Romancista como vocação

Romancista como vocação Haruki Murakami

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Gois 22/07/2023

Sobre o processo de escrever
Como um futebolista não jogador que adora acompanhar os bastidores do futebol, eu adoro acompanhar os bastidores da construção dos livros. Esse livro é uma mistura de um pouco de biografia, um pouco de ensaio de opinião e muito de como é o processo criativo do autor (bastante disciplinado, vale salientar). Ele aproveita para destilar um ranço e rebater críticas que recebeu ao longo da vida (E acho que esse coitado recebe muito mais crítica do que merece. Ele é bem original e os livros dele, apesar de não serem maravilhosos, são bons). Achei divertido. É bem fácil de ler. Não é longo. Mas diria que é um livro para quem se interessa pelo tema da escrita. Para além disso, a maioria das pessoas achará inútil.

Ladyce 13/11/2018

Não se trata de ficção. Este é um livro de ensaios sobre escrita, literatura, escolhas e preferências do autor e ainda outros temas surgidos nas entrevistas que Haruki Murakami deu. Não se trata tampouco de um guia para o escritor neófito, nem uma cartilha de como se tornar um escritor de sucesso. Invés disso temos um belo preenchimento do retrato de Murakami como pessoa, intelectual e pensador.

Mesmo assim é um livro que encanta, principalmente àqueles como eu, que apreciam os livros do autor. Saímos dessa leitura com a sensação de quem é Murakami, um cara sóbrio, que tem dúvidas, muitas delas sobre suas criações. Conhecemos o início de sua carreira como escritor e suas ideias sobre a educação nas escolas japonesas. É um livro leve, de fácil leitura, repleto de vinhetas ou histórias ilustrando suas ideias. Nesta obra passeamos pelas memórias do autor, e vislumbramos os processos de sua escrita.

Tudo me pareceu de interesse: seu desprezo pelos prêmios literários; o hábito de sair do Japão para um lugar onde não é conhecido (por exemplo, Paris) e viver lá pelos 6, 8, 10 meses necessários para escrever o romance que tem na cabeça e que surgiu no Japão (ele gosta deste distanciamento físico); o descaso que críticos japoneses têm por sua obra, por acreditarem que é repleta de perspectivas estrangeiras (americanas na maioria); o cuidado detalhado, minucioso, vagaroso necessário para completar uma obra e sobretudo a seriedade com que trata de sua vocação.

Leitura encantadora. Difere de todos os outros Murakamis que li. Com ele começamos a perceber o homem que cria o mundo paralelo em que nos deliciamos. Vale a pena! Muito bom.
Márcio_MX 14/11/2018minha estante
Ladyce,
Meu escritor moderno preferido. Leio tudo dele, principalmente os livros de realismo fantástico.
Esse não estava em minhas prioridades, pensava que seria levado para um lado didático, mas sua resenha mudou o que eu achava que seria o livro. Vou colocar na lista com certeza.
Obrigado por sua opinião.

Ladyce 14/11/2018minha estante
Achei muito bom.

Samylle 12/01/2021

Especial
Murakami é um dos meus escritores favoritos, acho incrível como ele monta suas narrativas e o quão sentimentais elas são. É sempre prazeroso lê-lo e conhecer um pouco sobre ele foi algo sem igual, me sinto muito semelhante a ele e talvez por isso tenha gostado tanto tanto dele.

Mariana.Laranjo 16/11/2020

Metalinguagem inspiradora
É apaixonante a forma como Haruki descreve sua relação com as palavras e com o processo criativo. Dividindo o livro em partes que considerou essenciais para seu desenvolvimento como escritor, falou sobre sua evolução cronológica e sobre as variações de métodos que implementou ao longo de sua carreira, sobre obstáculos que enfrentou e como superou alguns deles. Além disso, essencialmente, Murakami destacou algumas vezes algo que me comoveu muito e que vai de encontro com a forma como vejo o processo de escrita: reflete como esse é um ato íntimo e individual, possibilitando a quem escreve uma jornada intensa sobre suas próprias trevas e sobre suas gavetas de conhecimento, de experiências e de observações acerca do mundo e de si mesmo.
Como tenho muito interesse pelo ato de escrever, fazendo uma correlação com "Um teto todo seu", de Virgínia Woolf, tenho certeza de que entender como cada um desenvolve seu processo criativo estimula meu desejo de escrever, mostrando a mim mesma que tenho que fazer o que gosto sem me preocupar com análises críticas ou julgamentos. Por mais que a escrita possibilite que a gente mostre nossa alma de forma tão nua, podemos também experimentar novas peles, histórias e formas de vivência, podemos inventar, criar e deixar a realidade de lado, conhecendo mundos diversos e experimentando a arte que vive dentro de nós.

Moya2 31/01/2023

Livro de cabeceira
Um belo arrazoado sobre os tratados de escrita que o Murakami se propôs.
Ele esquadrinha os pormenores do seu ofício, com sua escrita fluida e precisa.
O livro é um excelente manual de bons modos aos escritores e aspirantes.
Ele mesmo afirma que não há verdades absolutas e também diz que o que serve a ele não é regra para todos, mesmo assim há vários insights excelentes que podem servir pra muitos.

Lucia.Aoto 30/12/2022

Que livro!
Esse livro me marcou porque eu li ele quando eu fui para um hostel e fiquei dois dias lá. Foi como se eu fosse para um retiro espiritual kkkkkkk
Pois fui para lá somente para escrever meu primeiro livro. Aproveitei e levei esse livro no qual eu sabia que falava sobre a escrita do Murakami. Ele mesmo conta suas dicas, como que é o processo de escrita dele e os desafios que ele teve.
Sinto que li o livro certo, no momento certo!
Já virei fã e estou devorando um livro atrás do outro dele. Já possuiu um lugar no meu coração junto com o Stephen King!
Henrique695 30/12/2022minha estante
Eita, escritora é ela.

Lucia.Aoto 30/12/2022minha estante
Simmm. Me aguarde galinho hahah ???

Henrique695 30/12/2022minha estante
Tudooooo

Ale 25/06/2020

Bem realista
Nessa obra, Murakami conta sua trajetória como romancista pincelada com dicas para quem quer escrever um romance.
Uma visão bem realista do que é ser escritor e de quanto esforço é necessário se empenhar.
A escrita é bem fluida, parece uma conversa entre amigos.

Lucas1429 28/04/2020

Uma caminhada com Murakami
O livro retrata um passeio ao lado do autor, Haruki Murakami, onde ele se contextualiza como escritor num Japão específico, conta sobre a vida que levava e as situações que o direcionaram a se tornar um romancista. Sua escrita é muito agradável e a fluidez do leitura é muito boa.
O autor nos leva a refletir diversas questões dos processos criativos, do meio literário, premiações e até mesmo do autocuidado dos artistas enquanto provedor de produção. É um livro bastante interessante para aqueles que se interessam pelo processo de escrever, assim como pelo próprio autor.

Mauricio.Alcides 07/09/2018

A tal da simplicidade
Gostaria de entender em que momento as qualidades da simplicidade caíram em desuso, em que momento paramos de valorizar as coisas simples para valorizarmos as ditas “criticas sociais e politicas”

Muitos dizem que Murakami não tem um Nobel por ser muito “simples” por não apresentar reflexões profundas ou coisas do tipo … mas desde quando isso é prerrogativa para o desenvolvimento da magia literária ?

Eu não sei … se tal pensamento fosse absoluto minha poeta favorita nunca teria sido laureada pelo Nobel (…)

Wisława Szymborska é a simplicidade em forma de versos, é a capacidade de emocionar nos pequenos detalhes, é justamente o que Haruki Murakami é para o mundo dos romances.

O livro “Romancista como vocação” Murakami demonstra justamente isso, como sua simplicidade e sua humildade o moldaram como um dos maiores escritores em atividade na atualidade.

Thalya 24/10/2020

Escrita e experiências literárias
Para iniciar nas obras fantásticas e memorialistas de Haruki Murakami, esta obra é altamente recomendada.
É possível perceber a simplicidade e a relação de proximidade com suas narrativas que Murakami possui. O autor de "Norwegian Wood", "Caçando Carneiros", "1Q84" entre outros, possui uma disciplina invejável: escreve todos os dias; corre e exercita seu corpo e viaja para buscar criatividade, caso não a encontre.

É um homem antes de tudo e embora seja um livro rápido e direto, as dicas de escrita são primordiais para quem deseja escrever um dia. Ou mesmo quem deseja seguir seus sonhos. Disciplina e hábito é essencial.

É uma não-ficção que li no início do ano, ainda em janeiro. Nem imaginava que as sugestões do escritor japonês seriam de boa valia, principalmente agora que estamos isolados e precisando reinventar os dias com criatividade.

ThelioFarias 28/06/2017

Experiências do genial escritor japonês
Haruki Murakami conta no livro sua experiência pessoal, como se tornou romancista após possuir um bar de jazz em Tóquio. Com estilo leve e direto, o livro é ótimo, dá dicas, mostra experiências e a simplicidade do grande escritor (simplicidade característica do povo japonês).

Rute31 08/01/2022

Romancista como vocação
Haruki Murakami é um de meus escritores mais amados. Ler um pouco de sua história, sua visão sobre o ofício de escrever, e valiosos conselhos e guias sobre isso foi delicioso. Esse é um livro pra reler :)

JuuzouRed 17/05/2023

Simples, divertido e bom pra quem sonha escrever
Esses dias terminei também o livro do Stephen King sobre a escrita, apesar dos 2 serem praticamente um guia para escrever, as propostas são diferentes, no do King há uma parte na qual ele lista ferramentas de escrita e separado, uma autobiografia, o de Murakami é praticamente uma autobiografia que conta seu processo de criação, como ele se utiliza das ferramentas enquanto está no processo criativo, não há uma parte separada, ele conta sobre seus dias escrevendo, suas experiências e como isso moldou o escritor que hoje ele é, colocando ali no meio suas ferramentas e como utilizar, vale bastante a leitura, especialmente para os amantes de Murakami que com seu jeito simplista, instrui todos aqueles que querem entrar no mundo de romancista, de maneira descontraída falando de sua vida

beboladao 11/01/2022

Escrita que flui
Eu gosto como o Murakami fala que
1. Ele viveu em um período de crescimento econômico, por isso os conselhos dele são simplesmente experiências
2. Como ele simplesmente escreve, mesmo que com disciplina.
É extremamente visível, enquanto ele fala, como a escrita dele acaba do jeito que acaba. É peculiar que ele traduza os textos e seja tão diligente, não costumo esperar isso de escritores, mas a combinação do período no qual ele cresceu e seu espírito de aceitar as coisas como são realmente capturam sua essência artística.
Comecei a ler muito realismo fantástico por causa desse cara, virei fã, é muito bom ver quão simples e natural o processo dele é... Não imaginaria fazer as coisas dessa forma.

1 | 2 | 3 | 4 | 5