O Nariz (eBook)

O Nariz (eBook) Nikolai Gógol

Resenhas - O Nariz

maryelli0 02/04/2024

Inesperado, a palavra que resume essa leitura. O nariz se transformar em uma pessoa com cargo e de referência de um dia pro outro sem ninguém achar um absurdo da situação é intrínseco as subcelebridades. Bizarro pensar que isso acontece desde sempre e não só depois sa Internet.
Muito bom ?

grgusta 29/03/2024

Um tanto fantástico
Um barbeiro encontra um nariz em seu pão, um cliente ao olhar-se no espelho percebe que seu nariz não está mais lá. Se isso não é o suficiente pra te convencer a ler esse conto eu não sei o o que é.

A história é muito boa, o desespero do nosso protagonista na sua busca pelo nariz perdido traz críticas muito boas em um tom hilário.

Recomendo para quem tem interesse em literatura russa :))

OliverCN 27/03/2024

É um conto estranho e divertido, principalmente pela caracterização do nariz.
A crítica à sociedade russa da época pode ser facilmente sobre os dia atuais tbm.
É um bom conto pra começar na literatura russa, já que a escrita não é tão complexa.

Marina.Santos 27/03/2024

?Incidentes semelhantes acontecem no mundo; é raro, mas acontecem.?

A naturalidade com que o autor descreve os fatos, como se não fosse o mais completo absurdo, deixou a leitura muito leve e divertida. E é através da ironia, sátira e fatos inusitados que o autor tece sua crítica social no livro, em que há a subversão de um que se torna dois (e que a parte torna-se mais importante que o todo), a partir da carnavalização de uma situação grotesca.

?O título e a aparência formam a base da sociedade petersburguesa representada aqui, de modo que até mesmo um nariz é capaz de ganhar respaldo nessa sociedade, desde que agraciado com um título.?
Mawkitas 27/03/2024minha estante
Adoro "O Nariz"! Preciso reler Gógol.

Ana Carolina C. Crescencio 26/03/2024

Cômico e absurdo
A premissa da obra é tão absurda que me peguei rindo em vários momentos. Em um dia comum, Kovaliov acorda sem seu nariz. Paralelamente, seu barbeiro encontra um nariz dentro de um pão assado por sua esposa.

Cada vez mais marcados pelo impossível, os acontecimentos sem explicação levam a história a uma sucessão de comicidades, mas que ainda assim servem como pano de fundo para um retrato muito real da sociedade russa na época.

Um livro fácil de ler e que prende bastante a atenção do leitor.

Um conselho: as notas de rodapé são essenciais para contextualizar o leitor sobre a realidade da sociedade russa retratada na obra, portanto, não as pule.

lubzwp 23/03/2024

?Mas no mundo não há nada que dure muito, e, por isso, até mesmo a alegria, logo no minuto seguinte, já não é mais tão vívida; no terceiro minuto, ela se torna ainda mais fraca e, por fim, dilui-se, de maneira imperceptível, num estado de espírito comum, como um círculo na água, gerado pela queda de uma pedrinha, que finalmente se dissolve na superfície plana.?

gamadaemlivros 23/03/2024

Então tar
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
eu entendi o conceito e etc mas não me tira da cabeça que qualquer um poderia ter escrito esse livro, é tão imaginário básico sabe
dito isso, bom

Arthur1435 20/03/2024

Vale a pena
Muito foda o livro, extremamente divertido e entretem bastante, não é difícil de ler(a grande maioria das palavras que remetem ao contexto russo são explicadas nas notas de rodapé), recomendo bastente, não dou 5 porque não me marcou tanto, mesmo que não tenha achado defeitos em uma primeira leitura, o livro é sim marcante mas acho que nada estupendo. No entanto, vale a pena.

Maria Luksys 19/03/2024

Cheiro de sucesso
História maluca e engraçada!! Muito surpreendente criticar o funcionalismo público escrevendo sobre um nariz que ganha vida KKKK gostei muito e recomendo. Além do mais, é uma edição muito bonita! Feliz demais com esse livro ????

Brunny Rocha 19/03/2024

Cômico e grotesco.
Como Raquel Toledo ressalta: fazendo uma alusão ao seu título original "Hoc"(nariz) forma um palíndromo com "Coh"(sonho) nada descreve a história melhor que esse fato.
Como um sonho, um sonho maluco, assim aceitamos a história de um sujeito que amanheceu um dia sem o nariz.

Matheus 18/03/2024

O real e o absurdo, um homem e seu nariz
Um conto rápido e divertido, com uma premissa tão absurda que arranca várias risadas durante sua leitura.

Kovaliov acorda sem seu nariz. E seu nariz acorda sem ele em um pão na casa do barbeiro.

Chega a ser difícil imaginar alguns acontecimentos e de conceber como um nariz poderia subir rapidamente os degraus do funcionalismo público russo do século XIX, mas foi o que aconteceu nas ruas de São Petesburgo.

Se fosse nos dias atuais, Kovaliov seria um típico cidadão de classe média que acredita que é importante e rico. Não é uma pessoa ruim, apesar de um pouco arrogante, mas também não necessariamente merecia acordar sem seu nariz.

Inexplicavelmente, o nariz se torna mais bem sucedido que ele, ao passo que seus esforços para reaver seu nariz se mostram infrutíferos e ele é assolado pelo pavor das consequências que ser desprovido de nariz trará para sua imagem e suas ambições.

As situações são cômicas, mas o retrato da sociedade russa na época é bem real. E de certa forma é intrigante que ainda possamos traçar paralelos com os dias de hoje.

Bruna Isabelle 18/03/2024

Para curar suas leituras pesadas
Curto, divertido, satírico.
O absurdo é algo engraçado de se acompanhar, é uma pausa em tantas leituras pesadas e cruéis que fazemos, recomendo e lerei novamente daqui a alguns anos

maria 18/03/2024

O nariz
"Andar sem nariz,convenhamos,é indecente".
É um livro um tanto quanto excêntrico e meio estranho,mas eu amei. Gogol é incrível!!!

Paula1735 18/03/2024

Sem pé nem cabeça, e o pior, faz sentido.

"E o estranho é que, no início, eu mesmo o havia tomado por um cavalheiro. Mas, felizmente, meus óculos estavam comigo, e eu imediatamente vi que era um nariz."

Adorei, me deixou com vontade de ler mais um clássico russo.

Lina 17/03/2024

O nariz
Mais um livro de literatura russa. Neste, veremos um barbeiro que ao tomar seu café da manhã, ele , ao cortar o pão encontra algo que o deixa intrigado. Dentro do pão está um nariz. Sua esposa não entende este acontecimento e começa a brigar com ele e pergunta o que ele fez para aparecer um nariz em seu pão. Ele desesperado percebe de quem é o nariz e decide se livrar dele. Até que a polícia o aborda e o prende. O dono do nariz acorda pela manhã e vai fazer a sua higiene habitual quando percebe que o seu nariz sumiu. Vai em busca até que vê que o seu nariz está andando por aí e tem uma parente melhor que a sua. Uma reflexão para entendermos melhor o valor das pessoas e coisas. Recomendo.