Little Fires Everywhere

Little Fires Everywhere Celeste Ng

Resenhas - Little Fires Everywhere

Markarroni 09/06/2020

Mais uma obra de arte
Li este livro durante a Leitura Coletiva que o @preconceitoliterario e a @larliterario fizeram. Esta foi a minha primeira leitura de Celeste Ng, e tenho certeza que não será a última.

O começo é um pouco lento, principalmente porque há muita coisa acontecendo e muitos personagens singulares e a gente tem que prestar be atenção para não acabar os confundindo. Mas isso não frustou a leitura, muito pelo contrário, a autora estava preparando o palco para todo o drama que estava por vir. E quando eles começam a chegar, você está tão completamente imerso na vida dos personagens, que só fica querendo descobrir o que mais vai acontecer em seguida.

Este livro tem tantas nuances, com tantas perguntas, mas nenhuma resposta perfeita. Cada situação é como um pouco de gasolina sendo espalhada e qualquer uma das soluções questionáveis só vai colaborar para que a caixa de fósforos seja aberta e os palitos sejam riscados.

O desenvolvimento dos personagens é fantástico. Fiquei bastante surpreso, porque há muitos personagens e quase 350 páginas. Celeste Ng fez um trabalho fantástico, visto que, é preciso ter uma habilidade imensa para fazer jus a todos eles e não deixar nenhum com enredo raso.

Há um acontecimento que me fez ficar totalmente dividido. De forma habitual, eu ficaria totalmente de um lado, mas a autora conseguiu fazer com que eu também ponderasse e começei a também defender o outro lado. No fim das contas, você se encontra num dilema ético que, normalmente, nem nos damos conta do quanto aquilo vai afetar a vida de alguém.

É desafiador escolher um lado, porque ninguém é totalmente culpado e inocente. Sabe, eu me envolvi tanto, que gritei com personagens, quis dar um sacode neles, e precisei de uma bebida alcoólica para acalmar os nervos. Quando essas coisas acontecem comigo, eu sei que estou lendo um livro muito bom.

O vencedor na categoria de Melhor Ficção do Goodreads Choice Awards 2017 é um drama familiar demasiadamente intrigante e convincente. Uma história sobre maternidade, adolescência, raça, regras, ética, e muito mais coisas que vão atiçar o seu lado analítico. A leitura pode não ser tão rápida, mas a magnificência dos personagens e o enredo sensacional tornam a leitura fartamente deleitável.

site: https://www.instagram.com/marksreading

Camilla 01/07/2020

Drama familiar interessante
Eu comecei a ler esse livro em janeiro, antes de lançar a minissérie, porém achei muito confuso e acabei deixando de lado. Decidi assistir todos os episódios (menos o finale), ler o livro, e só então finalizar a série. Foi a melhor alternativa pra mim, porque os dois foram bem complementares.
Little Fires Everywhere conta a história de dois núcleos familiares de classes socioeconômicas diferentes mas, além disso, reflete o valor e perigo dos segredos, nos fazendo questionar diversas situações em que ética e moral entram em conflito. A Elena foi minha personagem favorita, a maior motivação para me fazer continuar lendo, uma vez que eu fiquei muito ansiosa por quais seriam suas decisões. De modo geral, achei a história muito interessante, mas tive um grande problema com a escrita. A autora escreve de uma forma distanciada, então acabou não tendo um grande impacto (que é um elemento que eu valorizo bastante nas minhas leituras).
Recomendo principalmente pra quem já assistiu a série e gostaria de ver a perspectiva inicial da história, uma vez que os dois formatos são bastante diferentes entre si.

Max 09/05/2020

Às vezes é necessário começar de novo
Sometimes you need to scorch everything to the ground and start over...
Um livro sobre empatia, sobre ver o mundo sob uma perspectiva diferente e única. Sobre a lição de que, não importa se as coisas aconteceram ou não como você estava esperando, mas que você deve às vezes parar para se reconectar com o seu verdadeiro eu.

Marcianeysa 09/08/2021

Já tinha assistindo a série e achei melhor que o livro. É interessante, mas algumas partes são cansativas. Não consegui me apegar a alguns personagens e outros não foram bem desenvolvidos a ponto de ganharem protagonismo no final

Luiza.Cabral 30/07/2023

Me surpreendi muito! Já tinha tentado ler o outro livro da autora e não consegui passar da página 50, mas esse livro me pegou muito desde o começo. Muito bom!

becaestrela 22/07/2020

Muito bom!
Primeiro livro que leio de Celeste Ng e posso dizer com certeza que não será o último. A narrativa te prende, mas não de um jeito tradicional, com plot twists e revelações. A história te envolve! Lendo, senti como se eu estivesse lá, como se eu conhecesse essas pessoas. Eu ponderei sobre aqueles dilemas como se fossem meus próprios. Vale muito a pena a leitura!
Alessandra Leandro 22/07/2020minha estante
Vou começar a ler assim que terminar o que estou lendo!!! Ansiosa

Doug Freitt 05/09/2020

Um livro para te fazer refletir
Eu comecei ler este livro por indicação, mas nem sabia do que se tratava, só que era um drama é que existe uma série baseado nele. Logo no início, você fica curioso para entender quem são os personagens e qual será o desenrolar da história, porém são apresentados diversos personagens e a narração vai apresentando um por um sem seguir necessariamente os eventos, acho que isso cansa um pouco o leitor, mas como eu adoro um drama, segui firme.

Este livro é incrível pelo fato de ele falar sobre algo tão comum na nossa sociedade, família e o racismo. Não há grandes acontecimentos (no sentido de assassinatos), caso seja isso que esteja procurando, compre outro. Pelo contrário, na simplicidade do dia-a-dia, ele aborda e discute vários temas como racismo estrutural, família, aborto, relacionamentos, educação dos filhos, relação com o trabalho e tantas outras coisas. E faz isso esplendidamente ao contextualizar em vivências próximas à nossa.

Acredito que vale muito a leitura, este é um livro que vai te fazer refletir muito sobre suas ações, maneiras e posicionamento sobre diversos assuntos. É uma obra que não entrega respostas mastigadas, mas te faz chegar nelas.

Boa leitura ?

karenjuliee 03/04/2021

O livro tem algumas questões mais sérias, mas no fim a história parece se resumir a um "white people's problem" com uma solução do mesmo nível. Sem contar o final em aberto que me irritou um pouco. Ao longo da história tem alguns plots, mas nada que torne a leitura muito melhor. white people are crazy

Clara 13/04/2021

enrolei demais pra ler e no final parou de fazer sentido pra mim KKKKK
porém, o que eu entendi achei incrível

Laris | @larislendo 23/07/2020

talented, brilliant, incredible, amazing, show stopping, spectacular, never the same, totally unique, completely not ever been done before, unafraid to reference or not reference, put it in a blender, shit on it, vomit on it, eat it, give birth to it.

agora falando sério.
eu tô muito impactada com tudo sobre esse livro. a história, a escrita, os personagens. obrigada por tudo Celeste Ng.

Flávia 27/10/2020

Leitura gostosa de se fazer
Adorei o livro, achei que a autora consegue mudar cenários com muito sutileza e prender o leitor. Eu primeiro tive contato com a série e por isso talvez prefira mais ela do que o livro mas recomendo fortemente a leitura e depois, assistir a série.

mairesse 05/02/2022

little fires everywhere
O inglês do livro é fácil, o que me ajudou e fez o livro cumprir seu objetivo. Porém, não achei o final da história tão bom quanto dizem.

jackseydon 08/01/2021

Desinteressante
Não sei por onde começar, mas aqui está. Não gostei nada deste livro. Para mim, era apenas um livro aleatório que peguei para ler e estava muito interessado em ver como as coisas ficariam. Celeste tentou, mas falhou, porra, a escrita em si era boa, mas os personagens são apenas ... idiotas. Eles são realmente idiotas, todos passam o livro inteiro conversando e tendo momentos juntos, mas no FIM (que poderia ter sido evitado se Izzy abrisse a merda da boca e dissesse a Lexie o que realmente estava acontecendo) eles não se comunicaram.
O que Celeste estava tentando fazer exatamente com todo esse enredo? Para mim foi apenas drama e drama e drama ... adivinhe o que vem a seguir MAIS drama. Não foi bom para mim. E MDS PEARL e TRIP ... GIRL WTF aquilo foi ... Eu nem tenho as palavras certas, mas acho eu que diria "preguiçoso". Sim, essa coisa toda foi preguiçosa. Espero gostar do romance de estreia da Celeste, estou realmente animado para lê-lo.

de qualquer forma

Simplesmente não funcionou para mim, mas eu recomendo, sabe? Nem todo mundo pensa o mesmo, então você pode gostar.

Relâmpago 01/02/2021

O enredo do livro era a única coisa que era boa, mas o final estragou o livro completamente pq esse foi o pior final que alguém poderia ter escrito para essa história. (Mentira, além do enredo a construção da Pearl e da Mia e da relação das duas tbm é boa)

sbllmrn 14/03/2021

Em "Pequenos incêndios por toda parte" a autora consegue navegar de uma forma fluida sobre como é a vida no bairro de Shaker Heights. Apesar de no início parecer que estamos lendo um livro de mistério, eu o classificaria mais como um drama familiar. O grande acontecimento do início do livro não é o principal, mas sim a trajetória para chegar ao dia fatídico. Celeste Ng conseguiu em poucas páginas mostrar a profundidade do ser humano e a complexidade das relações interpessoais.