Fisheye

Fisheye Kami Girão

Resenhas - Fisheye

Hannah Monise 14/08/2020

Retinose Pigmentar - o que é?
Fisheye conta a história de Ravena, que está prestes a completar 17 anos e, depois de um acontecimento, descobre que tem retinose pigmentar, uma doença que vai tirando a visão das pessoas aos poucos, genética e ainda sem cura. É por conta dessa nova fase de sua vida que Ravena se vê obrigada a ver além da aparência, ela que era a garota mais popular do colégio.

Essa é uma leitura muito gostosa e bem escrita! A gente consegue ver que a autora fez mais além do que escrever, ela pesquisou e tentou entender o que pessoas com essa doença sentem.

Ravena passa por uma evolução muito grande ao precisar dar valor ao que importa de verdade na vida! Além de passar por momentos como vestibular, conflitos familiares, perda de amigos e encontrar um amigo que permanece ao lado dela em qualquer situação. Me vi colocando-me no lugar dela nesses momentos difíceis!

Essa foi uma leitura nacional muito especial, de apego aos personagens e contato com a autora. Além disso, a edição do livro é especialmente linda!

Viih 05/08/2020

Simplesmente perfeito, descobri através de uma leitura coletiva e foi bem difícil seguir o cronograma kkkk pq esse é um daqueles livros que você não quer largar.

Cheio de emoções boas e as vezes tristes enquanto acompanhamos a vida de Ravena que encontra a amizade de alguém que não esperava e no momento em que mais precisava, no meio de seu problema de visão e problemas de família.

Foi um dos melhores livros que eu li nesse ano, a LC contava com a participação da escritora e eu já estou doida para ler mais livros dela.

Laís Anulino 01/08/2020

Lindo e emocionante
O que falar dessa história? Eu estou encantada pela escrita da Kami. Ela conseguiu criar um personagem mais lindo que o outro e podemos ver o crescimento deles a cada capítulo.

Amo histórias com um bom drama familiar, e aqui encontramos isso, muitas vezes me senti na pele da Ravena, e em alguns momentos foi difícil segurar as lágrimas. E nem preciso falar do romance fofo com a melhor trilha sonora, não é mesmo? Li esse livro em Leitura Coletiva, e garanto que também tivemos um surto coletivo de amor por esse casal.

Preciso dizer também que Fisheye vai muito além do romance, ele nos conscientiza sobre a Retinose Pigmentar, uma doença ocular rara. A autora fez uma longa pesquisa sobre esse assunto e a cada linha vemos o cuidado que ela teve ao falar sobre o diagnóstico e a adaptação dos portadores dessa doença. Aprendi bastante com essa leitura.

Por fim, acho que já deu para perceber que amei demais essa história e confesso que foi difícil acompanhar a LC, pois o livro é viciante e eu sempre queria ler mais que a meta do dia. Rsrs

Fabi 28/07/2020

Ver com os olhos da Ravena foi transformador! Cada detalhe da história me fez perceber a complexidade e ao mesmo tempo a leveza da vida... só tenho a agradecer a Kamile pela sensibilidade absurda e pela leitura tão agradável! ?

Sâmya Mesquita 28/07/2020

O livro mais lindo que já li em toda a minha vida.
Ainda estou digerindo a beleza, complexidade e profundidade desse livro. Farei vídeo sobre ele, porque um texto só não cabe.
Leia! Você não vai se arrepender!
E valorize os autores nacionais. Kamile Girão foi brilhante nesse livro.

Aline Zuim 26/07/2020

Superação
Conheci esse livro através de uma amiga em comum, que me falou da leitura coletiva. Fiquei curiosa com a personagem que teria uma Polaroid com nome de música dos Beatles e resolvi participar. Não me arrependi. O livro consegue ser tocante e bonito, mesmo com toda a tristeza da situação que a personagem vai passar, mesmo com cada dificuldade familiar. Essa mesma família é quem dá forças, os amigos leais, os companheiros. Ah, e tem o romance...esse me fisgou e fez torcer desde o início do livro. Terminei o livro com um sorriso doce no rosto, pensando que mesmo que as coisas não sejam perfeitas, o amor ainda pode vencer, a vida sempre dá um jeito de continuar. Parabéns à autora. Gostei demais! Beijo grande, Kamile Girão!

@lendocomacamis 15/07/2020

Linda história!
Quais eram os seus planos para o terceiro ano do ensino médio?

FISHEYE é um livro muito amorzinho da @kamigir ❤, que conta a história de Ravena, uma adolescente que na escola era conhecida por sua beleza, popularidade e por fazer parte de um trio (bem ao estilo Meninas Malvadas).

Após um episódio um tanto constrangedor, que viralizou na internet, ela descobre um sério problema de saúde ocular que muda todo os seus planos.

Problemas na família, problemas de saúde, fim da sua popularidade na escola e também fim do trio, Ravena não sabe mais o que fazer... nem com quem contar, ela encontra na pessoa mais inesperada apoio para sobreviver a turbulência que essa fase representa! Novos amigos surgem, uma velha amizade também se fortalece.

•••

Gostei muito da história! Inclusive ler sobre retinopatia me fez acordar para algumas coisas importantes - não esquecer consultas de rotina no oftalmologista, por exemplo. Outro detalhe que me tocou é o quanto a vida pode mudar em um ano, o quanto a dor nos muda e nos faz reavaliar o que realmente é importante. A história de Ravena me fez lembrar do terceiro ano, principalmente a formatura. Ah que saudade rs.

Taize @viagemliteral 10/06/2020

Em meio a tantas crises no mundo, eu ainda me sinto feliz e agradecida por poder conhecer e compartilhar tantos livros e autoras e autores maravilhosos que conheço através do IG literário.
"Fisheye", da autora Kamile Girão, fora uma dessas belas obras, do tipo que queremos que o mundo conheça.

"Às vezes, o diagnóstico mais parecia um mau agouro profetizado em pesadelos."

Vamos conhecer Ravena, que desde criança era dita como desastrada por se esbarrar em tudo e viver com marcas roxas pelo corpo em razão dessa falta de atenção.
Ela jamais poderia imaginar que isso pudesse ser algo errado com sua visão, afinal, fora apenas essa que conheceu, então, como julgar que sua visão não estava dentro dos padrões da normalidade?

Sempre popular e nos holofotes do colégio, nunca se preocupou em não magoar, ou em olhar para as pessoas ao seu redor.

Mas percebeu que algo estava errado com seus olhos, após praticamente perder a visão em meio a boate mais badalada da cidade.
Consultar o oftalmologista foi sua única alternativa, e o diagnóstico de Retinose Pigmentar, uma doença degenerativa, que não havia cura, e gradativamente o portador acaba perdendo a visão, lhe caiu como um balde de água gelada.

Uma bomba na vida de qualquer pessoa, principalmente da garota mais popular do colégio que amava fotografar, mesmo que as escondidas.

Assumir para seus amigos e famíliares que estava ficando cega, não era fácil, já que a própria se negava a aceitar.
Sua família era totalmente desequilibrada, então, a já amedrontada Ravena resolveu que guardaria esse segredo e se afastaria de seus amigos, antes que todo mundo percebesse esse seu "defeito de fábrica".

Mas, Daniel, que tinha metade de seu corpo marcado pelas chamas, surgiu em sua vida, e a fez perceber, que o que importava era o que havia em sua alma, e que as pessoas que realmente a amavam permaneceriam ao seu lado para ajudá-la a vencer aquela batalha.

"Você não é sua doença, então não deixe e não sinta pena de si mesma. Tanto eu quanto você somos suas pessoas diferentes a nossa maneira e isso não é motivo para receber piedade de ninguém."

Eu sempre fico me questionando como é perder um dos sentidos. Sabemos que não é fácil, e aqui vamos ver a luta de uma garota de 17 anos em busca de aceitação, não apenas das pessoas ao seu redor, mas de si mesma.
Ravena é um personagem resiliente, que nos mostra que aceitar não é fácil, que não questionar, é impossível, mas que é preciso compreender que muitas vezes é no "diferente" que encontramos o real motivo para viver; que o verdadeiro amor, aquele que segura nossas mãos nos momentos de dor e fraqueza, que nos ajuda a levantar quando não existe mais forças, não nos abandona em momento algum. Estará sempre ali, ao nosso lado.

A escrita da Kamile é extremamente fluída e gostosa, seus personagens são quebrados, imperfeitos e acima de tudo, apaixonantes!
A primeira vez que li sobre o livro, sabia que precisava tê-lo em minha vida. Histórias que nos ajudam a compreender o que julgamos diferente ou difícil, é sempre como um abraço quentinho nos dias de frio!

Vivian.Faria 03/06/2020

Me emocionou muito
Um YA que aborda um tema complexo e triste de uma forma leve e em alguns momentos até divertida.
Em vários momentos me emocionei com a dificuldade que deve ser se descobrir com uma deficiência. A força e determinação da Ravena são lindos de acompanhar.
Um livro que dá aperto no coração e um quentinho de satisfação ao mesmo tempo. Amei muito!

G@by 17/05/2020

Que livro maravilhoso!!!!
Não tenho nem palavras para dizer o quanto eu amei esse livro, I literally cannot even! Sabe aquele livro com a escrita tão gostosa de ler q vc não consegue largar? Fisheye é exatamente assim. Me apaixonei pela história já na primeira página e também pelos personagens, mesmo aqueles q me deram vontade de matar eu amei odiar. E é claro q eu não posso deixar de mencionar o Daniel, q já virou meu mais novo crush literário.
Deixo aqui o meu agradecimento a autora por ter escrito esse livro e tê-lo compartilhado conosco. Livro favoritado e devidamente adicionado a minha estante para q eu possa reler diversas vezes.

Neyllany 30/04/2020

Aquela surpresa
Esse foi um daqueles livros que eu peguei sem nem ler a sinopse anteriormente e foi mágico porque eu fiquei tão envolvida pela história que quando vi já tinha lido o livro todo em um dia. Quando terminei fiquei: e já acabou? Cadê o resto? Kkkkk.
Ravena te guia durante toda sua redescoberta do seu novo eu depois de descobrir que está doente. Ninguém estava preparado para isso, nem mesmo ela. É aquela história agridoce que ganha um lugarzinho especial na sua estante e quem sabe no seu coração.

Estela | @euviestrelas 09/04/2019

Impactante
"Para sobreviver em um mundo de aparências, é necessário obedecer às regras impostas."

Ravena Sombra é a típica garota popular de colégio, tem suas amigas que não são tão amigas assim e um namorado também popular. Mas um dia Ravena acaba percebendo que as coisas não estão mais tão claras e nítidas como eram e depois de um acidente em uma festa ela tenta descobrir o que está acontecendo e é diagnosticada com retinose pigmentar, uma doença que degenera a visão gradativamente.

Desesperada e sem aceitar a verdade, Ravena esconde de todos sua doença e suas dificuldades, sem poder contar com ninguém para ajuda-la a garota passa a tentar ficar de lado, nos bastidores, o que a leva a conhecer outras pessoas e perceber que a vida não é perfeita.

Fisheye é um livro que eu estava com uma expectativa meio alta, alguns anos atrás eu li Outubro da autora e foi super impactante, então não esperava menos desse livro e foi o que eu encontrei.

Ravena no começo é uma personagem bem chatinha, às vezes eu queria bater nela, mas entendia um pouco seu lado, ao longo do livro ela vai evoluindo muito e você se pega torcendo para dar tudo certo para nossa protagonista. Todos os personagens ali são super bem desenvolvidos e importantes para a trama e desenvolvimento da Ravena, desde sua família que é um tanto quanto desestruturada, quanto aos amigos Mick e Daniel.

A escrita da Kamile é maravilhosa, a leitura é super fluida e ela tem esse negócio de deixar você em pedaços durante a história, mas também com um sentimento de felicidade e esperança, sabe aqueles autores que fazem a história realmente mexer com a gente?

Eu queria conseguir expressar aqui o quanto esse livro é maravilhoso e que todo mundo deveria ler ele, mas é tão difícil falar sobre um livro que me impactou tanto. Só fica aqui a minha master recomendação, leiam Fisheye e deixem esse livro mexer com vocês também.

Falk | @desfalkblog 31/03/2019

Um mar de referências Pop e uma escrita à la John Green
Fisheye é puro conforto e simpatia, recomendo a todos que amam John Green e toda sagacidade e sarcasmo dos seus personagens. Kamile está de parabéns nessa obra!

Fisheye é uma figura sensível ao toque. Tal qual Picasso, que tanto influenciou as artes plásticas em tela e em escultura, Kamile Girão pincelou uma história áspera, pra ser habitada e sentida por mais de um sentido.

Existem uma série de referências que me fez lembrar de pessoas que conheço, o que transmite mais tato pra personagem principal existir, a Ravena. Essa é garota que gosta de fotografar com uma Polaroid, que curte The Beatles, idolatra Fleetwood Mac e, óbvio, Stivie Nicks.

A essa Ravena, poucos têm acesso. A história transita justamente sobre quem Ravena é de verdade e quem ela mostra ser. Mas quando a figura visível já não importa, é hora de soltar as feras, boas e ruins, e administrar para o exterior a verdadeira imagem de si.

Leia a resenha completa no DESFALK!

site: http://desfalk.com.br/familia-amizade-e-autoconhecimento-em-fisheye-de-kamile-girao/

Kalyne @oreinodaspaginas 17/01/2019

Resenha
Alguns livros fazem você refletir profundamente sobre a história que eles trazem. Fisheye foi um desses livros, me fazendo refletir sobre a vida, as pessoas, o futuro e as decisões que tomamos.
Eu estava com as expectativas nas alturas sobre esse livro, e logo no primeiro capitulo já me conectei a história. No terceiro capitulo fiquei tão emocionada que as lagrimas surgiram. A Kami criou uma personagem tão incrível e com uma sensibilidade tão grande em demonstrar como se sente, que eu própria passei a me sentir na pele da Ravena.
Ainda não sabia sobre o que era a retinose pigmentar e essa descoberta foi um verdadeiro choque. Eu tenho miopia (para longe) e astigmatismo, uso óculos desde os 12 anos, e meu grau só aumenta (hoje tenho 3,0 no olho esquerdo e 3,5 no direito), não enxergo nada sem óculos, praticamente nem os meus dedos dos pés na hora do banho, a noite minha visão é um pouquinho pior. Mas isso não chega nem aos pés do que é a retinose pigmentar, e isso destruiu o meu coração.
A história da Ravena me mostrou que a vida de ninguém nunca é perfeita, todos estamos suscetíveis a tragédias, doenças e calamidades, mas cabe a nós sabermos como enfrentaremos as dificuldades de cabeça erguida e com o melhor sorriso no rosto, pois só o fato de estarmos vivos, já é o verdadeiro milagre.
Daniel, aaaaah... Daniel. Esse personagem sem sombra de duvidas foi um dos melhores que já tive o privilegio de conhecer. Que rapaz incrível. Se tornou a âncora que a Ravena precisava, e mesmo ela já tendo um grande melhor amigo (Micael te amo), Daniel foi aquele que estava sempre ao lado dela, sem pedir nada em troca, apenas sendo a pessoa maravilhosa que ele é, e que conquistou o meu coração também.
Amei todas as citações ao universo de Star Wars, aos clássicos antigos e principalmente a minha banda preferida da vida, The Beatles com a minha musica preferida, Hey Jude. Coisas assim só fazem um leitor se apaixonar profundamente pela história.
Chorei? Chorei sim, como se toda a água do meu corpo estivesse saindo pelos olhos, mas me encantei por esse livro de uma forma única e especial. Ravena e sua história serão eternizadas em meu coração.

site: http://oreinodaspaginas.blogspot.com.br/

tayalves 25/12/2018

Às vezes a gente só precisa de uma metáfora e de uma personagem para ver o mundo
Mais do que uma história de superação, Fisheye é sobre crescer. E dói, seja no leitor que se depara com seu próprio crescimento ou com o leitor crescido que percebe que ainda tem muito a crescer. De qualquer forma, o amadurecimento da personagem é uma forma de representar a mudança, própria de qualquer ser humano. Mudamos por fora e por dentro de acordo com acontecimentos da nossa vida.

Ravena é uma menina mimada cheia de problemas típicos de adolescentes que veem, pela primeira vez, seu mundo idealizado da infância ruir. Ela segue guardando essa amargura em sua alma, fingindo que está tudo bem, até que não pode mais esconder seus cacos. O ponto forte da narrativa é quando percebemos que é a própria Ravena quem está juntando seus cacos, descobrindo quem é de verdade e tentando se afirmar. Ela segue em frente mais empoderada do que quando saía para a balada com as amigas e o ex-namorado.
O Daniel, assim como os amigos, fazem parte desse momento de mudança, mas todas as cenas fofas do casal são como a calda no sorvete de chocolate. É para deixar a vida doce e o dia alegre.

Penso a literatura como um meio engrandecedor de transformação pessoal. Há sempre um ganho em ler histórias e conhecer personagens. O coração pode apertar nas cenas mais emocionantes do livro e, por fim, quando acaba, fica o sentimento de perda. Nesse caso, porém, a Ravena me pareceu uma personagem tão coerente, que sinto que ela é real e, portanto, a história não acaba quando o livro fecha. Fechei o livro, mas a vejo por aí, pois sempre tem gente tentando ver o mundo por meio de outro olhar.

Que Fisheye seja a nossa metáfora para ver o mundo com outros olhos.