O sorriso do lagarto

O sorriso do lagarto João Ubaldo Ribeiro

Resenhas - O Sorriso do Lagarto

fz5k14 10/08/2009

Excelente divertimento e cultura.
EvandroSampaio 28/02/2021minha estante
O livro é muito bom, mas gostaria de ressaltar a premunição de Ubaldo sobre a proteina Prion que causava mutações geníticas nos esperimentos. Anos depois processos identicos em frigoríficos ingleses, propiciou a doença "vaca louca", transmitindo para o ser humano, resultados identicos às experiencias de Itaparica.

Leila.Cavalcante 03/05/2020

Esse livro me surpreendeu muito, porque fui pra ele sem ter lido nem sequer um resumo, confiando apenas no nome de João Ubaldo Ribeiro e ele não me decepcionou de maneira nenhuma. O livro é maravilhoso, é uma delícia ler literatura brasileira, ainda por cima um autor nordestino com tanta qualidade. Ambientado na ilha de Itaparica, cenário preferido de João Ubaldo Ribeiro, O sorriso do lagarto conta a história de João Pedroso, um biólogo que renunciou à sua carreira (as razoes a gente vai conhecendo ao longo do livro) pra viver como um simples peixeiro; João se sente um tanto inútil, fracassado e beberrão durante a maior parte do tempo; até que ele conhece Ana Clara, uma madame casada, eles começam a ter um caso. Paralelo a isso, João também descobre a existência de umas criaturas estranhas, frutos de experiências envolvendo engenharia genética realizadas no hospital da ilha, com o aval do médico Lúcio Nemésio, conhecido de João. Indignado com a situação, João sente que tem o dever moral de tentar impedir a continuidade da experiência, mas ele também vai ter que lidar com o fato de que Ângelo Marcos, o marido de Ana Clara, descobrir o caso deles.
A narrativa é muita envolvente, a prosa sempre estilosa de João Ubaldo, os personagens são ótimos, os diálogos interessantes, e um quê de ironia que permeia toda a história.

Mauricio186 23/05/2022

Balzaquiano
Não consegui fugir desse adjetivo, "balzaquiano", para o personagem mais espaçoso do romance, um certo Ângelo Marco. Digamos que ele protagoniza a linha secundária da narrativa, que, no entanto, ocupa de longe a maior parte do livro. O cara é a personificação do cinismo social, em todas as suas aplicações e possibilidades - numa verdadeira comédia humana. Chega a ser intrigante tentar entender o porquê de sua novela familiar ter ganho tanto relevo no livro (é, certamente, a parte 'fraca' da trama, apesar do interesse do Autor em retratá-la).
Há, de fato, um lagarto sorridente na história, mas o bicho aparece tão escassamente que só pode ser interpretado como uma metáfora, e o desfecho não chega a ser brilhante. O resultado final ainda é um bom livro, sobretudo o núcleo central da trama, original e curiosamente tratado de forma ligeira ao longo dos capítulos. A grande qualidade narrativa de Ribeiro também ajuda a manter a leitura interessante - sua narrativa é de alto nível.

Padre José Ruy 16/02/2016

Com ressalvas
Os personagens são bem elaborados e a linhagem é envolvente, mas os relatos eróticos sobram por todos os lados e desviam o foco. Falta um pouco de elevação moral, que enobrece o espírito.

Thiago Barbosa Santos 21/04/2017

Um livro divertido sobre o mal
Ao escrever O Sorriso do Lagarto, João Ubaldo Ribeiro disse querer explorar o "mal" sob os mais diversos aspectos. Criou um romance que fala de mazelas sociais como corrupção, desigualdade, traição, crimes, mentiras e desilusões. A trama aborda também o conflito entre a religião e os avanços da ciência. Mas o autor faz isso tudo de maneira extremamente leve e com um texto de ritmo frenético. Acaba por criar um efeito interessante ao divertir o leitor com uma leitura prazerosa e fluente, mesmo diante de temas carregados.

A trama se passa na Ilha de Itaparica, terra natal de João Ubaldo Ribeiro. Ângelo Marcos, político influente, rico e corrupto descobre um câncer e resolve deixar Salvador para morar na Ilha buscando uma vida mais tranquila. Ele é casado com a bela Ana Clara, bem mais nova que ele. A esposa do ricaço se apaixona por um peixeiro, o João Pedroso, um rapaz inteligente, formado em biologia, mas que não quis seguir a profissão, optando pela vida simples à beira mar.

O romance de Ana Clara e João Pedroso se torna cada vez mais perigoso. Ao passo que conhecemos o desenrolar desta relação extraconjugal, somos apresentados a um caso científico fantástico. Na Ilha, um grupo de médicos desenvolve experiências revolucionárias com a criação de seres híbridos. Em que isso tudo vai resultar? Não vou, obviamente, cair na tentação do spoiler. Mas garanto uma leitura leve e bastante agradável.

O Sorriso do Lagarto foi lançado em 1989 e adaptado para minissérie pela TV Globo em 1991.

Tecocesar 01/06/2017

Uma boa ficção nacional
Um político corrupto. Uma dondoca mal amada. Uma pessoa qualificada sem exercer sua profissão. Um padre amável. Um pai de santo místico. Um médico sem escrúpulos, mas inteligentíssimo. Alguns viciados de boa condição financeira. Uma ilha na Bahia. E por fim, sexo.
Quando um político descobre uma doença e decide passar um tempo em sua casa de veraneio numa pequena ilha da Bahia com sua mulher, mal sabe as consequências que estão por vir.
É legal a relação entre os protagonistas e como a trama evolui. A descrição da personalidade de cada personagem faz compreender as ações que tomam, e o rumo que o livro toma.
É uma estória bem contada e com um final bem brasileiro, daqueles que a vida real insiste em nos mostrar como regra.

EvaíOliveira 16/02/2020

Achei as 100 primeiras páginas chatas.