Até Que a Culpa Nos Separe

Até Que a Culpa Nos Separe Liane Moriarty

Resenhas - Loucamente Culpados

Le Pacheco - amante dos livros 28/12/2020

Esse é um livro forte!...
Mostra como nossas vidas podem mudar para sempre em questão de segundos... e que nem tudo é o que parece!
Adorei!!! ???

Daillana.Gomes 13/01/2021

Confuso, porém surpreendente ?
Confesso que não me prendeu muito... demorei um pouco lendo, mas o final foi surpreendente, quando achei que tinha revelado todas as lembranças, uma nova teve seu melhor desfecho ??

Mayara.Dominguez 15/02/2021

Liane é minha autora favorita e com esse livro, a leitura flui muito, amo todos os dramas familiares que a autora sempre cria, mas esse livro me angustiou demais com o mistério (que eu já sabia mais ou menos como seria por ser meio previsível, porém queria saber COMO as coisas aconteciam), todo capítulo eu achava que era AGORA e nada, porém eu não conseguia largar até chegar ao final. Não tem como: eu amo como essa autora escreve.

mary 09/09/2021

Fiquei bastante curiosa para saber o que tinha acontecido, a narrativa abre margem para a imaginação e criei várias teorias. Depois que o mistério enfim é revelado fiquei um pouco decepcionada. Por vezes achei um pouco arrastado e os personagens chatos, além de a autora não ser tão fiel às personalidades dos personagens, já que nas últimas páginas mudou traços das personalidades de uma hora pra outra.

Isabel.Dornelles 29/12/2021

Viciante
Essa autora sempre tem livros que prendem o leitor. Nesse caso, não foi diferente. Personagens muito bem desenvolvidos e cheios de mistérios. Muito bom! Final mais surpreendente ainda!

Luisa 23/04/2021

Surpreendente!
Esse é o primeiro livro que leio de Liane Moriarty, e posso dizer que quero mais!! A escrita dela é muito fluída, fácil de ler, e tem um toque de pessoalidade que faz total diferença. Passa aquela sensação de que você é intimo do livro sabe?
Enfim, comprei esse livro uns 3 ou 4 anos atras, eu tinha uns 13 ou 14 anos. Li os primeiros capítulos (inclusive esse livro tem capítulos bem curtinhos, o que eu amo demais!! tipo as vezes tem 2, 3 paginas sabe? normalmente deve ter umas 5) e não gostei. Achei que seria uma "história chata de adultos". Larguei o livro e só peguei nele novamente semana passada, anos depois. Peguei para ler os primeiros capítulos e ver se eu gostava. Se não gostasse, ia colocar pra troca aqui no skoob e me livrar logo dele. Estou muito contente de ter feito isso!!

O desenvolvimento do enredo é sensacional. A famosa leitura que prende, você quer o tempo todo saber mais, entender como e por que. E o mais legal é que demora até o finalzinho mesmo do livro para que cada pergunta seja respondida, cada mistério da vida de cada personagem seja explicado.

O livro é contado essencialmente por duas personagens, mas alguns capítulos são narrados por outros personagens importantes. A história vai e volta, conta um pouco do presente e um pouco do passado, de um dia específico do passado em que algo que não sabemos o que é aconteceu, e esse algo afetou dramaticamente a vida de todos os envolvidos no presente. É viciante ir lendo cada vez mais para finalmente chegar ai capitulo onde você descobre o que aconteceu. E ele te traz ainda mais perguntas, que vão sendo resolvidas aos poucos.

Eu costumo ter ótima intuição para enredos, quase sempre consigo prever o que vai acontecer a seguir. Minha amiga brinca que eu não consigo ler um livro ou ver um filme sem "me dar auto-spoilers" kkkk. Com esse livro não foi assim. Eu realmente não esperava receber as respostas que recebi. Foi incrível. Essa leitura me consumiu. O quê de suspense do livro faz toda a diferença!! Recomendo demais pra qualquer um interessado!! Pra qualquer pessoa na verdade... Acho que é o tipo de livro que todos gostam de ler, mesmo que em intensidades diferentes hahaha.

Luana.Canavessi 18/05/2021

História envolvente, personagens cativantes, transição entre passado e presente na dose certa, quantidade certa de detalhes tanto de personagens quanto de cenários (nada me deixa mais nervosa que autor que descreve até como é a janela do lugar, excesso de detalhe me deixa ansiosa rs). Quando se lê muitos livros do mesmo estilo você acaba se decepcionando por conseguir prever grande parte da história, mas a Liane segue me surpreendendo. Adoro como ela constrói os personagens, sempre explorando muito bem a parte psicológica e as relações familiares deles (amo que as personagens são surtadas, gente como a gente). Muito bem concluído, sem pontas soltas no final.

emiliapsouza 29/03/2023

"Talvez a gente possa perdoar a nós mesmos."
"Então é assim que acontece, pensava uma parte sua enquanto ela se balançava e implorava. Essa é a sensação. Você não muda. Não há nenhuma proteção especial quando atravessamos a linha invisível entre a vida comum e o mundo paralelo em que tragédias acontecem. É exatamente assim. Você não se torna outra pessoa. Ainda é exatamente a mesma. Tudo ao redor tem o mesmo cheiro, a mesma aparência, causa a mesma sensação."

"Até que a culpa nos separe" é mais um excelente livro da Liane Moriarty! Com uma narrativa no mais perfeito estilo "não-linear", o livro conta a história de 6 pessoas e das consequências que um fatídico e misterioso churrasco causa na vida de cada um deles.

Através de flashbacks e avanços temporais, é possível compreender a perspectiva de cada personagem. Seus sentimentos, angústias e tensões. Além disso, a autora vai revelando de forma gradual as diversas nuances das personalidades de cada um.

Liane tem uma escrita maravilhosa, ela é capaz de explorar temas como amizade, culpa, família, amor, ódio, medo e até mesmo transtornos psicológicos com bastante maestria. Porém, alguns momentos da história foram um pouco previsíveis, que tornaram a narrativa um pouco arrastada. Além disso, algumas subtramas poderiam ter sido mais desenvolvidas.

Eu gostei muito da história, me irritei e me emocionei em diversos momentos. No geral, foi um livro muito envolvente, recheado de reviravoltas e com uma visão muito honesta da complexidade das relações humanas. ??

Juliana.Azadinho 22/05/2021

O livro seria melhor
A história é bacana, porém muito detalhada a ponto de se tornar cansativo, esse foi um livro da autora que me decepcionei um pouco

mariabotan 05/06/2021

Gostei, mas....
O que aconteceu de tão grave em um churrasco entre amigos para que eles ficassem tão abalados? É isso que o leitor se pergunta durante a leitura. O mistério sobre isso ocupa várias páginas e instiga a pensar sobre o que de fato ocorreu: uma morte? Um acidente?

Nesse livro, escrito em 3ª pessoa e intercalando passado e presente, acompanhamos três casais principais e como eles ficam tão interligados por conta do acontecimento. Erika e Oliver, Sam e Clementine e Tiffany e Vid precisam lidar com isso enquanto tentam seguir uma vida normal.

O foco maior ocorre em Erika e Clementine que, mesmo sendo amigas desde a infância, são bem diferentes.

A história tem como temas principais o casamento e a culpa e gostei bastante de como a autora abordou isso.

O livro é bem comprido e, pelo menos para mim, a história demorou a engatar. Criei altas expectativas, mas gostei bem mais de Pequenas Grandes Mentiras. Mesmo assim, super indico a leitura porque Liane Moriarty escreve maravilhosamente bem!

Duda 05/07/2021

Demorei a engatar no início mas fico feliz que não desisti e cheguei ao fim! Quando o livro começa a desenrolar você não consegue mais parar de ler até entender tudo que está se passando com os personagens e o porque de tanto mistério! Adorei o livro, porém, confesso que (não sei porque) tinha criado MUITA expectativa e, não foi isso tudo. Mas, independente disso, vale muito a leitura! É um livro que acaba falando sobre um assunto muito importante e de certa forma, bem real!

Driely 03/01/2022

Até que a culpa nos separe
Eu achei o livro arrastado e quando se revela o que aconteceu no churrasco eu pensei, "ah, foi isso?"
Não só nesse livro, mas como em outro que li da autora não consegui me apegar a nenhum personagem... A Clementine e o marido dela são dois chatos e estão criando duas filhas mais chatas ainda. A cena do jantar foi insuportável! Crianças birrentas e mimadas demais.
Eu gostei da atitude do marido da Erika (esqueci o nome dele) quando ele descobriu o que ela vinha fazendo e apensar de errado ele soube como falar e agir com ela vendo aquela situação.

Márcia 02/12/2021

Culpa, abandono, ciúmes, traumas, acumulação, são alguns dos temas abordados nesta obra de Liane. Ela mostra até que ponto o sentimento de culpa pode abalar relacionamentos e interferir no comportamento das pessoas.

Ana 24/08/2021

Um drama envolvendo família, amigos, vizinhos. Algo aconteceu num churrasco. O mistério perdura até quase as últimas páginas. A primeira vista parece que o foco da história é esse mistério. Nesse caso o leitor pode se sentir frustrado pois, ao longo da narrativa imaginamos coisas terríveis e no fim é menos grave do que pensamos. No entanto, ao final vamos perceber que na verdade a história trata das relações dessas pessoas. O que aconteceu no churrasco afetou todos os presentes e até mesmo outros que nem estavam ali, levando todos eles a repensarem suas escolhas de vida e os reais sentimentos que os unem.