Um Sopro de Vida

Um Sopro de Vida Clarice Lispector

Resenhas - Um Sopro de Vida

M.eduardaxc7 21/02/2024

Meu primeiro livro da Clarice, e eu achei muito bom. A escrita dela precisa ser lida com calma, e com fluidez.
Esse livro trás temas que eu venho pensando e refletindo a tempos. Adoro a relação dos personagens e a posição em que a Clarice os colocou.

veri.vilela 19/02/2024

Clarice lispector se tornou minha escritora favorita há um tempo. um sopro de vida me relembrou isso mais uma vez.
alguns dizem que é um livro pra quem pensa muito sobre a morte ou vive da melancolia mas pra mim, foi diferente.
do começo ao fim da obra eu me recordei sobre a importância de viver cada oportunidade dessa vida porque ela é um sopro. me identifiquei com dezenas de parágrafos e reflexões, clarice sempre é capaz de me trazer essa sensação. ângela é o MELHOR alter ego já criado na história da literatura, questionadora, independente, reflexiva e principalmente, um desafio. me fascina a forma como clarice foi capaz de retratar perfeitamente o processo de auto descoberta do autor, a forma como ele se apaixona por ?ela? e como se declara, em tantas palavras bonitas. quase como se pudesse ser amor romântico.
confesso que foi uma leitura complicada, demorei bastante pra terminar porque eu quis mergulhar na narrativa e precisei de um bom tempo pra processar.

e não, até ler o posfácio eu não tinha sido capaz de identificar que ângela era um alter ego.
um sopro de vida é a definição da vida.
de todos os nossos questionamento sem respostas.

marianna 18/02/2024

Livro maravilhoso, mas não recomendo para primeira leitura
Esse é o primeiro livro da Clarice que leio, um livro muito bom e foi o que eu esperava, me deixou muito reflexiva e realmente pude sentir a sensibilidade da escrita! é uma escrita muito abstrata e poética, como se cada frase do livro fosse um ápice! mas foi uma leitura cansativa em algumas partes, e não estava familiarizada com a dinâmica da Ângela e o Autor, pois eles não tem uma conversa direta. Mas apesar disso, eu adorei o livro e marquei muitas coisas que me tocaram e que me indentifiquei! me interessei muito pela escrita da Clarice e lerei mais livros dela!
Catarina156 18/02/2024minha estante
Realmente, eu sou completamente apaixonada em "um sopro de vida", porém para primeira leitura de Clarice eu índico a hora da estrela pois é mais próximo da estrutura comum das histórias literárias

Naiara 18/02/2024

Para mim ficou bem claro nesse primeiro livro que leio de Clarice o quanto ela era genial em sua escrita, isso mostra o que é um real escritor.
Com as palavras se cria qualquer mundo, qualquer sentimento, absolutamente qualquer coisa, porem nao basta criar, tem que estabelecer laços com o leitor para que suas palavras o toquem de alguma forma, que suas frases e sentidos entrem em contato com o ser profundo que tenta criar elos com a pessoa de la que escreve e a pessoa de ca que le..

Clarice começa o livro de forma muito interessante e a cada avanço os jogos de palavras vao aumentanto, começa por usar simbologias do tipo chamar o ceu de passaro azul por exemplo, que ao meu ver ficou parecendo bem inteligente da forma que foi usado ja que nao colocou como uma forma metida de chamar o ceu, foi um jogo de palavras muito bem usada para se referir de dois assuntos ao mesmo tempo e criar pontes no assunto..

Vamos lendo e entendo o raciocinio, que ao meu ver deve ter sido escrito sem pausas, nao sei como, porque nao vi cortes na logica e tudo se conecta de uma forma de perder o folego..

É assim que um escritor pensa, em fluxos e se souber seguir todos os pensamentos escritos, no final tudo que ela usou como jogo de palavras e simbologias vao estar la te esperando, isso é um universo fantastico.

Me faz pensar naquelas brincadeiras que fazemos com amigos, coisinhas que so a gente entende e pode ser dito na frente de qualquer um porque é so nosso.. ela vai criando elos e quando chega no final, ela pode simplesmente falar passaro azul, topazzio e outras coisas soltas e nosso cerebro faz todo o trabalho de mostrar que ele elo foi criado entendendo tudo como se fosse algo so nosso, como se ela estivesse de alguma forma certa que ela la como escritora existe e nos aqui tambem, ou nao...

so sei que, escritores bons de verdade, com conteudo, merecem ter seu lugar e aqui vai ser o primeiro de muitos.
AndrAa58 18/02/2024minha estante
Parabéns pela resenha, Naiara. ??

Naiara 18/02/2024minha estante
obrigada ?

vAnicius0 12/02/2024

??*??
Se eu não me amar estarei perdida - porque ninguém me ama a ponto de ser eu, de me ser. Tenho que me querer para dar alguma coisa a mim.

Thais.9 11/02/2024

Ler Clarice
Eu sinto que ler Clarice se assemelha muito com ler um texto acadêmico, você está lendo, lendo, as vezes não entendendo tudo, mas aí PUF se depara com algo que te marca muito e faz mto sentido pra vc, aí logo são mais palavras sem sentidos formando frases e PUF de novo algo que explode sua cabeça, e de volta a mais palavras?

nobodynocrime 11/02/2024

Não é um bom livro para começar a ler Clarice
Infelizmente, não gostei muito. O livro é organizado e estruturado de uma forma muito estranha. Não há uma história sendo contada. Ele consiste basicamente em falas de um Autor e da Ângela Pralini, mas que não necessariamente são uma conversa. Às vezes parece que um fala de algo e o outro de outra coisa, e às vezes eles se complementam. Enfim, é muita viagem. É um livro que você precisa estar muito disposto e aberto a ler e também ter paciência para desfrutar mais da leitura. Marquei muitos trechos, apesar de tudo.

eclipsedocometa 01/02/2024

Gostei muito do formato do livro e a dualidade de pensamento entre o Autor e Ângela, a forma que os dois são, ao mesmo tempo que opostos, similares e complementares. Em certo momento o Autor diz que Ângela existe sozinha e ele tem o trabalho de tentar acompanha-la, e é isso que eu senti, principalmente com as múltiplas visões que ela vai falando no decorrer do livro, e essa intensidade que ela coloca sobre tudo. Tiveram partes do livro que foram um pouco cansativas mas num geral foi uma ótima leitura que me identifiquei bastante com características dos dois personagens.

Maria5869 31/01/2024

O sopro da vida
"A c h o q u e l o u c u r a é p e r f e i ç ã o . É c o m o e n x e r g a r . V e r é a p u r a l o u c u r a d o c o r p o . L e t a r g i a . A s e n s i b i l i d a d e t r ê m u l a t o r n a n d o t u d o a o r e d o r m a i s s e n s í v e l e t o r n a n d o v i s í v e l , c o m u m p e q u e n o s u s t o e i m p a l p á v e l . À s v e z e s a c o n t e c e u m d e s e q u i l í b r i o e q u i l i b r a d o a s s i m c o m o
u m a g a n g o r r a q u e e s t á n o a l t o o e s t á n o b a i x o . E o d e s e q u i l í b r i o d a g a n g o r r a é e x a t a m e n t e o s e u e q u i l í b r i o ."

Amei a leitura, me representa, isso é assustador? Talvez, mas amei e chorei. É como me ler, e isso me assusta, mas é bonito, reflete minha alma e minha mente, perdida e controlada. Achei finalmente o que eu procurava, se tornou meu livro favorito, se tornou minha escritora favorita, sem esforço nenhum, ou talvez sim. Ela me representa e eu vou representar ela!

clarita 29/01/2024

?.
Assim, todos os livros que eu li da clarice tem uma genialidade espetácular, mas esse aqui, eu não me identifiquei muito, não me pegou muito nao
Rafael2395 28/02/2024minha estante
Tem alguma recomendação para quem nunca leu Clarice ? ?

clarita 28/02/2024minha estante
eu sugiro começar por a hora da estrela, eu achei bom demais e a leitura eu fluida

clarita 28/02/2024minha estante
é

Rafael2395 28/02/2024minha estante
Hmm parece ser um romance mt bom. Obrigado pela recomendação ?

Marine 28/01/2024

Primeiramente, devo dizer que esse é o primeiro livro que leio da autora, provavelmente deveria ter começado com outro.

"Um sopro de vida" é um livro muito bonito, em vários momentos eu entrei na cabeça de Ângela Pralini e ela na minha, em vários momentos me identifiquei com a personagem, em outros, nem tanto.

Mas apesar de frases incríveis que nos fazem refletir, a leitura simplesmente não me pegou. Não que seja um livro ruim, mas pelo menos não foi o certo pra mim nesse momento.

Quem sabe daqui a uns anos eu não releio e minha opinião muda?
zxsaturno 28/01/2024minha estante
Meu Deus, uma estrela e meia...? Eu amo esse livro demais.

Favodemel00 28/01/2024minha estante
Realmente não devia ter começado por esse. Recomendo que tente os contos.

x_lauram 28/01/2024minha estante
a hora da estrela é um ótimo livro pra começar a ler clarice, esse até hj não tenho coragem pra ler KKKK

chamadebel 28/01/2024minha estante
meu primeiro de clarice foi "perto do coração selvagem" e para mim valeu muito a pena, recomendo ?

gio 24/01/2024

I n t e n s o
Esta é uma obra profunda que mergulha nas complexidades da existência e da criação literária. com uma linguagem poética nos deixa pensando profundamente sobre trechos e assuntos do livro.

NAvia.Milena 23/01/2024

Viver é uma espécie de loucura que a morte faz.
"O tempo passa depressa demais e a vida é tão curta. Então ? para que eu não seja engolido pela voracidade das horas e pelas novidades que fazem o tempo passar depressa ? eu cultivo um certo tédio. Degusto assim cada detestável minuto. E cultivo também o vazio silêncio da eternidade da espécie. Quero viver muitos minutos num só minuto. Quero me multiplicar para poder abranger até áreas desérticas que dão a ideia de imobilidade eterna. Na eternidade não existe o tempo."

Vini 21/01/2024

Até agora foi o livro mais complexo que eu tenha lido por ser de uma escrita muito frenética da qual eu não tenho o costume de ler definitivamente não é um livro nada fácil de encarar mas posso ter certeza que foi uma leitura muito boa pois eu marquei várias frases e várias páginas por medo de esquecer (eu sou uma pessoa bem esquecida então vou deixar aqui uma reflexão muito marcante de "Um Sopro de Vida":

"Em cada palavra pulsa um coração. escrever é tal procura de íntima veracidade de vida. vida que me perturba e deixa o meu próprio coração trêmulo sofrendo a incalculável dor que parece ser necessária ao meu amadurecimento - amadurecimento? até agora viver sem ele! é mas parece que chegou o instante de aceitar em cheio A misteriosa vida dos que um dia vão morrer tenho que começar por aceitar-me e não sentir o horror punitivo de cada vez que eu caio pois quando eu caio a raça humana em mim também cai."

Leticiavazl 20/01/2024

Eu gostei muito. Já faz muitos anos que li Clarice Lispector a primeira vez e já fui logo pegando esse. É um livro bem profundo que nos conecta MUITO com a autora, porém eu não recomendaria ser o seu primeiro contato com ela