Verão no Aquário

Resenhas - Verão no Aquário

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Joao Lira 22/03/2024

Verão no Aquário, Lygia Fagundes Telles
A sensação que eu tive lendo esse texto é de que eu estava num sonho daqueles bem oníricos que a gente vai e volta e se perde e demora um pouco a entender o que está acontecendo. A história aqui mora nas sutilezas e na atmosfera que a autora criou.
É um verão. Mas não aquele verão que traz vitalidade. Praia, sol, vento, vida não são elementos dessa história. Pelo contrário, é um verão intimista ? abafado, sudoreico, úmido e na iminência de uma tempestade. E nele temos uma narradora personagem (Raíza) na sua juventude, vivendo com a mãe (com quem ela nutre certa rivalidade) e envolta de outros personagens mas presa em si mesma.
Raíza mente o tempo inteiro (para si, pois pra mim, não me convenceu fofa kkkk) ao afirmar que quer ser livre e ter a vitalidade daquele verão lá de fora. Porém não custa muito para o leitor perceber que ver a vida e suas tragédias acontecendo externamente, enquanto ela vive sua vidinha abafada e cheia de privilégios do lado de dentro é mais cômodo ? mesmo que isso traga incômodos existenciais sobre ?não ter identidade/personalidade?.
Raíza olha para o aquário de sua sala e se reconhece naquele peixinho. Poderia estar no mar, onde tem muitos perigos. Mas ali, tendo sua água trocada, comida adequada e o ambiente limpo das impurezas e sujeiras persistentes parece ótimo. E isso teve tamanho impacto em mim? sinceramente, que medo de ser a Raíza ? ficar preso num mundo fútil de aparências enquanto a vida real acontece ao meu redor. Chego até a pensar que esse livro é de terror, inclusive.

manu368 12/02/2024

Fleabag?
Primeiro contato com a escrita da lygia e eu gostei bastante! não é difícil de ler e me agradou bastante a forma de expor os pensamentos e acontecimentos da história.

traz uma vibe meio fleabag pelo fato da raíza se apaixonar pelo andré, que deseja ser padre. quem viu a série, sabe

fica uma dúvida no ar durante o livro inteiro, se de fato a mãe de raíza e andré são amantes. isso claramente sufoca a raíza e isso transpassa pra o leitor, que pode sentir o incômodo desse "amor não correspondido" como um calor abafado de verão (daí o nome)

os últimos capítulos me surpreenderam, não estava esperando um final assim. muito bom! pretendo ler mais da lygia

Maria20007 10/02/2024

Poderia nem colocar ele aqui, pois li ele online pra poder fazer uma prova, e acho que não gostei pq não li direito, mas depois da prova ganhei ele físico e não tive coragem de ler novamente, e nem sinto vontade.

victoria 15/01/2024

Resumo da ópera: mommy issues
Caraca, QUE LIVRO! O que dizer da escrita da Lygia? Ela conseguiu transmitir perfeitamente a sensação de um verão sufocante e me fez experimentar fortemente as sensações vivenciadas pela protagonista.

A questão do mommy issues me pegou forte e fez a história fazer ainda mais sentido para mim.

Ademais, como criticar a Raizza se eu muitas vezes também sinto medo da mudança, medo da solidão, medo de sair do meu próprio aquário?

Favoritadíssimo ??

Laís Gallier 10/01/2024

A escrita da Lygia é diferenciada, exige atenção e por vezes eu tinha que voltar para me certificar de que tinha entendido. Mas meu Deus, essa mulher é fora de série. O livro tem tantas camadas! Precisarei ler mais vezes para absorver tudo. Nunca decepciona!

Sara 28/12/2023

Narrado em primeira pessoa esse livro traz a protagonista raiza, acompanhamos ela na vida atual mas também sei enraizamento com o passado através de sua lembranças revividas com o convívio familiar.
Aqui temos raiza que perdeu o pai novo e lembra de seu hálito de hortelã,o seu tio cortando revistas no sótão,sua prima,sua tia com suas poções de perfumes e sua mãe Patrícia escritora com que m ela não se dá muito bem e raiza tenta sempre ser contra duas atitudes.
A escrita é incrível,as imagens que se forma,o abafamento do verão,o aquário ambiente restrito em que os personagens se movimentam,esse reencontro com o próximo econsigo mesmo.
Temos também um imagem da vida amorosa de raiza e André o anjo caído que está constante flerte com a morte e como raiza tenta se aproximar dele,seria por ódio a sua mãe?desejo próprio?algo proibido? Essa foi uma das relações complicadas aqui desenvolvida e seu final me deixou emudecida
Acompanhamos a solidão que tanto acompanha raiza,seu medo de um posicionamento definitivo,esse evitar os mergulhos profundos.
Com o fim do verão os ânimos acalourados vai terminar também todo esse mal estar da trama,criar uma nova expectativa?raiza vai conseguir sair desse aquário ou vai continuar assim? A Lídia deixa isso pra gente leitor decidir
Acho que talvez raiza tenha aprendido e crescido com os acontecimentos,quero acreditar que ela vai conseguir se reerguer e que os acontecimentos não a levem ao sofrimento.

Dani 18/12/2023

Que maravilhoso
Esse livro foi meu primeiro contato com a Lygia, uma autora que eu já estava há um bom tempo querendo conhecer. Amei a escrita dela, a sensação intimista que a obra traz, o desenrolar, o modo como a motivação e a percepção de cada personagem é clara. Não são caricatos ou estereotipados, a autora faz um excelente trabalho em lidar com suas ideias e sensações, principalmente por ser um romance de formação.
Ansiosa para ler mais dela, fiquei mt feliz desse livro ter sido o primeiro dela que li!!

hagabrielah 06/12/2023

"Verão no Aquário", de Lygia Fagundes Telles, não é apenas uma narrativa para ser lida; é uma experiência literária profunda que me envolveu de maneira única. Como mulher, mergulhei na história intrincada de Raíza, uma jovem que se vê dividida entre memórias dolorosas e a complexidade da relação com sua mãe, Patrícia, em um Brasil que passa por profundas mudanças.
Ao acompanhar Raíza em suas reflexões durante o quente verão, fui capturada pela intensidade do enredo e pela construção marcante do triângulo amoroso que se desenha ao seu redor. As emoções afloradas e os devaneios hesitantes de Raíza, habilmente explorados por Telles, proporcionaram uma leitura envolvente e intrigante.
O domínio formal da autora se destaca, especialmente ao adotar a perspectiva perturbada de Raíza. As experiências, recordações e devaneios entrelaçados formam um mosaico desordenado, refletindo a incerteza de uma geração frente ao desmoronamento da família tradicional. O aquário, aquecido pelas tensões familiares, ameaça se quebrar a qualquer momento, criando uma metáfora poderosa e visualmente rica.
Lygia Fagundes Telles, uma verdadeira gênio, soube criar não apenas um romance, mas uma obra-prima que transcende o tempo. Ler "Verão no Aquário" não apenas enriqueceu meu entendimento literário, mas também me proporcionou uma imersão profunda no caloroso universo criado pela autora.

Amanda 09/11/2023

7/10

Gosto da escritora, uma das autoras que mais consumo as obras nacionais, porém, esse livro em específico não foi o melhor que já li dela. Mas é aquele ditado: para cada livro existe o seu leitor. Taste is taste

najuliass 08/11/2023

"Até para o vício é preciso ter coragem, ela dissera. Até para o mal era preciso ter alguma fibra.

Nicole 31/08/2023

Incrível
Segundo livro que leio de Lygia e apenas sinto que quero mais e mais. Me identifiquei tanto com Raíza em alguns pontos, assim como havia me identificado com a Virgina de 'Ciranda de Pedra'. A história desse livro é muito muito bom, a analogia feita quando Raíza está analisando o aquário e menciona que os peixes possuem uma vida boa, sempre tem comida a disposição, não possuem 'estresses', em seguida sua mãe afirma que pode ser bom, mas que fora desse aquário há toda uma imensidão e que se os peixes forem colocados fora deste mundo, poderão ser 'engolidos' pela vastidão existente. Sem palavras, apenas leia! Lygia entregou demais.

thsimoesz 27/07/2023

A primeira obra que li da autora e sinceramente eu não tenho palavras.

Esse livro se encaixa no meu gênero favorito: ?mulheres doidas da cabeça? e definitivamente merece 5 estrelas. Uma vez que, os complexos sentimentos da personagem são expostos em uma rica linguagem, com tanta maestria, que só uma mulher poderia descrever.
A obra nos permite entrar na cabeça de Raíza, ver seus processos e seus motivos, entender as metáforas e conseguir enxergar o que ela deixou passar ao viver. Ver a vida de alguém pelo lado de fora, mesmo que a narrativa seja em primeira pessoa. Além da sua relação com outros personagens que, na minha opinião, foram muito bem explorados.
Definitivamente lerei mais da autora!

Thami 26/07/2023

Mais uma leitura genial da Lygia. Como a cabeça dessa mulher funciona ??? me senti dentro do aquário, vivendo aquele calor sufocante enquanto passeava pela mente da protagonista. Maravilhoso!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6