Mentes e Manias

Mentes e Manias Ana Beatriz Barbosa Silva

Resenhas -

Dani Arruda 24/10/2019

Para este livro darei ???, pois mesmo o considerando um pouquinho a acima da média em termos de livros populares que tratam do tema, mesmo possuindo explicações super válidas e importantes em torno do senso comum espalhado por aí e também mesmo indicando sempre para o tratamento da Terapia Cognitivo- Comportamental para a Ansiedade, a autora cita referências fora do contexto clínico para embelezar seu texto, até aí não vejo problema, a questão são os personagens citados, como por exemplo de um deles: Paulo Freire. Mas é um ótimo livro, bem explicado e contextualizado. Entre os psiquiatras Ana Beatriz e Augusto Cury, minha escolha será sempre a Ana Beatriz, devido sua visão Cognitivista Comportamental em contraste a psicanalista de Augusto. Não é uma critica, é apenas uma questão de identificação teórica minha. Ah! Antes que alguém comente, eu já sei que ela se envolveu com o plágio no livro Mentes Depressivas, que por sinal também já li e gostei tanto quanto o Mentes e Manias.

Antonio Maluco 31/01/2020

Saúde
O livro conta histórias de pessoas que tem toc e dá dicas pra superar isso

Mirna 27/06/2020

Que mania de chamar TOC de mania!
Interessantíssimo. A autora disserta sobre TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo), as popularmente chamadas "manias". Terminada a leitura, e após demasiada identificação, só posso dizer que eu e pelo menos metade dos meus conhecidos precisamos ser internados urgentemente! Kkkkk

Brincadeiras à parte, o livro abriu muito a minha mente e me deu uma boa noção de como a ansiedade, comum a todos, pode se transfigurar de formas tão diversas de pessoa pra pessoa.

Jéssica Menegardo 30/07/2020

Transtorno obsessivo-compulsivo
Em mentes e manias, Ana Beatriz nos traz as diversas apresentações de tipos de transtornos obsessivos-compulsivos. Ela explica como cada um funciona, suas formas de tratamento, suas possíveis causas e sua prevalência. Nos traz também as compulsões mais comuns que os indivíduos com TOC apresentam.
Leitura obrigatória pra quem sofre de TOC ou pra quem gosta de entender melhor a mente humana. O livro é muito bem explicado e de fácil compreensão. Se tornou um favorito ??

Gisele.Rodrigues 17/11/2020

Como o TOC influencia em nossa vida.

A Dr.ª Ana Beatriz escreve esse livro de forma que parece que ela está próxima a você. Além de nos fazer conhecer sobre o transtorno obsessivo compulsivo ¬ - TOC, ela nos apresenta informações de como auxiliar as pessoas a fazerem um diagnóstico. Em muitas das explicações, encontrei algumas manias com as que me identifiquei.
“Quando supervalorizamos os pensamentos... sabemos que do pensar ao agir há uma distância muito grande”.
Gostei muito da abordagem dela sobre o tema e como o TOC influencia diretamente nossa vida.

isadora336 22/05/2021

amgs nao perguntem qq ta acontecendo aq
spoiler pra mim mesma: ler livros sobre os teus transtronos nao vai curar eles magicamente, pfvr va pra terapia.

Carlinha 05/08/2021

Bom para começar a entender o TOC
A segunda edição do livro ?Mentes e Manias? faz parte da coleção de livros da médica psiquiatra Ana Beatriz Barbosa.

O livro tem como objetivo apresentar aspectos relacionados ao TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) e, indo mais além, apresenta suas bases na psicologia evolutiva, na genética, nas áreas funcionais dos cérebro, etc. A autora também apresenta de maneira rápida outros transtornos que fazem parte do chamado ?espectro TOC?, como compulsão por compras, anorexia nervosa, cleptomania, síndrome de Tourette, entre outras.

Gostei muito do livro porque ele dá uma boa explicação sobre o TOC, descrevendo de maneira clara o que passa na cabeça das pessoas que possuem esse transtorno. É um bom livro para começar a entender o TOC e diria que, especialmente, para pessoas que convivem com alguém que sofra com isso. Ademais, a autora dá dicas para essas pessoas e incentiva a ideia de que não há nada de errado em pedir ajuda, seja o psicólogo ou do psiquiatra.

É importante frisar que esse não é um livro de autoajuda, não deve ser lido como uma ?fórmula mágica? para se curar do TOC e não substitui a terapia. Ele possui caráter muito mais informativo e creio que possua um grande papel social para a divulgação acerca do transtorno.

Recomendo para todos os curiosos sobre TOC, para estudantes de psicologia e psiquiatria e para as pessoas que convivem com alguém que possua o transtorno. Caso alguém que tenha TOC queira ler e não se sinta tão confortável, recomendo que procure primeiro uma orientação do seu psicólogo.

Za.lima 04/01/2022

Técnico
O livro é bom, porém em alguns momentos meio técnico e para quem é leigo em alguns momentos é difícil a compreensão , por mais que tente não vai conseguir compreender tudo sem uma pesquisa

Nihil 22/09/2022

Já acompanho a Dra. Ana Beatriz tem bastante tempo, mas este é o primeiro livro que leio dela e ela realmente cumpre tudo que diz ter neles. É uma leitura acessível para todos. Importante para quem tem esses transtornos tanto para quem convive com quem tem.

nath.ly 26/10/2022

li esse livro por indicação da minha psicóloga. li pelo kindle, mas amei tanto que tive que comprar o físico pra marcar as partes importantes.. esse livro é >especial< e fala muito de mim..

Amarílis 10/12/2022

A doutora Ana Beatriz, como sempre, consegue esclarecer de forma acessível assuntos complexos. O conteúdo deste livro é de extrema importância, expondo as dificuldades que cada ser humano enfrenta e nos torna mais empáticos, não somente acerca do TOC, mas demais transtornos da mente.
Gostei muito da parte sobre as medicações, visto que muitas pessoas não tem conhecimento suficiente sobre elas. A doutora sabe esclarecer de forma muito leve sobre as dúvidas mais comuns, transformando a informação técnica de conteúdo científico em linguagem acessível.

Vanessa39 17/12/2022

Para adquirir informações sobre o TOC
Este é o segundo livro da Dra. que eu li e gostei de um modo geral. É importante que os pacientes ou familiares de pessoas com TOC possam conhecer o transtorno por meio de informações seguras, fugindo de achismos e fake news acerca de um tema tão delicado como esse.

Porém, achei que a Dra. considera apenas a TCC com abordagem psicoterapêutica eficaz para o transtorno, sendo que existem estudos científicos que tratam de outras abordagens da psicologia para manejo de TOC. Com isso, alguns pessoas podem acreditam que, de fato, só a TCC funciona.
Dito isso, entendo que esse não é o foco do livro e não interfere em sua qualidade. Leiam!

MIRR 24/02/2023

Essa psiquiatra é incrível, ela consegue explicar tais temas com uma facilidade, com uma linguagem tão clara. Simplesmente perfeito!

ana cristina 04/07/2023

Livro esclarecedor para quem tem que lidar com pessoas que sofrem com toc, linguagem simples e elucidativa. Gostei muito da leitura ?