O nariz

O nariz Nikolai Gógol

Resenhas - O Nariz

livia.lanzoni 07/05/2024

O nariz
?Mas no mundo não há nada que dure muito, e, por isso, até mesmo a alegria, logo no minuto seguinte, já não é mais tão vívida; no terceiro minuto, ela se torna ainda mais fraca e, por fim, dilui-se, de maneira imperceptível, num estado de espírito comum, como um círculo na água, gerado pela queda de uma pedrinha, que finalmente se dissolve na superfície plana.?

Isa 04/05/2024

Um livro divertido!
Fantasia e realidade se encontram

O autor é bem bom
O livro é curtinho

Maneiro

Poc Leitora 04/05/2024

Ele era apenas um nariz
Eu poderia começar dizendo o quanto essa obra é o ápice da literatura e como a mensagem escondida é impressionante mas eu estaria mentindo. Eu não entendi bulhufas da história.
A escrita é coesa e de fácil entendimento apesar da épica em que foi escrito mas eu tenho que me desculpar com Gógol pois apesar de ser uma leitura gostosinha eu não vi sentido.

Clara 30/04/2024

MUITO BOM
CR foi muito boa essa leitura para mim, me surpreendeu. Não esperava que fosse ter uma pegada que eu achasse tão cômico, mas concerteza esse cara tinha usado coisas ao escrever isso, mas muito bom!

Dilalilac 29/04/2024

Peculiar, engraçado e sem sentido
Era exatamente o que eu esperava dele, e ler exatamente o que você espera de um livro o torna digno de suas expectativas.
Eu precisava rir, ele me fez rir, e eu amo coisas sem sentido. Um nariz que saiu da cara da pessoa e a cara ficou lisa, sem machucado nem nada, isso é incrível kkkkkk
E gosto muito de nariz, afinal tenho uma nareba de respeito, então me sinto representada.
E aliás, que edição bonita. Os desenhos em tonalidades de branco, preto e rosa, abstrato, ficou muito linda, e o livro é pequenininho, capa dura, um amor de edição. Fico feliz de ter esbarrado com ela no sebo.

nana. 28/04/2024

Genial
Como pode esse cérebro ter habitado a terra um dia?
gógol simplesmente sendo genial de novo? comecei a conhecer ele por Diario de um Louco e O Nariz fez eu ficar?
uma crítica maneira, aprendi coisas diferentes na literatura (sabem o que é carnavalização? aqui você vai saber) e ainda me diverti? ah, fala sério!

da pra ler em um dia, essa versão que li ainda tinha ilustrações BELISSIMAS (ilustrem mais os livros) que tornou tudo mais imersivo.

BRAVO!

liaassza 26/04/2024

Independente do seu gênero favorito, você devia ler!
Apesar de ás vezes parecer algo muito ilógico ou confuso a sinopse do livro, é uma das histórias de literatura fantástica mais fascinantes e chamativas que as pessoas já leram!!

o protagonista acorda uma manhã e, quando corta o pão, há um nariz! um nariz que ele reconhece que é o da face de um dos seus clientes, e isso o aterroriza muito!!!! imagina isso?
já o cliente acorda e, com sua vaidade muito aguçada, vai se olhar no espelho naquela manhã, e percebe que o nariz sumiu!!!!! e a partir daí, você tem que ler!!

tenho certeza que não será um desperdício de leitura, sério.
além de que a história é uma sátira, você perceberá alguns detalhes paralelos a nossa sociedade, o que faz o jeito da história criticar isso seja algo marcante !

dei 4 estrelas porquê me falta alguma coisinha nessa história, mas independente disso, foi algo que valeu a pena ler.

Lulu.me 25/04/2024

O nariz do dito cujo virou conselheiro de estado
Foi um dos livros mais divertidos que já li; achei a linguagem bastante simples. Como o próprio livro diz, os personagens são absurdos e tão fora da realidade que se tornam cômicos. Para mim, que estou começando ler literatura russa, esse livro foi um ótimo primeiro contato.

Ivonete 25/04/2024

O Nariz - Nikolai Gógol, 1836 Antofágica, 2021.
Em uma manhã qualquer, o barbeiro Ivan Iákovlevitch encontra um nariz no meio do pão caseiro feito por sua esposa. Ele mal se pergunta como isso pode acontecer, e sai para se livrar desse nariz de alguma forma.

Em seguida, aparece o coitado do personagem que perdeu o nariz, o Kovaliov. Sem grandes explicações, ele sai pela cidade em busca de seu perdido nariz.

Este conto de Nikolai Gógol faz parte da Literatura fantástica.

O fantástico, o absurdo e o mágico aparecem misturados com a realidade. O texto é bem localizado no espaço tempo, tem data para começar e acabar e se passa em um lugar real - São Petersburgo.

Significa que é um texto realista que faz uso do fantástico para criticar o absurdo da vida social.

Neste caso, uma critica ao funcionamento publico da capital São Petersburgo. E também uma critica ao mundo das aparências (sempre atual).

A situação de Kovaliov é cômica e triste ao mesmo tempo, pois o humor é construído através da desgraça de Kovaliov.

Existem uma porção de estudos dessa obra. Embora sendo um conto curtinho e fácil de ler, possui muitas camadas para interpretação.

Me fez lembrar da Metamorfose, de Kafka.

Um livro que dispensa recomendações. O mundo literário já faz isso muito bem.

Eduardo.Mathias 24/04/2024

Nariz é um acrônimo de sonho em russo
Nesse conto de realismo fantástico, tão comum para nós latino americanos, Gogol tece a história de um servidor público que perdeu o nariz na Rússia de Pedro, o Grande.
Divertido, curto e com uma edição lindissima da Antofagica

lynxsn2001 18/04/2024

O Nariz ?
Mano q livro absurdo KKKKKK a história é tão surreal e tão divertida q eu nem pensei muito sobre o quanto oq tava sendo descrito era impossível de acontecer na realidade. Minha primeira experiência com literatura russa e definitivamente quero ler mais do Gógol e de outros autores russos, achei a leitura super fluida e eu acabei muito rápido, adorei.

Milton 17/04/2024

Perfeito né não tem o que dizer
A situação toda é um absurdo tão grande mas tão grande que você nem contesta o quão aplicável à realidade aquilo é. as coisas funcionam assim naquele universo e pronto (realismo mágico?)

adoro como gógol consegue atingir a sua crítica de uma maneira sarcástica, é nítido que ele estava se divertindo enquanto escrevia.

os russos são realmente bem esquisitos.

pslover_ 17/04/2024

Um livro inteiro construído em cima de ironia e sarcasmo, uma tiração de sarro com uma sociedade baseada em aparências e em cargos públicos. Leitura rápida, surrealista e muito engraçada.

Bialourenco 16/04/2024

Criativo e divertido
Imagine acordar certa manhã e descobrir que seu nariz se separou de seu rosto e se tornou Conselheiro de Estado?
Muito criativo e divertido de ler, a história se desenrola bem e a narração é muito boa. Uma sátira aos títulos e mais títulos da Russia naquela época, onde até um Nariz se tornava uma figura importante. Gostei bastante do estilo e da escrita de Gogol.

?O título e a aparência formam a base da sociedade petersburguesa representada por Gógol, de modo que até mesmo um nariz é capaz de ganhar respaldo nessa sociedade, desde que agraciado com um título; e por isso ele se dá ao direito de retrucar, quando abordado por Kovaliov?