História Bizarra da Literatura Brasileira

História Bizarra da Literatura Brasileira Marcel Verrumo

Resenhas - História Bizarra da Literatura Brasileira

Rod. 20/08/2021

Uma leitura muito divertida, mas que agrega muito conhecimento para o leitor.
Adorei a forma como esse livro narra curiosidades da vida de várias personalidades literário. Além do fato, de explicar de forma simples assuntos que possam ser mais confusos ou desconhecidos pelo leitor.

fev 06/07/2021

Ótimo para quem gosta de fofoca, curiosidade e História
É preciso deixar claro que História Bizarra da Literatura Brasileira não é um livro profundo. O autor fala sobre isso na apresentação antes dos textos. É um conjunto de relatos e curiosidades fundamentadas. Há pesquisas por trás de cada fator histórico narrado por Marcel Verrumo, além de indicações de outros textos para aqueles que quiserem se aprofundar. É um alerta para aqueles que chegarem com altas expectativas.

Acredito que muito do que foi escolhido para ser contado aqui tem preferência do autor já que senti falta de muitos outros autores importantes. Em algumas questões mesmo com visão crítica deixa muito a desejar: como o fato de ter mais homens que mulheres mencionadas. Não há tantos recortes sociais, mas apesar disso o livro continua super interessante.

As curiosidades sobre a vida de escritores e escritoras, e sobre a literatura, seja produção, vendas, censuras e tantos outros, é de muito bom grado. A maioria das informações compartilhadas eu não tinha noção. Portanto, a minha leitura foi bastante agradável e de fato interessante. Os fatos me instigaram tanto que fiquei interessado em ler autores e/ou livros que nunca estiveram no meu radar.

É um livro de leitura agradável e super indico para que não tem muita informação sobre o mundo da literatura no Brasil. Se você já tem uma bagagem grande é possível que o livro não o agrade.

Flavinhat18 26/06/2021

Ótima leitura
Livro muito bom e que explica tudo de forma bem clara e sem enrolação. Me instigou a querer conhecer mais a literatura brasileira, o que aumentou consideravelmente a minha lista de livros desejados hahaha
Aprendi muitas coisas novas e que não tinha nem ideia e fiquei encantada com as histórias dos autores.
Muito feliz por essa leitura ?

Luiza 23/06/2021

Historia "Bizarra"? Não. História desconhecida, seria melhor
O livro é muito gostoso de ler. Flui depressa, porque os capítulos são pequenos. Dá pra ler, por exemplo, uma ou duas historinhas por dia.

E são histórias bem interessantes, porque o autor aborda o que não é ensinado nos livros didáticos ou na escola. É bem legal.

Agora, chegar ao ponto de chamar as histórias de "bizarras" ?, na minha opinião, é puro exagero. Não tem nada assim de bizarro nas histórias.

O termo é só uma jogadinha de marketing.

Ainda assim, são casos curiosos, vale a pena ler e conhecer um pouco mais da nossa história literária.

Eu, como boa "traça de livros", adoro... ?

Ale 17/06/2021

Eu sempre gostei de história na escola. E ver a história por um lado que não contam deixa tudo ainda mais fascinante. Amantes de história, essa é pra vocês

R.Sanches 14/05/2021

Um livro que traz convida a ler outros livros.
Um livro que deixa o leitor com vontade de ler mais. Cada capítulo apresenta situação e curiosidades dos principais escritores do Brasil. Segue uma cronologia ligada aos acontecimentos do país. Muito bom.

Pietro G. Primieri 12/01/2021

História bizarra da literatura brasileira
Mto interessante e, é claro, bizarro hahah
5 estrelas pelo conteúdo e, principalmente, pelo trabalho de estudo e pesquisa extraordinário q foi realizado pelo autor. O resultado é ótimo!

phendragon 16/12/2020

O Brasil da Bizarrice
Quando você encontra um livro desse na estante, sabe que, com certeza, vai ficar surpreso com o conteúdo. Sim!! Realmente me surpreendeu.

Conhecer sobre alguns dos maiores escritores da literatura brasileira, foi surpreendente. Reluto muito com este tipo de conteúdo, pois acho que, não passam de fofocas descabidas, mas o livro de Marcel Verrumo, mostra-se um apanhado de pesquisas interessante, que nos deixam ainda mais estimulados a buscar mais.

O que me chamou muito a atenção foram os vários escritores fora do circuito comum, apagados, por tratar de várias questões como cultura LGBT no século XIX, literatura hot e Ficção Cientifica e muito mais. Escritores que eu nunca ouvi falar e principalmente, não é possível encontrar material, pois não fazem parte das escolas literárias que estudamos no ensino formal.

Recomento fortemente a leitura e tenho certeza que você perceberá como não sabemos nada sobre literatura e escritores em nosso país.

Jota 29/11/2020

Ótimo
Se quer um livro que busca refletir sobre literatura, História Bizarra da Literatura Brasileira não é indicado para você. Agora, se quer um livro que traga fatos desconhecidos pela maior parte dos leitores sobre a literatura do Brasil, tenho certeza que amará esse livro.

Através de uma leitura leve e divertida, você encontrará curiosidades que não são contadas nas aulas de literatura na escola, e perceberá que até os maiores autores são gente como a gente.

Impossível não querer conhecer mais sobre cada livro citado, querer ler esses autores. Não tenho a menor dúvida que, se as aulas sobre literatura tivessem essa pegada, nosso país formaria mais leitores do que da forma como as aulas são.

Não é só um livro divertido. Não é só um livro interessante. Não é só um livro que desperta interesse em literatura. É tudo isso e muito mais.

site: https://www.instagram.com/mundolivrosehq
Luci Eclipsada 30/11/2020minha estante
Que bom que curtiu. Uma pena que não tenha mais livros que tragam mais curiosidades sobre nossas letras hahaha

Jota 30/11/2020minha estante
Pois é. Como eu queria que minhas aulas sobre literatura fossem assim. Odiava aquela coisa cafona de pedir resumo (encontrados facilmente na internet) de livros que não eram apresentados de um modo interessante.

Jota 30/11/2020minha estante
Por isso, na época, não gostava de ler. Os livros que deixei de ler porque não tinha interesse, hoje corro atrás do prejuízo. ???

Luci Eclipsada 30/11/2020minha estante
Tive que baixar o app para conseguir ler o seu comentário, acredita?! ? Há algum problema de bug na versão web porque os comentários desaparecem...

Luci Eclipsada 30/11/2020minha estante
Enfim, sobre o livro, realmente as aulas de literatura não eram interessantes e o meu "despertar" par aos livros foi quase que solitário. Realmente, se as aulas fossem mais atrativas mais pessoas iriam se interessar pelos livros.

Jota 30/11/2020minha estante
Já percebi esse problema. Não achei sei comentário pela versão web, embora tivesse notificação. Por isso vim direto no App. Será uma forma de fazer a pessoa baixar o App?

Luci Eclipsada 30/11/2020minha estante
Não duvido, mas acho que é mais porque o site já está um pouco obsoleto. Nem sei se recebe manutenção constantemente. Tenho medo de um dia o Skoob deixar de existir.

Jota 30/11/2020minha estante
Meu caso também foi assim, acho que a maioria, pq as aulas são assim em todo lugar.
Meu amor pelos livros começou após ler O Guarani no 1° ano do ensino médio

A professora passou um resumo e podíamos escolher o livro. Ela disse que tinha alguns curtos, mas o mais bonito, que ela mais gostava e o maior, era o Guarani.

Li, amei, o resumo ficou gigante, uma merda, mais de 20 páginas no Word. Kkkkkk

O interessante é que fui o único que escolheu esse livros, sendo alvo de piada pelos colegas por isso.

Acho engraçado isso. Dizer que a história é bonita, porém o livro é grande. Isso desmotiva, em vez de gerar interesse.

Jota 30/11/2020minha estante
Neem consigo pensar nisso, no fim do skoob. A única rede social que entro todo dia.??

Luci Eclipsada 30/11/2020minha estante
Que curioso, meu despertar foi semelhante. Já gostava de ler, mas foi somente no ensino médio que passei a ler mais e por causa de um trabalho. No meu caso, a professora fez uma seleção de livros que dividiu por grupos num sorteio, então meu grupo na época ficou com o Senhora, do José de Alencar que foi o primeiro livro que li e que me fez chorar e ter muitos sentimentos. Depois disso, muitos bons livros passaram por minha vida. As aulas desta professora eram chatas, mas sou grata pelo único trabalho que ela solicitou e que mudou minha absolutamente tudo!

Luci Eclipsada 30/11/2020minha estante
Acesso o Skoob com frequência, mas fico muito no Instagram porque administro um perfil literário por lá e o alimento semanalmente com conteúdo, então tenho que acessar de qualquer forma. Facebook acesso um pouco por dia, mas depois que fiquei seis meses em jejum desapeguei. O fato é que ultimamente tenho dado preferência a ficar longe do celular.

Prof. Edivaldo 21/10/2020

Casos da literatura
O livro traz vários episódios relacionados a escritores, escritoras e personalidades de nossas Letras desde os tempos do achamento do Brasil. Eu não classifico os episódios aqui relatados como "bizarros" propriamente ditos. São casos dignos e interessantes de serem relatados pois não são encontrados em livros didáticos nem estudados nas escolas. Acredito que o trabalho do Marcel Verrumo foi árduo, mas proveitoso, por nos mostrar fatos peculiares da vida de nossos homens e mulheres de letras.

Bel 11/10/2020

Muito bom !!

Tony 24/09/2020

Curiosidades sobre obras e autores que eu nem desconfiava. Muito bom

Clarisse.Figueira 23/09/2020

Muito interessante
Esse livro fala sobre algumas curiosidades do mundo da literatura brasileira. É muito interessante ver o outro lado das histórias e dos autores.