O sorriso do lagarto

O sorriso do lagarto João Ubaldo Ribeiro

Resenhas - O Sorriso do Lagarto

Alê | @alexandrejjr 28/02/2021

O mal maiúsculo

A literatura é um refúgio. E gosto de acreditar que posso me perder nela, principalmente quando a obra é de um escritor que está entre os meus favoritos. Lançado em 1989, no auge da produção ubaldiana, “O sorriso do lagarto” aparece logo após “Viva o povo brasileiro”, clássico absoluto da nossa literatura - se não for o livro mais importante que temos.

Ubaldo escreve como ninguém. Dotado de um estilo elegante que dá vida à expressão “erudito popular”, o escritor mostra neste livro que contar histórias é mesmo uma arte. Partindo de seu microcosmo preferido, a ilha de Itaparica, na Bahia, conhecemos aos poucos cada uma das personagens. É indescritível a habilidade com a qual Ubaldo consegue fazer diálogos, pois são tão reais que esquecemos que as frases foram tiradas da cabeça de alguém. E os tipos são tão brasileiros que é impossível não se identificar logo nas primeiras páginas.

Um peixeiro biólogo (ou um biólogo peixeiro?), um político corrupto com um passado escondido, uma socialite com aspirações de escritora erótica, um pai de santo, um padre e um médico com atividades pouco transparentes compõem o grupo principal da narrativa. Retratos de uma burguesia burra, racista e imoral, regada a muito sexo (ou seria sacanagem?), drogas e violência. E nisso tudo um Brasil que enxerga a si mesmo no espelho, do Mal que nos rodeia, esse com o “m” maiúsculo. Isso é João Ubaldo Ribeiro. Isso é “O sorriso do lagarto”.

Como se não bastasse, ainda nos deparamos com discussões sobre fé, paixão, e bioética, com ênfase nos experimentos genéticos. É interessante imaginar que Dolly, a ovelhinha que foi o primeiro mamífero clonado do mundo, só viria a acontecer em 1996, portanto, Ubaldo traz suas preocupações acerca do tema sete anos antes do homem brincar de Deus.

“O sorriso do lagarto” é tão estupendo que virou “minissérie” da Rede Globo dois anos depois do seu lançamento, em 1991. E mesmo tendo em seu elenco atores como Raul Cortez, Tony Ramos e Maitê Proença vivendo os papéis principais, não é preciso dizer que o livro é muito superior. Quem quiser tirar a prova, pode ir conferir no YouTube os 52 - sim, você não leu errado - episódios da tentativa de adaptação. Mas isso é outra história.

Neste quarto livro lido de Ubaldo percebi que, além da incomparável ironia presente em suas histórias, gosto demais dos flertes que ele faz com o fantástico e a lucidez com a qual trata das crenças, lembrando, de certa forma, o português José Saramago. João Ubaldo fazia muito mais do que literatura, por isso não se trata de uma simples leitura. Mas isso vocês só vão descobrir lendo, certo?
Carolina.Gomes 01/03/2021minha estante
Nossa!! Preciso reler. Não lembro de mais nada.

Alê | @alexandrejjr 01/03/2021minha estante
Vale uma releitura, Carolina. O romance é bem novelesco mesmo, algo que eu até não ressaltei nos meus comentários, mas é muito bem feito.

Otávio - @vendavaldelivros 29/12/2022

“À merda com essa gente, o que é que eles sabem? Ninguém sabe nada, ninguém estuda, ninguém pensa, todo mundo se compraz em repetir as besteiras que mais satisfazem suas neuroses e inseguranças.”

Se tem uma tecla que sempre bato é como João Ubaldo Ribeiro é subvalorizado atualmente. Desde “Viva o povo brasileiro” que se tornou um dos meus livros favoritos da vida, eu fico impressionado como não colocamos esse autor em um merecido lugar de destaque de nossa literatura. A cada livro que leio dele, essa certeza fica mais forte.

Publicado em 1989, “O Sorriso do Lagarto” é uma obra do baiano João Ubaldo que navega por temas extremamente distintos entre si, mas cai em uma novelão delicioso, típico do Brasil, que prende pelo ritmo e pelo enredo. A obra, que como muitas do autor se passa em Itaparica, vai mostrar a vida de João Pedroso, um biólogo que resolveu se afastar do meio acadêmico e viver como pescador na ilha. Ali, ele se encanta e se envolve com Ana Clara, casada com o médico rico e influente Ângelo Marcos.

Toda a cara de novela, né? Não à toa a obra foi adaptada como série pela Globo no começo dos anos 90. Mas o livro tem camadas profundas de críticas sociais, traço marcante do autor. Mostrando um recorte do final dos anos 80, João Ubaldo evidencia o racismo estrutural existente no Brasil, a desigualdade social que desumaniza os pobres aos olhos dos ricos, a já clara falta de preocupação com o meio ambiente e a intolerância religiosa com tudo que fuja do padrão cristão.

Junta-se a isso um pouco de suspense, erotismo (sempre muito presente nas suas obras) e de ficção científica (com trechos bem embasados, importante ressaltar), e o caldeirão de sabores que poderia sair estragado se transforma em uma obra difícil de largar, que tem todo o tempero de Brasil, suas idiossincrasias e suas personalidades tão marcantes, carregando temas tão importantes sem pedantismo. João Ubaldo era mestre em mostrar o Brasil como ele de fato é, em um retrato de amor, paixão, ódio e ignorância.

Carol 01/04/2024

Me surpreendi demais com esse livro, comprei despretensiosamente num sebo, sem nunca ter lido este autor ou ouvido falar sobre e amei. Devorei o livro, é uma leitura que prende e faz uma critica muito boa sobre nossa sociedade envolvendo padre, políticos, alta sociedade brasileira e um peixeiro/biólogo que acaba no meio de tudo isso. Além de ter toda uma história envolvendo a criação de híbridos humanos num hospital que desafia a ética médica e moral da humanidade.

Marina 17/09/2020

A burguesia fede
Que livro forte! Eu já tinha lido "Sargento Getúlio" e "Viva o povo brasileiro" de João Ubaldo, mas nenhum deles me preparou para o que eu encontrei em "O sorriso do lagarto", o autor não poupa na ironia pra denunciar a hipocrisia da classe média brasileira em atos de racismo e homofobia, as cenas e a forma como ele aborda esses preconceitos são intragáveis, a gente termina a leitura dessas cenas se sentindo muito mal, com muita raiva e perplexidade, até que ponto o ser humano pode chegar? - Nos perguntamos. E tudo isso leva ao absurdo da medicina e da ciência que, nessa perspectiva, são abordados como formas de dominar a natureza, os animais e colocar o ser humano como centro, como dominador. O que, obviamente, não faz parte do que o autor acredita, pois fica evidente a ironia intrinseca nisso tudo. Toda a esperança de "Viva o povo brasileiro" se esvai, o que sobra são pequenos atos de resistência que se transformam em pó. O autor se reinventa de tal forma que se eu não soubesse que ele era o autor, nem teria relacionado com as outras obras dele que já li e mencionei, achei isso incrível. Um grande autor brasileiro, certamente.
PAULINHO VELOSO 28/11/2020minha estante
Perfeito! O título de tua resenha resume bem o cerne do livro. Quase um spoiller ( rs ).

Ãnimo Total 29/07/2020

O Sorriso do lagarto.
Um romance intrigante..
Um dos meus preferidos de João Ubaldo

Emiusom 29/03/2022minha estante
Vish. Faz tempo que li esse. Vou tentar reler em breve

marfigueira 13/04/2011

Um dos melhores livros que já li.
Essa é a minha opnião. Independente das opniões de quem não conseguiu assimilar. Meus pesames se você leu e não entendeu nada.
O que posso afirmar, é que é um dos melhores livros que já li, e sem dúvida um dos que leria novamente.
Teve uma minisérie da Globo de mesmo nome, e que até onde eu descobri, tinha na abertura a belíssima "Mercy Street" de Peter Gabriel.
Não assisti, mas gostaria de ter assistido.
giosg 10/03/2020minha estante
Realmente um livro extraordinário.

Júris 13/04/2010

Com personagens cheios de vícios e fraquezas. Muitas tramas, desvios de caráter e sexo. Me deu uma necessidade gritante de desmascarar a prepotencia humana tão ilustrada nesse livro... talvez por eu ser bióloga e ter um pouco de João Pedroso, o antiherói alcoolatra.

Layla.Ribeiro 08/06/2015

Livro Maravilhoso.
A história se passa na ilha de Itaparica, conta a história de um triângulo amoroso vivido por Ângelo Marcos, Ana Clara e João Pedroso. Um político influente, sua esposa uma socialite e um ex-biólogo que agora era um peixeiro na Ilha, enquanto isso ocorre casos misteriosos na qual o João Pedroso tentará descobrir do que se trata. O livro é muito envolvente carregado de suspenses, cenas de sexo picantes e momentos engraçados, além de que João Ubaldo ele tem uma escrita muito fácil para ler, usa de linguagem popular no seu livro e por ele ter uma realidade muito próxima da nossa mesmo ele sendo de 1989, no meu caso a mais, por eu ser baiana e muitas coisas no livro inclusive o ambiente em que se passa, ser muito parecido com o meu. Há debates maravilhosos entre a ciência e a religião e é muito interessante o livro, porque você pode sentir o quanto a humanidade é capaz de fazer para conseguir o que quer e principalmente manter no poder. Muito bom, recomendo ele, principalmente pessoas que gostam de Jorge Amado, irá amar o estilo dele.
Anderson.Sipriano 28/05/2018minha estante
Boa resenha

Layla.Ribeiro 01/06/2018minha estante
Valeu :)

Alê | @alexandrejjr 24/01/2021minha estante
Lendo teu texto em 2021 e ele continua cativante. Parabéns!

AleixoItalo 06/02/2020

Dois fatores evidentes e muito distintos se contrapõe nesse livro, deixando um misto de satisfação com um pouco de apatia, como uma boa refeição saborosa porém indigesta.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É de praxe citar os defeitos primeiro e as qualidades depois, não farei assim: a grande qualidade do livro é sem sombra de dúvidas a narrativa de João Ubaldo Ribeiro digna dos melhores escritores da literatura brasileira, personagens cativantes (detestáveis ou não) e cenários realistas e fluidos não perde em nada para os grandes escritores do mundo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A maneira como J. U. Ribeiro da vida a suas locações, com detalhes tanto físicos como da vida cotidiana de seus habitantes é magistral, assim como a criação de seus personagens "desgraçadamente" humanos, forjados por meio de fluxos de consciência que bastante me lembrou John Steinbeck ( um de meus autores favoritos).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O que fica abaixo do poder da narrativa é a trama do livro. Numa ilha onde sinistras pesquisas genéticas parecem ocorrer, boa parte do livro se desgasta num romance típico...
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
... e com um desfecho péssimo... ( não darei spoilers), onde a obra simplesmente abre mão de se concluir em alguns momentos e as conclusões que toma em outros é no mínimo irritante ...
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Enfim, um livro ... sei lá, tosco? Mas um baita escritor que pretendo ler mais em breve!

Radamila 28/09/2022

Tava indo tão bem...
Final triste.
A história segue uma sequência lógica, mas um pouco arrastada em alguns pontos. Não leria de novo.

Hel 26/07/2014

Com tantas resenhas cheias de elogios, provavelmente vão me apedrejar.

Desde a minissérie da Globo, que não pude ver (a não ser o final de dar arrepios), eu desejava ler este livro. Aventura e pesquisa genética num romance brasileiro? Claro que eu queria ler!

Mas a decepção começou no abrir das primeiras páginas. A ausência quase total de parágrafos exige muita paciência dos olhos(o mesmo problema de Sargento Getúlio). A história tinha tudo para ser ótima, se o autor focasse mais na ação, e não ficasse tanto tempo descrevendo as taradices e problemas nojentos do senhor João Marcos e os sofrimentos da perua Ana Clara.

Tentei, sabendo que o senhor Ribeiro foi um excelente escritor, que tinha um excelente material à mão, mas não deu mesmo... podem me chamar de superficial, do que quiserem. Mas se for pra aguentar palavrão e escatologias, prefiro Stephen King, que esse você não tem que se obrigar a continuar lendo.

Fernando1355 21/05/2022

O sorriso
João Ubaldo Ribeiro mistura perfeitamente o sensual, o desejo e a ficção nessa obra. Os segredos são viciantes e nos fazem questionar sobre quanto sabemos sobre nós mesmos, o que é real e o que fingimos ser.

Filino 01/06/2023

Um livro que tem de tudo e mais um pouco
O título é uma boa pista do que se encontra nessas páginas: situações que parecem surreais (ou sobrenaturais), paixões mundanas (de todo jeito: confessadas, fracassadas e escondidas), reflexões sobre a (in)existência da alma nos mais diversos seres vivos, discussões sobre Deus etc. É uma mistura disso tudo. Mas isso não causa confusão alguma no leitor, pelo contrário. João Ubaldo Ribeiro tece uma história muitíssimo bem escrita, com personagens complexos e tramas riquíssimas. E deliciosa de ser lida.

Liah.S 25/02/2021

Incrível
Essa é minha primeira leitura de Ubaldo e eu posso dizer que gostei... A história é bem imersiva, cheia de reviravoltas e de sacanagem também. A escrita e diálogos de Ubaldo são impecáveis, descritivos e tocantes. Fiquei meio decepcionada com o final, mas no geral foi um ótimo livro.
Ansiosa pra ler as próximas obras desse grande escritor nacional.