Mônica e Enzo e Todos os Dias

Mônica e Enzo e Todos os Dias Denise Flaibam

Resenhas - Mônica e Enzo e Todos os Dias

Queria Estar Lendo 11/04/2017

Resenha: Mônica e Enzo e Todos os Dias
Mônica e Enzo e Todos os Dias não é o tipo de livro que você esperaria da Denise -- especialmente por causa do histórico de fantasia dela -- mas é um surpresa grata, deliciosamente fofa e divertida, que une o humor característico da autora com personagens peculiares e facilmente identificáveis.

Mônica Garcia é uma garota que está acostumada a passar despercebida pelo colegial -- na verdade, ela prefere mesmo que ninguém saiba quem ela é. E está quase atingindo seu objetivo de se formar sem chamar a atenção de ninguém.

Ela é tímida e ansiosa e está feliz em ficar no seu cantinho, dividindo seu tempo entre as fotografias, os dois melhores amigos (Rodolfo, dramático de carteirinha, e Ruth, a encorporação do Girl Power) e a sua família, que consiste em quatro irmãos, uma tia meio louca e os pais que estão em processo de separação há muito tempo.

Mas seus planos vão por água abaixo quando ela acaba recebendo a tarefa de fotografar os treinos e jogos de futebol do time do colégio para o jornal estudantil. Tudo estaria bem, se o capitão dos Dragões, o time aclamado da escola, não fosse o amor da sua vida, também conhecido como Enzo Daniel Spozito da Silva.

"Ele é tão bonito que me faz querer deitar de cara na grama."

E agora Mônica não tem como fugir, os encontros com o goleiro são inevitáveis. Mas o mais surpreendente é que talvez ela também seja o amor da vida de Enzo....

Uma das coisas que eu mais gosto nessa história é como a Mônica é tão identificável. Sempre que ela topa com o Enzo, as reações dela foram tão familiares para mim. O processo pelo qual ela passa para aceitar os sentimentos correspondidos e os medos dela, são tão universais -- talvez um pouco amplificados, ok -- que não levou mais do que um capítulo para eu amar ela.

Além de tudo, a Mônica tem uma família grande, barulhenta e excêntrica, cheia de trejeitos próprios que, eu acho, poderia ser a família de muita gente por ai, inclusive a minha. Os pais estão se separando, mas já tentaram se reconciliar várias vezes. A última vez resultou em trigêmeos e hoje se contentam em discutir por eletrodomésticos. A tia é como uma irmã mais velha, doidinha e confiável. O irmão mais velho é o modelo de filho, a irmã mais velha está passando pela fase rebelde e os três irmãos mais novos são crianças cheias de energia e sem qualquer noção de segredo. É fácil se apegar aos Garcia, que vem para a história trazendo deliciosas gargalhadas e abraços quentinhos e reconfortantes.

"De um lado, quero ficar longe dele, e do outro quero beijar toda a cara perfeita."

Já Enzo é o retrato do cara que você queria que fosse o seu primeiro amor. O tipo simpático que conquista a todos, extremamente apaixonado por futebol e por vencer. Enzo abraça as peculiaridades de Mônica e não força mudanças, ele interage com paciência e gentileza, compreendendo a importância de conquistar não só o coração da garota, mas sua confiança. É o tipo de de cara que faz a gente soltar suspiros apaixonados e coloca nossos padrões para relacionamentos lá em cima.

Mas não é só o romance tímido, fofo e divertido entre Mônica e Enzo que chama a nossa atenção. Os personagens secundários possuem uma história própria, um arco desenvolvido com a mesma graça do principal. Acompanhamos o segredo de Ruth, o relacionamento de Rodolfo e Juca, o afastamento da irmã de Mônica, Lilian -- que, aliás, é a protagonista do próximo livro! -- e todas as histórias se entrelaçam a principal de forma fluída e fácil, sem interferir no andamento ou na dinâmica.

Dores, amores, problemas familiares e muito suco de laranja se encontram na pequena cidade de Lagoa Feliz, no interior de São Paulo, formando uma história que nos faz rir e chorar, que aquece o nosso coração e coloca um sorriso bobo no nosso rosto.

"O seu sorriso é tudo e absolutamente o infinito."

Mônica e Enzo e Todos os Dias é um livro que fala do primeiro amor e das difíceis escolhas da adolescência, que chegam com o amadurecimento. Fofo, engraçado e irreverente, os personagens nos conquistam logo nas primeiras páginas e ficam conosco muito depois de encerrarmos a leitura.

Indico para todos os fãs de young adult, romance e comédia. Um livro como você nunca viu a Denise Flaibam fazer!
'duarda 19/04/2017minha estante
esse livro é muito amor

mwnuzitta 25/06/2022

Doce, tipo suco de laranja. ?
Mônica é apaixonada por fotografias.
(E pelo Enzo.) Até que graças a esse talento e a um mal entendido, ela acaba sendo colocada como fotógrafa oficial dos jogos do time de futebol da escola, no qual Enzo é goleiro e capitão. (Espetacular,por sinal)
E é ai meus amigos, que toda a coisa começa. Porque ver o Enzo constantemente não estava nos planos, e viver um romance com o garoto do seus sonhos para de ser apenas um sonho, e sim uma possibilidade.
Enzo é um menino maravilhoso, impossível não se apaixonar pelo mesmo. Soube esperar, acolher e fez de tudo pra deixar a Mônica confortável. Enzo Daniel Sposito da Silva é o sonho de qualquer garota!
Juntos, esses dois construíram um dos relacionamentos mais fofos que já li. Cheio de compreensão, carinho, paciência e muito, muito amor.
"Mônica e Enzo e todos os dias" é um livro leve de comédia romântica, mas que aborda temas como o crescimento, aceitação, os minis problemas que se encontra em uma família maluca e até mesmo a assexualidade, tratada na devida naturalidade que deve ser.
E ps: é obra nacional??????
Fofo, aconchegante e divertido. Vale a leitura!
ellen s 25/06/2022minha estante
suco de laranja tem doce pra caralho msm, coitado dos diabéticos

que vontade de ler esse

AKSJKSKSKKAJS

mwnuzitta 25/06/2022minha estante
pois leia ellen, é mto delicinha, e super rápido

ellen s 25/06/2022minha estante
vou esperar ficar de graça de novo

isalivs 25/06/2022minha estante
ai suco de laranja é meu favorito mas sem açúcar

gostei bastante da resenha

MDS agora eu vi, pensei q tinha umas 15 págs

beatriz2061 25/06/2022minha estante
MANO DPS DE TEMPOS VC CONSEGUIU MANTER A SUA ABILIDADE

beatriz2061 25/06/2022minha estante
Wowo Manu, amém.

obg isa

mwnuzitta 25/06/2022minha estante
tb amo suco de laranja natural

mwnuzitta 25/06/2022minha estante
KQJDJWKS Q ISSO ANINHA!! OBG E AMÉM ?

mwnuzitta 25/06/2022minha estante
habilidade de digitar que lhe falta né

Thais.Silvestre 16/02/2022

Uma coisa que eu gostei nesse livro é que ele te faz entender como funciona o fluxo de pensamento de uma pessoa ansiosa. Apesar disso em alguns momentos ser cansativo, me fez refletir como que alguém que tem ansiedade lida com isso constantemente.
Claro, a história é fofinha, cheia de respeito ao espaço um do outro. O foco não é em grandes problemas, mas em lidar com situações normais do dia a dia, sempre nessa perspectiva do respeito. Ele trás a abordagem que quero ver cada vez mais na literatura!

Silvana 06/05/2017

Monica é apaixonada por Enzo há dois anos, desde o dia e que o conheceu na rodoviária da cidade de Lagoa Feliz. Ela deu um esbarrão nele e ele se desculpou. Ela achou que ele fosse apenas mais um garoto legal, mas seu irmão mais velho disse que aquele garoto era o Enzo, um prodígio do futebol. E para sua surpresa ele foi estudar bem no mesmo colégio que ela. Não na mesma turma, mas eles sempre se viam, e todas as vezes Enzo acenava para ela. Para ela e para todo mundo na verdade, porque Enzo é esse tipo de pessoa. Ele é o senhor simpatia, o melhor filho do mundo, o aluno querido pelos professores, o cara que tem luz própria e agora ele é também o goleiro e capitão do time dos Dragões, o primeiro aluno transferido a conquistar isso antes do fim do ano. E ele já conseguiu levar o time para as eliminatórias.

Rodolfo e Ruth, melhores amigos de Mônica, acham que ela tem apenas uma paixonite por Enzo, igual a todo mundo, mas ela tem certeza de que não é só isso. Ela gosta dele de verdade, mas é tão tímida que fica sem fala na presença de Enzo. E quando não fica sem fala, acaba soltando algumas perolas que são até pior que a mudez, como acaba de acontecer. Rodolfo não deixa Mônica em paz por causa do treino e até diz que com certeza esse ano a taça é deles e Mônica acaba desdenhando e por coincidência Enzo está passando perto deles e ouve. Mas como ele é a educação em pessoa, ele só brinca com ela pelo o que acabou de acontecer, deixando Mônica ainda mais apaixonada. E por esse motivo e por achar futebol um tédio, ela quer evitar a todo custo comparecer aos treinos do time, coisa muito difícil já que Rodolfo, igual a todos os moradores da cidade, idolatram os Dragões.

Por conta de toda timidez, Mônica se sente muito mais a vontade por trás de uma câmera do que na frente dela, e ela tem talento para a coisa, tanto que é designada para trabalhar como fotógrafa do jornal da escola. E ela tira muitas fotos de Enzo, sem ele saber é claro. Mas um dia em um treino ele percebe, e acaba deixando um bilhete com Rodolfo pedindo que Mônica leve as fotos para ele. Enzo deixa um bilhete, pois Mônica não fala com ele, nem mesmo eles sendo parceiros na aula de xadrez. E Rodolfo tem certeza de que Enzo está interessado nela. Mas não era nada do que eles estavam pensando. Pelo menos não dessa vez. Então as coisas começam a mudar muito depressa. O que Mônica sempre sentiu por Enzo, era um amor platônico e ela nunca esperou nada da parte dele. Mas então Enzo parece estar interessado nela e ela não sabe como reagir a isso.

"Eu amo o Enzo e cada pedacinho dele e pensar na possibilidade de ele querer me beijar me deixa pendurada em uma pilha de nervos."

A Denise acaba de entrar para meu top cinco de autores favoritos. Quando eu penso que já vi tudo dela, ela vem e me surpreende. Eu já amava ela escrevendo fantasia, a série Os Mistérios de Warthia é uma da melhores que já li do gênero. Dai ela vem e me escreve simplesmente o melhor livro de zumbis que já li, As Coisas que Perdemos. E quando vi esse livro sendo divulgado e como o gênero é um romance com humor, bem mais leve do que eu estou acostumada a ler dela, pensei que seria bom, porque é dela, mas não achei que fosse gostar tanto quanto gostei. Eu me apaixonei por tudo nesse livro. Me apaixonei pelo Enzo, pela Mônica, pela família deles e seus dramas, por seus amigos e até por seu medo de entrar em uma relação. Na verdade eu me vi muito na Mônica. Até alguns anos atras eu era ela hehe.

O romance entre os protagonistas é muito fofo. E o legal é que não é o amor miojo que sempre tem nos livros do gênero. A relação entre eles vai sendo construída aos poucos e fico até arrepiada em lembrar as cenas. É muita fofura. Hoje em dia as coisas mudaram muito, o povo é rápido. Por isso que amei a história, porque lembrei muito de como as coisas eram na minha época. Tinha aquilo de ter vergonha, de olhar de longe, de suspirar quando passava perto, de mandar bilhetes, aliás os bilhetes foram um detalhe a parte na história. E outra coisa que me chamou muito a atenção nos protagonistas foi que eles fogem totalmente dos estereótipos. A Mônica é ruiva e tem um metro e meio e o Enzo é negro. Eu pelo menos não lembro de ter visto nenhum casal protagonista assim nas histórias.

E além do romance, o livro tem de tudo um pouco. Ele fala bastante de amizades, principalmente entre irmãos. E fala muito de família. Ao longo da história nos vamos ver a relação dos protagonistas com suas famílias e posso dizer que amei a família dos dois. E também fala de futebol, é claro, já que Enzo é um goleiro. Mas nada que fique enjoativo para quem não gosta. E tudo isso em uma narrativa leve e bem humorada. Assim como teve algumas cenas que me derreti, teve outras que ri alto. E no fim a autora me emocionou muito. Terminei a leitura com lágrimas nos olhos. Se tem algum defeito na história, (procurei pelo em ovo), é que poderia ter alguns capítulos na visão do Enzo. Fiquei muito curiosa para saber o que ele estava pensando em várias partes. Enfim, indico o livro. Tenho certeza de que vai te agradar.

site: http://blogprefacio.blogspot.com.br/2017/05/resenha-monica-e-enzo-e-todos-os-dias.html
'duarda 13/05/2017minha estante
Sil, adorei a resenha. Também amo esse livro, e a Denise é mesmo maravilhosa!

Bia Pupato 26/12/2023

Aqueceu meu coração
Bom dia amores! ?
Espero que estejam bem!

Hoje vamos de #resenha dessa leitura que me encantou e conquistou: Mônica e Enzo e Todos os Dias! ?
Livro recebido em parceria com a @mundounoeditora ?

Esse livro realmente foi uma delícia de ler, gostei muito da escrita da Denise, a diagramação também tá linda e proporciona uma leitura confortável.

Acho que me identifiquei muito com a Mônica em alguns pontos, a minha timidez foi e às vezes ainda é um empecilho muito grande na minha vida, e assim com a Mônica se refugiava atrás da sua lente, eu me refugiava nos livros.

Ultimamente não é sempre que os personagens adolescentes me conquistam, geralmente acho maçante e cansativo acompanhar aqueles dramáticos debates internos, mas nesse livro não senti nada disso, consegui sentir identificação com os personagens.

Eles estão no último ano do Ensino Médio, toda aquela tensão pré-vestibular, com tudo mudando muito rápido na vida, que eu lembro muito bem de ter sentido e o livro trata muito sobre autoconhecimento e auto aceitação.

Mostra o quanto é importante ter uma rede de apoio, seja para te incentivar a falar com o amor da sua vida (no caso da Mônica) ou ajudar a escolher a faculdade (como a Ruth), problemas reais dessa faixa etária quando qualquer coisa parece ser o fim do mundo.

E com a Lilian a gente aprende que podemos voltar atrás e tá tudo bem, não vai ser o fim do mundo se reconhecermos que erramos e tentarmos novamente (inclusive eu vi que tem livro dela lançado esse ano e já coloquei na lista).

A leitura também tem seus toques de diversão, Rodolfo, por exemplo, me fez dar altas gargalhadas e muitas vezes Mônica encontrou refugio nele justamente por ele ser tão desinibido, o completo oposto dela.

Enfim gente, esse livro é muita fofura queria falar mais dele e das suas nuances, quem sabe eu faço um momento de tagarelagem nos stories (confesso que tô com saudade).
Beijosz!

Rose 21/06/2017

Sabe aquele livro que te deixa feliz e que durante a leitura você pensa em vários corações e que no término está com um sorriso bobo no rosto? Se você não conhece esta sensação, então está na hora de ler Mônica e Enzo... Mônica e Enzo são dois jovens de 17 anos que moram na pequena e pacata cidade de Lagoa Feliz.
Mônica é uma ruiva baixinha, muito tímida, que gosta de rotina e evita a todo custo situações constrangedoras. Ela adora fotografia e trabalha para o jornal da escola como fotógrafa. É uma dos seis filhos de uma família adoravelmente maluca, e tem em Rodolfo e Ruth seus dois melhores amigos.
Rodolfo é um lindo homossexual assumido, cuja a família acredita que ele está passando por um momento difícil e que por conta disso precisa de apoio psicológico e religioso. É inteligente e tem tiradas hilárias, que deixam Mônica louca para fugir para o espaço. Ruth é uma negra de atitude que não se prende a relacionamentos, e que sofre por conta de suas escolhas. Ela questiona os motivos de uma garota não poder ser livre para namorar quantos quiser, como os garotos costumam fazer. Os dois sabem que Mônica nutre há dois anos, um amor platônico por Enzo, o garoto mais popular da escola...
Enzo é o goleiro capitão dos Dragões, o time de futebol da escola que está em sua melhor fase e com grandes chances de levar o campeonato deste ano. Este lindo negro tem uma legião de fãs a seus pés, tanto na ala masculina, quanto claro, na ala feminina. É o queridinho da cidade, sendo aclamado por professores e alunos, adultos e crianças. Ele é daquele tipo de pessoa que deixa tudo melhor ao seu redor e ninguém passa imune a seu charme. Extremamente apaixonado por futebol, tem uma família mais normal que Mônica, mas tão adorável quanto. Talvez esta normalidade se deva apenas pelo fato dele ter apenas mais um irmão mais novo. Enzo tem em Juca seu fiel amigo, tanto dentro como fora de campo. Juca é tão fofo quanto Enzo, mas para a tristeza das meninas, ele é gay.
A vida destes dois é repleta de "esbarrões", e neste último ano de escola, Enzo começa a perceber que Mônica é mais do que uma talentosa fotógrafa. Mas como se aproximar de uma menina que foge dele constantemente e que mal lhe dirige a palavra? Como vencer a timidez desta ruivinha que está lhe chamando atenção?
Com uma escrita leve e fácil vemos os encontros e desencontros deste casal que se completa de uma forma bem particular.
O estresse das provas finais, do vestibular, do final do campeonato, a incerteza do amanhã, o medo de não corresponder as expectativas, o sonho que vira realidade e com isso as falhas, os erros e acertos de pessoas que poderiam ser reais, destas que cruzamos pela vida. Pessoas como eu e você.
Uma história com um pé na realidade, que envolve e cativa desde as primeira páginas. Uma história que faz você se apaixonar um pouco mais a cada página, e não só por Mônica e Enzo, mas também pelos amigos e família que o cercam.
Fazia tempo que não me apaixonava por personagens desta idade, a última vez foi com o livro Simon Vs a Agenda Homo Sapiens, que também encheu meu coração de leveza. Uma história simples e totalmente cativante, que dá saudade assim que você termina de ler. Um livro que recomendo de olhos fechados.

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com
Denise 22/06/2017minha estante
Me emocionei demais com a sua resenha :') Que bom que a história te conquistou assim, Rose. Muito obrigada por esse texto e por ter acompanhado as peripécias da Mônica e dos outros personagens ?

Madu 19/06/2020

Livro leve,rápido e gostoso de ler. Não tem como não se apaixonar pelo Enzo e pela Mônica como tbm não tem como não se envolver e amar a história deles

LT 01/06/2017

Mônica é uma garota do ensino médio, ela ama fotografia, tem dois melhores amigos: Rodolfo e Ruth. Porém, ela é tímida demais, e o pior de tudo, é que está apaixonada pelo goleiro do time da escola.

Enzo é o goleiro do time da escola, fascinado por futebol. Ele é popular, mas, aparentemente, não é aquele que acaba com a vida dos nerds, e sim o que cumprimenta todos, que é legal com todos.

“Eu estava acompanhada da minha tia e dos meus cinco irmãos – nem vou começar a falar dessa história ainda. Nós tínhamos desembarcado de uma viagem tediosa em um fim de semana chuvoso na praia, e como naqueles filmes antigos bobos, simplesmente esbarrei nele. Eu esbarrei nele, mas ele se desculpou.”

Mô se apaixonou por Enzo assim que o viu, amor à primeira vista mesmo, sabe? Porém, tudo o que consegue falar com ele são apenas as respostas do que ele pergunta. Ela é realmente tímida, mas loucamente apaixonada por ele, todavia, mantém esse segredo guardado, compartilhando-o apenas com os seus dois amigos, que fazem de tudo para que ela dê o primeiro passo. Entretanto, Mô nunca consegue, e segue sua vida com sua paixão escondida por Enzo. Ela odeia futebol, e ama o goleiro que é fascinado pelo esporte, irônico, não?

“ – Taça inútil? Caramba... Essa pegou bem no coração. – Congelo onde estou quando ouço aquela voz. Aquela voz que, durante vinte e quatro meses e algumas semanas, se tornou a minha favorita. (…) – E aí, Enzo, tudo em cima? – Rodolfo sorri, apoiando-se no meu ombro enquanto cumprimenta o amor da minha vida.”

Tudo indo, tudo bem, tudo na mesma, tudo igual, até que... Em um dia, na aula de xadrez, Mô é obrigada a sentar com ele, pouca coisa muda, ele apenas fala e ela fica escutando, só que o coração de Mônica parece que vai sair pela boca. Ele é amor de sua vida e ela não queria superá-lo, mas valia a pena alimentar um amor assim?

Sua vida está de pernas para o ar agora, seus pais em constantes brigas, seu irmão não da notícias há muito tempo, e os trigêmeos na bagunça de sempre, mas depois de ser convencida pelos amigos a ir a uma festa, ela pira.

“Eles já quase se divorciaram três vezes desde que eu nasci. Na última, a reconciliação resultou nos trigêmeos. É a nossa vida; esquisita, mas legal.”

Quando é entregue a Mô a coluna de esportes, ela precisa, dali para frente, estar em todos os jogos, o que não seria ruim, afinal, poderia ver o amor da sua vida com mais frequência. Mas, ele sabe como ser um idiota, e é isso o que ela vai descobrir. Após Enzo acusar Mônica de ser uma espiã do outro time, ela acaba explodindo e falando mais do que devia.

“– Quer saber? Depois dessa você deveria ficar debaixo da chuva pra me pedir desculpas, igual naqueles filmes antigos bregas –”

Ela busca refúgio em seus amigos, mas Enzo se supera e a deixa sem palavras. Ele age deixando um bilhete em cada mesa de xadrez com um pedido de desculpas, sendo a coisa mais fofa do mundo. O que acontece: Mô se derrete por dentro.

“Eles são para mim. Todos eles, em cada uma das mesas, foram escritos para mim; para a garota das fotografias incríveis. Para a pessoa que o Enzo tinha se esquecido de pedir desculpas.”

E assim temos início a uma troca de bilhetes, não como os casais apaixonados, mas sim como amigos, e ficamos na torcida para que, ao decorrer do enredo, e a longo prazo, ele possa se apaixonar pela menina.

O tempo vai passando, a vida vai seguindo, os dias vão mudando, e? Ele não desiste de tentar conversar com ela, de querer vê-la, de querer passar um tempo junto a ela.

Porém, não esqueçam meus caros: Mô ama-o, todavia, sua timidez é incrível!

Namoro ou amizade? O que ele busca? Independente disso conseguirá Mônica deixar a timidez de lado e tê-lo de algum modo em sua vida? Enzo vai esperá-la o suficiente? Vai continuar tentando se aproximar? Ele vai se apaixonar?

“É o destaque na simplicidade que faz as pessoas extraordinárias.”

Por mais que seja um romance “bobo”, e que se passa no “mundo real”, é tudo sobre duas pessoas conhecendo a amizade, o amor. Sobre os caminhos a se seguir, as escolhas certas, os erros e os acertos e trabalha muito bem os protagonistas.

O livro é fantástico, muda o jeito de pensar sobre como um “popular” pode ser diferente desses que são sempre vistos. A leitura é muito gostosa, e torcemos pela Mô o tempo intento, ainda assim... Não sabemos se eles vão realmente ficar juntos, o livro mostra como a vida é realmente, como uma família pode se separar, com os irmãos indo para longe. A história tem os pés no chão, é bem realista, é deliciosa de se acompanhar, e tenho a certeza que pode e vai conquistar um publico de variadas faixas etárias.

A escrita da autora é super fofa, bem simples, fluida e gostosa. O enredo tem todos os elementos que um romance leve e cativante pede. Quanto à edição, não tenho muito a dizer, por ter lido o livro em e-book, cortesia da autora, a qual agradeço imensamente. Estou ansiosa pela continuação, eu amei a simplicidade dessa história e a forma com que ela nos cativa, a gente se apaixona pelos personagens. Super-recomendo, para qualquer pessoa que deseje amadurecer com os personagens, acompanhando seus passos e se encantando com a via. Um livro muito fofo!

Não sei se consegui transmitir o quanto adorei essa história, mas com a minha avaliação, acho que vocês vão compreender: favorito, sem dúvidas!

Até mais ver!

Resenhista: Analuiza Amorim.

site: http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

Faby 06/06/2017

Mônica e Enzo e Todos os Dias - Como é estar apaixonado
Mônica e Enzo e todos os dias foi o meu primeiro contato com a escrita da autora. Um romance super fofo que você lê com muitos suspiros e "Owns" ao longo da história, e que você não consegue largar até que ele termine.

Mônica é uma estudante que ama fotografar. Ela sempre adorou estar por trás da câmeras, literalmente. Mônica é do tipo tímida, recatada e que evita ao máximo chamar a atenção para si mesma. Especialmente quando ela esta perto de Enzo, o garoto lindo e capitão do time de futebol da escola por quem ela é apaixonada a dois anos e quem secretamente chama de amor da sua vida.

"Eu gosto de fantasias e dos sonhos e do impossível. Gosto da observação, gosto de sorrir quando ele está sorrindo, mas não de vê-lo sorrindo para mim. Eu não sei reagir a isso."

Ao contrário de Mônica, Enzo é um cara bastante popular além de sua fama no futebol; a sua beleza física, sua simpatia, charme e carisma são outras características que o representam.

Como toda menina apaixonada, Mônica não pode evitar roubar olhares de Enzo, especialmente ,quando ele está no campo sem camisa e ela está com uma câmera fotográfica na mão.

Depois de ouvi-la desdenhar do seu grande sonho (o futebol) e flagrá-la fotografando seu treino, Enzo através de um bilhete convida Mônica para um encontro (ou não). É nesse quase não-encontro que a Mônica tem a sua primeira decepção com o Enzo e que a história desses dois começa pra valer.

Mônica e Enzo começam então uma paquera bem divertida, sem conseguir falar bem quando está perto dele (Atire a primeira pedra quem aqui nunca tremeu, gaguejou, suou frio e sentiu o coração acelerar quando estava perto da pessoa por quem era apaixonado que atire a primeira pedra) Mônica e Enzo tem uma dinâmica muito divertida para a comunicação, ela sempre acontece através de portas ou de bilhetes.

"Eu me apaixonei por você todos os dias depois daquilo. Eu me apaixonei por você nas aulas, nas provas, e nos treinos, quando eu o observava de longe."

Aos poucos os dois vão ficando mais íntimos e a felicidade de conhecer o sabor do primeiro beijo, primeira briga, a primeira vez vão se desenrolando ao longo do livro e nós, como eu disse ao iniciar a resenha, vamos acompanhando de pertinho com muitos suspiros e "owns."

Mônica e Enzo e todos os dias é exatamente o que o titulo diz, conhecemos os personagens, vemos sua aproximação, como o relacionamento deles começa, se desenvolve e evolui. Esse livro é uma obra muito fofa. Ele não traz uma reviravolta ou grande emoção.

É como se a autora estivesse descrevendo com maestria o passo a passo de como é estar apaixonada, querer alguém e ficar super feliz quando notamos que aquela pessoa também nos quer.

"Relacionamentos são bem mais do que só sorrir e amar o sorriso de uma pessoa. Vão além de beijos e sexo, além de estar sempre presente. Você precisa saber que em alguns momentos vai ser confuso, e em outros claro como a água. Contanto que esteja feliz [...] essas coisas passam."

É um livro para se ler com calma, com atenção e para relaxar. É uma história que nos causa nostalgia, saudades mesmo. Nos lembra nosso primeiro amor e cada minima emoção que se sente ao estar apaixonado. Eu me encantei por esse livro e por isso tenho que dizer: Leia, divirta-se apaixone-se.

Mônica e Enzo e todos os dias é um livro muito amorzinho. Vale super a pena a leitura.

Catrine Vieira 07/06/2017

Divertido e apaixonante!
Sabe aqueles livros que fazem com que a gente queira ler até a lista de compra do autor? Mônica e Enzo e Todos os Dias é um perfeito exemplo desses.

“O seu sorriso é tudo e absolutamente o infinito.”

Mônica Garcia está no último ano do ensino médio, e nunca foi lá um destaque entre os colegas. Estava acostumada a passar despercebida e não preferia de outra forma, já que gostava das coisas do jeito que estava. O negócio dela era fotografar, e não precisava de atenção e popularidade para fazer isso bem. Ela sempre foi a que capturava os melhores ângulos e registravam os momentos da melhor forma possível, pois amava o que fazia.

Não foi por falta de merecimento que ela conseguiu um lugar no jornal da escola como fotografa da redação. Mas quando ela vai ela recebe a designação para todo o ano... Logo a coluna que mais detestava, a do futebol. Logo a que fazia dela fotografa do time dos Dragões, que era logo o time de Enzo Daniel Sposito da Silva. Como ela seguiria com sua meta de passar despercebia – sem surtar ou ficar com cara de boba atrás da câmera – pelo ensino médio quando estava fotografando AQUELE QUE ERA O AMOR DA SUA VIDA? É, Mônica, acho que o destino está armando algo...

“Enso Sposito da Silva. O goleiro dos Dragões. O Primeiro Aluno da Turma. O Queridinho dos Professores e dos alunos. [...] Ele é tão estrela que até precisa de letras maiúsculas para os seus nomes. Enzo também é um cara muito legal. Do tipo eu você fica feliz em retribuir um aceno – e, acredite, ele sempre acena.”

Ao contrário de Mônica, a popularidade de Enzo era tão expansiva que ultrapassava os limites do colégio. Com Enzo como capitão, os Dragões foram chegaram, pela primeira vez, ao para o campeonato e estão mais perto do que nunca da taça – ou, como Mônica diz: a coisa grande, dourada e redonda. Ele era a estrela da cidade, sendo admirado por todos, tanto pelo espetáculo que é no futebol quanto por sua educação, simpatia, respeito, beleza... Todos queriam um pedacinho dele! Em “todos”, também está Mônica, que mesmo não vendo sentido no futebol, admira o amor e dedicação dele ao futebol.

Seu encanto pelo goleiro dos Dragões começou de forma até “banal”, o que não fez com que o sentimento fosse menos verdadeiro. Estava tudo bem, ela já havia se acostumado a apenas admirar o amor de sua vida, receber seus gentis cumprimentos, e assim seguia sua vida. Para ela, bastava tê-lo em fotos – e ele tinha muitaaas, já que era “obrigada” a fotografar os Dragões. E foi em uma dessas capturadas que Enzo a pegou, no flagra, o fotografando... Pouco tempo depois, veio o primeiro bilhete. A partir daí que a história desse casal arrasadoramente fofo começa, arrancando suspiros, risadas e muitas emoções.

“O Enzo sempre notou as pessoas, qualquer uma. Isso importa muito. Essa consideração.”

Mônica e Enzo e Todos os Dias me fisgou de jeito. A escrita da Denise Flaibam é maravilhosa e foi perfeita para mim. Com sua narrativa fluída e super envolvente, ela conseguiu com que eu ficasse vidrada na leitura no início ao fim. Outro fato que muito me agradou foram as referências, memes, ditados etc, que deixou a história ainda mais divertida. Em alguns momentos eu faltava gritar de rir!

“Ele é tão bonito que me faz querer deitar de cara na grama.”

Todos os seus personagens foram criados e descritos com maestria, dos protagonistas aos secundários. Eles facilmente podem ser encontrados no nosso dia a dia, pois são personagens com características “comuns”, reais. Assim como a história, que por essas mesmas características, podem fazer com que o leitor se identifique.

“Eu me apaixonei por você todos os dias depois daquilo.”

Apaixonei-me pelos protagonistas, com seus defeitos e qualidades. Mas como já falei da Mônica e do Enzon, dedico essa parte aos personagens secundários, que não são menosprezados por aqui, já que a Denise tratou de dar a cada um deles uma historia, uma vida própria além da relação com os protagonistas da história. Mas sendo direta: Rodolfo, melhor amigo de Mônica, gay, não vive no armário, exceto para os pais religiosos, que insistem em apresentar potenciais namoradinhas para ele, é dramático e sonha em ser ator, além disso é um amigo incrível. A melhor amiga de Mônica, Ruth, é uma garota incrível, girl power, negra, não se importa com a opinião dos outros, porém, às vezes sente, pois, como sabemos, a sociedade pode ser cruel. A família de Mônica também tem seu destaque, incluindo sua tia meio louquinha, que arranca muitas risadas do leitor. Há muitos outros que me conquistaram, mas já me empolguei demaaais!!!

“Quem diria que minha maior fã seria a garota que detesta futebol?”

O romance é muito, muitoooo fofo! Não foi algo que já começou ardente e intenso, como geralmente leio. Começou bem “de boas”, aos poucos, o que, a meu ver, deixou a história ainda mais crível e encantadora. A construção da trama é ótima, há algumas reviravoltas, mas nada muuuito surpreendente e chocante, contudo, a falta disse não afetou em nada, para mim. Não deixou menos envolvente ou mais pobre. O surpreendente da história é no quanto ela é apaixonante.

“E o destaque na simplicidade que faz as pessoas extraordinárias.”

Socorro que isso aqui está ficando grande demais!
Amei Mônica e Enzo e Todos os dias, adorei acompanhar os “todos os dias” desses moradores de Lagoa Feliz. É uma leitura fascinante, que nos faz sentir falta dos personagens ao terminar de ler. Indico o livro a todos os amantes de romances, comédia romântica e Young Adult. Essa é uma história sobre amizade, amor, sonhos e os conflitos da adolescência, que até traz algumas criticas sociais – que colocam o leitor para refletir – e algumas mensagens para levarmos para vida.

Uns pequena listinhas d’Aquelas mensagens que recebi:
Não siga apenas os sonhos dos outros, procure seguir o que for te fazer feliz.

“Um passo de cada vez e eu conseguiria parar de me importar com coisas que não mereciam importância.”

Os relacionamentos não são perfeitos. Nas fotos de casais apaixonados só se vê a parte bonita da coisa. Vai além dos beijos, sexo, sorrisos, fotos fofas nas redes sociais etc. É preciso entender que, querendo ou não, ora será confuso, ora transparente.

“O que importa é estar bem dentro dessa relação, se sentir em casa.”

Não é necessário que sejamos o tempo todo fortes e corajosos. A dúvida e o medo faz parte, é sinal de que estamos vivos, só não podemos deixar que eles nos dominem sempre.

“Não precisa queres se arriscar sempre. Mas alguns riscos vale a pena.”

Mônica e Enzo e Todos os Dias é o primeiro livro de uma quadrilogia com livros independentes. O próximo será protagonizado pela irmã de Mônica, Lilian.

site: http://estantemineira.blogspot.com/2017/06/resenha-monica-e-enzo-e-todos-os-dias-denise-flaibam.html

Silva341 23/08/2017

Romântico, divertido, intenso, e inesquecível!

“É o destaque na simplicidade que faz as pessoas extraordinárias.”
do capítulo Aquele com a protagonista

Com o romance de ambos cercados por esbarrões, intrigas adolescentes, e momentos fofos envolvendo todo o enredo, Mônica e Enzo vão se conhecendo cada vez mais e desenrolando a história de amor dos dois. Com certeza é um livro que fala sobre o primeiro amor, erros e aprendizados, e diversos sentimentos que todo ser humano já teve que enfrentar na vida, em especial no colégio. O legal de tudo isso é que sabemos desde o início que trata-se de um livro romântico que focará em um romance correspondido, o que pode ou não acalmar um pouco mais o leitor.

É um livro narrado em 1° pessoa pelo ponto de vista de Mônica, e posso dizer que me encantei com toda a história desde o primeiro capítulo, já que é tão bem escrito e cômico. (Eu adorei a Mônica. Ela é muito divertida!) Vale ressaltar também que não se trata apenas de um ponto de vista no enredo, já que os diversos personagens envolvidos na narrativa também possuem suas próprias histórias, muito bem elaboradas e encaixadas com harmonia. Os personagens são marcantes, únicos, e muito bem construídos. Denise Fraibam vai com tudo e não hesita em momento algum com seus personagens “diferentes” e tão humanos quanto os da vida real.

Mônica e Enzo e Todos os Dias é um livro apaixonante e que conta as idas e vindas do amor. É romântico, divertido, intenso, e inesquecível. Tão real que arrebata os corações dos leitores de primeira. É um livro que vale muito a pena ser lido e que tem muito a ensinar.

******
Você pode visualizar a resenha completa em meu blog... :)

site: https://intrinsecouniverso.wordpress.com/2017/08/23/resenha-monica-e-enzo-e-todos-os-dias-denise-flaibam/

Luiza Helena (@balaiodebabados) 20/02/2018

Originalmente postada em https://balaiodebabados.blogspot.com.br/
Eu já conhecia o trabalho da Denise muito antes de começar a acompanhar o Queria Estar Lendo (que super recomendo, com selo babado de qualidade). Em uma dessas promoções da vida na Amazon, acabei adquirindo Mônica e Enzo e Todos os Dias, mas infelizmente ele se perdeu no meu aparelho no meio de milhões e milhões de livros. Esses dias recebi a proposta de resenhar o livro e eu tomei como um sinal de God para tomar vergonha na cara e finalmente conferir essa história super amorzinho.

Eu tenho um novo espírito animal e ele se chama Mônica Garcia. Impossível (repito em letras garrafais IMPOSSÍVEL) você não gostar da personagem. Eu me afeiçoei a ela logo nas primeiras linhas da história e daí pra frente, foi só felicidade. Mônica é uma garota divertida, inteligente, esperta e apaixonada por fotografia. Seu crush por Enzo é over nine thousand e gera as cenas mais cômicas que você poderia encontrar.

Eu pensei que nunca encontraria uma pessoa que representasse melhor nosso comportamento ao lado do crush além de Cress (As Crônicas Lunares), então eis que surgiu Mônica. Ela fugindo do Enzo é muito eu nessa vida fugindo das minhas responsabilidades: correndo como o diabo foge da cruz. Fora que super me identifiquei com sua opinião sobre futebol.

Geralmente eu tenho muito probleminhas com mocinhos perfeitos demais. Sabe aquele tipo de perfeição que é impossível de não ocorrer na vida real? Pois não é isso que acontece aqui. Enzo Daniel Esposito da Silva é sim um garoto que beira a perfeição, mas ele também tem seus defeitos, o que faz com seu charme seja maior ainda. O que mais amei no goleiro dos Dragões foi o modo como ele chegou em Mônica: insistente, mas sem invadir muito o espaço da garota e dando tempo necessário para que ela acostumasse que seu crush estava interessado também. Tipo, não é todo dia que a gente sai da friendzone; a pessoa tem direito de pirar um pouco.

Mônica e Enzo entraram para a lista de casais mais fofos do mundo YA. A cada diálogo, a cada interação entre os dois era só suspiro da parte dessa pessoa que vos fala. E isso quer dizer muito de um livro pois são poucos que conseguem fazer isso. Denise, sinta-se honrada. Fora que eles levaram o prêmio de primeiro beijo mais fofo nessa vida. Confesso que me senti muito intrusa nesse momento. É muito fofa a aproximação dos dois, principalmente porque Mônica é extremamente tímida.

A escrita da Denise faz com que você se envolva muito rápido na história e não queira largar. Você se sente frente-a-frente com a Mônica, como se fosse uma conversa entre amigas de longa data. Os capítulos são curtos, o que fez com que a leitura voasse.

Os personagens secundários têm muuuuuito espaço na história. A família Garcia o que tem de meio doidinha, tem de amor para dar e vender para todo mundo que mereça. Rodolfo e Ruth são os melhores amigos que você poderia querer, mesmo eles lhe colocando em situações de muita vergonha alheia.

Claramente eu não poderia esperar menos do que muita representatividade no livro. Enzo é negro (me diga quantos mocinhos YA negros você já viu?); Ruth também é negra e com um girl power e autoestima que eu mesma queria ter tido na minha época de adolescente; Rodolfo é um gay que não vive em Nárnia e está mais que bem com essa situação…

Mônica e Enzo e Todos os Dias é um livro que você rir e chorar de rir e ficar com um vazio existencial quando terminar porque não vai querer que acabe. Meu vazio só não é maior porque o próximo livro será protagonizado por uma das irmãs de Mônica chamado Lilian e Gregório e a Segunda Chance.

Leia mais resenhas em https://balaiodebabados.blogspot.com.br/

site: https://balaiodebabados.blogspot.com.br/2018/02/resenha-255-monica-e-enzo-e-todos-os-dias.html

Alexia | @livrosdalex 28/02/2018

Os Delírios Literários de Lex
Mônica é uma menina apaixonada por fotografia, tímida e que tem um crush imenso por Enzo há exatos 3 anos. Desde que ela esbarrou com ele em uma rodoviária o seu coração não para de palpitar ao vê-lo nos corredores da escola. É automático. Mas Enzo é o goleiro do time da escola, com um talento singular que faz com que todos o endeusem, basicamente. Ou seja, Enzo está fora de cogitação.

Quer dizer, aparentemente estava fora de cogitação. Acidentalmente, Mônica, que trabalha no jornal da escola, é "escalada" para ser a fotógrafa oficial dos jogos. De repente o muro que separava ela do amor da sua vida, vulgo Enzo, cai e eles passam a se encontrar em diversos eventos, como as festas, que Mônica nunca tinha frequentado, os jogos de futebol, que ela nunca assistiu...

E então, para sua surpresa, parece que Enzo começa a nota-la. Tudo que Mônica quer é continuar com sua paixão platônica, se protegendo atrás de uma cortina de timidez e medo. Mas Enzo não parecer querer colaborar em nada com seu plano....

Há pessoas que amam livros adolescentes com o clássico clichê menina tímida e rapaz popular; e há pessoas que odeiam esses livros com todas as forças. Se você faz parte do segundo grupo deve ter começado a revirar os olhos enquanto lia a descrição da história, mas deixe eu parar você aí mesmo.

Monica e Enzo e Todos os Dias é sim um romance adolescente, cheio de cenas fofas, engraçadas e dramáticas. Mas ele é bem diferente de outros do gênero que eu já li. A Denise não usa a formula pré pronta de garoto popular + menina tinida. Ela vai além. E por isso que eu ache que mesmo que você nao goste de livros adolescentes, você pode acabar gostando desse aqui.

O livro trata os personagens com profundidade, mostrando não somente nosso par romântico como também todos aqueles outros que fazem parte de suas vidas: sua família, seus amigos e a comunidade da pequena cidade em que vivem. E nenhum personagem secundário parece girar em torno dos protagonistas, afinal eles tem seus próprios dramas e problemas também. E isso é incrivel!

Leia a resenha completa no link!

site: http://osdeliriosliterarios.blogspot.com.br/2018/02/monica-e-enzo-e-todos-os-dias-de-denise.html

Lisse 15/06/2018

Precisava de mais desenvolvimento
Quando eu chamei a @euleioromance para fazer essa leitura conjunta não sabia onde estava me metendo, e como não leio sinopse, fui pela indicação de um amigo que confio e estava muito empolgada por ser um YA nacional.

Logo no início conhecemos a grande família de Mônica e como todos estão emaranhados na vida um do outro. Com um pai, uma mãe, cinco irmãos e uma tia sempre presente, privacidade é algo para ser esquecido; mas nossa mocinha já está acostumada com um fazendo parte da vida do outro.

Ela tem um talento para fotografia e participa do jornal da escola ativamente, mas gosta de ficar com as matérias mais convencionais, e quando o redator a designa para cobrir a seção de esportes da escola o mundo meio que gira de modo contrário já que agora ficará mais perto de Enzo, sua paixão antiga.

Quote: "Enzo é o cara que faz o sol acordar pelas manhãs aqui na minha cidade, basicamente."

Mônica tem uma paixonite astronômica por Enzo. Ele é o craque e capitão do time de futebol, popular, divertido e com muito amigos. Além de ser negro e ter uma representatividade muito boa e dono de um carisma fenomenal! E é essa nova atividade no dia a dia dela que vai os aproximar e fazer com que laços sejam criados, principalmente por parte do Enzo que é o principal em tomar a iniciativa e fazer Mônica deixar a timidez de lado.

Quote: "O problema é que comigo, não é só o querer, mas o desejar ardentemente há tanto tempo que dá para descrever os meus sentimentos como beliscões por todo o corpo."

Mas agora que já dei uma resumida nas coisas, vamos falar sobre os pontos que não curti. Um deles e o principal foi que não consegui identificar quem era a protagonista; ela estava lá e não estava. A narrativa escolhida pela autora foi um grande passeio entre a história de vários personagens, como a Ruth e o Rodolfo, que são melhores amigos da Mônica e a irmã da protagonista, Lílian; o que acarretou no pouco desenvolvimento da Mônica e havia potencial, já que desde o começo é criado um suspense sobre algo que ela possa estar sofrendo, mas a explicação não vinha com o avançar dos capítulos. Eu só achei que a Mônica era um menina extremamente tímida.

Quote: "Quanto mais você acha que não criou expectativas, maiores elas são. E mais destrutivas serão as consequências dela."

E quando um protagonista é mal apresentado vai criando outras dificuldades, como a de analisar os sentimentos dela, principalmente no que se referia ao Enzo. Nada que saia da boca - ou dos pensamentos - da Mônica iam além de como o físico do Enzo era maravilhoso. Se eu contei duas vezes em que a protagonista falou algo sobre a personalidade dele como algo positivo foi muito. E o Enzo é um protagonista masculino muito bom que poderia ter sido explorado de muitas formas, tanto que poderia ter sua própria narrativa dentro da história.

Quote: "- Mônica. Eu queria te ver."

Até conversei com a @euleioromance e ela também não estava gostando. E fui conversar com meu amigo que amou e ele disse que gostou muito de como a Mônica tinha um problema e que teve que aprender a lidar com ele. Talvez meu amigo tenha sido mais sensível que eu e sacou as dificuldades dela antes, mas a autora só apresenta com todas as letras o problema da personagem em 90% e eu já estava cansada, fazendo com que nada que viesse dos últimos 10% iriam me convencer do contrário. Como, de fato, não foi.

E desse modo, quando eu achava que o desenvolvimento da personalidade, gostos, o seu amor pelo Enzo e até seus planos futuro foram sendo deixados de lado para um fluxo de consciência da protagonista que não era necessário. Foram 281 páginas que me deixaram um amargor bem difícil de curar, e isso vai se refletir na minha não vontade de ler o conto que Mônica e Enzo possuem e no livro da Lílian.