O Segredo dos Corpos

O Segredo dos Corpos Ron Franscell
Dr. Vincent Di Maio

Resenhas - Morgue: A Life in Death

Luan.Barbosa 08/06/2020

Sempre fui fã de séries policiais e ficava encantado com a presença daqueles especialistas de diversas áreas que sempre encontravam a peça do quebra-cabeça que faltava para resolver o caso, quase sempre, de forma glamorosa.

Este livro objetiva então mostrar alguns dos casos solucionados com a perícia de um dos maiores patologistas forenses dos Estados Unidos onde seu olhar afinado foi decisivo, mas de uma forma bem mais nua e crua do que nos é apresentado pela mídia.

A narrativa construída ao longo dos casos e o Doutor basicamente pega na mão do leitor a fim de deixar claro as conclusões periciais. Isso somado a muitos casos complexos e curiosos envolvendo assassinatos bárbaros faz a leitura ser bem mais interessante.

Contudo, tive a impressão de que o autor as vezes exagerava na própria soberba e eu pessoalmente me senti incomodado com isso, apesar de reconhecer que o cara é realmente muito bom rs

Carol 06/06/2020

Livro: O Segredo dos Corpos
Autores: Dr Vincent Di Maio & Ron Franscell
Traduc?a?o: Lucas Magdiel
N° de pa?ginas: 288
Editora: Darkside
O doutor Vincent Di Maio e? um me?dico forense patologista e especialista em ferimentos causados por bala. Ele diz que na?o escolheu a medicina, mas que ela nasceu dentro dele, que sempre quis ajudar as pessoas. Quando estudou medicina e especializou-se em medicina forense, essa ainda na?o era uma especialidade muito reconhecida, devido ao sistema de "coroners"* dos EUA. No entanto, com o passar dos anos sua necessidade foi cada vez mais reconhecida e requisitada em tribuinais, casos "impossi?veis" de solucionar e de opinio?es controversas ate? mesmo na mesa de auto?psia.
Nesse livro, atrave?s das experie?ncias do doutor Di Maio em casos famosos e/ou perturbadores, conseguimos entender o longo trajeto que a medicina forense teve ate? chegar ao que e? hoje, com tantos recursos e tencologias. Mesmo que, ele afirme, a melhor ferramenta seja o olhar cri?tico de um profissional bem treinado.
Hoje essa carreira que e? ta?o idealizada por se?ries e filmes de narrativas policiais conta com menos de 500 profissionais atuantes, de acordo com o livro de 2017. O que e? pouco para o nu?mero de mortes, seja por causas naturais ou assassinatos.
Ademais, e? um livro que vale muito a pena a leitura se voce? ja? tem interesse em auto?psias, "true crime" (crime real, numa traduc?a?o literal) e julgamentos.
*coroners: ti?tulo dado a pessoa que conduzia as auto?psias nas cidades dos EUA, muitas vezes a pessoa nem tinha qualificac?a?o cienti?fica, era um ti?tulo escolhido por meio de votac?a?o.

Voce?s perceberam que acrescentei nos dados do livro resenhado o tradutor?
Temos que dar muitoooooo valor a esses trabalhadores, porque se dizemos que um livro "da gringa" e? bem escrito devemos muita parte disso a eles.

E ai?, voce?s gostam de livros assim? Ja? assistiram Bones, CSI, Dexter, True Detective?
@carolfpch
#truecrime #darksidebooks #darkside #autopsia #necropsia #vincentdimaio #vangogh #patologista #forense

24/05/2020

Mesclado com alguns traços autobiográficos do autor Di Maio, pode-se dizer que O segredo dos corpos é um livro sobre a verdade.

O Dr. Vincent Di Maio é um renomado médico patologista forense dos EUA, especialista em lesões causadas por arma de fogo e autor de livros considerados verdadeiras bíblias da medicina legal. Com a ajuda de Ron Franscell, Di Maio mostra ao longos dos dez capítulos do livro que, como patologista forense, seu compromisso é com a verdade, mesmo que frequentemente essa verdade desagrade a sociedade e os familiares das vítimas.

Através da descrição e narração de suas experiências como consultor de alguns casos, ele demonstra como o sensacionalismo midiático e declarações de autoridades e celebridades de forma irresponsável podem atrapalhar investigações, inflamar multidões e endossar discursos de grupos para quem a justiça nem sempre está, na prática, atrelada à verdade.

Em seu livro, Vincent Di Maio nos apresenta casos em que trabalhou, às vezes como patologista forense, às vezes como consultor e como ajudou a provar, refutar ou corroborar linhas de investigação de suicídios, homicídios, mortes naturais ou acidentais, incluindo a morte do pintor Van Gogh, que até hoje é tema de discórdia entre os principais biógrafos do pintor.

Além disso, Di Maio tece severas críticas ao sistema legal norte americano, no qual, em diversos estados e condados, o legista não é formado em medicina - um patologista, mas eleito pela população local pelos mais diferentes motivos como, por exemplo, trabalhar em um cemitério e dessa forma já ter costume em lidar com a morte, ou ainda mesmo ter um carro grande o suficiente para transportar caixões. O autor aponta como isso é prejudicial à justiça uma vez que as causas de mortes apontadas em relatórios são frequentemente equivocadas devido à falta de conhecimento da pessoa responsável pela necropsia tendo consequências como condenações erradas ou homicídios que se passam por morte por causas naturais. Um exemplo disso é um capítulo no qual o autor trata de uma assassina, posteriormente diagnosticada com a síndrome de Münchhausen por procuração - SMPP - que passou anos matando bebês e acima de quaisquer suspeitas.

Não menos importante, o renomado médico levanta o véu de glamour através do qual muitos de nós imaginamos a profissão de médico patologista forense, influenciados por seriados de tv norte americanos e nos faz enxergar o lado real da profissão, tanto com seus bônus, quanto seus ônus e situações que os seriados deixam de fora. Ele relata ainda que a escassez de profissionais na área vêm sendo um problema, majoritariamente pelos baixos salários e por muitos, no fundo, não terem estômago para desempenhar a função.

Particularmente, pelo meu gosto literário e tipos de conteúdo pelos quais me interesso, descrições minuciosas e fotos de corpos, sangue, ferimentos e cenas de crimes não me fazem precisar tirar um tempo para respirar entre um capítulo e outro do livro. Mas compreendo que para algumas pessoas, o tema pode ser sensível.

Ainda assim, recomendo o livro que é maravilhosamente bem escrito, surpreendente e publicado em uma versão linda da Darkside Books, digna de exposição em local de destaque na prateleira. Apesar da edição maravilhosa, já não é a primeira vez que a editora publica livros com erros de digitação e tradução. Neste livro em particular, em algumas passagens, a palavra "morgue" é traduzida como necrotério, "coroner" como legista e em outras deixada na lingua inglesa e não há motivo aparente para essa irregularidade na tradução. Apesar de serem pequenos erros de edição, isso pode saltar aos olhos dos leitores mais exigentes e quebrar um pouco o ritmo da leitura.

De qualquer forma, O segredo dos corpos é um livro que eu certamente vou reler e continuarei revisitando de tempos em tempos.

site: www.capaecorte.com

Amanda 18/05/2020

O Segredo dos Corpos
Gostei bastante do livro, mas o autor se estendeu muito em sua autobiografia em alguns capítulos e isso o tornou cansativo para mim. Mesmo assim, ler sobre os casos apresentados foi uma experiência interessante, principalmente acerca das mortes de JFK e Van Gogh. Recomendo para quem gosta de séries policiais estilo CSI, é bastante esclarecedor.

Thaís Berganton 15/05/2020

Me fez ver a morte de outra forma
Amei o livro, me fez refletir bastante sobre a morte! Para o autor, um médico legista, as pessoas não passam de corpos humanos e quando deixam de viver perdem o significado também, ele encara a morte de uma forma muito profissional! Provavelmente não teria pensando nessa hipótese caso eu não tivesse lido o livro!
A cada capítulo ele trás um caso diferente, é uma leitura bem fluida!

Anak_o 10/05/2020

O segredo dos corpos é um livro que te promete uma pequena experiência de como é estar dentro de um necrotério, e cá entre nós, ele realmente cumpre o que promete.
Ele é contado em primeira pessoa, então estamos de fato vendo tudo com a ótica de um profissional incrível, que no caso é o Dr. Vicente Di Maio.
Vamos ver como foi a sua trajetória desde os estudos até se torna um médico legista, iremos acompanhar as memórias dele e como é seu cotidiano.

Ele é completamente realista e objetivo, o livro é meio que um "em busca da verdade" mesmo quando a verdade não é a que querem ouvir. Ele não se deixa levar por comentários do povo ou da mídia, ele não importa se as pessoas já condenaram o assassino, mas ele deixa bem claro como às vezes é difícil, como ele diz: "Com a verdade é assim. Ela nem sempre é bem-vinda." Teremos casos muito famosos como o do Lee Harvey Oswald, o suporto assassino do presidente Kennedy, em outro capítulo ele fala sua opinião profissional sobre o suicídio de Van Gogh, entre outros.

Temos uma pequena aula de patologia forense, não vamos ter o cheiro horrível de formol, mas ele é um livro com detalhes explícitos, se você tem uma mente muito fértil e não tem estômago para ler coisas do tipo, esse livro não é pra você. Não, aqui não estamos falando de CSI ou de séries de investigação criminal que tenta deixar tudo mais atraente do que realmente é, então você vai ter tudo com seus meros detalhes sórdidos, mórbidos, repugnantes... É um livro onde você precisa fazer umas certas pausas pra digerir.

Ele nos permite detalhes da profissão, de como é difícil ter profissionais da patologia forense (e não é apenas pelo trabalho em si). Lendo eu realmente percebi que pra você ir pra essa área e continuar nela você tem que realmente amar o que faz.
Para quem realmente se interessa nesse tema é um livro ótimo, que eu indico muito. Você vai conhecer um pouco o mundo real da patologia forense.

Jéssica @pequenoslivros 03/05/2020

O Segredo dos Corpos é um livro do gênero não-ficção que foi escolhido no desafio mês a mês de fevereiro! Ele reúne diversos casos surpreendentes onde o papel do médico legista foi de suma importância para a resolução de determinados casos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
💀 É extremamente interessante ver que cada detalhe conta, cada mínima sujeira ou gota de sangue faz total diferença na hora de revelar a causa da morte de alguém, independente se o objetivo é de defender ou acusar alguém.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Nesse livro temos diversos relatos de casos diferentes, apresentados em cada capítulo. Alguns são conhecidos por nós, outros, nem tanto. É possível enxergar também como o papel da mídia é rápido em criar suspeitos e como alguns profissionais têm que trabalhar três vezes mais duro para poder trazer justiça aos casos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🗣 Outro ponto interessante é como o legista precisa ser verdadeiro e imparcial independente de quem está sendo julgado, pois o seu relato pode causar reviravoltas. O livro também apresenta dados de pesquisa e uma visão que eu, particularmente, nunca tinha visto antes.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
💬 Por mais que seja uma leitura totalmente fora da minha zona de conforto e que apresenta termos que eu não estava nada familiarizada, eu achei que foi extremamente satisfatória. Já indico bastante e espero que vocês tenham uma experiência positiva parecida!

site: https://www.instagram.com/p/B9NG7NCjltG/

Raissa | @lendocomrai 24/04/2020

O SEGREDO DOS CORPOS
Título original: A life in death
Autores: Dr. Vincent Di Maio e Ron Franscell
Editora: Darkside Books @darksidebooks
Páginas: 282
Nota: 4/5
Não recomendo para menores de 18

Começo está resenha crítica dizendo que se você não tem estômago para cenas fortes ou mesmo descrições de crimes, não leia este livro!

Como eu sou um pouco carniceira, gostei muito do livro, mas tem gente que é sensível a esse tipo de coisa e vou dizer o porquê!

O Dr. Vicent Di Maio é patologista e perito em ferimentos causados por bala e é internacionalmente reconhecido. Por isso, no livro, há descrições detalhadas de autópsias feitas em decorrência de crimes. Já Ron Franscell é escritor especializado em crimes.

Não coloquei fotos do interior do livro pois elas são fortes e algumas, chocantes. Porém, foi o que tornou a leitura muito mais interessante para mim! Com as fotos, pude constatar que as histórias contadas aqui foram/são reais.

O livro contém 10 capítulos e cada um conta um caso diferente a não ser o 2º cap. que traça a trajetória de vida do Dr. Di Maio, que na maioria dos relatos contados, foi quem resolveu o caso.

E por fim, acredito que Dr. Vincent se ache um pouco, pois em alguns momentos, notei que ele pensa ser o melhor patologista dos EUA, e pode até ser, porém notei o ar de superioridade nos textos contidos no livro O segredo dos corpos.

E você? É carniceiro (a) como eu? Gosta desse tipo de leitura? Eu gosto! Aprendo muito com elas.

#osegredodoscorpos #darkblog #darksidebooks #crimes #drvincentdimaio #patologia #medicinaforense #resenhadelivros #crítica

site: https://www.instagram.com/p/B9owH7vD0cV/?utm_source=ig_web_copy_link

Sara.Oliveira 24/04/2020

Mto bom mas demorei mais d um ano p ler, acho q eh um livro que cansa se ler d uma vez, mas recomendo

AlessandraD. 21/04/2020

Maravilhoso
Li esse livro em um dia. A escrita, os detalhes e a forma como ele nos apresenta a importância do trabalho forense nos casos é simplesmente divino

Maria :) 16/04/2020

0 defeitos
Eu sou muito suspeita pra falar desse livro, comprei ele com uma expectativa gigante e quando fui ler tais expectativas foram mais do que alcançadas. Pra quem gosta de ler sobre crimes, detalhes de autópsias e reviravoltas de quebrar o juízo, esse livro é perfeito. Apesar de não contar uma história em si, ele consegue prender a cada capítulo quando conta um crime novo e nos mostra como nem tudo é o que parece ser.

WBS 14/04/2020

Ótima leitura!!!
Livro maravilhoso, leitura ótima e incrível, gostei de mais mesmo, super recomendo!!!
"O modo da morte se refere a uma das quatro formas gerais de um ser humano morrer - causas naturais, acidente, suicídio ou homicídio -, além de uma incomoda e quinta forma: morte indeterminada."
Dr. Vincent Di Maio

_maaah_ 31/03/2020

Livro interessante
O livro além de ter uma capa bonita e um tema incomum consegue prender a nossa atenção com casos misteriosos. Escrita bem direta e com muitos detalhes o autor nos guia para chegar às conclusões esperadas em casa caso, embora alguns casos não tenham um final ou uma solução para o mistério recomendo a leitura para quem se interessa pelo tema.

Mandy 22/03/2020

O livro é bom mas as vezes é meio entediante

Déia Madden 18/03/2020

Mto bom
Gostei mto, achei mto interessante os casos que ele traz que muito nos faz refletir e pensar.
Muitas vezes nos contextualiza o que ajuda a fluir a leitura.
Ao descrever sua profissão e narração dos casos e suas minúcias , me trouxe uma vontade de ser legista.
Vale a leitura.