O Nariz (eBook)

O Nariz (eBook) Nikolai Gógol

Resenhas - O Nariz

nana. 28/04/2024

Genial
Como pode esse cérebro ter habitado a terra um dia?
gógol simplesmente sendo genial de novo? comecei a conhecer ele por Diario de um Louco e O Nariz fez eu ficar?
uma crítica maneira, aprendi coisas diferentes na literatura (sabem o que é carnavalização? aqui você vai saber) e ainda me diverti? ah, fala sério!

da pra ler em um dia, essa versão que li ainda tinha ilustrações BELISSIMAS (ilustrem mais os livros) que tornou tudo mais imersivo.

BRAVO!

liaassza 26/04/2024

Independente do seu gênero favorito, você devia ler!
Apesar de ás vezes parecer algo muito ilógico ou confuso a sinopse do livro, é uma das histórias de literatura fantástica mais fascinantes e chamativas que as pessoas já leram!!

o protagonista acorda uma manhã e, quando corta o pão, há um nariz! um nariz que ele reconhece que é o da face de um dos seus clientes, e isso o aterroriza muito!!!! imagina isso?
já o cliente acorda e, com sua vaidade muito aguçada, vai se olhar no espelho naquela manhã, e percebe que o nariz sumiu!!!!! e a partir daí, você tem que ler!!

tenho certeza que não será um desperdício de leitura, sério.
além de que a história é uma sátira, você perceberá alguns detalhes paralelos a nossa sociedade, o que faz o jeito da história criticar isso seja algo marcante !

dei 4 estrelas porquê me falta alguma coisinha nessa história, mas independente disso, foi algo que valeu a pena ler.

Lulu.me 25/04/2024

O nariz do dito cujo virou conselheiro de estado
Foi um dos livros mais divertidos que já li; achei a linguagem bastante simples. Como o próprio livro diz, os personagens são absurdos e tão fora da realidade que se tornam cômicos. Para mim, que estou começando ler literatura russa, esse livro foi um ótimo primeiro contato.

Ivonete 25/04/2024

O Nariz - Nikolai Gógol, 1836 Antofágica, 2021.
Em uma manhã qualquer, o barbeiro Ivan Iákovlevitch encontra um nariz no meio do pão caseiro feito por sua esposa. Ele mal se pergunta como isso pode acontecer, e sai para se livrar desse nariz de alguma forma.

Em seguida, aparece o coitado do personagem que perdeu o nariz, o Kovaliov. Sem grandes explicações, ele sai pela cidade em busca de seu perdido nariz.

Este conto de Nikolai Gógol faz parte da Literatura fantástica.

O fantástico, o absurdo e o mágico aparecem misturados com a realidade. O texto é bem localizado no espaço tempo, tem data para começar e acabar e se passa em um lugar real - São Petersburgo.

Significa que é um texto realista que faz uso do fantástico para criticar o absurdo da vida social.

Neste caso, uma critica ao funcionamento publico da capital São Petersburgo. E também uma critica ao mundo das aparências (sempre atual).

A situação de Kovaliov é cômica e triste ao mesmo tempo, pois o humor é construído através da desgraça de Kovaliov.

Existem uma porção de estudos dessa obra. Embora sendo um conto curtinho e fácil de ler, possui muitas camadas para interpretação.

Me fez lembrar da Metamorfose, de Kafka.

Um livro que dispensa recomendações. O mundo literário já faz isso muito bem.

Eduardo.Mathias 24/04/2024

Nariz é um acrônimo de sonho em russo
Nesse conto de realismo fantástico, tão comum para nós latino americanos, Gogol tece a história de um servidor público que perdeu o nariz na Rússia de Pedro, o Grande.
Divertido, curto e com uma edição lindissima da Antofagica

lynxsn2001 18/04/2024

O Nariz ?
Mano q livro absurdo KKKKKK a história é tão surreal e tão divertida q eu nem pensei muito sobre o quanto oq tava sendo descrito era impossível de acontecer na realidade. Minha primeira experiência com literatura russa e definitivamente quero ler mais do Gógol e de outros autores russos, achei a leitura super fluida e eu acabei muito rápido, adorei.

Milton 17/04/2024

Perfeito né não tem o que dizer
A situação toda é um absurdo tão grande mas tão grande que você nem contesta o quão aplicável à realidade aquilo é. as coisas funcionam assim naquele universo e pronto (realismo mágico?)

adoro como gógol consegue atingir a sua crítica de uma maneira sarcástica, é nítido que ele estava se divertindo enquanto escrevia.

os russos são realmente bem esquisitos.

pslover_ 17/04/2024

Um livro inteiro construído em cima de ironia e sarcasmo, uma tiração de sarro com uma sociedade baseada em aparências e em cargos públicos. Leitura rápida, surrealista e muito engraçada.

Bialourenco 16/04/2024

Criativo e divertido
Imagine acordar certa manhã e descobrir que seu nariz se separou de seu rosto e se tornou Conselheiro de Estado?
Muito criativo e divertido de ler, a história se desenrola bem e a narração é muito boa. Uma sátira aos títulos e mais títulos da Russia naquela época, onde até um Nariz se tornava uma figura importante. Gostei bastante do estilo e da escrita de Gogol.

?O título e a aparência formam a base da sociedade petersburguesa representada por Gógol, de modo que até mesmo um nariz é capaz de ganhar respaldo nessa sociedade, desde que agraciado com um título; e por isso ele se dá ao direito de retrucar, quando abordado por Kovaliov?

Andreia Santana 12/04/2024

'Sobre isso não sei dizer nada'
O nariz é uma sátira imortal que sempre vale revisitar ou conhecer. História pontuada pelo absurdo de uma situação insólita, um homem perder o próprio nariz, o conto une o burlesco à crítica social à Rússia imperial, com um tempero de fantasia nonsense.

A história de Nikolai Gógol começa quando o barbeiro Ivan Iákovlevitch, que costuma exagerar na bebida, encontra um nariz dentro do pão que sua mulher acabou de assar e que ele parte para o café da manhã.

Ao mesmo tempo, em outra área de São Petersburgo, onde a narrativa é ambientada, Kovaliov, inspetor colegial, um cargo civil correspondente ao de major, acorda sem o nariz. Onde o órgão deveria estar, compondo o rosto de bon vivant e conquistador do servidor público, resta um constrangedor e impossível vazio.

No decorrer da história, o leitor acompanha as tentativas desesperadas de Kovaliov para encontrar seu nariz perdido e, junto com ele, a dignidade de funcionário graduado e de bom partido para jovens aristocratas. O 'major' até vê seu nariz transformado em uma espécie de duplo bizarro, vestido com esmero como Conselheiro de Estado, um cargo maior que o do próprio Kovaliov, flanando pelas ruas São Petersburgo. Ele teme perder prestígio e posição social para esse 'concorrente'.

O nariz foi publicado pela primeira vez em 1836, na revista literária O contemporâneo, editada pelo poeta e dramaturgo Aleksandr Púchkin. O conto ironiza costumes, personagens e cargos da Rússia governada pelo imperador Nikolai Romanov. Principalmente, o autor brinca com a burocracia do Estado, impossível até mesmo na hora de se colocar um simples anúncio em um jornal.

A edição de 2022 da editora Antofágica traz uma apresentação da crítica literária Tamy Grannam (@literatamy), ilustrações de Nicolas Steinmetz (@nichosteinmetz) e posfácios assinados pelas professoras Raquel Toledo e Inti Queiroz, ambas da Universidade de São Paulo - USP. O texto também ganhou tradução nova, direto do russo, de Lucas Simone, doutor em Literatura e Cultura Russa também da USP.

O mais interessante nessa história cômica é que Gógol, na primeira metade do século XIX, já quebra a 'quarta parede', conversando diretamente com o leitor e afirmando que não tem detalhes de como o nariz desapareceu do rosto do dono e nem mesmo se de fato esse episódio ocorreu ou se foi mera invenção.

O leitor se deixa guiar pela história esdrúxula sem questionar a verossimilhança do caso, como se fizesse um pacto com o autor de que na seara do riso e do grotesco, as regras da realidade não se encaixam.

E, quando se tem Gógol, quem precisa da realidade?

Ficha Técnica:
O nariz
Autor: Nikolai Gógol
Ilustrador: Nicolas Steinmetz
Apresentação: Tamy Ghannam
Tradutor: Lucas Simone
Editora: Antofágica, 2022
160 páginas
R$ 55,17 (capa dura, na Amazon), para assinantes do Kindle Unlimited (19,90/mês o valor da assinatura) ou para ler gratuitamente mediante empréstimo na Biblion.app

************

*Lido para o desafio #50livrosate50anos, brincadeira que criei para comemorar meu aniversário. Em abril de 2024 eu faço 50 anos. A ideia é ler 50 livros até 30/04 e, se possível, resenhar ou fazer um breve comentário aqui no Skoob e no Instagram, sobre cada um deles. O nariz é o livro 36 do desafio. No total, até agora, 40 foram lidos, tem 10 na fila de leitura e quatro dos lidos aguarda postagem.

site: https://mardehistorias.wordpress.com/

Forestt 05/04/2024

Infelizmente li a versão sem ilustrações? mas mesmo assim foi muito divertido kakksakkaksk é muito engraçado como ninguém liga pro fato do que aconteceu ter sido um absurdo

Dessa_R 04/04/2024

Quando se acorda com o rosto liso como uma panqueca?
É inesperado acordar sem nariz. Mais inesperado ainda é saber que o seu nariz anda se metendo por aí com um cargo de alta patente.
Nessa história o ridículo do personagem mostra como as preocupações, por vezes, podem ser tolas.
Gostei muito dos textos de apoio também, pois aprofundaram a leitura.
Fazia tempo que queria ler e, como estava no Kindle Unlimited, finalmente matei a vontade.

Soph 03/04/2024

O Nariz
Nunca pensei que um dos livros mais divertidos que eu leria na vida seria um clássicos mas veja só, eu não sabia que existia O nariz kkkkk.

O título resume o livro, um belo dia o acessor colegial Kovaliov acorda e BAH, sem nariz, nadica de nada, a parte onde ele devia ficar está completamente lisa. Ao mesmo tempo, um barbeiro tomar seu café da manha quando, Meu Deus, encontra um nariz no meio do seu pão.

A coisa só piora, ou fica mais engraçada, quando se percebe que ninguém ta preocupado em como diab@s isso é possível, nem mesmo o Kovaliov, ele tá mesmo é preocupado com a aparência e o que as pessoas vão achar de um homem sem nariz e se achavam que não podia ficar mais bizarro ainda, o nariz aparece vestido e falando como um oficial, sendo ainda mais importante que o seu dono.

maryelli0 02/04/2024

Inesperado, a palavra que resume essa leitura. O nariz se transformar em uma pessoa com cargo e de referência de um dia pro outro sem ninguém achar um absurdo da situação é intrínseco as subcelebridades. Bizarro pensar que isso acontece desde sempre e não só depois sa Internet.
Muito bom ?