Até Que a Culpa Nos Separe

Até Que a Culpa Nos Separe Liane Moriarty

Resenhas - Loucamente Culpados

Quel 14/09/2021

Gostei, mas achei arrastado....
Apesar de ter gostado do livro como um todo, dos temas diferentes que vi sendo abordado na história, dos dramas familiares eu senti que a história foi arrastada e que o livro poderia ter umas 100 páginas a menos (pelo menos foi essa a sensação). A autora faz um grande mistério com algo que aconteceu durante um churrasco entre 3 casais de amigos, vamos descobrir de fato o que aconteceu na metade do livro mais ou menos, e com isso eu esperava algo chocante, mas a autora criou tanto mistério que por fiquei esperando mais. Tive dificuldade em me afeiçoar com os personagens também, com isso a leitura no começo foi bem lenta. Mas no geral, recomendo o livro para quem gosta de dramas familiares e um pouco de mistério.

Marcela262 09/03/2022

Nao é o melhor dela
Apesar de reamente a historia ser boa
E o plote também ser muito bom, a historia demora muito pra engrenar o que prejudicou a experiencia.

Driely 03/01/2022

Até que a culpa nos separe
Eu achei o livro arrastado e quando se revela o que aconteceu no churrasco eu pensei, "ah, foi isso?"
Não só nesse livro, mas como em outro que li da autora não consegui me apegar a nenhum personagem... A Clementine e o marido dela são dois chatos e estão criando duas filhas mais chatas ainda. A cena do jantar foi insuportável! Crianças birrentas e mimadas demais.
Eu gostei da atitude do marido da Erika (esqueci o nome dele) quando ele descobriu o que ela vinha fazendo e apensar de errado ele soube como falar e agir com ela vendo aquela situação.

Dieniffer 17/03/2020

culpa, família e relações próximas
O livro conta a historia de três casais, Erika e Oliver, Clementine e Sam, Vid e Tiffany. Todos estão em um churrasco, e algo acontece deixando todos abalados. A partir dai, sem uma explicação para o que aconteceu, a culpa passa a assolar a todos os que estavam presentes nesse dia fatídico.

O livro intercala entre passado e presente, e logo de começo já é cercado de mistério. A cada página vai aguçando mais a nossa curiosidade, e descobrir logo o que aconteceu. Lá pela metade do livro, o fato nos é revelado, e então passa a nos contar o que aconteceu após aquele momento.

A autora nos traz reflexões sobre culpa, família e relações próximas. A leitura do livro flui super bem, os capítulos são bem curtinhos, e a escrita da autora é leve e fluida.

Foi o primeiro livro que li dela, ouvi muitas pessoas falando super bem, e minha expectativa com ele estava super alta, tanto que acabou por furar a fila, mas confesso, que me enrolei um pouco na leitura e não gostei tanto assim, senti que não me prendeu. Não foi tão impactante como eu imaginava que fosse, o que me deixou um pouco decepcionada. Mas vale a leitura, pois ele nos faz pensar muito nas atitudes e sentimentos.
Manú @livros_da_manu 06/08/2020minha estante
Também me senti assim quando li esse livro.

Kemilly128 09/04/2020

Menos páginas e seria perfeito
Liane tem essa coisa. Mesmo me fazendo passar raiva e aflição em muitos momentos, ainda assim chego ao final da leitura querendo dar um beijo nessa mulher e avaliar o livro da melhor forma possível.

Se você ainda não conhece o estilo de escrita dessa australiana, vou te explicar brevemente: você tem a impressão de que o livro inteiro vai girar em torno de um só plot, relacionado com o título e/ou a capa, mas não é NADA disso. Na verdade, esse é o assunto que dá origem a todo o restante, que está intrinsicamente interligado (e nem sempre percebemos).

Nos livros dela temos a chance de dissecar os personagens a tal ponto que imaginamos que eles são nossos vizinhos e nos pegamos pensando que seríamos bons amigos ou, então, que não olharíamos nem na cara daquela megera. Os personagens são reais, bem construídos e não do tipo "Erika é uma mulher morena, de 1,60 e 55kg..." NÃO! Conhecemos o íntimo dos personagens, suas personalidades, seus medos, desejos, sonhos e sentimentos de uma forma que nem mesmo seres humanos se conhecem.

Em Até que a culpa nos separe podemos perceber que nenhuma relação é tão sólida quando parece e que pequenos incidentes podem mudar tudo - para o bem e para o mal. Também podemos ter a certeza de que ninguém é perfeito nem completamente imperfeito. Todos temos nossos segredos e nossos motivos para agir assim ou assado e que, às vezes, a ajuda vem de onde menos esperamos.

Afinal, o que aconteceu no fatídico DIA DO CHURRASCO que mudou completamente a vida das três famílias envolvidas e suas formas de agir entre si?

A nota 4,5 foi só porque é BEM enrolado no começo, até descobrirmos o que ocasionou toda a mudança na rotina dos protagonistas. Depois é impossível parar de ler.

Raquel Silva 12/01/2022

Suspense desnecessário..
Livro escrito com vários pontos de vistas, o que torna a leitura normalmente mais dinâmica.

O foco principal é na relação entre três casais e três crianças. Tendo como base os dramas familiares.

O principal problema ao meu ver, foi a enrolação desse livro, acompanhamos desde o início os personagens falando do fatídico churrasco. Porém, até que o livro explique o que aconteceu, ele vai criando um suspense desnecessário.
Por conta do suspense, havia grandes expectativas para esse desfecho, mas quando o mesmo aconteceu, não atendeu ao esperado.

E a relação da maioria dos personagens, parecia muito superficial, apenas estando juntos por alguma obrigação.

Um ponto positivo é que os capítulos são pequenos.

*Se você procura um livro com foco total na relações familiares, esse livro pode lhe interessar.

Nina 26/01/2022

Liana Moriarty perfeita
Quem gosta de drama familiar e suspense tem que conhecer essa autora. Mais uns livros e vira uma das minhas autoras favoritas. Constrói laços familiares e personagens de forma formidável com uma pitada de suspense sempre. Achei esse suspense/plot não tão grandioso quanto o segredo do meu marido (1° livro que li dela) mas a contrução da história e personagens seguem magnífica. Leiam essa autora!

Hannah 28/04/2020

Dramas familiares sempre são intensos
E nesse livro e muito fácil notar essa intensidade, as consequências na vida de cada um depois do que aconteceu no churrasco, foi algo muito palpável, algo fácil de imaginar nas nossas vidas..

Gostei muito da narrativa do livro, um pouco lento no começo mas depois te deixa preso e te faz se sensibilizar com a história dos personagens

Stella 18/02/2022

Bom, mas cansa muito
Eu me arrastei pra terminar esse livro por dois motivos:
1) a trama e o acidente. Fiquei várias noites pensando se as minhas crianças estavam bem e na possibilidade diária de o mesmo acontecer por um breve descuido. Serviu de alerta, mas me deixou com certo pânico;
2) é uma leitura muito cansativa. Só mesmo tempo que te prende, ao invés de concluir o que queremos saber, surgem inúmeras novas ramificações.
No geral, é um bom livro. A escrita dela é fácil e claramente poderia ser baseado em fatos reais.

Gi 22/05/2020

Te prende
Foi o primeiro livro que linda autora, e simplesmente adorei. A história te prende, mesmo que em alguns momentos eu tenha ficado brava devida a enrolação.
Ela fala sobre os medos, traumas e sentimentos dos personagens de uma forma natural e bem escrita.
Com certeza irei ler outros dela e espero me surpreender positivamente assim como foi com esse.
manuella.rosasilva 27/05/2020minha estante
Ainda não li O que Alice esqueceu e nem Nove Desconhecidos, mas quantos anos outros, já que gostou desse, você vai AMAR

Gi 28/05/2020minha estante
Ahhh então vou ler. Estou lendo o da Alice, e bem bom também

Karol 16/06/2020

História Boa!
Sam e Clementine são os pais de Holly e Ruby. Ele, marido dedicado à família; ela, focada em ser uma violoncelista de sucesso.

Oliver e Erika são um casal bastante unido. Ele quer muito ser pai, mas Erika sempre falou que não tem vontade de ser mãe, talvez devido ao fato de ela ter tido
uma infância não muito fácil.

Vid e Tiffany são ricos, extrovertidos e, eu diria, um pouco "exóticos". Eles têm uma filha, Dakota, uma menina extremamente introvertida, que tem como passatempo preferido ler livros.

Esses três casais passarão por uma tragédia. Esse incidente vai influenciar a vida dos personagens de diferentes maneiras, a ponto de expor suas fragilidades, culpas, ressentimentos, mentiras, inveja, obsessão e traumas.

O que achei do livro?
A história em si é boa, tem suspense, tem situações surpreendentes e também nos entristece.

Masssss.... eu achei a história um tanto quanto arrastada.

São muitos personagens, além dos casais principais. Há o vizinho de Vid e Tiffany (que é uma peça chave no livro), há os pais de Clementine e a mãe de Erika (uma mulher problemática). Entender quem é quem na história leva um certo tempo.

Eu costumo demorar de 2 a 3 dias para ler um livro. Esse, eu levei 15 dias! (Quase desisti por duas vezes!)

Não gostei muito do estilo de escrita da autora. Os capítulos se dividem em momentos do presente e do passado, as histórias são cortadas ao meio para fazer mistério e os desfechos se dão somente alguns capítulos mais a frente (isso me irritou um pouquinho).

Então você não indica a leitura do livro?
Apesar de todos esses apontamentos, eu indico sim, mas saibam que o ápice da história se dá "pra lá" da metade do livro. Ou seja, tem que ter paciência e perseverança!

Não é o melhor livro que li na vida, mas também está longe de ser o pior.

Marcela212 26/06/2020

A história começa 2 meses após um churrasco no qual mudou a vida dos personagens de diferentes formas.

Não consegui me conectar com nenhum dos personagens e nem sentir empatia por eles, talvez um pouco das crianças mas nem elas me fizeram ter algum apego a história em si. Amo o estilo da Liane Moriarty mas foi 464 de páginas de uma história bem meia boca que consegui gostar de pouquíssimas coisas.

Mayara.Dominguez 15/02/2021

Liane é minha autora favorita e com esse livro, a leitura flui muito, amo todos os dramas familiares que a autora sempre cria, mas esse livro me angustiou demais com o mistério (que eu já sabia mais ou menos como seria por ser meio previsível, porém queria saber COMO as coisas aconteciam), todo capítulo eu achava que era AGORA e nada, porém eu não conseguia largar até chegar ao final. Não tem como: eu amo como essa autora escreve.

Camila.Godoy 03/01/2022

Diante de tantos livros maravilhosos dessa autora, fiquei um pouco decepcionada com esse!

Fica um bom exemplo de como temos e levamos algumas relações na nossa vida.
Mas os suspense achei fraco, esperava mais, o desenrolar do livro após o relato do acontecimento principal foi muito melhor do que o início do livro.