Um Sopro de Vida

Um Sopro de Vida Clarice Lispector

Resenhas - Um Sopro de Vida

AllAcia1 06/05/2024

Ai como eu queria ter gostado de verdade desse livro ? escrita indiscutivelmente linda, mas analisando um contexto geral não consegui me apegar a essa obra, espero uma nova experiência melhor com Clarisse depois

Lanny 06/05/2024

Meu novo favorito.
Um livro cheio. É isso. Cheio de tudo.

Li ele comendo aos pouquinhos, não queria que acabasse, achei extremamente envolvente, e é a cara da Clarice. Com certeza é meu mais novo favorito dela. Adoro as reflexões sobre escrever e acabo me identificando sempre? coisas que só clarice consegue fazer. Sério, se estiverem em dúvida de ler ou não, deem uma chance pra esse livro!!!

Antonio566 05/05/2024

A gente termina de ler Clarice e parece sair levitando, carregados de um sentir incomum. É sempre um prazer melhor em suas frases, textos e pensamentos e nessa leitura não foi diferente. Clarice constrói um autor e este autor projeta uma parte de si mesmo chamada Ângela Pralili. O livro é repleto de pensamentos destes dois personagens que são parte um do outro. É de fazer levitar e desdobrar.

à¹Â Â ð  ִ༠04/05/2024

Eu sempre quis atingir um estado de paz e de não-luta. eu pensava que era o estado ideal. mas acontece que ? que sou eu sem a minha luta? não, não sei ter paz.???? ??

lunacarolin 02/05/2024

Só uma coisa me liga a Ângela: somos o gênero humano
O que a nossa imaginação cria se parece com o processo que Deus tem de criar

me senti envolvida com a personagem e o autor, todo encontro entre eles, eu me encontrava também

me senti envelhecendo no decorrer das páginas, ele com certeza se tornou um dos meus favoritos,
me senti atravessada por cada frase e reflexão.
doloroso e intenso

mitsduda 02/05/2024

Eu tenho essa rede social faz um tempo e nuuuunca escrevi nada aqui mas queria começar pelo meu livro favorito! um sopro de vida tem tudo que amamos em Clarice. fala de vida, de morte, seu último sopro de vida. sinto e amo como esse livro é Clarice, jamais poderiam ter escrito ou mesmo pensado em uma obra que chegasse perto de um sopro de vida. o fato de Clarice ter escrito esse e a hora da estrela juntos me impressiona muito, ao mesmo tempo que ao ler, pensei: ? isso é Clarice ?, os dois são extremamente diferentes. Afinal, tudo é Clarice.

Giulia29 01/05/2024

Clarice diva
?Eu nunca fui livre na minha vida inteira. Por dentro eu sempre me persegui. Eu me tornei intolerável para mim mesma. Vivo numa dualidade dilacerante. Eu tenho uma aparente liberdade mas estou presa dentro de mim. Eu queria uma liberdade olímpica. Mas essa liberdade só é concebida aos seres imateriais. Enquanto eu tiver corpo ele me submeterá às suas exigências. Vejo a liberdade como uma forma de beleza e essa beleza me falta.?

Beatriz Almeida ð«ð 30/04/2024

Clarice sempre toca meu coração e nesse livro publicado postuamente em que fala tanto sobre a morte , ela faz a gente questionar o que é uma boa vida?

Vallecyane 29/04/2024

"Ela refulge. Essa ela sem igual. Ela é sempre única."
Reflexões sobre liberdade, loucura, vida, morte, Deus... É uma leitura repleta de frases marcantes e intensas. Ângela é uma personagem simples e complexa, que ver detalhes em coisas que para nós passam batidas, como a lata de lixo que ela cita, é dona de uma linguagem poética, que me fez pensar em quantas coisas do nosso dia a dia, nós não prestamos atenção. Ângela é uma parte de Clarice, que a autora gostaria que tivesse mais aparições em seus dias e na sua maneira de se relacionar e ver as coisas ao seu redor. A dualidade apresentada é bem perspicaz, muitas vezes somos mais de um e temos algumas partes que gostaríamos que prevalecesse mais do que outras. Tive alguns incômodos ao longo da leitura, senti uma aleatoriedade e uma falta de conexão entre o autor e a personagem, mas no livro é citado isso e reforça a ideia de dualidade.. mas isso me fez perder um pouco do foco e da vontade de ler. Também fiquei com um sentimento de tristeza e leveza durante as partes que ela fala sobre a morte e do que acreditamos que seria a morte. Mas ainda sim, gostaria de ressaltar que é o primeiro livro que leio de Clarice e acho que ela faz jus a fama que tem. Consegui criar uma simpatia por Ângela, ela conseguiu traduzir algumas coisas que já senti e que não sabia expressar... Por fim, acredito que a escrita de Clarice é mais algo para sentir do que se entender.

kath.stolze 28/04/2024

"por que nao ficar sentada fumando e morrendo de fome?"
"ninguém soa como clarice. ninguém pensa como ela."

"ANGELA. - Acordei hoje com tal nostalgia de ser feliz. Eu nunca fui livre na minha vida inteira. Por dentro eu sempre me persegui. Eu me tornei intolerável para mim mesma. Vivo numa dualidade dilacerante. Eu tenho uma aparente liberdade mas estou presa dentro de mim. Eu queria uma liberdade olímpica. Mas essa liberdade só é concedida aos seres imateriais. Enquanto eu tiver corpo ele me submeterá às suas exigências. Vejo a liberdade como uma forma de beleza e essa beleza me falta."

arthur1370 28/04/2024

Cada linha poderia ser um livro, esse é o poder da clarice. é um fluxo de consciência magnífico que prende e faz querer dissecar o livro principalmente ao notar as referências às outras obras de clarice já que este é seu último livro.

Sabrina 28/04/2024

Começa com a criação da vida e caminha para a morte e a aceitação dela como destino humano, no fim o livro termina com reticências porque a morte não é eterna, só se morre uma vez e dura só um instante.

Julia2041 25/04/2024

Meu primeiro livro de Clarice, espero que primeiro de muitos. Admito que foi uma leitura meio complicada em alguns momentos, mas ao mesmo tempo foi muito enriquecedor
Perfeito para nós meio Angela Pralini ??

"Há tantos anos me perdi de vista que hesito em procurar me encontrar. Estou com medo de começar. Existir me da as vezes tal Taquicardia. Eu tenho tanto medo de ser eu. Sou tão perigoso. Me deram um nome e me alienaram a mim."

maxine. 23/04/2024

"Tenho que começar por aceitar-me e não sentir o horror punitivo de cada vez que eu caio, pois quando eu caio a raça humana em mim também cai. Cada mudança, cada projecto novo causa espanto: meu coração está espantado. É por isso que toda a minha palavra tem um coração onde circula sangue."