Um Sopro de Vida

Um Sopro de Vida Clarice Lispector

Resenhas - Um Sopro de Vida

Karol507 14/11/2023

- uma amante das poesias
Clarice Lispector, como sempre fazendo obras, maravilhosas, com frases marcantes e personagens interessantes.

Dessa vez não foi diferente, é um livro intenso, onde fala muito sobre a Ângela e a dualidade do Autor, contando uma história de um criador e um personagem muito diferentes e ao mesmo tempo tão idênticos, se assim, eu posso dizer.
Esse livro é bom, ótimo, incrível e intenso
claramente um livro escrito pela Clarice Lispector, tem que ser assim, Marquei tanta coisa, neste livro.

Obrigada, Clarice Lispector, por escrever um livro tão bom e tão intenso.

- Com Carinho, uma amante de poemas e da Clarice Lispector.

arissaaa 13/11/2023

Uma ótima leitura
Clarice foi genial na escrita desse livro. Marquei várias passagens e sempre as revisito. Me fez questionar minha existência em vários momentos.

Tina51 12/11/2023

Isso é uma obra prima
MEU DEUS LEIAM MEU DEUS
É INCRÍVEL
MEU CORAÇÃO ESTÁ DESPEDAÇADO MAS MUITO FELIZ
TÔ DESTRUÍDA
???

gigika 10/11/2023

Clarice Lispector é um sussurro doloroso.
Sou Clarice, mas também sou Ângela.
Sou eu mesma, mas esqueço quem sou, aliás, quem somos nós?
Três incógnitas. Três contradições. Três metamorfoses.
Eu preciso que me desvendam, para que assim eu possa entender finalmente o que é ser.
Somos variações do mesmo tema.
Gosto de ser fragmentada, porque quem ama a solidão não ama a liberdade.
Solidão significa estar preso consigo, e estar preso assusta e sufoca.
Gosto de como me identifico confusa.
Sou desastre angustiado para consertar-se, e me vejo em cada frase desse livro.
Continuo na busca pela minha identidade
( pela aquela que me agrada, honestamente).
Clarice Lispector é uma árvore no outono.
nhewn! 10/11/2023minha estante
já vi a entrevista da clarice pra tv cultura 200x, quero muito comprar os livros dela dessa edição comemorativa e encher minha pratileira com as obras dessa mulher!

Beatriz3345 10/11/2023

Terminei esse querido aqui meio século atrás, mas por motivos maiores não pude postar sobre
mas resumindo: muito bom. Clarice acerta sempre

Livros Sem Complexo 07/11/2023

"Sou feliz na hora errada. Infeliz quando todos dançam"
Olá leitores, hoje vim falar sobre uma das maiores obras de arte que já li. "Um sopro de vida" de Clarice Lispector, foi escrito nos últimos anos de vida da escritora e é um grande desabafo sobre a vida, a morte, a existência, o "ser" e o destino. Suas reflexões são profundas e cheias de uma sinceridade constrangedora, que trazem uma grande sensação de intimidade entre Clarice e o leitor.
O livro trata da dualidade entre a personagem Ângela e o Autor, que, durantes seus monólogos, levam o leitor a experimentar a calma e o desespero, a alegria e a tristeza, a esperança e a depressão de cada um, que, na verdade, são faces de uma mesma personalidade linda e genial.
Recomendo muito a leitura desse livro, pois ele toca nas mais íntimas feridas de uma pessoa, de uma forma emocionante! Cada frase é um livro inteiro e como a autora diz: seus livros não são para entender, são para sentir.

Para mais resenhas e curiosidades sobre a literatura nacional, siga-nos no Instagram: @livrosemcomplexo

marcella 01/11/2023

Senti que esse livro é uma autobiografia inconsciente mas consciente. a clarice trouxe tantas reflexões sobre a vida, morte, deus, família, escrita? algumas que não consegui entender. o que é normal.

talvez o melhor livro que eu já li. gostei muito da forma que foi feito e estruturado. acho que minha vida mudou um pouco agora que terminei ele.

249 01/11/2023

Mergulho em indagações
Acho interessante como o leitor consegue perceber se a Clarice escreveu determinadas partes em um fluxo de consciência ou se foi de uma forma mais lenta e ponderante. Provavelmente vou ler novamente quando for mais velha já que, no momento, muitas das questões retratadas me parecem profundas demais. Gostei muito do livro e a Clarice Lispector é um gênio, com toda a certeza.

Anna Luísa 30/10/2023

Primeiro livro que li da Clarice e amei!! A profundidade que ela escreve casa coisa, confesso que achei a leitura um pouco arrastada, mas a profundidade de cada palavra é tocante

Annah12 28/10/2023

Trigésima primeira leitura...
"Eu escrevo como se fosse para salvar a vida de alguém. Provavelmente a minha própria vida."

Clarice Lispector, o evento literário mais fascinante do século 21...
Ninguém soa como ela, ninguém age como ela, e ninguém da tanto sentido aos nossos pensamentos caóticos como ela.
O ritmo da vida dolorosa e cheia de dúvidas emerge de suas páginas, a compreensão que a obra provoca no mais ínfimo de nossa alma quebrada é constantemente surreal.
Clarice conversa com todos, e querendo ou não, todos temos um pouco Clarice habitando em nós.
Uma das linguagens mais esplêndidas já usadas na literatura, capaz de lhe deixar suspirando e lendo uma única frase em forma de incógnita por horas seguidas.
Acho que esse é seu propósito, e seu discurso trás até nós a certeza de que não estamos sozinhos, de que algumas pessoas pensam como nós afinal das contas.

"Estou cheio de recordações e tudo o que já é passado tem um toque de melancolia dolorida."

Suas palavras confortam, nos fazem viajar a um novo lugar na mente, um que nos faz questionar tudo e que sabe do grande potencial de superação que temos. Hipóteses se criam, e se enlaçam em questões como: "E se eu tivesse feito diferente?". As frases suspiram, os sentimentos afloram, lágrimas caem. Num mundo onde o vazio tem se alastrado, ela mostra a verdade nua e crua, e tenta demonstrar as emoções mais evasivas da forma mais comum possível.
Clarice pode ter partido, mas seu legado foi registrado e permanece vivo por meio dessas páginas.
Quem eu fui? Quem eu sou? Quem eu serei?
Não importa muito, desde que eu me divirta no processo, desde que eu me perdoe pelos meus erros, desde que eu viva meu presente e aceite meu passado, e desde que eu me ame como se eu fosse a coisa mais preciosa e rara que exista nesse mundo. Afinal, um dia, assim como Ângela e Clarice, partirei. O melhor que posso fazer, assim como elas, é não temer a chegada do mesmo, e sim aproveitar até que ele venha a tona.

"Em um sopro de vida, fala-se muito de morte e, mais do que tudo, de vida."

isabella 26/10/2023

Como a mesma diz, a escrita de Clarice é um imenso clímax.
gosto de como ela questiona a vida, o ser, a morte e Deus de forma íntima.

Loh 21/10/2023

Um livro para aqueles que sentem demais
A transcendental dialogue beteween the author and his creation.

"A Breath of Life" is the last book written by the famous author Clarice Lispector. The books is a dialogue between the author and his creation: Angela Pralini. This feels the world in a very peculiar way, feels too happy and sad, she has love and necessity to written. The plot is fascinating and the volume has two hundred and twenty pages.

The thing a liked the most of A Breath of Life, is how Angela and the author relate, because the first is a creation of the second, but it will be she is a living character who transcends the world? It will be do we all have an Angela in our lives? Or it will be does she only exist in the author's head? You need to read to now.

I supposed persuaded you to read the book, therefore I suggestion for you should read and allow yourself to be
transformed by this overwhelming story.

marcela115 19/10/2023

Magnífico!
Como sempre clarice lispector me pegando de surpresa, essa mulher é incrível, vejo ela como mãe ? um sopro de vida é sobre morte e vida, e novamente, ela sabe captar bem a dor humana.
hellolaiss 25/10/2023minha estante
Oie amg, gostei do seu comentário sobre o livro e queria uma opinião sua. Eu quero dar um livro da Clarice para um amg de presente, só que eu não sei qual eu escolho para dar pra ele. Vc tem alguma recomendação??? Algum da Clarice que seja um bom livro para iniciar a leitura dos livros dela. Se vc puder responder eu agradeço bastante, pq vai me ajudar muito!!! ????

marcela115 28/10/2023minha estante
@hellolaiss dá para ela A Hora da Estrela da Clarice. Recomendo demais para iniciantes

hellolaiss 28/10/2023minha estante
Aaaa muito obrigada!!!

clariiyw 16/10/2023

Experiência única
Sabe quando você lê uma obra que muda sua visão sobre as coisas e se identifica com algumas coisas? foi isso que aconteceu comigo quando eu o li. O livro em si tem muitas metáfora complexas para quem começou a ler agora, é muito abrangente de interpretações e sentimentos sentidos na obra. Para mim foi um tipo de livro que nunca tinha lido antes e demorei muito para ler ele por conta de sua escrita porém é um bom livro e o que torna ele especial é sua escrita Clarice, que da toda uma atmosfera de autoconhecimento da personagem, por mais abstrata que seja, é lindo e ofusca os livros que já li, ele é profundo e triste ao mesmo tempo, pois pensar na vida, na morte me deixa muito trêmula e nervosa, pensar nas coisas que são coisas é efêmero para muitos mas para mim é constante.

Eduardo1927 10/10/2023

Me afundo em mim
O livro soa como uma constante autoconsciência quase inconsciente, gerando uma reflexão sobre quem se é, quem gostaríamos de ser e tudo o que nos faz ser quem somos.

se eu tivesse o hábito de marcar trechos impactantes de livros, com certeza esse estaria todo colorido. grande Clarice!