Até Que a Culpa Nos Separe

Até Que a Culpa Nos Separe Liane Moriarty

Resenhas - Loucamente Culpados

Karol 16/06/2020

História Boa!
Sam e Clementine são os pais de Holly e Ruby. Ele, marido dedicado à família; ela, focada em ser uma violoncelista de sucesso.

Oliver e Erika são um casal bastante unido. Ele quer muito ser pai, mas Erika sempre falou que não tem vontade de ser mãe, talvez devido ao fato de ela ter tido
uma infância não muito fácil.

Vid e Tiffany são ricos, extrovertidos e, eu diria, um pouco "exóticos". Eles têm uma filha, Dakota, uma menina extremamente introvertida, que tem como passatempo preferido ler livros.

Esses três casais passarão por uma tragédia. Esse incidente vai influenciar a vida dos personagens de diferentes maneiras, a ponto de expor suas fragilidades, culpas, ressentimentos, mentiras, inveja, obsessão e traumas.

O que achei do livro?
A história em si é boa, tem suspense, tem situações surpreendentes e também nos entristece.

Masssss.... eu achei a história um tanto quanto arrastada.

São muitos personagens, além dos casais principais. Há o vizinho de Vid e Tiffany (que é uma peça chave no livro), há os pais de Clementine e a mãe de Erika (uma mulher problemática). Entender quem é quem na história leva um certo tempo.

Eu costumo demorar de 2 a 3 dias para ler um livro. Esse, eu levei 15 dias! (Quase desisti por duas vezes!)

Não gostei muito do estilo de escrita da autora. Os capítulos se dividem em momentos do presente e do passado, as histórias são cortadas ao meio para fazer mistério e os desfechos se dão somente alguns capítulos mais a frente (isso me irritou um pouquinho).

Então você não indica a leitura do livro?
Apesar de todos esses apontamentos, eu indico sim, mas saibam que o ápice da história se dá "pra lá" da metade do livro. Ou seja, tem que ter paciência e perseverança!

Não é o melhor livro que li na vida, mas também está longe de ser o pior.

Marcela212 26/06/2020

A história começa 2 meses após um churrasco no qual mudou a vida dos personagens de diferentes formas.

Não consegui me conectar com nenhum dos personagens e nem sentir empatia por eles, talvez um pouco das crianças mas nem elas me fizeram ter algum apego a história em si. Amo o estilo da Liane Moriarty mas foi 464 de páginas de uma história bem meia boca que consegui gostar de pouquíssimas coisas.

mary 09/09/2021

Fiquei bastante curiosa para saber o que tinha acontecido, a narrativa abre margem para a imaginação e criei várias teorias. Depois que o mistério enfim é revelado fiquei um pouco decepcionada. Por vezes achei um pouco arrastado e os personagens chatos, além de a autora não ser tão fiel às personalidades dos personagens, já que nas últimas páginas mudou traços das personalidades de uma hora pra outra.

Ãndrea 07/11/2020

Até que a culpa nos separe...
História cheia de dramas familiares...
O desenrolar da vida de algumas famílias depois de um acontecimento durante um churrasco, onde cada um tenta conviver com a culpa e seguir com sua vida.

Letti 21/11/2020

Precioso
Gostaria de comentar três pontos sobre esse livro:

O primeiro é que a autora é simplesmente incrível. A narrativa é feita com maestria, a construção dos personagens nem se fala, é simplesmente impecável. Já tenho outros livros da autora na minha listinha para ler.

O segundo ponto é sobre o "suspense" que temos nessa história, e é o único defeito que encontrei, que me deixou levemente irritada. O suspense foi construído de tal forma que a cada página você prende a respiração esperando que finalmente vão contar o que aconteceu naquele churrasco, mas nunca era. Nunca chegava no ápice onde descobriria o que aconteceu naquele fatídico dia e isso me dava vontade de arrancar os cabelos. E ok, talvez fosse exatamente isso que a autora buscava, pois eu não conseguia parar de ler enquanto eu não descobrisse o que aconteceu e só COMEÇEI a descobrir qual foi a tragédia depois de mais de 200 páginas. Isso foi enervante, porque quando soube todos os acontecimentos e toda a história, foi meio decepcionante. Depois de todo o suspense, dá um gostinho de quero mais e/ou de "era só isso?".

E por último e não menos importante, o terceiro ponto é pra elogiar novamente a autora, a forma como ela traz os dramas familiares desses três casais, cada um com seus problemas, suas peculiaridades e traumas, é impressionante. Temos o ponto de vista de cada uma dessas pessoas e cada uma delas tem sua própria singularidade e a Liane soube fazer isso de uma maneira que eu sabia dizer apenas ao ler a primeira sentença do capítulo de quem era o ponto de vista que estava lendo naquele momento. Outro detalhe é a forma como essas famílias são reais, como as consequências, os comportamentos e seus dramas são reais, e conseguimos nos identificar e entender cada um dos personagens. E a amizade totalmente disfuncional entre Erika e Clementine é algo extraordinário e extremamente complexo, a miríade de emoções que ambas sentem e passam uma com a outra eu nem consigo descrever, só lendo o livro para entender mesmo.

Enfim, recomendo a leitura e recomendo também não esperar muito sobre "o que aconteceu" e sim das consequências geradas por esse acontecimento, é nesse âmbito que a Liane Moriarty brilha..

Camila.Godoy 03/01/2022

Diante de tantos livros maravilhosos dessa autora, fiquei um pouco decepcionada com esse!

Fica um bom exemplo de como temos e levamos algumas relações na nossa vida.
Mas os suspense achei fraco, esperava mais, o desenrolar do livro após o relato do acontecimento principal foi muito melhor do que o início do livro.

Jéssica Inthurn 02/12/2020

Intrigante e misterioso
Outro livro muito interessante da Liane Moriarty, ela está se tornando uma das minhas escritoras favoritas. Nesse livro, temos dois casais de amigos que escondem um segredo. Algo aconteceu certo dia em um churrasco na casa dos vizinhos e nós passamos o livro inteiro nesse mistério, sem saber o que houve de tão grave que afetou a todos. O casal de vizinhos também participa como coadjuvantes e tem uma filha de 10 anos que se sente culpada pelo acontecido. É incrível como a autora não deixa o livro cair na monotonia, mas dá pequenas pistas ao decorrer da narrativa que nos fazem ficar tentando adivinhar o que aconteceu com os personagens que os afetou tanto.

Reh Lopes Moura 15/12/2020

Bom livro
Achei que seria um livro de suspense, realmente tem um mistério sobre um acontecido, mas na verdade é mais sobre as relações dos personagens. Mesmo assim é um bom livro.

Le Pacheco - amante dos livros 28/12/2020

Esse é um livro forte!...
Mostra como nossas vidas podem mudar para sempre em questão de segundos... e que nem tudo é o que parece!
Adorei!!! ???

Daillana.Gomes 13/01/2021

Confuso, porém surpreendente ?
Confesso que não me prendeu muito... demorei um pouco lendo, mas o final foi surpreendente, quando achei que tinha revelado todas as lembranças, uma nova teve seu melhor desfecho ??

Ana 24/08/2021

Um drama envolvendo família, amigos, vizinhos. Algo aconteceu num churrasco. O mistério perdura até quase as últimas páginas. A primeira vista parece que o foco da história é esse mistério. Nesse caso o leitor pode se sentir frustrado pois, ao longo da narrativa imaginamos coisas terríveis e no fim é menos grave do que pensamos. No entanto, ao final vamos perceber que na verdade a história trata das relações dessas pessoas. O que aconteceu no churrasco afetou todos os presentes e até mesmo outros que nem estavam ali, levando todos eles a repensarem suas escolhas de vida e os reais sentimentos que os unem.

Hellen.Biehl 27/01/2022

O que dizer?
Primeiro livro da autora que leio e posso dizer que já senti que a autora consegue construir personagens muito bem, reais e humanos, com suas indagações palpáveis, qualidades e defeitos (assim como relacionamentos, diálogos e situações cotidianas), e a forma como ela aborda saúde mental também achei um ponto forte.
Porém, o plot é fraquíssimo e tudo que gira ao seu redor também, nada grandioso acontece o livro todo e eu senti que acabou meio incompleto (?), meio que n entendi o que a autora quis passar com essa história, e os personagens vid, tifany e dakota foram bem mal explorados. Acho que o maior defeito do livro é ser tão longo, o que o torna prolixo e massante.

Raquel Silva 12/01/2022

Suspense desnecessário..
Livro escrito com vários pontos de vistas, o que torna a leitura normalmente mais dinâmica.

O foco principal é na relação entre três casais e três crianças. Tendo como base os dramas familiares.

O principal problema ao meu ver, foi a enrolação desse livro, acompanhamos desde o início os personagens falando do fatídico churrasco. Porém, até que o livro explique o que aconteceu, ele vai criando um suspense desnecessário.
Por conta do suspense, havia grandes expectativas para esse desfecho, mas quando o mesmo aconteceu, não atendeu ao esperado.

E a relação da maioria dos personagens, parecia muito superficial, apenas estando juntos por alguma obrigação.

Um ponto positivo é que os capítulos são pequenos.

*Se você procura um livro com foco total na relações familiares, esse livro pode lhe interessar.

Mayara.Dominguez 15/02/2021

Liane é minha autora favorita e com esse livro, a leitura flui muito, amo todos os dramas familiares que a autora sempre cria, mas esse livro me angustiou demais com o mistério (que eu já sabia mais ou menos como seria por ser meio previsível, porém queria saber COMO as coisas aconteciam), todo capítulo eu achava que era AGORA e nada, porém eu não conseguia largar até chegar ao final. Não tem como: eu amo como essa autora escreve.