História Bizarra da Literatura Brasileira

História Bizarra da Literatura Brasileira Marcel Verrumo




Resenhas - História Bizarra da Literatura Brasileira


42 encontrados | exibindo 31 a 42
1 | 2 | 3


Josiane 06/06/2020

Livro incrível! Com uma linguagem simples e direta, o autor narra a trajetória da produção literária no Brasil considerando, principalmente, os aspectos sociais e os dilemas pessoais que influenciaram os grandes nomes da literatura brasileira.
comentários(0)comente



Rafa 28/04/2020

Ler os grandes clássicos da literatura brasileira é sempre uma viagem prazerosa, além de conhecer os escritores envolvidos que deixaram suas marcas na história literária do Brasil.

A obra em si é um compilado do qual reúne inúmeros fatos, curiosidades e logicamente, bizarrices. O autor fez um excelente trabalho de pesquisa, tanto dos autores como de suas obras em questão.

O livro segue uma linha do tempo, partindo desde o descobrimento do Brasil até os dias de hoje. São capítulos curtos, porém fluídos e de grande interação com os leitores.

É uma incrível descoberta conhecer os “bastidores” e a vida de autores e autoras que deram vozes com suas obras que marcam uma geração até os dias hoje. O leitor vai conhecer por exemplo, a emocionante trajetória de vida do autor Guimarães Rosa e sua esposa. Já no sentido da bizarrice, determinado autor previu sua própria morte.

O leitor vai sentir inúmeras emoções durante toda sua jornada literária, partindo das bizarrices até chegar em situações engraçadas e até emocionantes. Uma montanha russa de sentimentos em cada página lida.

Marcel Verrumo trouxe um outro diferencial para sua obra. Colocando uma pequena biografia de cada autor mencionado, deixando assim um convite mais que especial para leitores de primeira viagem, conhecer esses autores consagrados.

Partindo dessa iniciativa, conhecemos um outro lado dos protagonistas dessa obra. Outro ponto que vale ser mencionado por parte do autor é mostrar toda sociedade do Brasil até os dias de hoje. Uma evolução e revolução não apenas na literatura.

Uma obra que vale ser lido em um final de semana, descontraído e fácil leitura. Servindo para todas idades.
comentários(0)comente



Nay 28/03/2020

História Bizarra da Literatura Brasileira
História Bizarra da Literatura Brasileira trás as histórias sobre autores nacionais que marcaram nossa literatura.

As histórias são um tanto quanto bizarras, inesperadas e inspiradoras.

Eu fui positivamente surpreendida por essa leitura, que foi uma indicação do @rafaelbotter. Eu não tinha muita expectativas para leitura, mas acabei o livro completamente apaixonada.

Me choque muito com histórias de autores que defenderam a escravidão, que lutaram para salvar judeus na Alemanha, autores que sofreram com a ditadura, que mataram por vingança, morreram de jeitos trágicos. Dentre muitas outras histórias surpreendentes.

Foi muito legal conhecer escritores brasileiros por um olhar diferente. O livro arranca boas risadas e olhos arregalados de surpresa. Foi realmente uma leitura surpreendente.

Recomendo muito a todos que admiram Monteiro Lobato, Machado de Assis, Rachel de Queiroz, Paulo Coelho, Cecília Meireles, e muitos outros autores que marcaram o seu nome em nossa literatura.
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 11/03/2020

A partir de um olhar curioso e engraçado, "História bizarra da literatura brasileira" é um mergulho nos mistérios, nas tragédias, nos fatos emocionantes, divertidos e, claro, nas bizarrices envolvendo nossos livros clássicos e seus autores. A partir de uma vasta pesquisa, o autor mostra todos os grandes nomes da nossa literatura, porém com um olhar que os tira do pedestal de "pensadores intocáveis" e apresenta o seu lado mais humano, comum e, claro, bizarro. O leitor vai descobrir o que aconteceu com a carta de Pero Vaz de Caminha, escrita para livrar um ladrão do exílio e desaparecida por séculos. Vai se assustar com o famoso escritor romântico que previu que iria morrer e se emocionar com a trajetória da esposa de Guimarães Rosa, uma heroína que salvou a vida de centenas de judeus durante a 2ª Guerra Mundial.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788542209815
comentários(0)comente



EXPLOD 18/11/2019

É muito interessante no começo, mas, no geral, algumas das informações/curiosidades não são essas coisas para quem já conhece algo da vida dos autores nacionais mais célebres. Tem como mérito alguns dados bem interessantes (além da bibliografia) e é um livro escrito sem muita pretensão, com uma linguagem mais simples e informal, típico dessas séries de “história bizarra” e “guia politicamente incorreto”.

Contudo, um leitor mais atento vai se entediar em alguns momentos, principalmente pela inserção maçante de argumentos do tipo: “naquela sociedade machista, conservadora e preconceituosa...”. De fato, o contexto mais antigo revela a presença de determinadas características que lhe são próprias, e que se dispersam ou retornam com mais intensidade a depender de muitas variáveis.

Mas depois de ler muitas dessas justificativas “rasantes”, com a redução da análise histórica (que deveria ser meticulosa, e que, a essa respeito, gostei apenas do começo) a meros “achismos” e conclusões enfadonhas, terminei o livro com uma sensação não muito boa sobre a sua qualidade (em que pese ser um guia razoável de curiosidades e de referências bibliográficas).
comentários(0)comente



Rebekah 30/10/2019

Bastidores dos célebres autores da literatura brasileira... eles também viveram como a gente.
comentários(0)comente



Tomaz 20/05/2019

Excelente panorama da literatura brasileira
Como editor, é difícil um livro me surpreender ou chamar a atenção. O título me chamou a atenção, mas de forma negativa. Achei que fosse algo apelativo. Mas os capítulos são divididos por toda a história da literatura brasileira, com informações relevantes, frutos de uma pesquisa aprofundada e de fácil leitura devido ao talento do autor.
Difícil alguém pegar este livro e não ter a vontade de conhecer diversos autores e obras que representam a história do Brasil e sua formação. Livro indispensável para quem quer descobrir e se aprofundar no tema da literatura brasileira.
comentários(0)comente



Arca Literária 13/09/2017

resenha disponivel dia 14/09/17 no link http://www.arcaliteraria.com.br/historia-bizarra-da-literatura-brasileira-marcel-verrumo/

site: http://www.arcaliteraria.com.br/historia-bizarra-da-literatura-brasileira-marcel-verrumo/
comentários(0)comente



douglaseralldo 23/08/2017

10 Considerações sobre História Bizarra da Literatura Brasileira, de Marcel Verrumo, ou se...
O Blog Listas Literárias leu História Bizarra da Literatura Brasileira, de Marcel Verrumo, publicado pela editora Planeta; neste post as 10 considerações de Douglas Eralldo sobre o livro, confira:


1 - História Bizarra da Literatura Brasileira é uma leitura até que divertida, com uma proposta mais leve e uma tentativa de abordar a literatura nacional sob novas perspectivas, todavia, entre erros e acertos, aos minimamente conhecedores da literatura nacional, em alguns aspectos, a obra pode ser um tanto decepcionante;

2 - O livro, desde o seu título se propõe a um olhar pouco convencional das discussões literárias, buscando pretensamente realizar algo ainda não feito e quem sabe "jogar novas luzes" sobre a literatura brasileira, intenção que pode ser observada nos constantes questionamentos do autor do tipo "não compreendo como não se vê isso na escola". Para fazer isso, contudo, ele cria uma estrutura híbrida de intenso humor (às vezes exagerado) e linguagem descontraída disfarçada de ensaio ou artigo acadêmico, que no fim acaba não sendo nem um, nem outro;

3 - Desta forma, as virtudes do livro acabam ficando mesmo em seu humor mais escrachado e o descompromisso de uma maior seriedade com o refletir sobre literatura, além de uma ou outra informação que de fato sejam desconhecidas dos leitores. A isto, ainda, poderíamos somar a divisão previsível por escolas literárias que ao menos a alguns leitores pode ajudar na hora de identificar autores e períodos, mas saindo disto, temos muitas coisas a apontar;

site: http://www.listasliterarias.com/2017/08/10-consideracoes-sobre-historia-bizarra.html
comentários(0)comente



Maria Faria 16/06/2017

Histórias Bizarras e Interessantes
História Bizarra da Literatura Brasileira foi um livro encontrado por acaso e, confesso, adquirido pelo título e pela capa. O apelo de marketing do título e os desenhos interessantes da capa, conseguiram me fisgar mesmo que nunca tenha ouvido falar sobre a obra. E foi uma escolha que não decepcionou, pois revela várias curiosidades, que não são muito comentadas, sobre autores brasileiros.
Foi uma leitura interessante sobre vários acontecimentos que podem estar disponíveis na Internet, mas que neste livro foram reunidos de forma interessante e com acréscimo de informações oriundas de muita pesquisa. É importante ressaltar que este é um livro reportagem, construído com base em fatos reais e contados de forma atraente por Marcel Verrumo.
É uma obra que funciona bem como livro de apoio. Vale a pena guardá-lo para reler trechos que ajudarão a entender o contexto de cada escritor. Foi uma boa fonte de informações sobre temas que são completamente desconhecidos do público, pois não são mencionados na escola. É notório que poucos sabem que antes da chegada da corte portuguesa era proibido imprimir ou publicar quaisquer obras no Brasil, inclusive jornais. Sabem menos ainda a verdadeira história da carta de Pero Vaz de Caminha, que além de relatar as novidades da “nova terra”, aproveitou-se para pedir um favor ao rei de Portugal. Caminha solicitou perdão para seu genro que estava condenado ao exílio em uma colônia africana por ter roubado e ferido um sacerdote. O pedido de Pero Vaz foi ignorado, até o momento que confirmou-se que o mesmo havia morrido numa missão nas Índias. Após fazer parte da lista de mortos, Caminha teve seu pedido atendido, provavelmente como forma de reconhecimento pelo seu sacrifício. O fato é que poucos sabem que o autor da tão famosa carta sobre o Brasil não voltara vivo a Portugal.
Dentre várias outras informações surpreendentes, foi gratificante descobrir que Nísia Floresta Brasileira Augusta foi a primeira mulher a publicar um livro no Brasil, em 1832. Uma mulher com uma história peculiar e corajosa se considerarmos o contexto social em que estava inserida. Esta mulher que representou um diferencial dentre as mulheres de sua época, está esquecida e merece ser relembrada através da publicação de uma nova biografia.
O leitor poderá se surpreender ainda mais ao saber que em 1854, em Detroit - EUA, foi lançada a autobiografia de Baquaqua, negro e ex-escravo. O livro foi ditado por ele e escrito por um ghost-writer e publicado com interesses abolicionistas.
Entre várias outras informações, é satisfatório ler sobre as confusões nas quais muitos escritores reconhecidos se envolveram. O leitor termina de ler esta obra com o entendimento do que está por trás de muitos escritos conhecidos e também com a certeza de que, apesar da genialidade, autores são mais imperfeitos que seus próprios leitores.
comentários(0)comente



ThelioFarias 09/06/2017

Curiosidades, humor e bizarrices dos grandes escritores
Livro excelente que traz curiosidades, humor (muito), bizarrices e fatos históricos interessantes envolvendo grandes escritores brasileiros. Livro gostoso de ler e bastante interessante.
comentários(0)comente



42 encontrados | exibindo 31 a 42
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR