Volto ao Anoitecer

Volto ao Anoitecer Aharon Appelfeld

Resenhas - Volto ao Anoitecer

Jéssica | @jehbreda 24/04/2023

Tocante
Li esse livro enquanto passei uma tarde de castigo vigiando alunos fazerem prova?

Uma história doce e tocante, sobre a fé de duas crianças em uma época tão cruel.

bia 29/08/2022

nhe
acabei o livro e assim, foi um livro bom, não to dizendo q é ruim, só senti falta de um final mais concreto porque ficou bem aberto. Mas eu gostei bastante é bem emocionalmente por se tratar de algo fictício com bases reais, é um livro bom.

vsc bibliotecária 28/02/2019

Como ser criança e sobreviver a uma guerra?
Adam e Thomas são crianças judias que, para serem protegidas durante o holocausto, suas mães os levam para se esconder na floresta, até que a guerra termine. Porém, elas não explicam que eles ficarão lá durante um bom tempo, pois, conforme o título do livro, prometem voltar ao anoitecer.
Adam consegue se adaptar bem, é mais otimista e são deles os melhores diálogos do livro. Já Thomas tem dificuldades, é questionador e durante muitas passagens, demonstra ser pessimista.
O livro é fascinante, pois o autor aborda a Segunda Guerra Mundial na visão de duas crianças que só querem ter suas vidas e suas famílias de volta.
Sarah.Santana 14/04/2019minha estante
Muito obg eu tenho prova com esse livro e n Tenho como comprar eu acho que isso vai me ajudar

Isabella.Karoline 23/05/2019minha estante
muito obrigada, me ajudou mt, tenho uma prova com esse livro e se eu for comprar irá demorar 1 semana para chegar

Relaine.Veloso 03/07/2019minha estante
entre os objetos que Adam levava em sua mochila, quando foi deixado pela mãe na floresta, estava um livro de Jules Verne. escritor francês, pioneiro da ficção científica na leitura, que se tornou conhecido por suas histórias de aventura. como você relaciona a escolha de um livro desse autor com a situação que Adam viveria? você acha que foi uma escolha casual?

LAzaro14 05/03/2023

Ótimo livro
Amei ter lido esse livro. Já li vários sobre a segunda guerra mundial, mas esse teve uma pegada diferente dos outros. Super recomendo.

Rafael 10/02/2021

Não dá pra acreditar
Esse é um livro que poderia ser muito bom, mas que não se entrega para que o leitor se entregue por sua vez.

O tema abordado é importantíssimo e obviamente já rendeu muitos livros bons, inclusive com crianças como protagonistas (como "O diário de Anne Frank"), e a vida na floresta sem adultos e sem melhores condições de sobrevivência é assustadora o suficiente para que o autor explore várias situações físicas e psicológicas dessa aventura nos personagens.

No entanto, a tentativa de exprimir vários pensamentos filosóficos e altas reflexões não condiz com a idade dos meninos. Não estou dizendo aqui que crianças não possam nos surpreender com ideias que parecem estar além de sua experiência de vida - muitas vezes elas o fazem -, no entanto a repetição constante dessa maturidade mental e de linguagem afasta o leitor da verossimilhança.

No final das contas, eu só não larguei e desisti do livro porque ele é curto e rápido de ler. Achei uma pena, pois saber que muitas pessoas passaram de verdade por essa situação, como o próprio autor, chega a arrepiar. Por isso, eu esperava mais desse livro.

Yasmin.Rodrigues 22/08/2023

Outro livro que é uma obra de Arte
Uma leitura
· Rápida
· Curta
· Desenrolada
· Desenvolvida e direta.

Os personagens principais são: Adam e Thomas que estão sobrevivendo em uma época difícil. É um livro que tem um tanto de História envolvida e ha uma curiosidade maravilhosa.
Chorei horrores com a história do escritor e juro que é uma história apaixonante, além de capítulos curtíssimos e é aquele suspense matador faltando 3 capítulos pra terminar o livro.

---------------------
??Lido : Fisicamente

??Nota final: 5 estelas, com certeza ?????

??Uma musica vibe: Experience-Ludovico (Confia, combina muitoo)

Zoi puxado 29/06/2023

Leitura mt boa
Mt fácil de ler e mostra como foi difícil pra todos na época do holocausto, até as crianças menores foram atingidas e obrigadas a aprender a sobreviver e amadurecer

Joana164 05/04/2023

Fui obrigada pela escola, mas ele é bom!
Acho muito fofo ver a relação das crianças se desenvolvendo, mesmo com a realidade difícil que eles vivem no decorrer da história.
Um livro escrito por quem de fato viveu o que conta.

megabs.ouzaa 12/08/2022

Um livro sobre amizade
Eu gostei bastante de ler este livro.
Volto ao anoitecer é um livro simples e de fácil entendimento.
Esse livro me ensinou muito sobre amizade e confiança em Deus. Ele se passa em meio a II Guerra Mundial e o personagem Adam é um menino judeu muito seguro de si (isso me impressionou muito nele e às vezes me sentia como o Thomas ?).
Então, eu digo a vocês: leiam, é um livro muito bom. Mas calma, não vão com muita sede ao pode ele não é perfeito, infelizmente. Ele me deixou confuso quanto a passagem de tempo no livro e o final poderia ser mais detalhado.
No mais, é isso. Leiam!

Jezinha 21/04/2023

Extremamente tocante
Inspirado em fatos de seu próprio passado durante a Segunda Guerra Mundial, Appofield nos emociona com a história de Adam e Thomas, dois garotos judeus que são deixados por suas mães na floresta para se esconderem dos nazistas durante a guerra.
É lindo ver como ao longo do tempo as crianças vão criando uma conexão e, apesar da pouca idade compreendendo as atrocidades da guerra e suas implicações na vida de suas famílias.
É emocionante ver a fé que Adam tem de viver um futuro melhor e como essa fé impacta Thomas e lhe dá coragem de ser ousado e corajoso.
Apesar das poucas páginas essa história me marcou muito. Recomendo demais essa leitura rápida e emocionante.

Guria dos livros 13/06/2022

Definindo em uma palavra: coragem.
Volto ao anoitecer conta a história de dois meninos, Adam e Thomas, que foram deixados por suas mães em uma floresta, para salva-los, pois estavam em época de guerra e eram judeus.
Ambos se ajudam, acumulam conhecimento e se salvam.
DANILÃO1505 20/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Alana 19/06/2022

Volto ao anoitecer
Eu estava com as expectativas BEM baixas pra esse livro então foi menos pior do que eu imaginava. Eu teria que ter lido ele por causa da escola no 6º ano mas nao li, tirando a parte que praticamente o livro inteiro eu fiquei pensando qual criança de 9 anos em sã consciência fala do jeito que eles falam e as coisas muito repetitivas o livro é razoável.

loloiisaa 26/11/2022

Muito emocionante, chorei horrores com ele, a história é realmente profunda e tocou meu coração! Foi o melhor livro que eu já li para a escola...