História Bizarra da Literatura Brasileira

História Bizarra da Literatura Brasileira Marcel Verrumo

Resenhas - História Bizarra da Literatura Brasileira

ana paula 26/02/2024

Dramas, fofocas e mais
Uma leitura deliciosa sobre casos curiosos envolvendo nossas letras, nossos escritores. Amo como algumas histórias tem um ar de fofoca, parecem informações que você teria em uma conversa entre amigos. É maravilhoso poder conhecer detalhes da vida de autores que eu tanto admiro e como o próprio autor do livro diz: histórias que não estão nas aulas de literatura (mas que deveriam estar), quebra um pouco a áurea mitológica que algumas figuras tem, seja por uns "exposeds" ou por detalhes sobre a vida amorosa, ou simplesmente só ver a vida como ela é, e algumas histórias tão dramáticas quanto os livros ou até mais. Divertido, vai ser meu livro de cabeceira.

Luciana J 06/01/2023

Surpreende
Divertido e surpreendente, cheio de histórias interessantes sobre o desenvolvimento da literatura no país e de fatos importantes e curiosos da vida de vários escritores

Paulo.Ricardo 24/07/2022

Ótimo
Muito bom várias curiosidades já tinha lido um livro desse autor parecido sobre essas histórias, muito bom.

Volnei 14/06/2022

História Bizarra da Literatura Brasileira
A primeira parte da obra nos mostra um pouco se iniciaram os primeiros escritos de nossa história, desde a carta de Caminha até a inconfidência mineira com as cartas de Tomaz Antônio Gonzaga para sua amada A segunda parte tem inicio com a família real chegando ao Brasil e finalizando com os escritos de Machado de Assis A terceira parte já temos a republica indo até a literatura de cordel A quarta parte já entra o modernismo e a ultima parte já entra na fazer da ditadura militar e chegando até o fim da mesma sem muitos detalhes para atualidade

site: https://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/

Orochi Fábio 16/05/2022

Coisas Nossas...
Este livro é uma maneira de conhecer outros livros que mesmo o mais assíduo leitor de literatura brasileira desconhece: seriamente pesquisado, informa com desprendimento e leveza...

Gilcimar 06/04/2022

Mais que bizarrice, isso é informação.
Com uma linguagem leve, clara, rápida e objetiva, este livro trás muito mais que curiosidades ou bizarrices sobre a literatura e os literários brasileiro, desde a descoberta deste país pelos portugueses.
Assim, para quem busca conhecer inicialmente nossa literatura, este livro é uma porta de abertura para tal.

19/02/2022

Está aí um livro que eu não nutria muitas expectativas mas que me surpreendeu com uma nova perspectiva sobre a vida dos maiores escritores da literatura brasileira. Entre eles, lemos sobre Machado de Assis, Alencar, a minha ídola Clarice Lispector, Olavo Bilac, Oswaldo de Andrade, além de muitos outros autores que deixaram um legado importante na história da literatura.
Com uma escrita leve e as vezes divertida, nos deparamos com um livro cheio de fatos inusitados com algumas indagações também sobre o país, fatos que influenciaram os autores nas suas obras e a relevância das obras no contexto histórico em que foram escritos. Conhecemos por exemplo, sobre a primeira mulher a publicar um livro no Brasil, sua trajetória que incentivou posteriormente outras mulheres a se tornarem escritoras também. Uma história importantíssima, que todos deveríamos conhecer.
Lemos sobre o primeiro homem a escrever uma autobiografia, relatando pela primeira vez os sofrimentos vividos durante a escravidão e a busca pela liberdade.
São várias histórias incríveis que me fizeram refletir muito.
Para finalizar, só para te deixar um pouquinho curioso, alguns fatos me deixaram bem chocada, principalmente sobre Alencar, que eu nunca imaginaria, mas também não irei dar os spoilers.
Com certeza é um livro cheio de surpresas, algumas boas, outras ruins, mas que te aguçam a curiosidade e te fazem querer saber mais sobre a literatura brasileira.

Fernando 11/01/2022

Leitura obrigatória
Um livro que nos apresenta autores e suas obras, mas de uma forma tão gostosa que dá vontade de ser lido lentamente.

Aproveitei por quase dois meses essa leitura, torcendo para que cada novo capítulo não terminasse. Descobri histórias e autores que não conhecia.
Um livro que certamente irei reler no futuro.
Verdadeira aula!

Marcelha.Leone 09/01/2022

Curioso.
Os rodapés acabam se tornando redundantes da forma como foram escritos, mas nada que desabone. Gostei das curiosidades, coisas que eu particularmente não sabia.

Kelinka 01/12/2021

Li e amei!
O livro é muito legal e recheado de curiosidades que não são ensinadas na aula de literatura! Adorei conhecer e aprender mais sobre os grandes nomes da literatura brasileira! Livro sensacional, para quem quer aprender! ???

Kathleen 09/11/2021

Fofoca? Aceito
Depois que terminei esse livro, peguei todas as referências dele e sai procurando na Amazon pra comprar. Cada curiosidade que eu não sabia ou que foi resgatada na minha memória me deu aquela energia de fazer aquela pesquisa toda novamente. O livro é de uma leitura rápida, mas rememora muita coisa intensa que aconteceu. A famosa fofoca literária.

Liara.Brem 07/09/2021

Legal
O livro aborda as esquisitices das obras e como elas acabaram por nascer, as tragédias e os relacionamentos entre os autores brasileiros, desde a Carta de Pero Vaz de Caminha, marco inicial da literatura sobre o Brasil até mais ou menos o período da ditadura militar. Relata também os aspectos inusitados sobre os escritores, brigas políticas e sobre como a literatura brasileira foi criando suas facetas em mais de 5 séculos de história.

mberquoo 01/09/2021

Um livro que instiga!
Em curtos capítulos (um por escritor ou gênero), o autor consegue nos instigar a ler cada obra citada! Esse livro deveria ser leitura obrigatória nas escolas, pois tenho certeza que nenhum aluno iria, nunca mais, reclamar de ler os clássicos!

Em geral, é um ótimo livro, apenas acho que ?bizarras? não seja o termo correto para expressar a história. ?intrigante? ou ?divertida?, talvez.

O final do livro realmente me emocionou, e me lembrou do quanto eu amo a literatura brasileira ??

Sol 25/08/2021

Enquanto leitores somos estamos mais íntimos das obras do que dos autores. Ainda mais quando os autores não são nossos contemporâneos. Restam os relatos e os registros da vida dessas pessoas. Coisas que eu jamais imaginaria descobri nessas páginas e achei enriquecedor saber essas curiosidades.