Um sopro de vida Clarice Lispector

Resenhas - Um Sopro de Vida

Amandita 10/10/2023

"Quando eu digo te amo, estou me amando em você."
Primeira vez lendo um livro da clarice, achei um pouco difícil a leitura por ter que parar e reler pra raciocinar algumas vezes (confesso que usei muito pra pegar no sono), demorei bastante pra ler mesmo tendo poucas páginas, curti bastante o livro mesmo sendo bem complexo

Sara.Chagas 07/10/2023

Simplesmente Clarice aaaaa
Que loucura e perfeição de livro. Senti que essa obra é bem biográfica, segundo os documentários que vi sobre e com a Lispector. É simplesmente Clarice esse livro de uma genialidade, criativo e autêntico que só ela tem. Uma escrita única e singular.

catherine.pinkerto 06/10/2023

"Este é um livro fresco ? recém-saído do nada. Ele é tocado ao piano delicada e firmemente ao piano e todas as notas são límpidas e perfeitas, umas separadas das outras. Este livro é um pombo-correio. Eu escrevo para nada e para ninguém. Se alguém me ler será por conta própria e autorrisco. Eu não faço literatura: eu apenas vivo ao correr do tempo. O resultado fatal de eu viver é o ato de escrever. Há tantos anos me perdi de vista que hesito em procurar me encontrar."

giovanna 03/10/2023

Ângela Pralini é um estado.
Leitura densa, as vezes complicada de diluir, demorei muitooo pra terminar.
em onde estivestes de noite ângela ja era tudo que é nesse livro. nada é real mas ao mesmo tempo tudo se remete a própria clarice. mãe-clarice.

ste 02/10/2023

Sempre majestosa
?Eu escrevo como se fosse para salvar a vida de alguém. Provavelmente a minha própria vida. Viver é uma espécie de loucura que a morte faz. Vivam os mortos porque neles vivemos.?

Ah, Clarice! ? Sempre me emociono com os livros dela e esse não poderia ser diferente. ?Um sopro de vida? tem algo único, que nos faz parar e refletir. Como todo livro da Clarice, esse é regado de fluxo de consciência, metáforas, reflexões e ensinamentos. Que leitura linda! Que escrita linda!
Gostaria de poder o ler pela primeira vez novamente. Uma sensação que só quem leu vai entender ?

le.menino 27/09/2023

?Escrevo muito simples e muito nu. Por isso fere.?
Essa é sem dúvida alguma minha obra favorita de Clarice.
As palavras simples e cruas tão característico da escrita dela, esse livro é um soco doído no estômago, mas um soco bem discreto, passa quase desperdiço, só sente a dor quem realmente estiver precisando senti-la.
Uma obra póstuma, uma Clarice trabalhando em ruínas como ela mesma caracteriza, alcançando uma altivez inigualável, por isso, uma das minhas obras preferidas!

layla160 27/09/2023

Vivo me perdendo de vista
Sobre o livro que tem minha alma;
meu coração;
minha mente;
minha vida e a morte.

é um livro puro que aborda reflexões de liberdade, vida, morte, imediatismo e, sobretudo, sobre dualidade.

"eu mal entrei em mim e assustada já quero sair"
O que clarice escreve dói porque é tudo muito nu. Por isso fere.
senti uma turbulência a todo momento.
a todo momento um sopro, fragmentos sobre a vida (e morte) sobre o eu, o outro ?

ângela, não precisei te desvendar, te achei em mim e me encontrei em você.
ângela é não-regras, é animal, corpórea, é crua e desnuda o inconsciente.

"Fiquei sozinha um domingo inteiro. Não telefonei para ninguém e ninguém me telefonou. Estava totalmente só. Fiquei sentada num sofá com o pensamento livre. Mas no decorrer desse dia até a hora de dormir tive umas três vezes um súbito reconhecimento de mim mesma e do mundo que me assombrou e me fez mergulhar em profundezas obscuras de onde saí para uma luz de ouro. Era o encontro do eu com o eu. A solidão é um luxo."

um livro que nunca recomendarei pois sinto que estarei entregando demais de mim.

tharcifernandes 21/09/2023

Clarice mais uma vez reforçando que conhece cada cantinho da minha cabeça principalmente sobre criar uma persona que é tudo aquilo que você queria ser e mais metáforas fodas sobre a vida, morte e ser humano sério essa mulher é UM GÊNIO por simplesmente falar sobre coisas banais que a maioria das pessoas não se importa mas essa "minoria" vê tudo e senti isso às claras.

Vih___ 18/09/2023

Um sopro de Existencia
Mas é ser preso pelo vazio que te preenche é normal,onde ficaria a superficie de ser ocupado demais para não ser?
Será que ela já não era cheia demais para se ocupar de vazio?
Macabea(A hora da estrela) abraçava a morte(o vazio,a solidão) Angela a temia Mas a queria.
Como ser livre se já estou ligada ao fato de querer ser para ser livre ?
Escondo-me em espinhos,tais que me prendem com sua defesa,justo me defendendo esqueci de me guardar (para mim mesma),dos catos de vidro que lancei todos captaram minha Alma,como reflexo,logo se odiaram, logo se amaram, logo se estilhassaram,por querer ao mesmo tempo,se amar quando na verdade se odeia.
Projeto-me em sombras de passado,e Luzes do presente gosto de pensar em viver,tanto penso que esqueço que preciso fazer isso no presente.
Mentira,mentira,mentira,você escreve para sentir seja o êxtase de respirar ou o despencar de uma morte com vida,escreve para afugentar cada pedacinho do teu ser.
Escrever para se esconder mais do que se mostrar,mostrar o que sente,o que quer,o que deseja,até porque no final nem mesmo você consegue indentificar isso tudo,mas o que é isso tudo,bem eu também não sei talvez eu so queira perguntas e me esconder de respostas,tao limitadas,que exige ao ser,ser somente um ser,correndo de si para não achar respostas,correndo para achar respostas em um outro eu perdido por ai mas tão semelhantemente que se se refere ao se parecer com um parentese uma frase,um sentido mudado,sera que é um delirio ou é so a atribuição de significado que,faz,isso,tão,lentamente,tortura,desejo,ou prazer em ser
mas ser o que ?
fazer o que se eu só sei ser
ser o que ?
não sei,talvez um ser?
uma resposta virou pergunta
talvez seja isso essa vida de ser deve
ser o que ?
Um ser
Que liberdade é essa cuja prisão em pensamento de querer se liberto te faz ser preso sobre seu próprio pensamento?
Desespero em encontrar perfeição em encontrar se mesma,em si perder em si encontrar em se ser,mas na verdade tudo poderia ser um:?

Sinto que morro a cada livro de Clarisse sinto um suicidio prematuro em vida,morte subta, tremor em talvez querer...
Acima esta tudo o que esse livro me fez viver,pensar,querer?,amar,existir e ser
Cada fragmento que foi ler esse livro em 3 semanas,com 39 marcações em um livro de 159 página tem ideia do que é isso?
Sim,muita crise existencial, muitas perguntas talvez respostas que também ainda não descobri então tudo o que foi ler um sopro de vida esta em cada palavra que tem suas entrelinhas ai.

Agora uma das frases que gostei muito:
"Sou um escritor que tem medo da cilada das palavras:as palavras que digo escondem outras-quais? Talvez as diga.Escrever é uma pedra lançada no poço fundo"
Páginas:13,15,28,29,30,38,39,40,41,46,50 51,52,53,55,56,58,63,66,67,69,79,81,82,83,87,88,89,101,129,132,140,144,146,148,150,154,

moareckless 12/09/2023

Eu te amo como se sempre estivesse te dizendo adeus.
Foi minha primeira leitura da Clarice e posso dizer que não me arrependo nem um pouquinho!
É extenso, sentimental, poético... difícil de descrever em palavras que não sejam vários "uau" seguidos de suspiros profundos kkkkkkk
Me vi muito nos personagens e nas suas emoções, sempre colocadas de forma crua e pungente. Acho que não poderia ter sentido melhor cada palavra desse livro. Foi extremamente prazeroso apesar de ter levado mais tempo do que imaginei que levaria.

Madiory 12/09/2023

Apenas sentir
Antes de iniciar essa leitura com a Salmen ela já tinha me avisado que a escrita da Clarice era um pouco diferente do nosso costume, e que uma moça havia dito que você não necessariamente precisa entender oque está lendo e sim sentir.

Me agarrei firmemente a esse pensamento porque só quando estava em 80% do livro fui tentar entender realmente oque eu estava lendo, cheguei a alguns conclusões por fim

Falei com a Rapha sobre esse livro e ela me apontou uma coisa que acredito que possa ser verdade, o dito "altor" no livro pode ter o seu alter ego masculino de Clarice, acredito nisso. Achei a dinâmica interessante de ver os pensamentos do personagem e do autor se intercalar.

demorei tempo de maus nesse livro e não pretendo ler outro de Clarice esse ano, obviamente vou ler mais obras dela, mas no momento estou cheia e cansada disso

que capa horrorosa, a edição de comemoração é muito mais bnt

livv_ 11/09/2023

Um sopro de vida
O primeiro livro da clarice que eu consigo ler sem me cansar, pelo contrário, quanto mais eu lia mais imersa e reflexiva eu ficava. li numa fase muito existencialista, e mesmo me perdendo em alguma partes, pela escrita ser complexa, senti q era exatamente disso q eu precisava. uma leitura melancólica que me fizesse encontrar as profundesas de mim mesma. uma frase q eu li em outra resenha sobre cada página ser um clímax é muito real. eu simplesmente amei ler clarice lispector e pretendo ler outros.

juliarasselen 10/09/2023

Um sopro de vida
Amo cada pedaço de frase desse livro, sinto que se eu abrir qualquer página, qualquer capítulo e ler apenas uma frase, já será o suficiente pra entende. Não é uma leitura comum. Às vezes é preciso parar pra entender o que a Clarice quis dizer com aquilo.
Esse livro traz uma dualidade do ser humano, questiona a existência, questiona a vida, traz reflexões e às vezes nos ensina a dar nome às coisas, aos sentimentos e as sensações. É um ótimo livro pra um primeiro contanto com a escrita da Clarice??

Yasmin 08/09/2023

"Não sei expressar me por palavras...não é traduzível".
Um livro muito profundo, com fragmentos lindíssimos e fundos e sem sentido algum, muitas vezes vemos frases soltas de Ângela Pralini e isso é dito claramente, que ela não faz sentido algum mas sempre tem algo por trás.
O jeito com que ela me fez pensar por entre as entrelinhas da vida...lindo.

Conhecer essa Clarisse tão sincera desse jeito, ler esse sentimento de relação com a morte foi...profundo