O Segredo dos Corpos

O Segredo dos Corpos Ron Franscell
Dr. Vincent Di Maio

Resenhas - Morgue: A Life in Death

Maria Paula 07/07/2020

Leitura muito agradável e rápida. No entanto, o ego do autor, e as vezes o racismo velado, tornaram a leitura difícil pra mim.
Gabs Jerônimo 09/07/2020minha estante
Estou na metade do livro e isso está me incomodando horroreeeesss!!!

Luciana.DAngelo 10/07/2020minha estante
Estou na página 150 e entrei Skoob pra ver se alguém mais tinha o mesmo sentimento ao ler esse livro!
Que bom que não sou só eu!!

Maria Paula 10/07/2020minha estante
Mais pro final melhora um pouquinho gente, mas fiquei muito incomodada durante a leitura ??

Gabs Jerônimo 10/07/2020minha estante
Está faltando dois casos pra mim e eu ainda tô com ranço dele, parece que só aumentou

Alvaro 13/07/2020minha estante
Tô com vcs.

nrznd 04/08/2020minha estante
Nossa!!!! Tu disse TUDO, Maria.

ally 28/08/2020minha estante
acabei de terminar o primeiro capítulo e estou exatamente com o mesmo sentimento, estou completamente incomodada

Luciana.DAngelo 28/08/2020minha estante
Esse sentimento vai continuar até o último capítulo kkkkkk
As informações técnicas do livro são ótimas mas o autor é um tosco

ally 28/08/2020minha estante
nossa... isso é bem triste. o livro teria um ótimo potencial, se não fosse por esse autor kkkkkkk estou amando as informações técnicas, mas os comentários do autor me tiram o ânimo de terminar de ler; estou super incomodada

Layla.Claire 30/10/2020minha estante
Estou fazendo uma lista de livros que quero ler pra comprar agora. Acabei de descobrir ele e vi duas resenhas no youtube.
As duas falando o qto ele era imparcial, mas fiquei com uma pulga atras da orelha pq ele foi "imparcial" numa suspeita de racismo e numa suspeita de feminicidio, de acordo com as resenhas.
Ai vim aqui ver se eu estava sendo milituda demais com essa duvida e vc (e os outros coments) ja ajudaram a cortar ele da lista.
Vlw

Ana.sw 02/11/2020minha estante
Não comecei a ler o livro, mas vi uma resenha no YouTube e pensei que fosse racismo velado da pessoa que fez a resenha... Até desanimei para iniciar a leitura.

ally 03/11/2020minha estante
de nada, layla! só quero relatar que até hoje não terminei de ler, perdi totalmente o ânimo; não tem essa de separar à obra do autor. o livro perde totalmente o fundamento à partir desses ?posicionamentos? desnecessários do autor, me arrependi muito de ter comprado ele físico, provavelmente vou vender kkkkkkkkkkkkk

Layla.Claire 24/11/2020minha estante
tem uma youtube que foi cortada da lista da darkside por dar resenhas sinceras demais. Outras que permanecem e fizeram video desse livro, umas 4, passaram pano pro racismo no livro.

Biel 09/12/2020minha estante
Pensei que só eu tinha achado isso. Eu também as vezes acho desnecessário alguns comentários dele... Estou quase na metade do livro.
As informações técnicas são sensacionais! Ainda bem kk...

Notas da SubLinha 06/03/2021minha estante
Bah, é bem isso!

Laura1034 22/03/2021minha estante
Carambaaa, pensei que era só eu! Logo no primeiro caso dá pra perceber o racismo dele... bizarro.

Tarsila.Lira 16/05/2021minha estante
eu tava com medo de ta criando coisa na minha cabeça e vendo demais e exagerando na observação kkkkkk mas sim, o primeiro capítulo me deu ânsia pq ele nem consegue disfarçar... demorei um mês pra ler o livro porque era exaustivo lidar com o ego e o racismo dele disfarçados em boa escrita

Thami 27/08/2021minha estante
Eu lendo: ?????
Aí que bom que não fui só eu que pensei isso

Renata.Benchimol 06/12/2021minha estante
Eu tô lendo e vim aqui ver se alguém falava isso, tô mega incomodada

mizumonoo 08/02/2022minha estante
Eu tô no começo do livro e realmente isso tá me dando nos nervos

Michelle França 07/09/2022minha estante
Putz esse negócio do racismo velado dele me incomodou muito que ódio que me deu, achei que só eu havia sentido isso. A forma como ele fala dos pretos já pré julgando o comportamento dos caras sem saber a luta de classe e do racismo assassino dos EUA e de doer. Mas o cara faz parte de uma elite era de se esperar esse tipo de comportamento mesmo.
No mas achei muito parecido com as revistas antigas da Super Interessante sabe que se aprofunda no raso da coisa kkkk

Sabrina 05/12/2022minha estante
SIM!!!!

Paula 29/04/2023minha estante
Eu to no meio do livro e tô: ok, adorando o livro, odiando o autor

Lu 04/07/2023minha estante
EU SABIA QUE EU NÃO ESTAVA LOUCA!!!!!!!!! Eu percebi muito racismo, porém eu achava que era coisa da minha cabeça

Anna 19/07/2023minha estante
no primeiro caso eu fiquei "hmm... sei não heim, tá estranho", mas acho a parte técnica muito legal e a descrição dos casos, então é um daqueles livros que a história é envolvente mas o autor um merda.

Chimp 12/08/2023minha estante
Nossa, isso me deixou com ranço já nas primeiras páginas.

gabibmachado 16/11/2023minha estante
Comecei o livro hoje e já estou com ranço, foi muito bom ver que não to sozinha nas minhas opiniões

Bruna Canella 07/04/2021

??Livro indicado para maiores de 18 anos - conteúdo bastante violento e sensível. ?

Quem gosta de séries de investigação criminal com certeza vai gostar desse livro! Rico em detalhes e informações, é um livro maravilhoso para quem se interessa pelo assunto. ??????????

Quando descobri esse livro, quis tê-lo imediatamente. Sou curiosa por natureza e, por alguma razão, me interesso muito por assuntos que envolvam investigações, legistas, autópsias e crimes misteriosos. Inicialmente, não sabia que o livro abordava crimes reais. Achei que seria um livro com teor didático que abordaria situações hipotéticas e explicaria questões da medicina forense para quem tem curiosidade sobre o assunto. Mas para minha surpresa (muito positiva!), o livro é inteiramente sobre casos reais que tiveram certa repercussão.

A narrativa é de fácil compreensão, rápida e bem explicativa. O autor é um médico especialista no assunto que participou, de alguma forma, de todos os casos citados no livro. O livro traz informações bem completas de cada caso, apresentando contextualização, descrição dos cenários e cadáveres, apresentação dos fatos e provas, explicação de questões forenses, processo de investigação, julgamento e desfecho. Além disso, também traz algumas fotografias ao longo dos casos.

Eu amei o conteúdo informativo desse livro e com certeza vou reler em algum momento!

Dei 4 estrelas por duas razões: (1) senti falta de mais fotografias sobre os casos; (2) o autor tem algumas falas um tanto quanto infelizes em alguns momentos da narrativa.

Pouco antes de iniciar a leitura, vi algumas pessoas comentando que o autor era racista. Como esse não é meu lugar de fala, vou me limitar a relatar a impressão que tive como leitora. Ele não me parece uma pessoa conscientemente racista, mas ele tem sim falas com teor racista. Sabe o racismo estrutural não intencional, mas que é, sim, racismo? Então! Acredito que o autor precise aprender um pouco sobre racismo estrutural e como este se manifesta em falas, pensamentos e comportamentos que estão enraizados sem que muitos se deem conta, o que parece ser o caso dele. Além disso, ele usa muitos estereótipos, o que também me incomodou.

Enfim, é um livro muito bom que despertou a vontade de ler todos os livros desse gênero. Eu que lute. ? Super recomendo a leitura para quem curte!

??Alerta para gatilhos: homicídio, infanticídio, suicídio, abuso sexual, agressões físicas, mutilações, cenas detalhadas de crimes e cadáveres, etc.

@relicariodeletras
Mandellen 07/04/2021minha estante
Excelente resenha, despertou em mim um enorme interesse pelo livro

Marina 15/07/2020

Não gostei tanto assim deste livro quanto eu ia achei que iria gostar. Diversos casos que o autor relata são até bem interessantes, mas é impossível não se incomodar com alguns comentários do autor. Em diversas partes do texto, principalmente nos capítulos dos casos que envolviam questões raciais, dá pra perceber que o autor tem umas opiniões bem conservadoras e racistas.

O que aliás, é bem hipócrita, porque no início do livro ele fala que pra ele, como médico legista, essas questões não são importantes e não devem influenciar na autópsia, pois ele precisa ter uma visão objetiva e racional ao investigar o corpo. No entanto, ao contar toda a historinha do caso e contextualizar tudo, ele não se mostra imparcial em absoluto.

Enfim, algumas coisas dá pra aproveitar, a edição do livro é linda, mas quando o autor começa a dizer besteiras sobre os envolvidos e usar termos e expressões que não considero de um profissional "imparcial", acho que até a credibilidade do cara cai por terra. Não indicaria.
Andrea 28/10/2020minha estante
Ia comprar esse livro agora! Obrigada por comentar. Por mais que a parte técnica seja boa, não quero me estressar fazendo algo que gosto (ler).

Dandi 14/10/2020

Um vislumbre de como é o trabalho de um patologista forense nós estados Unidos e no início dessa função.
Também parte biográfica do autor com seus principais casos.
Leitura interessante.

VK 99 22/09/2023

R.I.P, Di Maio
Vincent Di Maio e Ron Franscell formam uma grande dupla nesse trabalho.

Com a habilidade de Franscell e o conhecimento de Di Maio, ambos relatam casos incrivelmente bizarros e detalhados sobre todo tipo de morte que se pode imaginar, de adultos à crianças.
A parte que mais gostei foi quando Di Maio usou seu grande conhecimento em balística para solucionar alguns casos complexos de assassinato.

Recomendo para todos os curiosos por casos criminais e anatomia

Ana 30/01/2022

"Se ganhamos a vida como um presente, devemos à natureza uma morte."

Ao decorrer das páginas, Di Maio, conta vários casos criminais dos quais fez parte.
Com clareza e fluidez, ele nos prende a cada capítulo, com casos bizarros e investigações feitas com desleixo.
Além do mais, Di Maio mostra como a imprensa pode alterar os fatos, para fazer com que as pessoas tomem suas próprias decisões tomadas pela emoção, e como o preconceito pode acabar com injustiças cometidas.
O livro também mostra as negligências que acontecem no ramo jurídico.
Livro incrível, que me fez entender muito sobre a patologia forense.

"O mundo merece uma autópsia"

01/06/2021

Achei o livro incrível, traz a descrição de alguns casos de suicídio ou assassinato e a dificuldade, muitas vezes, de chegar à alguma conclusão. Pessoalmente não achei que o autor tenha feito um livro egocêntrico, visto que a ideia de escrever um livro real se baseia nas suas vivências. É claro que ele falaria sobre os casos que ele resolveu ????? mesmo assim ele cita muitos outros legistas que admira e que fizeram um ótimo trabalho. Eu amei o livro!

Mirele.Silva 19/03/2021

Muito interessante!
No livro temos a narração do médico legista Vicent Di Maio contando um pouco sobre sua carreira e como se tornou um médico bem sucedido em sua área. Paralelo a isso temos casos de homicídio, alguns já conhecidos pelos interessados por crimes, mas agora de uma visão mais técnica, de quem lê o que os corpos podem dizer.

O livro é super interessante, ver os mesmos crimes sob outra ótica é demais. Algumas partes ele acaba se alongando sobre sua vida e carreira, o que pode deixar quem está lendo um pouco entediado já que queremos saber dos casos, mas mesmo assim não deixa de ser interessante entender se onde veio o amor pela patologia forense!

Super indico! É bem legal mesmo! Sem contar que a edição da Darkside é maravilhosa demais!

Dry 10/12/2023

"A verdade pode contrária às aparências"
Um livro muito, mas muito mesmo bem escrito. Por se tratar de um livro não ficcional, é surpreendente que a leitura se faz muito fluida, Dr. Vincent Di Maio sem dúvidas foi e é uma grande referência em sua área de atuação (Patologia forense). Ele trás para o livro com um certo humor assíduo casos que tiveram grande repercussão em sua carreira, de forma direta e indireta, comprovando com fatos, de que a realidade nem sempre é algo do qual as aparências nos levam a crer. Todos os casos são extremamente interessantes, mas fazendo um ranking, eu diria; ? Os três de west memphis.
? Martha woods
? Phil Spector

nina 01/02/2022

um ótimo livro pra quem gosta de nao ficção! me envolvi bastante com a história do início ao fim!!!!

Gramatura Alta 27/07/2017

Ler O SEGREDO DOS CORPOS me tirou de uma ressaca literária daquelas... Nessa obra, acompanhamos a trajetória do renomado patologista e perito aposentado, Vincent Di Maio, que trabalhou por anos como médico legista, chegando a fazer mais de 9 mil necrópsias. Di Maio foi a peça chave de várias investigações criminais e julgamentos muito importantes das últimas décadas, tendo recebido premiações e ajudando a fazer justiça em vários crimes com seu trabalho acurado.

O SEGREDO DOS CORPOS não é indicado para menores de 18 anos por possuir conteúdos bastante violentos. Nele, acompanhamos casos que envolvem mortes de bebês, crianças e outras pessoas inocentes, o que pode despertar certa revolta no leitor, ainda mais quando o desfecho dos julgamentos não saem como o esperado. Diferente do que muitos imaginam, o livro não é tão focado nos procedimentos realizados em autópsias, e, sim, na importância de um trabalho bem feito por legistas e outros profissionais responsáveis, que terão papel determinante na solução de crimes.

Inicialmente, o autor nos conta sobre sua vida: sua infância, a família, a influência de um pai médico (muito renomado em sua época), como foi cursar Medicina, o que o levou a escolher a patologia forense e como construiu sua própria carreira. Logo após, Vincent começa a narrar diversos casos polêmicos para nós leitores: assassinatos, mortes suspeitas de um número impressionante de crianças em um hospital, crimes envolvendo pessoas famosas, injustiças cometidas por erros de investigação, conflitos raciais, etc.

O autor nos apresenta casos criminosos em que o trabalho dos médicos-legistas foi decisivo no julgamento dos suspeitos. Ao longo da leitura, é evidenciada a importância de um trabalho meticuloso para conclusões de casos, pois: as afirmações de um legista podem inocentar ou incriminar suspeitos, uma constatação equivocada pode colocar a pessoa errada atrás das grades ou no corredor da morte e é essencial a imparcialidade e honestidade ao relatar as descobertas de uma necropsia. Um legista tem a função de fazer seu trabalho da melhor forma possível e expor tudo com veracidade, sem se deixar influenciar por opiniões públicas, familiares da vítima ou advogados de defesa; porque as outras pessoas, durante investigações e julgamentos, deixam seus sentimentos influenciarem suas opiniões e atitudes, o que não é aceitável no trabalho de um perito.

Médicos legistas buscam identificar verdades que a morte deixa para trás, como fragmentos de bala, pedaços de ossos e lascas de pele, a fim de transformá-los em justiça; no entanto, são necessárias pessoas confiáveis para realizarem essas interpretações da ciência e ajudarem em investigações da forma correta.

Vincent Di Maio expõe suas opiniões criticamente (numa linguagem mais informal em alguns trechos, com direito a palavras chulas), acerca de temas variados: família, morte, vida, sentimentos, justiça, crimes... E essas opiniões me surpreenderam bastante, porque o livro, em geral, é muito expositivo, mas há momentos em que ele faz questionamentos que colocam o leitor para pensar sobre assuntos um tanto quanto polêmicos, além de expôr seus pensamentos sobre casos em que trabalhou.

É muito cativante a forma que ele encara seu trabalho com cadáveres, dizendo que, em todas as autópsias que realiza, vê aqueles cadáveres como uma casca do que uma pessoa já foi um dia, somente um corpo sem alma e sentimentos. Essa é uma forma de diminuir a carga emocional de um ofício bastante pesado e evitar questionamentos que nunca terão respostas sobre a vida de alguém que já se foi.

A narrativa destaca como a morte é um evento social que afeta muito mais os vivos que os mortos. Tudo que acontece e é descoberto após a perda de um ente querido, principalmente em mortes suspeitas, tem grande impacto na vida de família e amigos. A forma como alguém morre (Natural? Assassinato? Suicídio?), pode chocar todos por contrariar tudo aquilo em que acreditavam. Muitas famílias preferem ouvir que seu querido filho foi brutalmente assassinado, do que saber que ele se matou. E muitas delas esperam que esses profissionais as ajudem a manter essa ilusão de que seu ente querido era feliz e nunca se machucaria. No entanto, o legista tem que dizer a verdade, independente da reação que virá a seguir.

É falado também sobre o quanto os seriados policiais (CSI, NCIS e outros), fazem essa profissão parecer tão glamorosa, o que não é verdade. Produtores e roteiristas não se preocupam em mostrar a realidade científica, eles produzem aquilo que os telespectadores querem ver (cenas macabras com sangue falso e muitos conflitos, que sempre resultam na solução ideal dos crimes). Muitos patologistas acabam abandonando a profissão, piorando a escassez de médicos nessa área.

O livro lançado pela editora Darkside, que fez um trabalho impecável na edição, tem: capa dura, desenhos e fotografias muito bem selecionadas para complementar a obra, folha de guarda lindíssima, fita de cetim para marcar páginas, tem até o desenho de um bisturi na lombada. A única reclamação é o tamanho da fonte do texto, achei bem pequena (pessoas míopes entenderão). Outro ponto que para mim foi bastante negativo, são os capítulos grandes, o que torna a leitura um pouco cansativa em dados momentos. Mas, em suma, a leitura é muito interessante, indicada para os curiosos sobre mortes, crimes e investigações. É uma narrativa que coloca o leitor para refletir muito sobre morte e justiça

RESENHA ESCRITA PELA SARA PARA O GETTUB!

site: http://www.gettub.com.br/2017/07/o-segredo-dos-corpos.html

Caio.Telloli 25/08/2020

Retrato apaixonante (e apaixonado) da patologia forense dos EUA. Casos sombrios onde o autor descreve autópsias complicadas onde foi chamado geralmente quando a autópsia anterior tinha sido malfeita. Uma aula de amor pela medicina e pela justiça aos que já se foram!

Beehlla 23/07/2023

Perturbador, como deveria ser
Acredito que esse livro foi o mais pesado que já li até agora. Até mais pesado do que Diário de Uma Escrava e Flores Partidas.
Esse livro descreve casos reais de mortes que foram investigadas pelo patologista forense Dr. Vicent Di Maio. São casos que mexem com nosso emocional, tanto que esse livro que não tem nem 300 páginas demorei a ler, pois tinha que parar para respirar. Tão perturbador que tive pesadelo com um caso específico. Ele descreve detalhadamente as necropsias realizadas. Dei 5 estrelas porque gosto bastante desse estilo de leitura, mesmo sendo extremamente pesado, gosto quando há esses detalhes e quando mexe com nosso emocional.
Pedro 23/07/2023minha estante
Pesado. ?

Ligia 18/08/2021

O Segredo dos corpos
O livro é muito bom, mas algumas opiniões do autor me incomodaram.
Os casos são bem detalhados, o que ajuda a entender a investigação. E há pontos bem interessantes que mudaram meu entendimento sobre autópsia.