Até Que a Culpa Nos Separe

Até Que a Culpa Nos Separe Liane Moriarty

Resenhas - Loucamente Culpados

May 11/09/2021

Gostei muito do livro, recomendo pra quem gosta de drama familiar. Fala de alguns temas bem diferentes e gostei muito de uma das personagens fazer psicoterapia.

Bru 19/01/2021

Achei que seria um livro de suspense, porém acaba sendo mais focado na identidade dos personagens, apesar de ter até bastante "mistérios" que a autora planta no decorrer do livro o que eu vai deixando a gente mais curioso pra saber tudo.
Mas não foi nada perto do que imaginei, demorei mais do que pretendia nesse livro (prevejo flop #MLV :c), ele é bem extenso em detalhes e sentimentos (o que é compreensível já que o livro foca nesse ponto e tudo gira a esse redor).
Mas pra mim não funcionou, achei muito enrolado.
PS: Vid melhor pessoa.

Duda.Bea 10/06/2022

Abandonei.
Pra começar, o livro em si não é ruim. A história em parte é interessante sim, mas o livro foi mal desenvolvido.
No começo do livro, tava tudo muito confuso mas fui empurrando pra ver se no meio ficaria melhor e nada. me forcei mt a terminar esse livro e não consegui.
Acho que o que rolou foi o enorme foco na vida dos personagens e a inclusão de acontecimentos desnecessários. Concordo que é legal contar a vida dos personagens antes e depois do dia do churrasco, mas ficaram tanto nisso que o livro perdeu sua essência porque parecia que a autora não sabia quando parar. Um livro de quase 500 páginas que poderia ser resumido em 300 e ficaria incrível.
O verdadeiro motivo pelo qual eu larguei o livro foi porque eu ficava ansiosa dmssss pro final e TODA VEZ que ia falar do dia do churrasco, o capítulo acabava e voltavam a falar do presente e isso me desanimou MUITO.
De qualquer forma, teria sido um livro bacana se bem desenvolvido.

Andreia Pi 26/09/2020

Surpreendeu
Pelo título e por ter lido outros livros da autora, achava que o enredo seria um. Fui surpreendida, mas não fascinada com a história.

ericadavila 08/07/2022

Achei ok. Apesar da leitura ter fluído bem, achei a história muito enrolada, dramas familiares que achei desinteressantes. Uma enrolação pra revelar o que tinha acontecido no bendito churrasco, e acabei ficando decepcionada quando descobri qual era o acontecimento misterioso. Acho q se o livro tivesse umas 50/60 páginas a menos ficaria melhor.

Patrícia 10/06/2020

Aqui temos a história de 3 casais, sabemos desde o começo que durante um churrasco ao qual os 3 casais estavam participando, aconteceu algo que vai mudar a dinâmica dessas amizades e também desestabilizar um casamento.
Seguimos com a história acompanhando cada um desses personagens que intercalam os capítulos, onde ficamos sabendo dos problemas e complexidades de cada um e de suas famílias.
Esse livro vai nos mostrando a história com a dinâmica de ir e voltar nos acontecimentos, em um capítulo estamos no dia do churrasco e no próximo estamos a algum tempo depois do churrasco, com as consequências desse dia.
Logo de começo fiquei muito curiosa pra saber o que tinha acontecido no churrasco que afetou tanto todas as pessoas que estavam lá, esse mistério prendeu minha atenção logo no começo.
A escrita da Liane Moriarty é muito gostosa, é uma escrita rápido e fácil.
Até que a Culpa nos Separe não foi o melhor livro da autora, até hoje foi o que menos gostei... O Segredo do Meu Marido continua sendo meu livro preferido dessa autora.

RUDY 29/04/2020

ANÁLISE CRÍTICA E DA AUTORA
Quando resolvi fazer a leitura desse livro, foi pelo fato de ler e escutar boas coisas sobre os enredos e a escrita da autora. Fato é que comecei a leitura com expectativas altíssimas e confesso que me decepcionei um pouco...
A história é boa, fala sobre amizade, infertilidade, dramas pessoais e familiares, problemas, traumas, TOC, e, claro, culpa que é o tema central do livro; porém, na minha ótica de leitura, tudo poderia ter sido decorrido em pelo menos metade das páginas, o que facilitaria muito a leitura, já que os capítulos são curtos.
A linguagem é bem descritiva, tanto em relação aos acontecimentos, como em relação as descrições das personagens, e mesmo gostando dos detalhes, a leitura foi um tanto entediante e cansativa, principalmente na primeira metade do livro, onde há o ápice dos acontecimentos no churrasco e depois tudo fica muito linear.
Quase desisti da leitura. Por que não fiz isso? Primeiro porque até hoje nunca abandonei um livro; quando tudo começa a fica entediante e fora de foco, largo a leitura, faço outra e depois retorno; e, porque a história fica mais interessante na segunda metade do livro, trazendo algumas revelações do passado: como o fato e Erika ter TOC, porque sua mãe era uma acumuladora e por aí vai. Porque a personalidade das protagonistas, apesar de serem inversas e totalmente diferentes, elas tem algo em comum: A FORÇA.
Os traumas, problemas, dramas e assuntos delicados como a infertilidade e o Toc, e outros temas delicados, relacionamento familiar, filhos, amizade, o suspense e mistério que permeiam o livro desde o início, fizeram com que continuasse, porque sou curiosa por natureza e quero ver tudo esclarecido.
Não é um livro ruim, é lento e entediante, ainda sim recomendo a leitura, porque fala de assuntos importantes e de como a culpa pode corroer nossas mentes e nossos corações de maneira irreversível. As reflexões que o livro traz, são importantes.

site: https://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/2020/04/resenha-22-ate-que-culpa-nos-separe.html
Michelle 26/09/2021minha estante
Tive meu primeiro contato com a escrita da Liane e gostei muito
Lerei esse livro em breve em um projeto literário

Angela Cunha 21/08/2022minha estante
Eu acho que só li um livro da autora e gostei muito na época. Não se hoje, fazendo leituras mais pesadas, eu conseguiria me conectar.
Mas gostei da proposta!!!
Beijo

Natália Siqueira 06/10/2021

Leitura cansativa
Acho que fui para a leitura com uma expectativa maior do que deveria por ter gostado muito de outro livro da autora. Acabei me frustrando, a leitura não fluiu e chegou a ser cansativa em algumas partes do livro. A tentativa de abordar tantos temas no enredo deixou a história confusa e os personagens não me convenceram. Esse livro com certeza não é um dos melhores da autora, pelo menos para mim.

Diane Ramos 05/06/2020

ATÉ QUE A CULPA NOS SEPARE
Desde que li Pequenas Grandes Mentiras (leia a resenha clicando aqui) senti uma necessidade enorme de ler outros livros da autora Liane Moriarty, já que tive uma experiência excelente no primeiro contato, onde achei sua narrativa extremamente instigante e surpreendente. Sendo assim, comecei a leitura de Até Que a Culpa Nos Separe com as expectativas altíssimas e, como já era de se esperar, Liane Moriarty supriu todas elas e ainda me deixou com aquele gostinho de quero mais!
O livro traz a história de duas amigas de infância, Erika e Clementine, duas mulheres que são completamente diferentes uma da outra. Erika é obsessivo-compulsiva. Ela e o marido são contadores e não têm filhos. Já a completamente desorganizada Clementine é violoncelista, casada e mãe de duas adoráveis meninas. Certo dia, as duas famílias são inesperadamente convidadas para um churrasco de domingo na casa dos vizinhos de Erika, que são ricos e extravagantes.
Durante o que deveria ser uma tarde comum, com bebidas, comidas e uma animada conversa, um acontecimento assustador vai afetar profundamente a vida de todos, forçando-os a examinar de perto suas escolhas - não daquele dia, mas da vida inteira.
Em Até Que a Culpa Nos Separe, Liane Moriarty mostra como a culpa é capaz de expor as fragilidades que existem mesmo nos relacionamentos estáveis, como as palavras podem ser mais poderosas que as ações e como dificilmente percebemos, antes que seja tarde demais, que nossa vida comum era, na realidade, extraordinária.

Até Que a Culpa Nos Separe é narrado em terceira pessoa e intercala os pontos de vista entre vários personagens, o que nos possibilita ter uma maior dimensão da história. Os capítulos se alternam entre presente e passado (mais especificamente no dia fatídico do churrasco onde um acontecimento assustador aconteceu), e os desdobramentos vão acontecendo aos poucos, de um jeito que aguça nossa curiosidade, e as páginas vão passando sem sentir. Com uma narrativa intrigante e fluída, Liane Moriarty mantém um suspense na medida certa, aquele tipo de suspense que nunca entrega muito sobre os personagens, apesar das descrições. É como se a autora jogasse com as possibilidades, deixando o leitor com a pulga atrás da orelha o tempo todo, só esperando a próxima dica, a próxima revelação e com isso, ficamos presos facilmente e cada vez mais interessados na trama.
Os personagens foram construídos de forma magistral e ainda arrisco dizer que eles são a verdadeira alma do livro! Tanto os personagens principais quanto os secundários são puramente humanos, repletos de vícios e virtudes e que se transformam ao longo dos capítulos. É incrível a habilidade que a autora tem em tecer personalidades tão distintas e que se encaixam tão bem na narrativa. Não vou descrevê-los individualmente por aqui, pois, acho mais interessante que o leitor descubra suas próprias peculiaridades durante a leitura, mas, ainda ressalto que me apeguei muito a Erika e Oliver, sofri junto com eles todas as suas dores, todas as suas aflições e torci muito por eles.
Mencionar fatos corriqueiros e cenas comuns do cotidiano de forma natural e não forçada é uma marca registrada dessa autora, e em Até Que a Culpa Nos Separe não foi diferente, Liane Moriarty traz as mais variadas temáticas: dramas familiares, transtornos de personalidade, perdas, superação de obstáculos, escolhas, crises, importância da amizade, entres outros. Porém, o assunto central é o sentimento de culpa e como ele pode afetar drasticamente a vida de uma pessoa. Ninguém está imune à culpa, assim como ninguém também está isento dela. Precisamos assumir os nossos atos, mas sem somatizar com as atitudes e escolhas alheias. E, acima de tudo, é necessário seguir em frente.
Enfim, Até Que a Culpa Nos Separe é um livro muito instigante, complexo e que traz grandes reflexões. Liane Moriarty, mais uma vez, me surpreendeu e recomendo essa obra de olhos fechados pra todos vocês!!!

site: http://coisasdediane.blogspot.com/2020/06/resenha-191-ate-que-culpa-nos-separe.html

Kate Dias 26/08/2020

Gostei bastante
Narrativa fluida e muita emoção!
Essa história relata a vida de duas amigas e seus dramas familiares. Me surpreendi com o foco central do livro e com certeza foi um ótimo final.
É uma boa leitura, demora um pouco pra ficar instigante mas com certeza vale a pena ler.

Lu 05/04/2021

Escrita envolvente
A escrita da autora é melhor que a própria história.

A autora te prende, pois na primeira página informa que um acontecimento grave aconteceu, e vai aos poucos te contando o que houve, sem revelar o ocorrido.

Confesso que a curiosidade me impediu de desistir do livro, mas ela demora tanto pra contar o que houve, de fato, (quase com 60% do livro) que enjoei do livro em alguns momentos.

Se inicia com o relato de uma amizade, bastante perturbadora, onde as personagens vivem de "fazer sala" uma pra outra, e aí vai descrevendo diversas pessoas e personalidades, em torno do tema paternidade/maternidade.

Como um momento de distração, envolvendo crianças pode gerar graves consequências e repercutir na vida dessas pessoas tão diferentes.

Não tem nenhuma grande lição, e apenas uma história de entretenimento, interessante e muito bem escrita.

Gabi Mols 23/10/2021

É bom, mas?
Eu comecei a ler esse livro pensando que seria lento no começo, que talvez pudesse empacar, porque foi o que eu li nas resenhas do Booktube.
Mas, ao contrário do imaginado, eu li os primeiros 50% do livro igual uma doida, movida pela fofoca de saber o que havia acontecido no tão falado churrasco. Amei muito essa parte.

Confesso que quando descobri fiquei decepcionada. Não achei tuuuudo isso para afetar a vida dos 3 casais (a não ser Sam e Clementine).

O mais legal do livro é ver o desenvolvimento psicológico dos personagens, e como diante da mesma situação, eles pensam e agem de maneiras diferentes. A própria amizade da Érika e da Clementine pra mim foi muito interessante. Eu pensava ?por que essas duas ainda são amigas?? mas depois me dava conta que eu mesma tenho amizades parecidas.

Escrita ótima, mas terminei na força do ódio, porque da metade pro final é uma chatice.
Gabi Mols 23/10/2021minha estante
foi o que eu *vi nas resenhas do booktube hahahahaha

Tassi 29/10/2021

Começa a ficar interessante depois dos 50%. Até chegar ali foi muita enrolação, sempre confundia quem eram os casais mas a curiosidade de saber o que aconteceu naquela noite foi o suficiente para terminar o livro.

Até que achei o final bom e o desfecho interessante. Só não precisava enrolar tanto no começo.

Nicole Longhi 02/07/2020

Na trama iremos conhecer duas amigas de infância completamente diferentes: Erika, é compulsivamente organizada em todos os aspectos da sua vida e assim como seu marido Oliver, é contadora. Eles não tem filhos e vivem uma ótima vida de casados e com personalidades parecidas. Já Clementine é o oposto da melhor amiga, é extremamente desorganizada tem um marido parecido com ela. Ambos são pais de duas meninas adoravéis, e ela realizou o sonho de sua vida que era se tornar violoncelista.
Erika gosta de tudo organizado e já havia preparado tudo para um cafe da tarde com a família da amiga, quando são inesperadamente convidados pelo seu vizinho, Vlad e sua estonteante esposa, Tiffany, para um churrasco em sua extravagante casa. O que era para ser uma tarde tranquila, com comida, conversa e bastante bebida se torna um pesadelo na vida dos casais depois um acontecimento aterrorizando que os assombra todos dos dias após o temível churrasco.

A maior característica dos livros da autora é o assunto família e amizade. Ela sabe como ninguém como envolver o leitor nesse universo e despertar aquele sentimento de querer mais e deixando a leitura fluída e só percebendo que acabou quando já não há mais páginas para ler. Nesta trama, iremos mergulhar profundamente na vida de Erika e Clementine , que são extremamente detalhadas em todas as suas manias e pensamentos e isso é o diferencial da autora. Ela nos permite conhecer a fundo e detalhadamente cada personagem, cada lugar e cada acontecimento e quem está lendo pode ter perfeito entendimento do que houve e julgar cada uma da maneira que prefere.

Resenha completa em She is a bookaholic

site: https://www.sheisabookaholic.com/2020/07/resenha-ate-que-culpa-nos-separe-liane.html

BiancaPavoni 01/10/2021

Te prende através da curiosidade para saber o que aconteceu....
Nunca tinha lido nada desta autora, decidi ler pq a amazon teve um breve surto de livros grátis e o grupo de Leitura coletiva que participo decidiu ler.
No inicio você sente uma leve vontade de abandonar? SIM!!!! Mas siga em frente, vale a pena. A autora tem um jeitinho próprio de escrever que eu não estava acostumada.
Enfim.... gostei pq ela toca em temas que nunca parei para pensar e te prende na leitura para saber o que aconteceu para todos estarem tão culpados e traumatizados. Com isso vc fica a historia inteira desesperade para saber o que aconteceu no churrasco?!!!!!