundando nos mistérios em torno de C.S.C, Beatrice e a vida de Lemony Snicket (o que também eu amo, porque dá profundidade, complexidade e desenvolvimento de personagens á série).
Isa Luna 07/11/2022minha estante
Amo essa série de livros!


Marianna.vitoria 07/03/2024minha estante
Alguém me explica como começa a ler?


@rccardopereira 07/03/2024minha estante
O primeiro livro se chama "Mau Começo".




edisik 21/02/2024

Mais um livro lido. A cada nova aventura mais um pouco é nos contado sobre os mistérios envolvidos. Ansioso pelo próximo pois a cada livro lido vou assistir o episódio do seriado na Netflix.
Tais.gusta 21/02/2024minha estante
Eu tbm ... é um pouco diferente ... mas pra mim funcionou na série


edisik 21/02/2024minha estante
A série é muito boa também, tem muito dos livros. Claro que tiveram que inserir algo a mais.


Tais.gusta 22/02/2024minha estante
Sim... ficou bem melhor... mais dinâmico... eu estou curtindo muito tanto os livros como as séries...




Patty Pizarro 18/02/2012

Esse livro me deu esperanças....Será que virá alguma coisa boa no fim de tudo????
Patty Pizarro 26/01/2014minha estante
Camila você pretende ler toda a série???
Não posso te falar o que deu, mas não me arrependo de ter lido. Depois me conte o que você achou.




Renata Rocha 13/06/2023

Finalmente os cenários estão começando a mudar um pouco, estou ansiosa para acabar essa série, não aguento mais ver essas crianças sofrendo
Gabriel1610 17/06/2023minha estante
Esse eu achei uns momentos legais e alguns medianos, mas no geral gostei pq mudou de vez o formato, mas desde o anterior já estava um pouco diferente sem um tutor oficial


Renata Rocha 18/06/2023minha estante
Em relação ao livro anterior eu gostei mais deste, e sim realmente teve uma certa mudança no outro mas pra mim foi bem sutil




Paula 14/06/2020

Absurdamente incrível
Vou começar falando que eu to MUITO feliz com essa leitura!!!

É o primeiro livro da série que fugiu da receita padrão que vinhamos acompanhando desde o início - órfãos arrumam um tutor, conde Olaf aparece, eles escapam e são encaminhados pra outro tutor tendendo ao infinito -, algo que já tinha ficado claro com o final aberto a várias possibilidades do livro anterior.

Esse fato me alegrou muito pois eu sinto que finalmente estamos andando e que a história está se desenvolvendo (tal como os próprios irmãos Baudelaire), e que, a cada livro, acabamos por descobrir mais alguma pista sobre os mistérios acerca de todo o início das desventuras dos jovens Baudelaire.

Desenvolvimento. Essa é a palavra. Sinto que tudo esta crescendo positivamente: os irmãos, o enredo, o fato dos Baudelaire estarem tomando as rédeas de seus caminhos de modo a investigar as perguntas ainda sem respostas.
Definitivamente, desde a leitura desses últimos dois livros, eu estou ficando cada vez mais animada pra continuar a série e finalmente descobrir o que raios é C.S.C.
Mafê 22/06/2020minha estante
Realmente acho que dá uma guinada a partir desse e sinceramente o penúltimo livro virou meu favorito mais do que o último. Mas opinião né


Paula 22/06/2020minha estante
simmm, ja no setimo eu ja tava animada com a forma que acabou, to feliz mswkkdlw




Rafa 06/09/2020

O hospital hostil
Que livro horrível.nossa é muito Ruim. Pior livro que já li.
luisa806 26/10/2020minha estante
vc comentou isso em todos os livros da saga sossega teu cu e não le algo que não gosta




Vinicius 13/01/2022

Muito bom
Não se engane pelo titulo e pela nota esse é uma historia pertubadora, então se vc esta pensando em ler esse livro é melhor vc desistir dele e pegar algo mais alegre para ler
Ciaa_p 14/01/2022minha estante
Fui convencida a ler




Tata 20/06/2010

Simplesmente amo o modo como a história do autor se entrelaça cada vez mais com a vida dos Baudelaire. Snicket está virando meu narrador preferido, sem a menor dúvida!

Nesse volume: Fuga, disfarce, a importância das papeladas e *Rainha de Copas Mode: ON* CORTEM A CABEÇA! *Rainha de Copas Mode: OFF*


Felipe 13/11/2010

Acho que Lemony


Clarice 02/02/2011

Surpreenda-se
Este livro, como todos os outros desta coleção, é recheado de enigmas, surpresas e desafios a serem enfrentados. Enfrentados não só pelas personagens, mas também pelo próprio leitor, que se surpreende a cada página. Cheio de pessimismo, este livro implorará(literalmente!) para não ser lido. Mas, ao mesmo tempo, envolverá o leitor de tal forma a sua história, que será impossível parar de lê-lo. Viciante e repleto de aventura, esta desventura vale muito a pena!


Nickolas2 11/04/2024

Livro 8
A obra se mostrou a mais cativante de todas até o momento. As aventuras de Klaus e Sunny para resgatar a irmã, Violet, das garras de Olaf, Esmé e os demais capangas cativam a atenção total do leitor e instigam a curiosidade.

O final também torna-se surpreende, ao invés dos órfãos fugirem para longe, acabam se infiltrando ainda mais nas perversidades de Olaf com o intuito de descobrir o segredo de C.S.C e a relação com seus pais.
Nickolas2 11/04/2024minha estante
Não me lembro como se desenvolve o enredo, ansioso para relembrar




Clara 29/08/2020

Um pouco mais interessante que os outros mais ainda há muita enrolação no texto que nos fazem não apreciar tanto a leitura..
d3.bora 17/12/2020minha estante
acho que é pq a escrita é pro público infantil, então tem muitas repetições mesmo




Coruja 18/07/2013

Livro novo, vida nova para os órfãos Baudelaire, que agora estão do outro lado da lei, após serem injustamente acusados de assassinar Jacques Snicket em A Cidade Sinistra dos Corvos. O Hospital Hostil é o oitavo livro da série e representa uma acentuada curva na história.

Eu gostei de Desventuras em Série desde o primeiro livro, mas confesso que foi a partir desse aqui que os livros de Lemony Snicket realmente entraram para minha lista de favoritos: nenhum dos volumes anteriores é um mar de rosas, mas a partir daqui, as coisas tendem a piorar muito em termos de teorias da conspiração... e é então que Violet, Klaus e Sunny demonstram todo o seu potencial.

Uma vez que estão fugindo da lei, os três irmãos estão por sua conta e risco – e essa é a primeira vez que isso acontece de facto. Tudo bem que a sucessão de cuidadores que eles tiveram até aqui muito deixava a desejar, mas eles ao menos davam a ilusão de que os Baudelaire não estavam sozinhos.

Por uma série de coincidências que estão obviamente ligadas à misteriosa sigla C.S.C., Violet, Klaus e Sunny vão parar no Hospital Heimlich, onde eles continuam a investigar os mistérios que vêm se sobrepondo desde o começo da série, ligados, inclusive, a morte de seus pais.

Há uma curiosa inversão de papéis aqui: em vez de ser o Conde Olaf disfarçado para pegar as crianças, são elas que se disfarçam para enganar os vilões – determinadas a tomar as rédeas da situação em vez de apenas esperar pela próxima desgraça a acontecer.

Violet chega a ser capturada, drogada e colocada entre os pacientes do hospital, marcada para uma cirurgia de ‘craniotomia’ (basicamente, Olaf quer serrar a cabeça da garota...) e, pai do céu, será que pode ficar pior do que isso?

Esperar para ver agora no nono volume...

site: http://www.owlsroof.blogspot.com.br/2013/07/projeto-baudelaire-o-hospital-hostil.html


367 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR