Até Que a Culpa Nos Separe

Até Que a Culpa Nos Separe Liane Moriarty

Resenhas - Loucamente Culpados

Raquel Silva 12/01/2022

Suspense desnecessário..
Livro escrito com vários pontos de vistas, o que torna a leitura normalmente mais dinâmica.

O foco principal é na relação entre três casais e três crianças. Tendo como base os dramas familiares.

O principal problema ao meu ver, foi a enrolação desse livro, acompanhamos desde o início os personagens falando do fatídico churrasco. Porém, até que o livro explique o que aconteceu, ele vai criando um suspense desnecessário.
Por conta do suspense, havia grandes expectativas para esse desfecho, mas quando o mesmo aconteceu, não atendeu ao esperado.

E a relação da maioria dos personagens, parecia muito superficial, apenas estando juntos por alguma obrigação.

Um ponto positivo é que os capítulos são pequenos.

*Se você procura um livro com foco total na relações familiares, esse livro pode lhe interessar.

mary 09/09/2021

Fiquei bastante curiosa para saber o que tinha acontecido, a narrativa abre margem para a imaginação e criei várias teorias. Depois que o mistério enfim é revelado fiquei um pouco decepcionada. Por vezes achei um pouco arrastado e os personagens chatos, além de a autora não ser tão fiel às personalidades dos personagens, já que nas últimas páginas mudou traços das personalidades de uma hora pra outra.

Thuany 21/07/2023

Até que ...
Eu gostei da história, mas em alguns momentos me irritou a demora para contar algo, esclarecer o que houve.

Fiquei muito angustiada com a história do Harry.

Quel 14/09/2021

Gostei, mas achei arrastado....
Apesar de ter gostado do livro como um todo, dos temas diferentes que vi sendo abordado na história, dos dramas familiares eu senti que a história foi arrastada e que o livro poderia ter umas 100 páginas a menos (pelo menos foi essa a sensação). A autora faz um grande mistério com algo que aconteceu durante um churrasco entre 3 casais de amigos, vamos descobrir de fato o que aconteceu na metade do livro mais ou menos, e com isso eu esperava algo chocante, mas a autora criou tanto mistério que por fiquei esperando mais. Tive dificuldade em me afeiçoar com os personagens também, com isso a leitura no começo foi bem lenta. Mas no geral, recomendo o livro para quem gosta de dramas familiares e um pouco de mistério.

Mah Mac Dowell 06/02/2024

Esperava mais. Achei a leitura até meio arrastada. Eu estava com as expectativas altas por gostar dos outros livros dessa autora. Gostei do plot, era algo que tb não esperava, mas foi o ponto ápice muito rápido, depois a história ficou morna de novo. Mas a leitura é válida para passar um tempo.

PorEssasPáginas 01/09/2017

Resenha: Até que a culpa nos separe - Por Essas Páginas
Já conhecia Liane Moriarty há algum tempo, quando li o ótimo O Segredo do Meu Marido, por isso achei maravilhoso quando a Intrínseca enviou para nós dois títulos: a nova edição de Pequenas Grandes Mentiras e o lançamento Até que a culpa nos separe. Pode parecer diferente, mas preferi começar pelo segundo, ainda não li o livro mais famoso da autora (calma, ele será o próximo). Mas é que Até que a culpa nos separe me deixou bastante curiosa e, de fato, é um livro com o toque da autora, dramas de vidas, de casais, de mulheres, porém, é mais que isso, a obra possui também uma pitada de suspense deliciosa – outro toque da autora.

Tudo começa com um churrasco. Três casais – com três crianças, sendo que um dos casais não tem filhos e isso é importante para a trama – se reúnem para um churrasco no jardim, em uma bela tarde de domingo. Porém, algo terrível acontece. Algo que muda a vida de todos eles para sempre.

Narrado em capítulos que ocorrem antes do churrasco e depois do churrasco, a história vai fisgando o leitor aos poucos. No começo, conhecemos os personagens, especialmente Erika e Clementine, duas amigas de infância que têm um relacionamento extremamente conturbado e repleto de palavras não ditas; além disso, elas são o oposto da outra e aos poucos vamos percebendo como, em vários momentos, as duas chegam a invejar a vida da outra. Mas aí você pensa: que espécie de amizade é essa? Existem todo tipo de amizades, e algumas amizades, como essa, também são amizades e também são importantes. Há, no livro, um capítulo belíssimo entre as duas, no qual Clementine compara sua amizade com Erika à nota lobo em seu violoncelo, uma nota dissonante.

“Talvez Erika fosse sua nota lobo. Talvez algo sutil porém essencial tivesse faltado na vida de Clementine sem ela: certa riqueza, certa profundidade.” Página 380

A obra tem um ritmo lento, porém crescente, até que – BUM – temos uma queda vertiginosa, no sentido bom da palavra, como em uma montanha russa. O começo parece morno, mas talvez isso se deva apenas ao fato de que ainda estamos nos acostumando e nos apegando aos personagens. A partir de algum momento ficamos íntimos deles, na ponta da cadeira tentando adivinhar que acontecimento terrível ocorreu no churrasco e causou toda aquela tristeza, culpa e separação.

Todos os personagens são riquíssimos, até mesmo os que aparecem pouco, e Liane Moriarty traz camadas complexas para cada um deles. Você sente que aquelas são pessoas reais, poderiam representar qualquer eu; impossível não se identificar em algum nível. A escrita é apaixonante e, mesmo quando você adivinha (ou descobre) o que aconteceu no churrasco, o livro não perde o brilho, pelo contrário, torna-se ainda mais consistente e você se vê torcendo para que aquelas pessoas consigam superar a mudança terrível e repentina em suas vidas comuns.

A edição é simples, porém competente. Não gostei muito da capa, achei que poderia ser mais elaborada, apesar de fazer sentido em relação à história. Mas, é como dizem, não julguem um livro pela capa, e esse é um belo exemplo, trata-se de uma leitura enriquecedora e maravilhosa. Liane Moriarty é daquelas autoras que conseguem resgatar histórias extraordinárias de vidas e pessoas extremamente comuns. Vale a pena.

site: http://poressaspaginas.com/resenha-ate-que-a-culpa-nos-separe

Fransuerda 11/02/2022

Momentos mudam uma história
Bom, a leitura foi boa. A forma como a escritora organizou os episódios prende o leitor e instiga a continuar. A escrita da Liane é fácil, mas a estória deixou a desejar, têm pontos bem problemáticos e os plots são fracos. É criada uma expectativa em cima da "verdade" e não é nada extraordinário, a tensão criada é bem mais empolgante.

Dedeh Carvalho 07/02/2022

A história é escrita de maneira fluída e que te prende do início ao fim, ela é dividida entre acontecimentos que ocorreram antes de um evento, e depois desse evento, com o ponto de vista de alguns personagens.
Amo quando os autores fazem isso nos livros de fantasia e suspense (como é o caso desse livro) porque me prende mais, e algo que funciona muito para mim.
Nessa narrativa temos como personagens principais Erika & Oliver, Clementine & Sam; Erika e Clementine são amigas desde a infância porém desde o dia do Churrasco a relação de amizade entre elas se torna questionável, e apesar de todo esforço que existe Erika sente que esqueceu alguma coisa sobre esse dia.
Oliver afirma que ela não esqueceu nada e que provavelmente ela está criando coisas.
Tiffany & Vid são vizinhos de Erika e Oliver e provavelmente tem a casa mais luxuosa da vizinhança, essa casa foi cenário para o que ocorreu no dia do churrasco, desde então o casal também não viu os demais convidados. Justo quando Tiffany percebe que sua filha Dakota está agindo de forma diferente, ela acredita que tenha algo a ver com o tal dia. E quando por acaso ela encontra Oliver na vizinhança eles descobrem que o vizinho Harry um idoso que morava sozinho morreu...

A arte de nos fazer de Palhaço com um pouco do estilo de Agatha Christie está presente nesta história. Desde o início somos levados a crer em um determinado caminho e achar que desvendamos tudo logo de cara... mas talvez não seja bem assim.
Existem alguns temas que podem ser gatilhos então é importante se atentar antes de ler esse livro !

site: https://www.instagram.com/leituratopia/

Aline @contandoleituras 04/02/2022

Achei a leitura bem arrastada.
Os personagens trazem problemáticas importantes, mas muitas vezes, parecia que a autora queria encher linguiça para deixar o livro maior.
Também achei que ela colocou algumas coincidências sem necessidade, apenas para amarrar algumas historias.
Foi meu primeiro livro da autora.
Thatiane 04/02/2022minha estante
Também foi meu primeiro livro dela, e tbm não gostei muito... Mas os outros são ótimos!!!

Aline @contandoleituras 08/02/2022minha estante
Tenho visto isso mesmo! Qual você leu dela que você gostou?

Thatiane 10/02/2022minha estante
O meu favorito dela é " o segredo do meu marido"

Aline @contandoleituras 12/02/2022minha estante
Obrigada! Vou ler esse também!

Nahyene 20/06/2020

Bom!
?Então é assim que acontece, pensava uma parte sua enquanto ela se balançava e implorava. Essa é a sensação. Você não muda. Não há nenhuma proteção especial quando atravessamos a linha invisível entre a vida comum e o mundo paralelo em que tragédia acontecem?.?
Liane Moriarty mostra de forma doce e singela as fragilidades humanas, sejam elas físicas ou psíquicas, a linha tênue que a qualquer hora pode ser rompida, transformando, desmoronar ou se perdendo, e o quão difícil é encontrar o caminho de onde parou e continuar.?
No livro acompanhamos a história de três casais que tiveram suas vidas transformadas em uma simples tarde de churrasco. Todos mudaram, os problemas que eram pequenos ganharam proporções maiores, as pequenas imperfeições se tornaram insuportáveis, os verdadeiros sentimentos expostos, amizades e casamentos foram postos à provas. ?
Foram tantos assuntos abordados neste livro, quando comecei a ler, não consegui muito me conectar aos personagens diante de todas as suas imperfeições, sentimentos e pensamentos, mesmo assim não consegui largar o livro, a escrita da autora é impecável, e conforme a leitura avançava, amava cada vez mais os personagens.?
##########################
Esse livro me tocou, quem nunca acordou um dia e viu que estava vivendo um pesadelo, algo desmoronando que mudou de forma radical a vida e os sentimentos e a forma de pensar? Na minha opinião e experiência pessoal, acho que o pior de tudo é a sensação de subversão da mente, antes você acreditava que nunca poderia desenvolver um problema psicológico. ?
##########################

Dani 01/02/2022

História intrigante, mas peca em alguns aspectos.
A história começa em um churrasco, onde, meses depois, cada convidado guarda certas lembranças de um certo acontecimento. A narrativa alterna entre passado e presente mostrando as consequências deste dia. Apesar de estimular a curiosidade do leitor, a princípio, a leitura torna-se um pouco lenta e o grande acontecimento, no final das contas, acaba sendo "fraco" para tanto mistério.

Martha 17/09/2021

Sobre culpa e comportamento humano!
Primeiro preciso registrar a fluidez que foi essa leitura. Mesmo o livro tendo alguns capítulos ?desnecessários? e muitas paginas depois do mistério desvendado, em nenhum momento a leitura foi pesada ou cansativa. E só isso ja é motivo para amar.

Todos os capítulos terminavam com gancho para o proximo ou pelo menos com uma pulga atras da orelha.

Personagens muito reais, humanos e culpados. Que angustia pelo tanto de culpa que todos os personagens carregavam. Oliver, com todos os seus traumas e dores, me conquistou, assim como Clementine com seu estilo deixa a vida me levar. Torci para todos eles ficarem bem?

Mas o mistério realmente me prendeu absurdamente. Fiz mil teorias e todas estavam absurdamente erradas e eu adorei isso!

Meu primeiro contato com a autora e eu ja considero pacas! Super recomendo!

Carol 18/09/2021

Saindo totalmente da minha zona de conforto esse livro foi um pouco desafiador. Não estava acostumada com a escrita da autora então no começo fiquei um pouco perdida, mas depois engatei a história. É um compilado de drama familia e suspense bem interessante, que te obriga a analisar diferentes tipos de personalidades por várias perspectivas. Achei bem diferente e interessante, estou curiosa para ler mais livros dessa autora.

Carla.Maria 19/09/2021

Muito chato
O livro vai narrar a vida dos personagens antes e depois de um acontecimento. Achei que tal acontecimento fosse algo muito sério ou pesado mas n passou de uma coisa bem ridícula. O livro é muito maçante e muito chato, n teve nada que me prendeu.