Chico Bento: Arvorada

Chico Bento: Arvorada

Resenhas - Chico Bento: Arvorada

sdofkasod 06/06/2018

Eu adorei o livro. As ilustrações são lindas, maravilhosas. O livro tem cheirinho de novo... Mais o mais importante do livro, é a história! A história é o que da vida ao livro. A todos os livros... A história fala sobre quando a avó de Chico chama ele para ver as lindas flores que cresceram na árvore. Mais tinha um bolo de fubá quentinho esperando por ele. Então ele diz: Já vou, vó Benta, já vou! Quando ele chaga, a árvore tinha perdido todas as suas flores, ficou pelada. A avó de Chico diz: Vc perdeu o momento, Chico. Árvore como essa, só cresce uma vez no ano. Se quiser vela floreser, tera que esperar até o ano que vem. No ano que vem, a avó de Chico fica doente,e... Sem Spoiler, né!? ;D Boa leitura! até!
Gláucia 06/06/2018minha estante
Muito linda essa história! E nos dá uma bela lição, de sempre aproveitarmos o momento...

sdofkasod 08/06/2018minha estante
E isso que eu faço!

sdofkasod 08/06/2018minha estante
Eu acho...

Gláucia 09/06/2018minha estante
Sim

MatthewsVianna 07/06/2023

Orlandeli traz uma carga emocional muito forte nessa história. O traço delicado e as falas muito características contribuem positivamente na exposição das mensagens apresentadas pela vó Dita à Chico!

Ler uma Graphic MSP é sempre ter certeza de que estaremos envolvidos em um sentimento nostálgico e confortável. Nessa história não poderia ser diferente.
Mônica B. Lopes 17/06/2023minha estante
Minha favorita

MatthewsVianna 26/06/2023minha estante
Uma fofura! Gostei bastante como os autores incluíram o folclore brasileiro na história.

Carlos531 17/08/2023minha estante
O livro Do chico bento é muito Bom ele fala sobre a Historia Dele Q é muito espetacular Mais A o mesmo Tempo Triste Eu Recomendo Muito!

Luiz 01/08/2023

Quanto mais simpres, mior
Através da relação entre vó Dita, e neto Chico, a história caricata, ao mesmo passo que humana (das maiores qualidades de Chico Bento), a estética visual se une a escrita, se fundindo em uma só, nos transportando para o fundo do âmago do protagonista, utilizando a linguagem própria do mesmo, real, aproximando-o de quem o lê, a ponto de personificar seus medos em figuras típicas do folclore brasileiro, para representar seu momento de fragilidade: a eminência da perda da avó, o trauma de lidar com o luto novamente.

A história passeia, abraça e aflige, com frases e tons, transita entre o medo, tensão, alegria, brincadeira de criança e esperança, convidando o leitor a refletir, discorrendo sobre a importância de aproveitar cada momento da vida, não com o imediatismo do "viva cada dia como se fosse o último", mas sendo o que é, único, simples e belo, cada breve instante, a sua maneira de ser, que a mais comum das atividades cotidianas, seja contemplada.

Uma tentativa de resgate das correntes da rotina e acomodação, que nos puxam para o modo automático, para que possamos "apreciá", cada uma das "arvoradas" que venham a florescer. Me fez lembrar da minha vozinha, da infância tranquila no interior e nos pequenos momentos de alegria genuína, como tirar uma bola de cima de um telhado, as vezes o acontecimento era mais comemorado que o próprio gol. As páginas foram pra mim um chamado a essa criança.

Nas palavras da vó dita: cada momento é como uma fror brotando. si a gente num si aquietá pra apreciá... vão simbora como si nem tivesse ixistido."

"Chico, a vida é um presente qui merece ser apreciado, vê as froris do ypê mi ajuda a num esquece disso."
Ayla 01/08/2023minha estante
Que texto lindo!

Ayla 01/08/2023minha estante
Parabéns

Thaís Inocêncio | @thais_inocencio 10/04/2019

Sensível e impactante
Esse livro deixa uma mensagem importante para os dias atuais: não deixe que a correria do dia a dia te impeça de aproveitar momentos importantes, principalmente ao lado de quem ama.

Com uma história muito emocionante e um trabalho artístico impecável, Chico Bento: Arvorada entrou para minha lista de favoritos.

Claro que, num primeiro momento, esse Chico Bento mais sério causa um estranhamento. Tô acostumada com o Chico Bento dos quadrinhos, aquele caipira brincalhão que, mesmo sem querer, faz a gente rir.

Mas fiquei muito feliz e tranquila de ver que o novo Chico Bento manteve a simplicidade e o coração bom que eu já conhecia. Também manteve a mesma relação bonita com a vó Dita, a admiração pela natureza e pelos animais, a amizade com o primo Zé Lelé, o amor pela Rosinha... ele tá todo ali na história... como sempre, nos dando belas lições.
Lorrany Moura 04/06/2019minha estante
Olá Thais, você entendeu a analogia que cada criatura do folclore representa?

Thaís Inocêncio | @thais_inocencio 22/01/2020minha estante
Oi, Loris! Não pensei sobre isso... você conseguiu fazer uma analogia?

Barbs 02/01/2022

Arte linda e história emocionante
Amei! Pra quem tem ou teve uma relação muito próxima com a avó, assim como eu, será intimamente especial.
Juba 03/01/2022minha estante

L Soares 07/05/2017

Essa resenha é mais sobre mim do que sobre a graphic novel, mas vamos lá. Eu pretendia chegar do trabalho e estudar, mas chegou Arvorada e fui abrir pra ler. Há coisas que preciso dizer antes de seguir a vida. Primeiro, tenho sido injusto com Maurício de Souza. Sempre que me perguntam onde começou meu gosto por ler, eu falo: Harry Potter. Aos 10-11 anos li, esperei minha carta de Hogwarts em vão, mas dali, segui lendo, lendo, e não parei mais. No ensino médio, passei a maior parte do primeiro ano enfiado na biblioteca. Até quando não estava lendo. Éramos expulsos de lá com certa frequência. Aquele foi um ano conturbado. Operei, quase morri. Fiquei meses fora da escola. E eu não lembrava de ter passado tanto tempo lá. De ter ajudado como voluntário na arrumação da biblioteca após um desabamento na sala. Só hoje lembrei com saudade do tempo que passei cercado por aqueles livros. Ainda sobre o que me fez um leitor. Quando volto um pouco mais, falo do livro Arca de Noé, do Vinicius de Moraes. Que minha mãe lia pra nós, eu e meu irmão, quando éramos pequenos, e adorávamos. Mas o crédito maior pela iniciação e amor às letras deveria ser ao Maurício e não tenho dado nenhum. Eram os gibis da turma da Mônica que minha mãe lia para nós na infância. Era neles que ela nos fazia treinar a leitura em casa na alfabetização. E chico bento sempre foi meu personagem favorito. O saudosismo me fez querer essa edição no momento que vi. Mas ler essa história é indescritível. Maurício fez o prefácio explicando o título e falando sobre, e não poderia ter dito nada menos. Uma história tocante. Emocionante de verdade. E linda. A arte é diferente da habitual, mas incrível. Eu recomendo a todos. Esse livro é mais um da lista de um dia lerei pros meus filhos (ou sobrinhos, se não vier a ter os meus pequenos). Agora estou voltando à casa dos meus pais, de onde vim à pouco, pra dar mais um abraço em ambos e na minha irmã. Pedir pra lerem também. E procurar nas caixas de coisas que ficaram quando me mudei, onde está meu autógrafo do Maurício. Tenho que por numa moldura. E passar a prestar-lhe a devida homenagem.
Bia0210 18/05/2019minha estante
Turma da Mônica tb fez parte da minha infância, me emocionei com seu relato!

Felipe 13/10/2022

Existem obras de arte que possuem a capacidade de nos ligar com lembranças primordiais e preciosas, momentos doces, pessoas inesquecíveis, que muitas vezes nem lembramos de ter tido...

Esse tipo de obra nos leva a um estado de fascinação, que em alguns casos se deriva da redescoberta do que se é, do que te trouxe a esse exato momento, da comunhão de coisas diversas unidas pelo acaso que veio a resultar nessa coisa complexa que nos tornamos.

Essa HQ abre o nosso baú pessoal do afeto familiar e nos atenta para a brevidade das coisas boas da vida... É um belo retrato daquele período que a maioria de nós tivermos na infância onde não passamos de um regalo do universo embrulhado pelo morno afeto do amor fraternal... Essa 'relembrança trás a tona o inevitável fato de que esses momentos são efêmeros, não são eternos...

Enfim, nem cabe comentar traço, roteiro e tudo mais, esse tipo de obra está além disso... Recomendo demais.
Cleber 13/10/2022minha estante
Linda hq, realmente uma obra de arte e sensibilidade!

Lucas Lira 24/07/2017

A melhor até o momento
Uma HQ tocante que fala de assuntos delicados com uma leveza surpreendente. Cada página tem um ensinamento somado a artes lindas e marcantes. Divertida e emocionante, deveria ser lida por todos os fãs.
Natacha 24/07/2017minha estante
s2

Isabela1177 02/08/2020

Lindo!
Que história e cores liiindas, de fim de tarde, de aconchego, de amor e simplicidade!!
Ave Fantasma 26/08/2020minha estante
Esse quadrinho é um quentinho no coração.

niegecr 02/12/2018

Arvorada - Orlandeli Nota 10/10 @livre.ira
Já chorou lendo uma HQ hoje? Não!? Pois então vamos falar de Arvorada, mais uma HQ incrível na Graphic MSP.
Orlandeli conseguiu com sua arte lindíssima, juntamente com seu texto simples e profundo, me transportar diretamente para minha infância.
Conforme ia virando as páginas, minhas memórias saltavam pela minha mente me fazendo reviver momentos do tempo que eu era criança, com amigos e minha família, especialmente meus avós.
A mensagem deixada ao longo da história não poderia ser mais bela e tocante: não se esqueça do ipê, árvore tão linda que floresce apenas uma vez por ano e rapidamente suas flores são levadas pelo vento, ou seja, não deixe que a correria do dia a dia te atrapalhe de apreciar as coisas mais simples e singelas da vida!
Lorrany Moura 04/06/2019minha estante
Olá Nica, qual sua interpretação sobre o momento em que aparecem as personagens do folclore brasileiro? Você acredita que cada um deles seja uma espécie de analogia?

Karla Lima @seguelendo 18/06/2017

Encantador
Traços lindos, marcantes e uma história maravilhosa. Lição de vida. Um quadrinho muito marcante. Um dos trabalhos mais bonitos que já li.

Rodrigo 14/04/2024

Mais uma que deixa o coração quentinho, são tantos fatores que trazem nostalgia, os causos da avó, a roça, e o próprio chico bento.

Barbara.Oliveira 31/12/2017

Lindo e emocionante...
...

DAN LIMA 05/02/2018

Uma literatura obrigatória para todo Leitor que se preze. Que HQ!!!
Demaisssssssssssssssssssssssssssssssssssssss...!!! PQP!!!
Deve-se presentear para qualquer pessoa, independentemente da idade.
Abre a nossa mente de fato. Além de ser tão óbvio, mas muitas vezes,
a gente ignora por achar que está distante de nós. Nesse momento,
é que a HQ revela todo o seu potencial, a sua mensagem, a sua essência,
o choque de realidade que a vida nos revela e provoca diversas reflexões.
Um mix de amor, dor, humor, suspense, drama... Impressionante!
Não consegui parar de ler a HQ um só instante, há um refinamento nas imagens com
muita sensibilidade.
Resumindo esta HQ, diria:"A vida é muito mais do que os olhos podem ver".
Recomendo. Uma aquisição que vale o preço, pelo simples fato de ser VERDADEIRO
e HUMANO. De ficção, não há nada.
Ah, só mais um detalhe: uma literatura que deve ser lida ANUALMENTE, no mínimo,
devido a sua veracidade que chega a emocionar, literalmente.
;-)