Até Que a Culpa Nos Separe

Até Que a Culpa Nos Separe Liane Moriarty

Resenhas - Loucamente Culpados

Sabrina 29/08/2021

Razoável
O início é difícil rsrs a leitura não flui e parece que não conseguia entender a história, depois fica melhor.

Gostei da história, mas alguns pontos poderiam ser melhores.

JULIA 09/10/2021

Lento
Esperava demais da autora, a história se desenvolve, mas é lento, esperava um plot surpreendente bem sombrio

Karen.Carvalho 05/02/2020

eu gostei
O livro conta a história de 3 casais, sendo eles: Érika e Oliver, Clementine e Sam e Tiffany e Vid.
Clementine e Sam tem duas filhas, Holly e Ruby que são duas adoráveis crianças. Tiffany e Vid tem uma filha, Dakota que é completamente apaixonada por livros, e Érika e Oliver não tem filhos.
Érika e Vid são vizinhos e Clementine é a melhor amiga de érika.
Em um belo dia de sol, Clementine estava programada para passar a tarde na casa de Érika, mas ocorre que Vid (vizinho de érika) a convida para um churrasco na casa dele, ela fica meio receiosa de aceitar mas no final acaba cedendo, então vão todos para o churrasco, inclusive Clementine e Sam que nao conhece os vizinhos de érika.
Nesse churrasco acontece uma coisa terrível, que vai abalar completamente a vida de cada uma das pessoas que estavam presentes.

Cassia.Strazzacappa 28/09/2021

Não me conquistou por completo
A história de duas amigas foi se arrastando na narrativa. Clementine e Erika são amigas de infância, mas um relacionamento conturbado que me incomodou bastante. Não só pelo relacionamento em si, mas as narrativas foram se arrastando, em alguns momentos se tornando chatas. Enfim, a maneira como Liane conduz o mistério sobre uma ocorrência em um churrasco, me deixou curiosa ponto de terminar o livro. Talvez se não fosse isso, o tivesse abandonado ou o leria depois.

Grazi 06/10/2021

Li esse livro super rapido, a todo momento esperava pir algo que mudaria a historia, q melhoraria, mas nada veio, e qdo chegou o plot, eu ate ri dos personagens por estarem fazendo um aue por "pouca coisa"

_thegreatsimpsina 15/07/2022

Gostei, a leitura foi bem fluida e rapida de fazer e apesar do misterio nao ter sido a melhor coisa do mundo neste livro devo reconhecer que ele vai alem do que aconteceu no "dia do churrasco", pois acompanhamos personagens com traumas e relações frageis, oq confesso foi a parte que mais gostei de acompanhar. Não é meu favorito da autora mas recomendo.

Elise 01/11/2021

Vou começar dizendo que "até que a culpa nos separe" não é "pequenas grandes mentiras (big little lies)", o que acabou me frustrando um pouco, porque eu fui com muitas expectativas esperando uma coisa que o livro não tinha a proposta de entregar. E, talvez, isso tenha dificultado a minha conexão com os personagens.
"Até que a culpa nos separe" tem a seguinte premissa: houve um churrasco, envolvendo seis pessoas, e algo aconteceu nesse churrasco, o que deixou essas pessoas meio transtornadas. Ao longo da narrativa, vamos acompanhando esses personagens no presente lidando com os "acontecimentos" do fatídico dia, enquanto alguns capítulos retornam ao passado, ao dia do churrasco, e vamos entendendo o que aconteceu de fato.
A narrativa tem uma estrutura super envolvente, a escrita da Liane é muito fluida, e eu não posso deixar de comentar sobre como ela aborda diversos temas difíceis com responsabilidade e cuidado. Desde "big little lies" já dá pra ver como ela pesquisa e se informa, construindo uma história com personagens reais e muito bem desenvolvidos dentro de temas tão delicados e complexos que são abordados, tecendo uma narrativa única e sempre muito bem trabalhada e estruturada.

PaTy_LiKa @patylika.libros 06/08/2022

Esperava mais, eu acho
Achei o livro bem confuso e chato até a metade.
Clementine e Érika são mto falsas. Cresceram juntas, se dizem (melhores) amigas mas só fazem criticar uma a outra.
Os maridos são mto bacanas, e as 3 meninas, muito fofas.
Fiquei de coração partido com a causa da morte do vizinho rabugento.
Tiffany e o marido foi o único casal q realmente gostei desde o início.
Da metade pra frente, depois q entendi o plot do q aconteceu no churrasco, o livro ficou melhor. Mas não é uma leitura extremamente fluida...

Bia 12/05/2020

Só faltava esse livro pra eu completar a minha coleção de Liane Moriarty, e claro, mais uma vez essa mulher não decepciona. O livro é muito bom, contado alternadamente entre o presente e o passado (algumas semanas de diferença). Nessa narrativa, a autora te deixa bem alucinada pra saber o que de fato houve naquela data passada, que tenha transformado o presente daquela maneira. A apreensão vai crescendo cada vez mais, porém confesso que em determinado momento eu "descobri" o que tinha acontecido, e a ilustração da capa ajudou bastante na minha descoberta. Porém eu fui um pouco mais dramática do que o real acontecimento. Mas meu ponto é, que eu consegui prever o que poderia ter acontecido, o que não aconteceu nos demais livros da autora, por isso as 4 estrelas, porque não me surpreendeu de fato. Mas a leitura vale muito pena, aborda temas bastante sensíveis e polêmicos.

manuella.rosasilva 27/05/2020

Um livro que só Liane Moriarty poderia escrever
Liane Moriarty é uma das minhas autoras favoritas desde que li meu primeiro livro dela, mesmo já tendo visto a série, Big Little Lies.
E, Até Que A Culpa Nos Separe, tem o que mais gosto na Liane: sua escrita original. A essência de texto é a mesma. A autora trabalha muito bem em nos guiar pelas redomas do passado, que leva até o que o personagem é hoje.
Ela não tem pena, e faz o que sabe fazer de melhor: suga seus personagens, os disseca até você conhecer até a alma deles, e isso torna cada livro dela real... e cruel.
Esse livro me pegou menos do que o qual eu já citei, e O Segredo do Meu Marido, porém tem sua marca em mim.
O livro trabalha muito bem em cima da sinopse, embora essa ainda revele demais. O título, traduzido pela Intrínseca, não poderia ser outro. Coube muito bem!
Leiam!!!

Ca Melo 03/02/2023

Leitura #4 de 2023
Eu queria encerrar o mês de janeiro com uma das minhas autoras "zona de conforto", porque eu sei que a escrita da Liane Moriarty é envolvente do começo ao fim. Até que a culpe nos separe traz alguns elementos similares à Pequenas grandes mentiras: um acontecimento marcante jogado no início, mas que só é revelado no decorrer da trama, crianças e a relação de mater/paternidade. Tudo começa com a revelação de que algo aconteceu em um churrasco em que estavam três casais, a filha do casal anfitrião e as duas filhas de um dos casais. Assim, a autora descreve a "amizade" entre Clementine e Erika e as coisas bizarras que marcam a relação dessas amigas de infância. Eu fiquei chocada com as várias reviravoltas da trama, principalmente a relação abusiva e caótica entre as personagens. Esse não livro não supera Pequenas grandes mentiras e acho que não curti muito o final, pois acho que um dos casais ficou de lado e os problemas entre os personagens não foram resolvidos.

Fernanda3199 31/01/2023

E a culpa separou?
Até que a culpa nos separe é um livro de drama mas com um tom de suspense, sempre fica algo para descobrir o que aconteceu, o que prende demais a leitura. Eu acho sensacional como os temas familiares e de amizade sao discutidos, como um acontecimento pode destruir uma família e como uma amizade pode, na verdade, não ser tão grande quanto achamos

Renata Martins 13/01/2022

Arrastado
Só queria terminar. Quase 500 páginas....
A escrita da autora é perfeita mas... a história não me pegou. As primeiras 70 páginas eu fixava pensando onde ela quer chegar? Vai chegar em algum lugar?
Mas é isso... não recomendaria esse livro.

Ju 15/04/2022

Mistério e tramas psicológicas
Gostei muito de ler esse livro em grupo porque pude dividir várias impressões a respeito dos personagens e trocar figurinhas sobre o que estava achando do avanço do enredo. Esse livro tem um ritmo bem esquisito, estruturado em alternâncias de flashbacks para o tal dia do churrasco com passagens no presente. Até muito perto do final, o mistério sobre o que aconteceu é mantido e acho que a escrita da Liane sustenta bem esse 'mostra/esconde' que ela propõe. No fim, os fatos não interessam tanto quanto o que passa pela cabeça de cada pessoa na trama, com que suas atitudes são guiadas por medos e certezas frágeis sobre si e sobre os outros. Foi minha primeira vez lendo a autora e acho que leria mais outras obras dela.

Carolina.Weberszpil 06/03/2022

Comecei muito ansiosa e terminei decepcionada. O livro se mostrou monótono em muitas partes. Achei a leitura muito lenta e li só para terminar. Foi um big deal de uma coisa que no final não era nada demais.