Rastros de Sangue

Rastros de Sangue Val McDermid

Resenhas - Rastros de Sangue

Betinha 05/08/2021

Criminal Minds é você?
Completamente fascinada e surpresa que até agora não há nenhum clichê típicos desse tipo de literatura. Estupefata com a capacidade vívida de nos projetar ao ler como se estivéssemos vendo uma série. Fora a forma espetacular que cada personagem citado é retratado, ninguém passa despercebido ou apenas como parte da estória e sim são personalizados. Val, como não te conheci antes?!
Ainda impactada com uma escrita precisa e com uma habilidade de construir casa personagem, de amarrar todas as pontas, de envolver.
Acho uma ousadia tremenda iniciar a primeira página já revelando quem é o assassino e conseguir sustentar toda a narrativa!
Na minha modesta opinião acredito que poderia ser mais enxuto, pois a estória em si já é muito pesada, muitos detalhes, muitas análises e exposição de cada personagem e somar isso a estender o enredo torna-se cansativo, no final só queria terminar, porém não tira o mérito de um dos melhores do ano!

José Carlos 27/05/2020

Uma caçada!
Diferente da maioria dos livros policiais, aqui já sabemos logo no início o culpado, e a história gira em busca das provas contra ele! O final pode deixar algumas pessoas frustradas, pois acredito em interpretações diferentes! Achei o melhor da autora, dos que já li! Mas a pergunta que não quer calar, é: porque sempre incluir personagens idiotas, com falas escrotas, que fecham os olhos para provas que são esfregadas em suas caras! E neste livro não há nem o gosto de ler a verdade sendo jogada para eles! Se alguém souber se há continuação deste livro (acredito que não), deixa o recado! Mas com ele, encerro minhas leituras de Val Mcdermid!

Alan kleber 04/05/2021

É bem escrito, tem uma história interessante, mas ficou faltando algo. Não me cativou. Pra um romance com investigação policial, foi o mais fraco que já li.

Danilo 20/04/2021

Gostei!
Gosto dessa escritora, e tenho muita simpatia pq nos livros dela sempre tem bastante representatividade.
Gostei desse livro, é muito bem estruturado, a história se desenvolve, dá muito ódio por muitos personagens kkkk
O final é meio aberto ?, ent só me resta imaginar, e eu já sei o que vou assumir como final kkkkkkk.
Recomendo.

Ludmyla.Menezes 05/07/2022

A narração e as descrições dos sentimentos e características dos personagens são muito bons mesmo, a história toda é envolvente mas o final é um pouco decepcionante para um desenvolvimento tão bom? Achei que ficou uma pouco largado, não foi feita uma conclusão para cada personagem apresentado e ainda teve um ar de ?não concluído? ?o sofrimento vai continuar?, o que eu acho bem ruim

Cami_mg 22/04/2021

A Val Mcdermid nunca decepciona e não foi diferente com esse livro,apesar de sabermos quem é o assassino logo de cara, a emoção do livro se dá na caçada por ele.Demorei um pouco mais para lê-lo por causa disso mas o livro é muito bem construído.

skuser02844 25/09/2021

Rastros de sangue
Garotas estão desaparecendo por todo o país, e, aparentemente, não há qualquer ligação entre os desaparecimentos. Cabe à recém-formada equipe de análise do Dr. Tony Hill ir atrás de pistas que estabeleçam padrões ou conexões. Mas, após um subordinado surgir com uma hipótese, um dos membros da equipe aparece morto, e a questão se torna pessoal. Agora, acompanhado de sua colega Carol Jordan, Hill embarca em uma campanha de terror psicológico onde os papéis de caça e caçador podem se confundir com facilidade. Depois de tantos anos investigando as mentes de homicidas insanos, a dupla está prestes a descobrir que homens sãos também matam.

Xande 30/05/2017

Rastros de Sangue
Val McDermid nasceu na cidade de Kirkcaldy, Escócia, em 4 de junho de 1955. Viveu com seus avós boa parte da sua infância em East Wemyss. Hoje, ela vive em Edinburgh com seu parceiro e filho. A autora tem mais de 30 livros publicados entre romances, contos, livros infantis e não-ficção. Suas obras já foram traduzidas para mais de 30 idiomas e atualmente ela tem mais de 10 milhões de cópias vendidas em todo o mundo.

“Rastros de sangue”, título original “The wire in the blood” faz parte da Coleção Tony Hill e Carol Jordan e é o segundo livro da série, lançada em 1997 na Grã-Bretanha e no Brasil em 2017 pela editora Bertrand Brasil. Esse livro teve um sucesso tão grande que deu origem à série “Wire in the blood” dos canais ITV e ITV1 do Reino Unido.
A obra é dividida em duas partes e cada uma, por sua vez, é composta por capítulos. Foi neste ponto que me senti um pouco incomodado: o tamanho dos capítulos. A autora, na composição da obra, fez uso de capítulos curtíssimos em contraste com outros bastante longos. Então leitor, não se surpreenda ao encontrar capítulos que se iniciam e finalizam em uma página, mas também não se assuste com um de cem páginas. Porém, vale ressaltar que em momento algum a leitura se mostra arrastada ou cansativa. A narrativa é fluída e, combinando com diálogos bem construídos ao longo do texto, a autora consegue nos proporcionar uma leitura bastante imersa numa trama cheia de tensão e grandes surpresas. A tradução foi feita de forma bastante competente. Até mesmo as expressões e gírias foram trabalhadas para não perderem seu sentido original.

Os protagonistas podem ser agrupados em três grupos distintos: Os integrantes da força-tarefa nacional de criadores de perfis criminais psicológicos, coordenados pelo psicólogo Tony Hill e composta por Shaz Bowman, Simon McNeil, Leon Jackson e Kay Hallam; o grupo de Carol Jordan: Tommy Taylor, Lee Whitbread e Di Earnshaw, que são imbuídos de investigarem incêndios criminosos que vem ocorrendo por toda a cidade e o grupo composto por Jacko Vance, Mick Morgan e Betsy. Alguns dos personagens nos são apresentados de forma rápida e um tanto superficial, nada que interfira no decorrer da história. No que diz respeito a Tony Hill e Carol Jordan, essa superficialidade deve-se ao fato que este romance seja uma continuação do primeiro livro (embora desenvolva-se independente deste): The Mermaids Singing (1995), publicado no Brasil como “O canto das sereias” em 2014.

“Ela não conseguia ver muito do jardim, blindado do mundo por uma cerca viva bem aparada feita com vários tipos de planta, mas a parte atrás dos portões eletrônicos parecia ser tão imaculada quanto uma exposição de flores. Shaz sentiu uma dúvida momentânea na boca do estômago. Como podia suspeitar que o morador de uma joia daquelas cometia os crimes medonhos que sua imaginação construíra? Pessoas como essas não faziam coisas como aquelas, faziam?”

Em “Rastros de sangue”, Val McDermid nos conduz em uma caçada angustiante e frenética a um assassino em série onde cada minuto faz a diferença e cada ação pode resultar no sucesso ou total fracasso na tentativa de salvar uma vida. Mas não é só isso. Ela também nos leva a refletir até que ponto uma pessoa pode ser considerada normal e o que dita esses padrões de normalidade. Questionamos a nós mesmos o fato de como pessoas normais para a sociedade podem ser monstros longe de seus olhos e o que um cidadão exemplar é capaz de fazer quando ele rende-se aos seus mais íntimos devaneios e desejos.

Se, para os policias da trama, combater o crime é uma coisa normal – uma vez que eles podem traçar padrões de comportamento – em um determinado momento eles têm que encarar um criminoso que não se encaixa em padrões pré-estabelecidos, assim, torna-se necessária combinar toda a audácia, perícia e conhecimentos para começarem a pensar como pensa esse assassino, para assim terem uma chance de capturá-lo antes que ele faça novas vítimas.

De forma brilhante, McDermid nos leva a passear dentro da insana mente de um serial killer. Fazendo-nos entender como ele pensa, como age e como sua motivação o leva a cometer tantas atrocidades sem o menor remorso. Também nos faz viajar na mente dos policias que encontram, nesse adversário tão incomum, um enorme desafio que pode significar vida ou morte. Rastros de sangue é, sem dúvida, uma leitura recomendada para todos os leitores que, assim como eu, são fissurados em um bom suspense policial com uma boa dose de suspense psicológico.

TÍTULO: RASTROS DE SANGUE
AUTOR: VAL MCDERMID
EDITORA: BERTRAND BRASIL
PÁGINAS: 488
ANO: 2017

site: https://garimpoliterario.wordpress.com/2017/05/29/resenha-rastros-de-sangue-val-mcdermid/

Luciane.Gunji 04/06/2017

Sempre gosto de analisar a criatividade do autor em desenvolver e solucionar algo que, na maioria das vezes, parece impossível. Por isso, a ansiedade é minha companheira fiel nessas situações. Às vezes, a decepção vem de brinde. Deixem-me explicar o porquê.

As expectativas para a leitura de Rastros De Sangue, da escocesa Val McDermid, eram muito grandes. O fato da obra ter dado origem ao seriado Wire In The Blood e ainda ter mais de 10 milhões de exemplares vendidos no mundo foram cruciais para que eu pudesse chegar na última página e ficar em silêncio e totalmente sem palavras, mas de certa forma negativa.

Rastros De Sangue tinha tudo para me deixar sem fôlego. Garotas estão desaparecendo por todo o país e uma equipe de análise de perfis criminais chefiada pelo Dr. Tony Hill precisa achar pistas que mostrem as conexões entre os casos. Somente após a morte de uma policial é que as coisas começam a fazer sentido e todos correm contra o tempo para tentar provar que a teoria da falecida é a mais pura verdade.

Como se não bastasse, a equipe ainda tem que descobrir quem é o responsável pelos incêndios em massa que estão acontecendo. No final, as teorias se transformam em provas e os suspeitos são detidos. Até aí, não vemos nada demais na narrativa de McDermid. Acredito que a quantidade excessiva de personagens tenha sido uma estratégia da escritora para confundir os leitores, mas, desde o início da leitura, sabíamos que o único propósito do livro era prender o suspeito inicial.

O ponto fraco de Rastros De Sangue é que McDermid nem se deu ao trabalho de dar um novo roteiro para os personagens, deixando de surpreender o público. A impressão que tive é que os personagens só tinham que desenrolar a narrativa e provar que estavam certos, sem nem ao mesmo termos a chance de acusar os personagens. Ou seja, o objetivo de causar de causar dúvidas não foi cumprido e o que restou foi uma decepção.

Além disso, a edição possui muitos erros ortográficos, demonstrando a falta de cuidado com a obra. Apesar dos erros não terem influenciado na compreensão da leitura, senti que a revisão foi deixada para trás e que fiquei bastante incomodada. Em resumo, não se iluda com a nota aplicada no Skoob ou tire as suas próprias conclusões...

site: https://pitacosculturais.com.br/2017/06/03/rastros-de-sangue-mcdermid-val/
Raquel 28/01/2018minha estante
Acabei de acabar de ler e concordo com você quanto aos erros. Faltou uma revisão mais dedicada.

Karini.Couto 14/06/2017

Olá leitores, hoje venho falar de Val McDermid, alguém aí conhece?

Bom, este é o segundo volume como viram na ficha técnica lá em cima e com ele eu pude conhecer a escrita do autor em questão. Pois é! Não li o primeiro volume, mas tinha sido informada que o segundo poderia ser lido de maneira independente e isso é um fato! Pode ficar tranquilo aqueles que detestam séries; este volume pode ser lido independente da leitura do primeiro.

Rastros de Sangue traz um Serial Killer macabro e uma equipe investigativa bastante capaz, mas que tem de lidar com a pressão diária de assassinos astutos onde qualquer vacilo pode custar uma vida.

Essa equipe investigativa é composta de pessoas que traçam perfis criminais coordenados por Tony Hill (psicólogo); além dele e de sua equipe. Rastros de Sangue tem início com a criação dessa força tarefa especial onde perfis potencialmente criminosos são traçados e investigados sob comando de Tony devido a um grande caso que ele participou e temos também Carol Jordan que pede o envolvimento desses investigadores em um caso recorrente de incêndios criminosos onde há necessidade de se entender o criminoso em seu âmago, entrando aí a equipe de Tony.

Uma coisa que eu curti muito na história foi justamente a questão psicológica e a forma como Tony trabalha. Ele pede aos seus subordinados que pesquisem entre casos não solucionados de adolescentes desaparecidos, qualquer coisa que possa conectar um caso a outro, não importante se concreto ou substancial e eles acham alguma coisa interessante no meio disso, que pode ou não levar a algo maior. Mas isso fica de lado até que uma dessas pessoas que fizeram a pesquisa é morta e logo eles acreditam que encontraram algo escondido debaixo do nariz deles e aí é adrenalina pura meus caros! E claro, precisam desvendar quem está por detrás dos incêndios que estão ocorrendo.

O final é previsível no sentido do qual imaginei de que este crime seria desvendado e a equipe passaria para o próximo caso (em outro volume). Senti falta daquele suspense maior, onde o leitor fica em dúvida até o grande desfeche sobre quem é de fato responsável. Há uma grande caçada sim, mas sem grandes dúvidas e isso me desanimou um cadinho. Achei que a coisa seria mais "pesada". Mas mesmo assim gostei bastante e espero poder me deparar com novas leituras do autor.

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 23/06/2017

Resenha para o blog Pétalas de Liberdade
Quando o livro chegou em minha casa, fiquei tentando lembrar qual o motivo de eu ter solicitado-o da parceria com o Grupo Editorial Record, já que a capa e o título não chamam muito a atenção, mas foi só começar a ler para eu perceber que não podia ter feito solicitação melhor!

A história se passa na Inglaterra. Tony Hill é um psicólogo especialista em traçar perfis de serial killers, e com esses perfis, fica mais fácil relacionar crimes à suspeitos e solucioná-los. Depois de muito esforço, ele conseguiu que a polícia aceitasse montar uma equipe de policiais para aprenderem a também traçar esses perfis psicológicos de criminosos.

Sua equipe é composta pela Shaz, a Kay, o Leon e o Simon. Antes de entrarem num caso pra valer, o Tony passou um exercício para eles, para que eles pudessem treinar e traçar um perfil baseado em casos de garotas desaparecidas. Só que o que era para ser uma simulação, tomou proporções inimagináveis. Um dos membros da equipe achou conexões entre os casos de desaparecimento, e encontrou como suspeito uma pessoa famosa. Como sua hipótese não foi totalmente bem recebida, essa pessoa decidiu continuar investigando por conta própria, já que vidas podiam depender disso, e acabou sendo assassinada e teve o rosto desfigurado.

Agora, Tony e o resto de sua equipe tinham que correr contra o tempo para descobrir quem matou aquela pessoa, pois isso poderia custar a liberdade de um deles, além do fato de esse criminoso poder ser um serial killer e estar fazendo novas vítimas.

Tony teria a ajuda da detetive inspetora-chefe Carol Jordan. Eles já haviam trabalhado juntos em outro caso. Agora, ela estava numa cidade nova, lutando para se firmar em seu cargo e para conseguir o respeito de seus subordinados, resolver o caso de incêndios suspeitos que estavam acontecendo poderia seria sua primeira grande missão.

"- Você não tem dúvida de que há um corpo lá dentro? - Carol estava enrolando, e sabia disso.
- Só existe uma coisa que tem cheiro de humano assado e é humano assado." (página 95)

O interessante em "Rastros de Sangue" é que o criminoso é revelado logo nos primeiros capítulos. Não precisamos descobrir quem ele é, mas como, quando e se ele será pego. O serial killer é uma pessoa famosa, e é impressionante como alguns policiais sequer cogitam a hipótese de ele ser o suspeito. Na vida real, acusaríamos aquele astro da TV que parece um santo?

"- (...) Aquele lá precisa de alguém pra falar que ele é maravilhoso. Direto me pergunto se aqueles milhões de espectadores são suficientes, se ainda é desesperado pra ser adorado como era naquela época. Ele nunca conseguiu enxergar um valor nele mesmo se não fosse refletido nos olhos de outras pessoas." (página 283)

Eu gostei muito da leitura, foi um daqueles livros que eu não queria parar de ler, tamanha a curiosidade para saber o que aconteceria no capítulo seguinte. O desenrolar do caso é algo que dá para ser acompanhado. Há muitos personagens, mas em nenhum momento me senti confusa, pois cada um tem seu perfil bem definido. Tem cenas pesadas sim, afinal, serial killers normalmente são cruéis, mas nada foi mais apavorante do que, na página 427, um personagem ter tampado os olhos, depois a boca, e por fim os ouvidos, eu teria perdido a compostura nesse momento se fosse o Tony, quem leu sabe o que esses gestos significam na trama.

No exterior, o livro foi publicado em 1997, mas em nenhum momento ele me pareceu antigo, no que diz respeito ao uso da tecnologia, por exemplo. Antes desse livro, há um outro onde a dupla Tony e Carol aparece: "O Canto das Sereias", e há mais volumes onde eles continuam trabalhando em outros casos. Como são casos diferentes, e como é comum em séries do gênero, podem ser lidos individualmente. Mas confesso que fiquei tão apaixonada pela escrita da autora e pelos personagens, que quero muito ler o anterior e os demais, se a editora decidir publicá-los. Além disso, com aquele final e aquele desgraçado ainda tentando se safar, preciso ler os demais para ter certeza que ele não ressurgirá das cinzas, só para garantir.

"- Está me falando que eu perdi um dos meus policiais por causa de um machismo chauvinista tradicional de Yorkshire? - perguntou, incrédula. (...)
- Ninguém achava que um negócio assim ia acontecer." (página 391)

Um ponto levantado na trama, é sobre como as mulheres precisam lutar duas vezes mais que os homens para conseguir ser valorizada como profissional. No caso dos incêndios que a Carol estava investigando, primeiramente não acreditaram na hipótese dela, e depois uma policial foi tratada de forma diferente de como um policial homem seria tratado, com menos consideração, e isso foi trágico. O livro também serve como um alerta para os adolescentes, visto que as vítimas do serial killer da obra eram garotas de quatorze anos, colocá-los a par dos perigos é importante.

A capa, como já comentei, não chama muito a atenção, apesar de ter um elemento que condiz com a história: um torno. Mas pelas capas de edições estrangeiras que vi (uma está aí ao lado), nenhuma me agradou. A diagramação é simples, com margens, letras e espaçamento de bom tamanho. As páginas são amareladas e há poucos erros de revisão.

Por hoje é só, fica minha super recomendação de leitura para quem curte romances policiais, e até para quem ainda não é fã do gênero. Acredito que quem gostou de livros como "Os homens que não amavam as mulheres" e "Diário de uma escrava" também vai gostar de "Rastros de sangue".

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2017/06/resenha-livro-rastros-de-sangue-val.html

KawA6 31/01/2024

Não tenho palavras para descrever o quão Rastros de Sangue me deixou impactado, esse livro é assustadoramente bom! É impressionante que a Val McDermid seja uma escritora tão maravilhosa que a cada página é um calafrio e aflição diferente, é uma história realmente cativante que te mantém preso e imerso nela; Nem preciso dizer que a Shaz Bowman é a melhor personagem, né? Ela e o Tony Hill, junto da Cris Devine, junto da Carol Jordan, Junto de todos os personagens kaskakakaka amo tantos que não dá pra citar.

????????????????
*Spoilers a partir daqui*
????????????????

Eu confesso que me surpreendi muito com o jacko vance, esse psicopata é tão, mas tão, mas tão inteligente que chega a dar raiva, eu fui pego desprevenido com a morte da Shaz, não imaginava que ela iria vir a óbito tão cedo, não superei ainda ?

E FOI MUITO FODA QUANDO ELES CONSEGUIRAM PRENDER O JACKO! MANOOOOOOO EU SURTEIIII. VINGARAM A SHAZ!!!!

Descanse em paz, Shaz Bowman...