Chico Bento: Arvorada

Chico Bento: Arvorada

Resenhas - Chico Bento: Arvorada

Luiz819 06/06/2020

Simplesmente fantástico
Para você que aprecia uma obra de arte, não deixe de ler essa novela gráfica. A sensibilidade do Orlandeli com todos os personagens é incrível. As cores, o pano de fundo, as camadas e tudo mais é de uma maestria ímpar. A pesquisa do personagem e o uso das cores é tudo feito de forma a passar uma mensagem ao leitor. Recomendo.

Rittes 17/04/2017

Mais do mesmo
Parece que os autores que estão fazendo a releitura dos clássicos personagens de Mauricio de Sousa se esqueceram que seu grande e duradouro sucesso se deve ao fato de conseguirem nos fazer rir. Quase todas as histórias forçam a barra para que o leitor chore, como se leitores adultos fossem incapazes de rir. Com este novo e irritante volume não é diferente. Talvez agrade sentimentaloides e quem não é fã do Chico Bento. Prefira o bem mais divertido Pavor Espaciar, de Gustavo Duarte, na mesma coleção...

Júlia 28/05/2020

Aquece o coração, Chico e Vó Rita me lembrou a relação entre eu e minha avó. Vale super a leitura!

OgaiT 27/05/2020

Oiar Diferente
Pra mim essa é a melhor hq do msp graphics, Orlandelli além de um traço muito bonito, possui uma forma muito simples, para falar da simplicidade do povo do interior. Apesar de sempre ter achado a personagem muito estiriotipada, o autor conseguiu me surpreender e arrebatar com essa história. Outra coisa que me chamou a atenção é a forma como o texto foi distribuído, sem a presença dos balões, que são muito comuns nos quadrinhos, além da própria linguagem que remete a fala do povo interiorano, sem parecer clichê.

Sabrina.Santana 14/05/2020

Chorei...
Simplesmente lindo, encantador. Amei o desenho, a historia, o tema. Inesquecível!

Joara 11/05/2020

Saudades
Lindo livro de Chico Bento no interior me fez reviver minha infância em cidade pequena. O amor pelos ipês também é grande na minha família e confesso que não segurei as lágrimas.

ira_rafael 05/05/2020

Uma fror brotando
Um dos títulos mais emocionantes da coleção Graphic MSP, cheio de momentos de sabedoria, amizade e humor.
A ternura da relação de Chico com a avó é singular e nos faz querer que a HQ fosse maior.
As ilustrações e colorações das páginas são outro destaque, extremamente fluidas e bonitas.
O livro é do tipo que se guarda no coração.

@somaisumparagrafo 27/03/2020

@somaisumparagrafo
Com uma arte belíssima, Orlandeli nos apresenta uma história simples, mas rica em ensinamentos. Aqui, a sabedoria de vó Dita é passada ao seu neto Chico Bento com muita sensibilidade.
Uma trama que vai falar de amor, família, amizade, luto, fé e vida, mesclando toques sobrenaturais com elementos do folclore brasileiro, tudo isso de uma forma muito tocante e emotiva.
Essa HQ faz parte do selo Graphic MSP que vem trazendo diversas histórias dos famosos e queridos personagens de Maurício de Souza, com uma abordagem mais aprofundada, nos remetendo a uma gostosa nostalgia sobre nossa infância com os quadrinhos da Turma da Mônica.
Eu amei a experiência com essa leitura, tanto que favoritei esse livro. Agora sigo ansiosa para adquirir as demais edições deste selo.

Claudia.Marcia 09/06/2020

Chico Bento Arvorada e meu primeiro HQ que amei ler é ter como primeiro na minha coleção.Que história linda e emocionate e arte do HQ muito Linda!

K-Roll 07/03/2020

Poucas Graphic novels dessa coleção conseguiram ser tão emocionantes quanto esta do Chico Bento. Em tão poucas páginas e imagens ela consegue reforçar a necessidade de apreciar as coisas simples com pessoas que realmente importam para a gente.

Janine 07/03/2020

Lindíssimo
Uma graphic novel muito bem escrita e desenhada que fui ler na intenção de me distrair com uma leitura fácil, e acabei remetida à minha infância e diversos momentos da minha vida. Muito emocionante e belo.

duda 04/02/2020

maravilhoso perfeito
se você esta vendo essa resenha pra saber se deve comprar, primeiramente você já deveria ter comprado!! e não só compre pra você, também presenteie. essa história merece

@desaniversarios 30/12/2019

Tão Chico!
Hello, guys! Tudo bem?
Essa é a primeira história em quadrinhos da MSP e já posso adiantar que escolhi a edição certa para começar!

Chico Bento é o meu personagem favorito da Turma da Mônica! Acho as histórias leves, com cenários gostosos e tão diferentes para quem vive em cidades grandes. Ler Chico Bento é sair da realidade e entrar em um mundo puro e divertido.

Porém, ler a primeira Graphic Novel me deixou apreensiva, afinal, não seriam os famosos traços de Maurício de Souza. No entanto, fui surpreendida de maneira extremamente positiva! A ilustração de Orlandeli é linda, delicada e resume toda a pureza do Chico.

A história é encantadora, fala de folclore, crenças e amor. Confesso que terminei com uma pequena lágrima nos olhos. É uma trama que deve ser lida e relida por adultos e crianças. Mostra o quanto devemos valorizar os pequenos gestos e aqueles que amamos!

site: https://www.instagram.com/p/B1Y-J0-jiiL/

Paulo 22/11/2019

Em Arvorada, o quadrinista Orlandeli conta uma história tocante de, como nos diz a epígrafe da saga, “(...) um menino (Chico Bento), uma anciã (Vó Dita) e um Ipê Amarelo”, e nos dá uma lição sobre o quanto perdemos deixando as coisas pra depois, por deixar de dar valor e apreciar cada um dos breves momentos que temos, pois não demora muito e eles serão apenas memórias.

Narrativamente falando, logo de cara, o tom do roteiro e arte de Orlandeli difere bastante daquele utilizado por Gustavo Duarte em Pavor Espaciar (2013). Naquela ocasião, o humor e as inúmeras referências à cultura pop, em um cenário de ficção científica, eram os motes da trama. Já em Arvorada, temos um drama familiar, que é a doença da Vó Dita, que desemboca em um momento de amadurecimento para o Chico, e várias lições sutis para os leitores, através das conversas entre avó e neto (uma em especial me tocou bastante, que é sobre você deixar a jornada mais doce, quando não há nada a fazer para deixá-la mais fácil). Assim, não espere uma trama intrincada, ou uma aventura de tirar o fôlego. Arvorada é uma HQ curtinha, que se vale do lirismo e de metáforas para contar uma história simples, sem grandes reviravoltas, mas cheia de significados, sobre os últimos dias de um menino e sua avó. Mas ainda que simples, Arvorada é mais complexa do que é possível perceber em uma primeira leitura, e só peguei algumas das metáforas disfarçadas em cenas aparentemente despretensiosas numa segunda leitura.

Quanto a arte, o traço de Orlandeli é exagerado, com personagens e cenários totalmente estilizados. Porém, fazendo minhas as palavras de Luiz Santiago, do Plano Crítico, o quadrinista encanta através desse “tipo belo de feiura”, com personagens muito expressivos, uma linda paleta de cores, que dá o tom em diferentes momentos da história desenhando cenas que passam muito sentimento. Soma-se a isso o casamento entre o traço de Orlandeli e a maneira que ele constrói enquadramentos, com personagens cujas partes do corpo servem como elemento narrativo: muitas vezes, por exemplo, os desenhos atravessam de um quadro a outro.

Enfim, em Arvorada, Orlandeli nos convida, através de uma trama simples mas versossímil, a pensar sobre os “nãos” que dizemos para algumas pessoas em algumas ocasiões, sem sabermos que a oportunidade de um novo encontro ou de viver a mesma coisa ao lado da pessoa pode não voltar a acontecer.

PS: Orlandeli faz uma bela homenagem a história do Chico Bento, homenageando e fazendo referências ao universo do personagem, como a aparição da Rosinha, Zé Lelé, a menção ao Nho Lau, os pais de Chico e o porquinho Torresmo, dentre outros, mesmo que alguns tenham tido participações discretas ma trama. Mas o mais marcante é a referência a uma à irmã de Chico Bento, Marianinha, que morre ainda bebê (em todos esses anos, a personagem apareceu em apenas duas historinhas, uma em 1990 e outra em 2005), lembrança que deixa o caipira abalado ao ter que lidar com as lembranças da Estrelinha Chamada Mariana (1990) ao mesmo tempo em que lida com a situação atual da avó.

Liah 24/09/2019

Linda e emocionante
A avó do Chico o chama para ver um ipê florido e ele não acha importante, no dia seguinte o ipê já não tem mais as flores e é aí que a história e o aprendizado do Chico começam. E uma promessa.
A história é simples, mas linda e emociona com o amor do Chico pela avó. A arte também é muito legal, diferente para quem está acostumado ao gibi, mas se encaixa muito à proposta.
Recomendo muito!