Um sopro de vida

Um sopro de vida Clarice Lispector

Resenhas - Um Sopro de Vida

galdeiasb 08/09/2023

Sempre uma das minhas leituras favoritas!
"Para quem está à tona e sem sonhar as frases nada significam. Se bem que embora acordados alguns saibam que se vive em sonho na vida real. O que é a vida real? os fatos? não, a vida real só é atingida pelo que há de sonho na vida real. [...] Qualquer um pode sonhar acordado se não mantiver acesa demais a consciência."
galdeiasb 08/09/2023minha estante
quase impossível escolher somente um trecho lendo clarice, incontáveis ?

Gabriela Gobe 07/09/2023

Um sopro de vida: Ladies e gentlemen,eu me calo...
Profundo, complexo e intenso. Isso é um sopro de vida!
Estou tentando me acostumar com a escrita da Clarice, porém é bem insano. Tem que ler com a mente bem relaxa para compreender...
Trechinhos do livro:

"Por dentro eu sempre me persegui. Eu me tornei intolerável para mim mesma. Vivo numa dualidade dilacerante. Eu tenho uma aparente liberdade mas estou presa dentro de mim."

"A vida real é um sonho. Só que de olhos abertos (que vêem tudo destorcido."

"Quanto ao resto, ladies e gentlemen, eu me calo."
Gabriela Gobe 17/12/2023minha estante
*relaxada

Maria Bia 06/09/2023

Vida
Me fez pensar tanto em tanta coisa que eu não consigo descrever, é lindo, delicado. Clarice sempre me pega de maneiras bem peculiares, e eu amo isso, amo a escrita dela amo tudo nela. E esse livro tem me marcado de muitas formas também.

moony 05/09/2023

Um sopro de vida
Essa leitura me trouxe inúmeras emoções, Clarice transmite tantos sentimentos em sua escrita que é impossível não se sentir conectado com a história. Comecei a ler seus livros com o intuito de ter conhecimento sobre a literatura clássica e terminei completamente encantada com a autora e seus livros.

Valcomlivros 05/09/2023

Vale muuuuuito a pena ler
Clarice e sua sensibilidade, não é possível ler "Um sopro de vida e não se emocionar", só Clarice é capaz de tamanha sensibilidade.

Vale a pena ler, refletir e se jogar totalmente de cabeça e coração na leitura.

Rebeca 04/09/2023

Clarice minha filha
A mulher é tão profunda, cheia de sentimentos, tão doce e amarga ao mesmo tempo. Ler Clarice é elevar a alma ou intelecto de acordo com a preferência de cada um rs... Mergulhei nesse livro é ganhei uma nova visão de mundo.

marisof 02/09/2023

?Vivo me perdendo de vista?
Esse livro aborda reflexões sobre liberdade, vida, morte,
imediatismo e, sobretudo, sobre dualidade. É uma constante batalha entre Clarices em relação à esperança do fim de sua melancolia, sobre seu processo de escrita e sobre o poder que um escritor tem de virar Deus e dar a vida aos seus personagens: ?AUTOR - Eu e Ângela somos o meu diálogo interior - eu converso comigo mesmo. estou cansado de pensar as mesmas coisas.?

?Tenho que ter paciência para não me perder dentro de mim: vivo me perdendo de vista. Preciso de paciência porque são vários caminhos, inclusive o fatal beco sem saída.?

?Que esforço eu faço para ser eu mesma.?

?Mais que tudo, me busco no meu grande vazio.?

?Obcecado pelo desejo de ser feliz eu perdi minha vida.?

Ângela não é a mesma pessoa que o autor, mas uma extensão dele, bem como Clarice-escritora não é Deus, mas uma extensão desse divino.
Ângela, diferentemente do autor, é inconsciente de si mesma, de sua falsidade existencial, é livre pois não tem conhecimento de si, ao passo que o autor é aprisionado em si próprio e precisa criar Ângela pra não se auto consumir; Clarice vê o autor como seu espelho, como um apêndice aprisionado de si mesmo, e Deus, por sua, vez criou tudo a partir de sua luz interna e deixou que seus sopros tomassem as rédeas.

Ao final da obra sabemos que o medo de Clarice de se perder de vista foi confirmado; após todo um livro de procura, revela-se a impossibilidade de se encontrar totalmente, pois que é evidente a inevitabilidade de precisar desvendar-se durante toda a vida - se não existe uma constante procura de si, é porque a vida acabou: o sopro de vida foi interrompido por uma guilhotina, e essa guilhotina seria Deus.

mariacristinamrs 31/08/2023

Agonizante
Mano q livro foda, todo em fluxo de consciência o q pode se tornar um pouco maçante em alguns momentos, mas vale mt a pena perseverar e saber que a clarice escreveu ele perto de morrer traz um significado totalmente especial pra ele

CEmmanuel 31/08/2023

"O AÇO DEMASIADO AGUDO DA MINHA LÂMINA DE VIDA"
Eu sinto que nunca vou conseguir dar 5 estrelas pra um livro da Clarice,mas facilmente todos estariam nos meus favoritos,e com esse não seria diferente,mas esse foi talvez o mais dificil que eu li dela,tendo demorado mais de 6 meses pra finalizar a leitura,mas é exatamente isso o que Clarice pede.

Esse livro me fez pensar se a Clarice não se colocou como um terceiro personagem,visto que muitas vezes parece que ela esta falando de si mesma,com fluxo de pensamentos que facilmente teria algum da nossa Lispector.

"Depois que vivo é que sei que vivi.Na hora o viver me escapa.Sou uma lembrança de mim mesma.Só depois de "morrer" é que vejo que vivi.Eu me escapo de mim mesma.Às vezes eu me apresso em acabar um episódio íntimo de vida,para poder captá-lo em recordações,e para,mais do que ter vivido,viver.Um viver que já foi.Deglutido por mim e fazendo agora parte do meu sangue."

Rute.Severo 29/08/2023

Uma leitura desafiante e maravilhosa ?
Este livro foi lançado após a morte de Clarice em 1978. Ele é uma mistura de narrativa, reflexão filosófica e meditações profundas sobre a natureza da vida e da criação literária. É uma obra que desafia os limites da escrita convencional, convidando os leitores a mergulharem em um mundo de pensamentos profundos e questionamentos existenciais.

Tenho que confessar que não é uma leitura fácil. Mesmo sendo só 160 páginas, precisei de pausas longas e tempo extra para entender suas palavras e ideias profundas.

O livro fala sobre solidão, tristeza, ser artista e até sobre como um autor se conecta com os personagens. A linguagem poética usada por Lispector deixa tudo com uma atmosfera diferente, meio fora do comum, que desafia os padrões de estórias que estou acostumada a ler.

No final, mesmo com as dificuldades, o saldo foi positivo e vou continuar a jornada de leitura dos livros da Clarice.

nathalialmeidda 28/08/2023

O pior plágio é o de si mesmo!
Que experiência que foi ler esse livro!
Sopro de vida realmente nos faz repensar na nossa vida, na nossa essência, quem somos e quem queremos ser.
Clarisse soube trazer sentimento para esse livro, tornando a experiência do leitor mas especial ??

_ijaqline 27/08/2023

Mais que tudo, me busco no meu grande vazio.
"eu escrevo como se fosse para salvar a vida de alguém. provavelmente a minha própria vida.
estou viva ainda embora quase à morte."

me faltam palavras, isso aqui é CLARICE em sua forma mais linda, sensível e humana.
Isa_04 23/03/2024minha estante
De um livro que está me ?cobrindo???

Sabrina.Salgado 27/08/2023

?Eu vivo em carne viva, por isso procuro tanto dar pele grossa aos meus personagens?

Nesse livro, Clarice entra em conflito com seu oposto, Ângela (seu alterego). É uma leitura forte, densa.
Recomendo ler aos poucos.

Lila28 27/08/2023

O segundo livro de Clarice Lispector que leio esse ano.
Como sempre ela é maravilhosa no que escreve.
Recomendo muito.

Laisa36 26/08/2023

"Às vezes escrever uma só linha basta para salvar o próprio coração."

Vi um trecho desse livro pelo insta e decidi ler, tentei buscar por onde começar a ler Clarice, porém quando comecei esse fiquei curiosa e quis ir até o fim. Pra ser sincera, a leitura me trouxe certa confusão em alguns momentos e por isso sinto que não consigo avaliar ele 100%, mas ao mesmo tempo sinto que consegui absorver muita coisa nesses jogos de palavras que aconteciam entre a Ângela e o autor. Enfim, não iria resenhar ele, mas acho legal guardar a experiência de leitura que tive com esse livro, que me despertou curiosidade para outros tipos de leitura que não estou acostumada.

"Tenho que ter paciência para não me perder dentro de mim: vivo me perdendo de vista. Preciso de paciência porque sou vários caminhos, inclusive o fatal beco sem saída."