O Estranho Caso de Benjamin Button F. Scott Fitzgerald

Resenhas - O Estranho Caso de Benjamin Button

1 | 2 | 3 | 4

Jakeline Andrade 29/03/2021

Viver a vida ao contrário...
O livro é bem objetivo e mostra os fatos da vida  de Benjamin Button na qual o autor apresenta de uma forma divertida e intrigante o nascimento ao contrário do personagem. Achei incrível esse conto do F. Scott Fitzgerald e super recomendo a leitura!

Andre.28 18/02/2020

Benjamin Button: Morrer Para Nascer
O Estranho Caso de Benjamin Button é um conto escrito pelo profícuo e aclamado escritor estadunidense F. Scott Fitzgerald que teve adaptação cinematográfica em 2008, e que também foi aclamada pela crítica e pelo público. Como é conhecido por grande parte do público, esse livro/conto aborda a história de um homem que nasce idoso e morre recém-nascido. Benjamin, ao nascer como um homem idoso de 70 anos de idade vai “rejuvenescendo” durante toda a vida, para espanto e curiosidade das pessoas que convivem com ele. Esse ciclo de vida “estranho” vai resultando numa morte em um momento “inverso”, ou seja, Benjamin morre criança recém-nascida.

Esse é tipo de história que tem como ideia e premissa a vida e o tempo. Uma linguagem simples, com uma construção simples, mas com uma filosofia que pode ser lida nas entrelinhas. A ideia é muito interessante, põe a ordem cronológica da vida de uma forma inversa, abre interpreções e discussões acerca da vida e morte, sobre a existência humana e a forma como nos portamos com o nosso tempo.

Essa ordem inversa da vida atenta para ideia da morte em si. Benjamin, um Homem criança só encontra um final para seu ciclo de vida no momento em que sua aparência é a mais jovem. Ele morre no nascimento. E especificamente sobre o momento da morte que a vida ganha importância para ele: desprende-se das memórias de sua vida de Adulto/criança. Perde memórias para ganhá-las na sua forma mais jovem, e então partir. Essa premissa muito sagaz colocada como ideia por Fitzgerald é muito interessante, abre interpretações múltiplas. Ganha vida na simplicidade e no espanto. Um enredo curto, mas fenomenal.
Liana Sagi 18/02/2020minha estante
Mais um pra minha listinha! :)
Ótima resenha. =)

Andre.28 19/02/2020minha estante
Obrigado :D

Pedróviz 20/12/2021

O Estranho Caso de Benjamin Button
Benjamin Button veio ao mundo com a mesma finalidade que todas as pessoas vêm ao mundo, mas percorreu o caminho no sentido inverso. Em texto fluído e que prende o leitor, o livro O Estranho Caso de Benjamin Button dá à vida um ritmo vertiginoso enquanto faz críticas às convenções sociais. O desenrolar da trama mostra um protagonista se adaptando ao mundo, adaptação sempre temporária na medida em que, com o avançar da sua idade cronológica, sua idade biológica vai regredindo. É um livro tocante especialmente nas partes finais, quando o protagonista se encontra na infância, rumando para o desfecho. Recomendo a leitura.

Rosi Ramos 12/03/2012

Embate livro X filme -- Livro 8,00 - filme 10,00,
Fazendo análise entre o livro e o filme, tenho que confessar que, o filme foi poético, reflexivo e dramático, sem dúvida um belíssimo trabalho de adaptação do livro, enquanto que a obra é mais seca e compacta, não revelando a mesma emoção e dramaticidade que o filme conseguiu perpassar. Mesmo me contrariando, pois sou da opinião que na maioria dos casos, os livros são mais ricos que suas adaptações cinematográficas, confesso sem medo de ser feliz que, neste caso, gostei mais do filme que do conto, pela impressão de incompletude deixada na comparação feita por mim entre os dois; a impressão que tive é que havia uma lacuna no livro que foi preenchida magistralmente pelo gama de sentimentos e a riqueza de detalhes que o filme trouxe em seus 166 minutos, tornando a estória mais real e emocional que a contada no domo.
Bia 30/09/2014minha estante
Concordo com tudo que foi dito anteriormente!!!

Capo 13/11/2019minha estante
Também tive essa mesma sensação quando li o livro. A obra com toda certeza é mais emocionante e bonita que o livro.

saturrnelly 25/02/2022

eu amei
juro, não sei porquê não li antes, acho que virou um dos meus livros favoritos, apesar de ser bem curtinho, achei ele incrível, acho que se eu tivesse que acrescentar algo seria mais informações sobre a vida do benjamim.

ferreira83 31/12/2021

o estranho caso de Benjamin Button
entendi nada com nada, mas o importante é ter saúde ?????

livro super rapidinho de ler, é legal
Mauren.Guedes 31/12/2021minha estante
Já viu o filme? Se não viu olha, vai ajudar a entender melhor?

Kin 31/12/2021minha estante
O filme eu já chorei litros, o livro foi livros ??

ferreira83 31/12/2021minha estante
Mauren, ainda não assisti, mas tá na minha lista!! obrigada por indicar, vou aproveitar minha mini férias para dar uma olhadinha

O fundamentalista 25/12/2022

O Estranho Caso de Benjamin Button
Muito Dificil de perceber que existe uma crítica nesse conto porque a história é muito interessante e você acaba viajando na vida do "matusalém". Uma sociedade que admite ver para além das aparências e que recusa tudo o que se desvie das normas e padrões em que assenta o seu estilo de vida.

Renata.Mendonza 14/10/2023

Uma leitura muito rapidinha. A história vai indo pontualmente de acordo com a cronologia da vida do Benjamin, não tem enrolação. Leva a pensar como as pessoas pra sociedade só importam durante a meia idade, nos extremos da vida parecemos apenas imprestáveis e um fardo. Interessante a reflexão.

Jéssica 18/03/2023

É uma história, no mínimo, inusitada.
Bem leve e gostosinha de ler, porém, cheia de críticas nas entrelinhas sobre a passagem do tempo e como isso afeta nossa relação com a sociedade na qual estamos inseridos, em nossa interminável necessidade de vivermos uma vida aprovada pelo outro. É com certeza uma história atemporal e que vale a pena ser lida.

hayssahossoe 20/12/2020

Emocionante!
O filme é um dos meus prediletos da vida. O fato do livro ser curto, não anula o fato de que é tão emocionante quanto o filme.

Raffael.Furlan 14/05/2020

Um dos poucos casos em que o filme é bem mais interessante que o livro. É claro que é um só um conto, e a gente consegue ter várias reflexões à partir dele (se a gente estiver afim), mas acredite: assistir ao filme vai te acrescentar muito mais.

Gabi 25/11/2021

Bem rápido de ler
É rapidinho, li em mais ou menos uma hora e achei esquisito e fascinante. Só queria que fosse um pouquinho maior e mostrasse pelo menos o motivo de ele ter nascido assim, já que a gente fica sem explicação nenhuma pra isso ter acontecido, tipo, só aconteceu e pronto. Mas é fácil de ler, o que me surpreendeu.

AnaB. 02/04/2022

Aqui estou eu conhecendo mais um clássico de literatura mundial ?

A história do Benjamim que faz o caminho do crescimento ao contrário da ordem natural, nasce idoso e morre jovem. Uma abordagem interessante e original. O autor usa dessa ?estranheza? para fazer críticas a sociedade e como esperamos que cada um cumpra seu papel social e no momento esperado.
É um conto, então o livro é bem curtinho, separe uma tarde pra conhecer esse clássico que tenho certeza que você irá gostar ?

Patricia.Povoa (PT) 03/04/2020

Belo conto

Amanda 11/01/2021

"benjamin aceitou a vida tal como a encontrou"
Benjamim sofreu uma mutação genética que inverteu suas idades ao longo da vida. logo, ao nascer se comportava como alguém de 70 anos, e ao final do livro se comporta como um recém-nascido.
gosto muito da forma de escrita do Scott e esse conto é bem interessante. vi varias pessoas comentando que o filme é muito bom. apesar de ser curta, a narrativa é instigante e valeu a pena a experiência. :)

1 | 2 | 3 | 4