Sprint Jake Knapp
John Zeratsky

Resenhas - Sprint

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Cesar.Neto 25/09/2021

Já havia utilizado da metodologia Sprint em alguns grupos de trabalho e só agora descobri o livro que a embasou. É uma boa obra e um ótimo método a se seguir.
Livros técnicos levam tempo para cativar (pelo menos pra mim). Nesse caso foi o contrário. Esse livro me prendeu no começo e foi me perdendo mais para o final.
Vale a leitura.

Pedro Duarte 08/07/2020

Livro muito bem estruturado, explicando todas as fases do método Sprint e como ele pode ser aplicado. O checklist no final do livro é um ótimo guia para a aplicação do método em design de novos produtos.

Alison 31/05/2023

Estratégias
O livro entrega todo processo do Sprint, e isso é fantástico. Entendendo que esse processo q a princípio parece uma semana de simples testes é na verdade uma atividade que salva produtos, desenvolve novas ideia e pode gerar economia para empresa. Por mais que o livro entregue exemplos ele ainda não é capaz de entregar soluções para a diversidade de casos que podem surgir. Mas faz parte e devemos de alguma maneira usar a nossa criatividade para solucionar casos q o livro não entrega.

Batatinha 03/09/2020

Pura metodologia, mas ótimo
O livro em si, na minha opinião, é puro método, com exemplos ótimos de empresas que adotaram o "Sprint" e acabaram crescendo muito com suas ideias. Por ser uma leitura, na minha opinião, estruturada em metodologia (quando e como fazer) acabou por ser uma leitura "arrastada", mas não tiro o mérito dos autores, porque justamente a chave do sucesso em você aplicar uma ideia nova está na execução do Sprint detalhado e sem improvisações.
O livro é bom sim pras áreas de negócios, pequei me vendo no meu antigo trabalho administrativo aplicando o método. Kkkk

André 21/07/2020

Essencial
O livro aborda de forma leve todo o processo, explicando o que fazer em cada dia da semana.

Tudo é explicado com histórias práticas, o autor até arrisca algumas piadas e ao final existe um check list para aplicar o Sprint de forma completa.

Como crítica ao método fica apenas o fato de ele ser pouco flexível em relação à quantidade de dias. Pouquíssimas vezes, e isto mais para o final do livro, o autor "permite" que o Sprint seja aplicado em menos de 5 dias. Digo isso pois já ouvi em alguns podcasts que o que o Sprint já foi aplicado em três ou quatro dias com facilidade.

No mais, é um livro extremamente recomendado para pessoas que trabalham com projetos inovadores.

Cris 20/07/2020

Sprint
O livro trata do método sprint, criado pelo designer Jake Knapp quando trabalhou no Google, com o foco de desenvolver e testar ideias em apenas cinco dias. Leitura rápida e tema útil.

Valéria 29/06/2020

A metodologia apresentada no livro pode ser usada e adaptada para diversas áreas de atuação.

Jessie 14/12/2021

Sprint
Um método incrívelmente eficiente. Coloquei em prática e consegui um ótimo resultado em 5 dias, algo que nunca imaginei ser possível.

ATHOS 01/04/2024

Acelerando a Inovação com o Método do Google

**Sprint: O método usado no Google para testar e aplicar ideias em apenas cinco dias**, de Jake Knapp e John Zeratsky, é um guia prático para revolucionar a forma como você desenvolve e testa novas ideias. Inspirado no método utilizado no Google para impulsionar a inovação, o livro oferece uma estrutura passo a passo para transformar conceitos em protótipos testados em apenas cinco dias.

**Desbloqueando o potencial das ideias:**

A obra destaca a importância de **agir rapidamente** para evitar que ideias promissoras se percam em burocracias e perfeccionismo. Através do método Sprint, você terá ferramentas para:

* **Definir o problema:** Identifique o problema central que sua ideia busca solucionar com clareza e objetividade.
* **Mapear soluções:** Explore diversas alternativas e selecione a mais promissora para o desenvolvimento do protótipo.
* **Criar um protótipo funcional:** Construa uma versão simplificada da sua ideia para testes com usuários reais.
* **Testar com usuários:** Obtenha feedback crucial de seu público-alvo para aprimorar a solução e garantir seu sucesso.

**Um guia prático para todos:**

**Sprint** não se limita a startups ou grandes empresas. A metodologia pode ser aplicada por qualquer pessoa que busca:

* **Validar ideias de negócios:** Teste a viabilidade de um novo produto ou serviço antes de investir tempo e recursos.
* **Aprimorar produtos existentes:** Descubra como melhorar produtos já lançados com base nas necessidades e expectativas dos usuários.
* **Resolver problemas de forma criativa:** Encontre soluções inovadoras para desafios em diferentes áreas, como educação, saúde e gestão de projetos.

**Benefícios da leitura:**

* **Agilidade na inovação:** Reduza o tempo entre a concepção e o lançamento de novos produtos ou serviços.
* **Economia de recursos:** Evite investimentos dispendiosos em soluções que não atendem às necessidades do mercado.
* **Melhor tomada de decisões:** Baseie suas decisões em dados concretos coletados através de testes com usuários.
* **Cultura de experimentação:** Crie um ambiente propício à criatividade e à busca por soluções inovadoras.

**Conclusão:**

**Sprint** é um livro essencial para qualquer pessoa que deseja acelerar a inovação e transformar ideias em soluções reais. A metodologia prática e os exemplos reais apresentados na obra inspiram e guiam o leitor a colocar suas ideias em prática de forma rápida, eficiente e eficaz.

**Recomendo a leitura para:**

* Empreendedores
* Profissionais de marketing e produto
* Designers
* Desenvolvedores
* Equipes de inovação
* Qualquer pessoa que busca desenvolver e testar novas ideias

**Lembre-se:**

* O livro oferece um guia prático, mas a implementação do método Sprint exige planejamento e dedicação da equipe.
* Adapte a metodologia às suas necessidades e contexto específicos.
* O feedback dos usuários é fundamental para o sucesso da sua ideia.

**Com Sprint, você estará pronto para dar vida às suas ideias e impulsionar a inovação em seu negócio ou projeto!**

Fernanda 01/10/2022

Bom livro! Direto e objetivo com muitos exemplos para facilitar.
Esse livro é bastante técnico e voltado para quem quer aprender uma nova metodologia ágil ou quer um caminho mais dinâmico para construir um produto, processo, etc.
É bastante detalhado e tem vários cases de exemplo - Já li outros livros desse estilo e nenhum me surpreendeu nessa parte mais prática.
Apesar do nome "Sprint" não tem relação com a metodologia Scrum, mas ajuda tanto quanto a outra.

É um bom livro. Nota 7,8.
(Ainda vou aplicar na prática a teoria, pode ser que a nota mude para mais ou para menos rs).

Gabriel.Baeta 30/03/2022

Achei o melhor método ágil
Apesar do título dessa resenha, esse método não exclui outros métodos ágeis e nem o conventional.

Na verdade, eu sinto como esse método fosse um validador de negócio, enquanto os demais são sobre a gestão do negócio.

O Scrum tem sua parte de backlog e correção junto do cliente, mas ainda pode ocorrer erros e retrabalho em uma nova sprint deles, que é totalmente diferente dessa.

Há um problema também de que todos devem ser muito bem instruídos durante ssse processo, a solução de conflitos é viável, mas nem rodo mundo gosta de ver suas ideias sendo rejeitadas. Por isso o livro diz pra não se apaixonar por suas ideias.

Interessante e recomendo!

Henrique Morais 24/03/2020

O Melhor Sobre o Assunto
Os criadores do conceito abordam o tema com muita leveza. Sem dúvida, leitura obrigatória para pessoas de inovação e criação de produto.

Thomas.Lincon 01/03/2021

Disruptivo
Um ótimo livro para quem quer ver outras alternativas para resolução de problemas ou mesmo desenvolvimento de novos produtos ou serviços. Uma visão muito interessante.

Jeromix 06/02/2019

Realmente entrega o que promete
Livro bem escrito (e traduzido), de leitura fluida e leve. Por sinal, muito melhor que o livro "Scrum", que resumiria sendo um livro de autopromoção. Em vez disso, o “Sprint” realmente entrega o que promete.

É basicamente um manual passo-a-passo, bem didático e prático, de uma técnica de validação de ideias em um projeto – por meio da prototipação rápida e intensa de cinco dias.

Ela é uma pequena parte de uma metodologia projetual muito maior e mais demorada, portanto, deve-se evitar o erro de achar que qualquer projeto pode ser solucionado no decorrer de um Sprint. Portanto, são cinco dias (podendo se repetir) dentro de um projeto de meses ou anos – não sei o quanto o livro foi bem sucedido em reiterar isso, mas ele tenta.

O "Sprint" faz parte do "Scrum", que faz parte de uma metodologia projetual maior e variada, como o "Design Thinking".
Em resumo: Sprint < Scrum < Design Thinking

Elaborada para o ambiente empresarial/corporativo, especialmente nos setores de P&D ou em startups, onde o ambiente é mais interdisciplinar – mas também pode ser aplicado nos mais diversos ambientes, como no acadêmico.

Raissa Carolina 14/06/2021

Incrível
Leitura obrigatória para quem trabalha com projetos ou quer tirar ideias do papel na equipe ou empresa. Um conjunto de ferramentas que podem ser usadas juntas ou não, e que abrem nossa mente para tornar processos mais práticos e objetivos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5