Oníria

Oníria Joana Santos Silva

Resenhas - Oníria

Felipemateus12 26/10/2017

Resenha - Oniria
Oniria é um livro de poemas da autora portuguesa Joana Santos Silva, que agrega dezenas de poemas com diversos temas.
Alguns dos poemas vem com uma linguagem romântica e as vezes com um sentido de amor incompreendido, ou ate mesmo platônico.
Logico que a visão poética da autora a todo momento retrata sua vida, ou seja, a cada poema a gente sente um pouco da autora, suas tristezas, dores, alegrias e amor.
O livro é super bem recomendado por mim, mesmo não sendo um critico do assunto, mas me envolvi bastante com cada verso que me faziam ter ótimas recordações.
A cada poema também conseguimos ver a evolução da autora, já que em cada poema, ela escreveu em uma data diferente, nos dando uma perspectiva de cada momento da sua vida, assim como nos dando uma ótima reflexão sobre a nossa própria vida.

Bia 31/10/2017

Resenha - Oníria
Eu costumava ler poesias na escola porque era obrigado, mas nunca fui de ler poesias, não que eu não goste só não faz meu estilo. Conheço algumas poesias bem legais e agora tenho mais algumas para a lista. Esta será a resenha mais curta que já escrevi kkkk. A resenha desse livro esta bem atrasada, eu o li desde o dia em que ele chegou a minhas mãos, mas acabava esquecendo-me de postar a resenha de tantas resenhas que eu ainda tinha que postar que estavam na fila. Mas em fim, aqui está à resenha hehe.

As páginas são amareladas, a fonte e grande e têm trinta e dois poemas alguns escritos na época de 2000 outros mais atuais. A capa do livro é simplesmente linda, gostaria de ter um marcador dessa capa! É realmente encantadora.

Nessa coletânea de poemas lindos, Joana nos trás um pouco de seus sentimentos com relação a muitas coisas, como por exemplo, sua moradia de três anos na Escócia, seus amores, os pesadelos, as decepções/ilusões, e até mesmo a perda de alguém. O poema mais antigo desse livro é Ártemis que foi escrito em 2000, Joana começou a escrever aos doze anos e no livro trás os poemas que ela escreveu, também, com treze/catorze anos.
Meu preferido foi o poema Magia (o primeiro poema desse livro), achei super legal e li ele várias vezes. Outro que gostei bastante foi Pesadelo.
Um livro super curtinho e muito rápido de ler, você lê em menos de uma hora e se envolve nos poemas. Alguns eu me senti muito conectada. Muito obrigada Joana pelo livro maravilhoso e pela dedicatória fofa!
Eu nunca fiz uma resenha sobre poemas então não conheço muito o assunto já que não tenho costume de ler poemas, mas espero que essa resenha mostre o quanto gostei do livro, o quanto mergulhei totalmente nas palavras rimadas de Joana. São poemas lindos, de certa forma, e tristes.

Fiquei super feliz quando a autora entrou em contato comigo perguntando se eu gostaria de conhecer seu trabalho. Confesso que quando ela disse ser poemas eu fiquei meio em duvida, tem muito tempo que não leio um poema e não sabia se conseguiria escrever uma resenha sobre. Mas depois que o livro chegou e o li, fiquei realmente agradecida por ela ter me mandado seu trabalho.
Para quem gosta de poemas eu recomendo o livro.

site: http://biiabrito.blogspot.com.br/

Anastácio 06/08/2017

Um livro excepcional cheio de aventuras de uma escritora que deixa sentimentos escritos em versos.
Uma viagem maravilhosa de uma vida atribulada, cheia de emoções que passam para quem os lê.
Cada poema retrata um acontecimento diferente.
O título e a capa são perfeitos!
Vou ler este livro muitas vezes, uma vez que há versos que nos marcam.
Recomendo!
É uma lembrança magnífica e inesquecível.
Agora aguardo pelo próximo e vou continuando a ler a poesia de Joana no instagram que é linda!
Muitos parabéns!!

Nardford 06/08/2017

O livro de poesia do século
Oníria é um livro de poesia que fala de família, amor, amizades e muito sentimento. Versos únicos que só alguns têm a coragem de os dizer.
Sonhos da autora que começou a escrever muito nova. Achei muito interessante a referência aos deuses como se estivessem sempre presentes.
A capa é simplesmente linda. Qualquer pessoa ficava feliz em receber este livrinho de cabeceira.

Barros 30/07/2017

Simplicidade?
Um livro cheio de poesia linda que me fez imaginar tanto. Foi incrível as vezes que me vi naquelas palavras.
Achei imensa graça aos poemas sobre "ela" e sobre as festas e caiu uma lágrima no poema da "avó" uma vez que já passei por isso e os nossos avós são mais que pais.
Acho que o poema "tanato" está mesmo especial. E o poema "mar e eu" daria sem dúvida uma bela música.
Se eu tivesse que escolher o melhor, escolheria o poema "Oníria" pela forma como está escrito e pelo seu significado, como sempre gostei dos deuses, esse poema fascinou - me!
Parabéns Joana! Aguardo o próximo!

José 30/07/2017

Recomendo!!! Muito bom!!
Que mistura de emoções e sentimentos num livro tão pequeno. Este vai ser o tipo de livro, que quando não tiver nada para ler, vou abrir uma página e ler e reler até quase o saber de cor.
Fui emigrante muitos anos e parece que ainda hoje vejo a minha mala carregada de bacalhau e chouriço para não esquecer o sabor do meu país.
Penso que a mensagem que a Joana nos quer passar neste livro é que apesar de tudo o que passamos, haverá dias melhores e nós fortalecemos com a dor que a vida nos causa.
Adorei um verso:
" Oh mar mas onde estás?
Não me deixes ficar sozinha
Que tempestade se avizinha
E eu só quero ser capaz"
A poesia nasceu com a Joana de certeza, porque para ter escrito o " magia" como escreveu, é porque tem um dom dentro de si.

Zinha.GonAalves 30/07/2017

Verdadeiro e lindo!
Histórias da autora Joana Santos Silva, numa poesia única, simples e aconchegante. Já li e reli este livro inúmeras vezes e quanto mais o leio, mais compreendo o significado de cada palavra e cada verso. Todos têm um pequeno significado, que juntos nos levam para lugares da nossa infância ou adolescência. Já passei por tantas situações idênticas que nunca tive coragem de as dizer.

" Vestido de manta verde
Rosas trazes ao peito
Tua lágrima que mata sede
Fogo que te deixa desfeito "

Poderia escrever quase todos os versos que aqui estão, que cada um tem diferentes significados e se lermos bem os poemas, reparamos que muitos são imersos numa dualidade escondida.

Adoro poesia, mas esta achei muito interessante.

Biancagabriela 30/07/2017

Aquele livro que vale a pena cada segundo ...
" A vida é uma caixinha de belas surpresas
Não julgues o passado e suas tristezas"

Oníria, um livro de poemas apaixonante e emocionante, a autora Joana usa de suas belas palavras para contar pedaços de sua vida: desilusões, amor, tristeza e alegrias, o livro é aquele que te cativa e que nos faz querer cada vez mais.
Seu primeiro poema foi feito em 2001, na época a autora tinha uns 15 anos, porém já escrevia com profundidade e sabedoria essenciais a qualquer escritor de sucesso.
Uma obra feita de corpo e alma, a cada linha, sentimos um pouco do que a autora descreve,sentimos a nostalgia e ao terminar o último poema sentimos saudades.
Um livro intenso e que me prendeu a ponto de ler ele de uma só vez, sem pausas...
Ele é o pacote completo, uma capa maravilhosa e emoções fascinantes, sempre gostei muito de poemas e esse livro só aumentou meu amor.
Definitivamente a autora é de palavras tão doces e suave como rosas florecendo, Parabéns pelas palavras.

Figueiredo 29/07/2017

Único! Muito especial!
Adoro poesia e quando olhei para este livro, fiquei apaixonada. A capa transmite uma paz e um aglomerado de sonhos que foram apanhados e escritos para nos encher a mente de outras vidas.
Começa muito bem, com um poema que é uma magia. Dá - nos força para termos fé e continuar a nossa vida.
Fala de amigos, família, confidentes, festas, viagens e o amor e a dor que estes nos trazem. Vi-me a passear por entre aqueles versos.
Sigo a Joana nas redes sociais e todos os dias recebo um verso para me alegrar. Gosto muito da sua poesia e como num só verso nos consegue transmitir tantas mensagens.
Parabéns a autora!

Manata 19/07/2017

Amei!!!!
Comprei o livro pela capa, não conhecia a autora.
Amei ler este livro. Simples, mas com um toque mágico de quem transmite em papel palavras doces e fortes que nos transmitem muitas emoções.
O que mais gostei foi ter-me identificado em algumas situações.
Costumo ir para a praia pensar e refletir e os poemas sobre o mar foram os que mais me fascinaram. O meu livro está cheio de marcas para reler.

"Oh mar mas onde estas?
Não me deixes ficar sozinha
Que tempestade se avizinha
E eu só quero ser capaz "

Lindo! Lindo! Lindo!!!

Poderia escrever mais versos, cada um com o seu significado, mas não gosto de estragar surpresas!!!

Muito bom!

Gabriela.Depp 15/07/2017

Poesia Simples ?
Este foi o primeiro livro de poesia que eu li, apesar de adorar poesia, nunca tinha lido um livro, tanto que eu nao consegui ler o livro todo seguido nao por serem maus (porque nao sao) mas porque para mim ler um poema tem de ser num momento.
Apesar de tudo, este livro conta uma historia,conta uma jornada muito pessoal e quando se lê sente-se isso. Nalgumas partes está bem explicito, noutras nao tem tanto, mas pela sequencia de poemas que é na sua maior parte lógica, consegue-se perceber isso. Sao problemas comuns, problemas com que facilmente nos relacionados.
Na minha opiniao, é um livro bom, com poesia boa, nada de Fernando Pessoa ou Camões, mas uma poesia simples, acessivel e boa para quem aprecie. Em certos momentos achei demasiado direta, nao tinha aquele envoltro escondido que se procura na poesia, mas ainda assim recomendo para quem goste, eu tenho a dizer que gostei e recomendo ???

Rasta 14/07/2017

Poesia que encanta!
Fiquei super curioso com a capa e decidi oferecer à minha mulher porque adora caça sonhos. Quando agarrei para ler, não consegui parar. Desde o primeiro ao último poema fiquei viciado. Senti um deja vu em muitos poemas.
O poema sobre "Ela" fascinou-me. A necessidade de liberdade e luta constante para a atingir é brutal.
Não era muito fã de poesia até ter lido este livro.
Alguns versos fazer-nos pensar e pensar e pensar. Dar mais valor ao que temos e como outras pessoas sentem as coisas. Eu tive uma mistura de sentimentos que fervilharam durante alguns dias. Adorei este tipo de poesia.

Parabéns!

Fernandes 11/07/2017

Preenche o coração! Adorei
Oníria, como a autora descreve na sinopse, são pedaços de uma vida. Enquanto lia os seus poemas, muitas vezes senti uma sensação familiar. A capa, uma das mais bonitas que já vi até hoje é um caça sonhos, o que me faz pensar que os poemas são sonhos que a autora escreve em papel. O título, que se identifica com a capa e os poemas, vem de ?Oneiros? (um dos poemas também), que significa Deus do Sonho.
O que achei mais interessante foi o poema ?Magia? que data de 2001, ou seja, a autora deveria ter 14/15 anos quando o escreveu. A história desse poema está lindíssima.
A referência aos Deuses está muito original e única.
A maioria das pessoas iguala poesia a uma escrita complicada, mas esta poesia é simples e encantadora. Desde que comprei este livro, que não o tirei da mesa de cabeceira, por ser tão bonito exterior e interiormente.
Aconselho a fazer parte de qualquer casa.
Parabéns!

Batista 04/07/2017

Gostei bastante desta poesia. Verdadeira e sincera que transmite realidade. Acho que a capa é única e o título muito interessante, por Oníria ser sonho. Como se os poemas fossem os sonhos caçados e escritos pela autora.
Acho que o facto da autora escrever com uma idade tão jovem é impressionante.
A simples forma como escreve e nos faz pensar como as coisas são é fantástica.

Jorge.Guerreiro 04/07/2017

Oníria
Adorei o Oníria! É impressionante como uma rapariga tão jovem faz poesia sobre pedaços da sua vida. O poema magia é magnífico e, tendo em conta que foi escrito com 13 anos. Histórias que sim, podem acontecer a qualquer um.