Confissões

Confissões Kanae Minato

Resenhas - Confissões

triizz__ 07/01/2024

Decepcionante...
Promete muito e entrega pouco! ele tem uma sinopse interessante, o primeiro capítulo é bom, mas então vira uma novela, uma coisa acontece atrás de outra. sinto que a história fugiu um pouco, e no fim, quando finalmente a questão vem à tona e você aguarda a tal vingança, ela se mostra decepcionante.
diferente dos comentários da contracapa, não achei o livro assustador, chocante ou misterioso, muito menos realista ou viciante. terminei ele porque queria saber como tuuudo isso acabava. diria que a vingança foi inesperada sim, mas primeiramente porque o livro se perde tanto que você não tem mais noção de como essa vingança pode ser, e também que eu esperava bem mais.
esse livro divide opiniões, já vi gente que ama muito e outros que acham meio sem graça. acho que se a premissa do livro te chama atenção, leia e descubra se gosta, porém, eu certamente não indicaria.

Kami 04/01/2024

Que livro!!!!
Esse livro é bom em DIVERSOS pontos e realmente acho dificil de trabalhar todos em uma resenha e... nem sei por onde começar.
Primeiramente, mds, esse livro tem muitos pontos de vistas e nenhum deles falha (nenhum parece mais "pesar" a história ao ponto de tornar aquela parte entediante ou "cortável". Todos os POV's parecem que foram meticulosamente pensados e formulados. Fantástico de maneira que nunca vi em nenhuma outra obra!!!)
E eu me impressiono realmente em ver um livro japonês tratando de problemas familiares, principalmente envolvido com violência e fazendo uma clara crítica as leis juvenis (a efetividade), justiça e mídia em casos de violência.
Esse livro me fez ter um novo olhar sobre, não só como o assunto é tratado no japão, mas também de justiça num todo, mesmo sendo um livro de vingança. Vc se questiona sobre a justiça e o que seria correto na situação, o que a justiça deveria buscar e como. É impressionante.
Além do final que, mds, é absurdo de chocante! Não esperava nem em mil anos! Não vou escrever muito sobre porque com certeza vou acabar "deslizando a lingua" e falando spoilers.
Para aqueles que gostam da temática, vingança, thriller ou coisas que envolvem o japão, leiam, não vão se arrepender.
Ah, a escrita é muito boa, apesar de as vezes explicar dms tudo se amarra tão bem que vc percebe que aquilo era necessário para ser tão bom.

Sofia 03/01/2024

Muito bom!!
Extremamente envolve, cada página é uma pedrada atrás da outra. Me envolvi com cada personagem e sempre tentava imaginar o que ele faria depois.
Tenho o sentimento que o livro terminou bem quando a vingança foi completa para personagem, quando ela se sentiu satisfeita; mas confesso que leria mais, eu queria mais.
Adoro também o fato de ser uma outra visão de vida e convivência (afinal, não é ocidental).

Breno PS 02/01/2024

Resenha - Confissões
Gostei bastante da premissa, achei interessante apesar de mirabolante em algumas partes. Me lembrou o anime Assassination Classroom.

joysoftoy 01/01/2024

Nem os spoilers me impediram de me surpreender!
UAUUUUUUUUUU!
Comecei a ler ele já sabendo mais ou menos do que acontecia, mas fiquei curiosa pra ver o desfecho de tudo então permaneci na leitura, e que bom! Todos os acontecimentos me chocaram, mas saber o motivo por trás do porquê as crianças fizeram tudo isso me chocou ainda mais. Gostei muito das críticas que a autora dez durante o livro, até me compadeci diversas vezes dos assassinos. O final é muito bom.

Maria18387 01/01/2024

Omg
A história é um thriller, sendo o primeiro livro da autora Kanae Minato, e minha primeira leitura de uma escritora japonesa, que, por sinal, eu amei.

A sinopse tem uma premissa fora do comum: a protagonista, uma professora, planeja uma vingança contra crianças, seus próprios alunos. É que, após a morte de sua filha de 4 anos, a professora Yuko Moriguchi revela que a filha não morreu por conta de um acidente, mas sim que a morte foi causada por dois de seus alunos. Por isso, sua última aula será a vingança que procura pela perda da filha!

Esse livro é escrito de uma forma muito diferente do que estou acostumada; isso, com certeza, influencia na minha opinião sobre o livro, uma influência completamente positiva. Me prendeu do início ao fim e com certeza mexeu com o meu psicológico.

O livro é construído a partir das vozes dos personagens; assim, temos contato com a história através de diferentes perspectivas, o que faz com que o leitor questione os possíveis motivos que estão por trás de atos repugnantes. Essas múltiplas vozes também fizeram com que a leitura ficasse repetida em alguns momentos, o que pode ser bom para quem não lê o livro em apenas um dia.

Também vale mencionar que em algumas passagens, Minato trata da questão do vírus HIV de uma forma sensacionalista e sem a seriedade que merece, mas creio que temos que levar em consideração a diferença cultural e a idade dos envolvidos na história.

E para quem gosta de iniciar o livro apenas por ter lido algumas frases interessantes, tenho algumas:

"Muita gente passa a vida inteira reclamando que não conseguiu descobrir sua verdadeira vocação. Mas a verdade é que a maioria de nós provavelmente não tem nenhuma vocação."

"Tenho certeza de que quando me mandam uma mensagem dizendo que querem morrer, vocês realmente acreditam de alguma forma que 'a vida não tem sentido', como gostam de dizer. E tenho certeza de que, nessa cabecinha egoísta, vocês acham que estão completamente sozinhos nesse mundo gigantesco, e que seus problemas são avassaladores. Preciso dizer que pouco me interessa responder aos caprichos adolescentes de vocês; estou mais preocupada em vê-los crescer para um dia serem capazes de pensar no sentimento dos outros."

"Quer me falar alguma coisa, matador de crianças?", disse Takahiro, rindo para Sh?ya. Ele não respondeu. Só olhou para ele daquele mesmo jeito, mordeu a ponta do dedo e passou no rosto de Takahiro, fazendo uma linha de sangue. O sangue de Sh?ya. Foi como uma linha simbólica, demarcando o fim das punições e o início de um contra-ataque. Alguns alunos sentados ali perto gritaram, mas em seguida a sala inteira ficou em silêncio.

"Naquela noite, B matou a mãe."

Camila 31/12/2023

Que bagunça...
O primeiro capítulo é MUITO BOM
Mas depois.... Só ladeira abaixo
Por diversas vezes eu me senti assistindo um anime
A autora viajou demais misericórdia

Sarah.Santos 30/12/2023

Bem diferente, e com alguns detalhes muito estranhos
Alternando entre vários formatos narrativos ? um pseudo-monólogo, diários, cartas ? a autora faz com que o leitor tome conhecimento, não de várias versões do "evento"da história, mas sim da visão que cada personagem tem dos acontecimentos ? suas impressões, suas interpretações e, até mesmo, os efeitos de sua própria participação. Cabe ao leitor ir montando o quebra-cabeça até conseguir ter uma visão geral.
Além de construir uma trama bastante envolvente, mesmo que o texto não flua tão bem em algumas partes, a autora levanta questões improtantes no decorrer da trama ? preconceito, discriminação, bullying, solidão, abordagem pedagógica, formação de caráter, senso de justiça, suicídio, vingança.

Achei uma leitura válida, mas muito fora da casinha em alguns aspectos, oque me gerou certa dificuldade de realmente me importar com tudo que estava acontecendo

Januska 30/12/2023

Problemático
Não sou aquelas pessoas que querem problematizar tudo, mas esse livro foi insuportável em tudo o que se propôs, especialmente na questão de como é explanado desinformação e preconceito em relação ao vírus HIV. No mais, achei as motivações do personagem ridículas, tudo poderia ter sido resolvido com comunicação básica.

Tamari boy 30/12/2023

?Engraçado?acho que finalmente consegui me vingar?
Nunca fiquei tão satisfeito com um final do mesmo jeito que fiquei com o desse livro, muito bom, um dos melhores thrillers que existem e é isso.
Mostra o ponto de vista de todos os envolvidos, seus traumas, motivações e loucuras?simplesmente incrível.
8/10

surtadaemlivro0 30/12/2023

Gostei
Eu peguei este livro para ler com nenhuma expectativa e sem ter certeza sobre o que se tratava então foi surpreendente o desenrolar da história, a sequência trágica de acontecimentos.

Não julgo ela pelo que fez, ela queria vingança e conseguiu.

Agueraa 29/12/2023

Condições
Esse livro entrou pros meus favoritos, desde que me contaram sobre o livro fiquei com muita vontade de ler, resolvi comprar e ler com minha amiga FOI A MELHOR ESCOLHA QUE FIZ.
O livro te prende no inicio ao fim, os personagens são bem desenvolvidos assim como a história, no inicio o suspense sobre como ou quem foi o assassino e aos poucos ver como as coisas foram fluindo
Oque eu mais amei foram os ?diários? ou relatos fazendo uns completarem os outros.
SIMPLESMENTE PERFEITO

Cacau106 29/12/2023

Confissões sobre um livro muito bom
Esse livro foi conhecido por mim a partir de um tiktok a alguns meses, livros dessa rede social tendem a ser um pouco duvidosos, mas então um amigo meu (@Agueraa) pediu um livro para nós lermos, como ele é um grande doador de romances coloquei esse livro na mesa, começando a ler sem espectativa nenhuma. Erro meu. O primeiro capítulo já te prende de uma maneira vibrante, você não consegue tirar os olhos da confissão da professora, a forma da escrita, a personagem tudo te cativa. Então vem os próximos capítulos, com narrativas diferentes que te fazem querer ler mais e mais e mais, quando você vê é 02:30 da manhã e não consegues parar de ler o livro por um enredo tão bom e tão marcante. Com certeza um livro que lerei de novo no próximo ano.
Agueraa 29/12/2023minha estante
Concerteza vou reler tbm

Cacau106 29/12/2023minha estante
Odiador de romance, não doador ?

cyberenjeru 28/12/2023

Como já tinha visto o filme os plots não foram surpresa, mesmo assim foi uma ótima experiência a leitura, escrita simples em primeira pessoa no ponto de vista de cada personagem chave da história deixa a leitura bem fluída, tanto que li em algumas horas. No filme o final tem uma cena a mais, porém esse final mais seco do livro foi bom também.