Um Sopro de Vida

Um Sopro de Vida Clarice Lispector

Resenhas - Um Sopro de Vida

AnajuVitorino 15/12/2023

Clarice, apenas
O que dizer sobre este livro? Ele diz tanto que fico sem palavras para descrevê-lo. Ler isso aqui é mergulhar em um oceano sem fim, tudo é muito tocante, tudo diz algo sobre qualquer coisa. Clarice é A escritora, e isso é incontestável. Fascinante, visceral, hipnótico... isso aqui é literatura!!

vanillapeony 14/12/2023

Livro excepcional, o final é surpreendente, todos os parágrafos são lindos como sempre são com a Clarice e me manteve acordada por várias noites. O sentimento de ler é indescritível.

sofiaforster 13/12/2023

Um sopro de vida
Amo ler Clarice. Quanto mais eu leio dela mais eu tenho certeza de que ela foi uma mulher extraordinária e que continua sendo através de seus livros. A sensação de ler Clarice é inexplicável. Apesar de serem densos, seus livros fluem com muita leveza pra mim, entro fundo nos livros dela e não tenho vontade de sair. Acho linda a maneira em que ela se coloca vulnerável, expondo para todos os seus leitores suas inseguranças e dúvidas. Nesse livro a personagem Ângela tem vida e pensamentos próprios e o autor só a ajuda a escrever por si só. Acho incrível a maneira como ela cria um diálogo entre a personagem e o autor (que também pode ser considerado um personagem). As vezes sinto que os livros me chamam, porque diversas vezes li livros que se encaixaram perfeitamente no meu momento presente, e esse foi um deles. É incrível poder acompanhar a evolução dos personagens e evoluir junto com eles, sempre aprendo com a Clarice e por isso so tenho a agradecer. Com certeza um dos melhores livros que li esse ano.

giovanna 11/12/2023

"quero escrever movimento puro"
Clarice sempre ultrapassa qualquer limite, qualquer tentativa de se tentar entender. Sempre ineficaz tentar resumir suas obras ao simples valor de compreensão, quando tudo aqui grita sentimento. Lindo ;)

Julia.Roloff 11/12/2023

Ainda não estou preparada para Clarice.
Clarice é um fenômeno, sem dúvidas. Acho que a escrita dela é tão densa, tão profunda e cheia de significados, que eu fico exausta em ler duas páginas.

Por isso foi uma leitura demora e foi uma leitura difícil, quem sabe um dia eu esteja mais preparada para tudo que essa autora tem a oferecer, mas o momento ainda não é agora.

warnette 03/12/2023

E grito: eu sinto, eu sofro, eu me alegro, eu me comovo. Só o meu enigma me interessa. Mais que tudo, me busco no meu grande vazio.

sleepyintgarden 02/12/2023

"a alegria da vida é"
"-cada minuto que vem é um milagre que não se repete."
"- às vezes escrever uma só linha basta para salvar o próprio coração"
"-o que é a vida real? os fatos? não, a vida real só é atingida pelo que há de sonho na vida real"

lareS2 01/12/2023

Perfeição em palavras e sentimento
Ler Clarice é sempre um prazer. Um dos maiores nomes da literatura brasileira me arrebata novamente nessa narrativa que demonstra como a vida é criada dentro de si mesmo, como ela pode ser viva e como pode morrer em vontades e frustrações

Surrender_Nih 29/11/2023

Sobre ser, morrer e adorar a um Deus
Esse é um livro bem profundo, tive momentos em que parecia entender o fluxo das frases, mas passei a maior parte da leitura desconectada. Depois que ouvi de alguém que deveria sentir ao invés de entender, fez mais sentido mas ainda foi bem difícil.

O que pude captar, principalmente, é a melancolia do Autor, que provavelmente representava a própria Clarice. Acho que todo esse questionamento sobre morrer faz mais sentido analisando o contexto de escrita dessa obra.

Não é uma obra que pretendo ler de novo, mas ainda quero tentar ler outro livro da escritora. Todavia, vou dar um tempo pra minha cabeça processar.

lookingforvic 27/11/2023

Fiz a releitura deste, já que é um dos meus favoritos da vida. Ler e reler Clarice sempre vai ser uma experiência única, é como se a leitura fluisse como um rio, um fluxo de consciência, de fato uma experiência de projeção astral de uma maneira inusitada. A cada vez que leio e releio Clarice, eu sinto com mais intensidade e vivacidade minha humanidade e sensibilidade pulsar sob minhas veias e gritar em meu peito.
As palavras de têm o poder de transcender o papel e tocar as fibras mais profundas da nossa existência. Em cada linha, há uma dança entre a introspecção e a conexão com o universo humano.
A sensibilidade dança com a efemeridade da vida, como se cada momento fosse uma obra de arte passageira. É uma leitura gostosa, intensa, que te faz realmente questionar e ter certas crises existenciais pois a vida é realmente feita de sopros.
Um dos meus favoritos pra sempre.

Nayara 27/11/2023

Clarice escreve com a alma e esse livro é a prova disso
Um livro que nunca irei recomendar a ninguém, pois sinto que estarei entregando muito de mim, os meus mais profundos segredos e sentimentos. Me identifiquei tanto com cada palavra, cada frase me tocou no meu mais profundo, me faltou fôlego e agora que terminei só quero começar novamente para sentir o conforto que esse livro me trouxe, porque agora parece que falta algo?

nalua.m 24/11/2023

Um evento canônico
Gostaria de salvá-lo como uma mantra. Cravar em minha pele. Cantá-lo como canção.
"Faça com que a solidão não me destrua.
Faça com a que a solidão me sirva de companhia.
Faça com que eu tenha coragem de me enfrentar.
Faça com que eu saiba ficar com o nada e mesmo assim me sentir como se estivesse plena de tudo. Recebe em teus braços meu pecado de pensar"

Inicialmente tive dificuldades com o fluxo de consciência. Mas, inexplicavelmente, com o fluir da leitura parece ocorrer uma fusão em que você se sente em uma linha tênue entre pensamento e escrita. É incrível. Clarice é incrível.

Solzinha 18/11/2023

O que foi isso Clarice?
Como descrever os livros de Clarice em poudas palavras? Bom, cada palavra, cada frase e cada parágrafo parece um livro, um clímax ( ou uma facada no peito).
Depois dessa leitura eu sinto que Clarice consegue me impactar a cada livro que leio.
Apenas uma palavra: Extraordinário!

Manda :) 17/11/2023

Clarice Lispector?
"Iam confundir isto com suicídio mas é mera coincidência. Tem sentido correr tanto atrás da felicidade, será que basta ser feliz? Será que ser feliz é um estado de tolerância?"

"Está sempre numa situação pelo menos de semicrise. Ela implica intensidade ao que não a merece."

"Ela ignora que é autossuficiente até certo grau"

°?Que livro perfeito! É minha segunda leitura da Clarice e foi simplesmente incrível..me identifiquei com várias partes do livro, principalmente com os textos do "livro de Ângela", chorei, me fez refletir muito. O livro vai revezando entre o Autor e Ângela, ele retrata vários trechos de Clarice se referindo a morte, principalmente por ser o último da autora, livro impecável! Clarice não é para entender.. é para sentir??

manubis0 14/11/2023

Eu te amo Clarice!
Clarice Lispector é uma das mulheres que mais me inspira no mundo inteiro.
Esse foi o primeiro livro que li dela, confesso que demorei no começo por não ter tempo para me aprofundar, mas do pouco que lia, mexia com tudo aqui dentro, lembro que um dos meus dedos tremia de tanta ansiedade para ler cada vez mais, parecia que ia engolir o livro.
É uma obra de arte, as frases, as palavras, a história, quando você tem o entendimento disso tudo e aquilo te toca, não tem como voltar atrás.
Não vejo a hora de ler os próximos livros e escolher o meu favorito.