Chico Bento: Arvorada

Chico Bento: Arvorada Orlandeli

Resenhas - Chico Bento: Arvorada

Carol Pita 11/03/2021

Chorei e não foi pouco!
Eu fico muito emocionada ao ler histórias que mexem tanto com essa questão familiar. Já é um ponto fraco meu, e outro é justamente perceber que os momentos passam. Então esse livro foi quase que um tiro certeiro no meu emocional, mas de um jeito bom! Chorei do começo ao fim, mas não me senti mal, pelo contrário. É um choro de saudade mas também de esperança. Já na primeira página, que o próprio Mauricio de Souza explica o duplo sentido do título meu olhinho encheu d'água. Foi uma leitura bem rápida, forte e deliciosa! Impressionante como as cores ajudam a contar a história. Recomendo pra todo mundo!

Bárbara Krüger Guimarães 17/06/2021

Sensível demais para se ler rápido.
Arvorada é uma obra de arte saída das mãos de Orlandeli com tanto amor que dá pra sentir a cada página. A história é sensacional e trata de temas sérios e sensíveis pelo ponto de vista do Chico, e a gente consegue sentir como se voltássemos a ser crianças e estivéssemos na pele dele, sentindo e vivendo o que ele está passando.
Há muito tempo não lia uma obra que me transportasse para dentro de um personagem e de uma história como Arvorada fez, e isso só aumenta o peso das reflexões e do carinho que tenho por essa obra.
Leitura obrigatória!

Romulo 19/06/2021

Espetáculo
História emocionante, traços espetaculares, cores vivas! Excelente! Sem palavras!

Danilo 11/07/2023

Não morra sem ler...
Eu sempre adorei ler quadrinhos! Se hoje sou a pessoa que sou, se hoje sou o professor que sou, é porque aprendi a ler com quadrinhos e os devorei na infância! Essa paixão continua até os dias de hoje e continuo a consumir diferentes tipos de quadrinhos, de diferentes autores, países, gêneros e estilos.

Porém, nunca havia me emocionado tanto em ler uma HQ como o fiz ao ler essa! Que obra de arte! Desenhos impactantes, com traços claros e ricos em detalhes. História linda e emocionante que contém de tudo: humor, amor, coragem, fé, coração! Sério... Eu nunca li uma HQ tão bonita!

Sei que a frase é clichê e piegas, mas é real: não morra sem ler essa preciosidade da literatura nacional! Isso aqui é um presente para a alma, embalado com tinta e tempo.

Fabio.Nunes 24/08/2023

Lindo
Início da leitura:
- "não tá meio forçado um menino dessa idade pensar com essa complexidade?"
- "essa avó não tá cuspindo sabedoria demais não?"

Meio da leitura:
- "nossa, que traços bonitos."

Fim da leitura
- olhos marejados.
Max 24/08/2023minha estante
Que fofo! ?

Lelê 05/06/2021

Obra tocante
Ai gente, que história mais linda! O tema é tratado de uma forma tão singela, mas tão, tão tocante... ?Uma estrelinha chamada Mariana? foi uma das histórias da turma que mais marcou minha infância, e Arvorada certamente é outra que vou carregar comigo pra vida. De tudo que já li da Graphic MSP, essa foi a que mais me emocionou.

Edilene Freitas 23/07/2023

Um verdadeiro soco do estômago. Essa foi a sensação que tive ao ler essa história. A partir de seus traços belíssimos e delicados, Arvorada nos ensina que o tempo passa e precisamos aproveitar cada momento ao lado das pessoas que amamos. O tempo não volta, mas o hoje pode e deve ser bem aproveitado.

Milena 15/08/2022

De todos os livros da coleção "Graphic MSP" que li até agora, "Arvorada" foi o que eu menos gostei do traço dos personagens e a história que mais me emocionou.

Lua 15/07/2022

Que leitura sensível e ao mesmo tempo forte. Uma verdadeira volta a infância e ao acolhimento dos avós.

Ceci.lia 19/12/2021

Chorei muito, 5 estrelas favoritado
Nunca pensei que fosse me emocionar tanto com uma obra do Chico Bento, mas é simplesmente incrível.

A simbologia do Ipê é muito boa, faz refletir que a vida é feita de ciclos e que muitos só acontecem uma vez.

Uma parte que me tocou muito foi quando citaram Mariana - a irmãozinha dele- e ele chora falando " Di novo não", se referindo a dor da perda e do luto.

??

Tamy 12/04/2023

Uma lindeza de história! ??
Chico Bento - Arvorada, uma graphic novel que você precisa ler e sentir as maravilhas que ela carrega. Ao ler essa história cada um será tocado de alguma forma, pois ela fala sobre amor, alegria, dor e nos deixa a mensagem de que nem tudo pode ser deixado para depois...

Como diz vó Dita: "cada momento é como uma fror brotando. Eles vão surgindo um atrás do otro. Pode sê num sorriso, num abraço... Inté numa conversa boba na varanda. Mais si a gente num si aquietá pra apreciá... vão simbora, como si nem tivesse ixistido."

Dudu 01/01/2021

Ipê amarelo
Decidi ler todas as graphics MSP e comecei por essa e já é a minha hq preferida.

Uma história simples que já lhe pega no começo e lhe insere na história transmitindo as mesmas sensações que Chico Bento sente.
E com o protagonismo da Vozinha do Chico automaticamente lembramos que um ente querido com seus sábios ensinamentos e paciência.

A leitura é bem rápida, mas de uma intensidade que emociona ao ver o sofrimento de Chico Bento e a cada lição que relembra dos sábios conselhos de sua vó.

Uma leitura obrigatória pra quem gosta de turma da Monica ou pra quem se deleita numa linda história que sai do humor prum drama e até pra um pouco de ação.

Arvorada é o desabrochar do jovem que sabe o que aquilo é bom pode ser eterno mesmo que apenas por um momento.

Pam 28/05/2021

Eu chorei e senti no coração essa história.
Não é fácil sair do ritmo do dia a dia e valorizar as pequenas coisas nos dias de hoje, e essas poucas páginas me ajudaram a perceber o quanto eu faço isso e como eu preciso mudar...

Jullia.Emily 29/07/2023

Leitura pra aquecer o coração??
Tô bem feliz de ter lido Chico Bento, Arvorada, pois é a minha primeira msp, e eu já sabia que era uma das melhores. A arte me agradou muito, a sensação é de que vc está com uma obra de arte em mãos, é nítido o cuidado e a minúcia do Orlandeli nessa obra. Quanto a história, a relação do chico e da avó é belíssima, a escolha do ipê amarelo foi perfeita, e eu to doida pra adquirir mais hqs dessa linha?