Contos negreiros

Contos negreiros Marcelino Freire

Resenhas - Contos Negreiros

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Allisson 25/10/2020

Contos Negreiros, do Marcelino Freire.
Livro que traz breves contos sobre a situação do negro, escravatura, homossexualismo e a divisão de classes no Brasil.
Li a 10ª Edição (2005), publicada pela Editora Record. É um livro pequeno, tamanho A5, com 126 páginas.
Depois de longos anos só lendo textos técnicos, artigos científicos e livros acadêmicos, esse foi meu desjejum da literatura. Marcelino Freire é um premiado autor pernambucano e para além, um gênio.
Foi a música Trabalhadores do Brasil do Emicida que me trouxe à este livro.
Os relatos em forma de contos do dia a dia do negro, LGBTQI+, dos sofrimentos e sonhos dos negros escravizados e das classes pobres atuais no livro são impactantes e sensíveis. Entretanto, são contos, não vão te introduzir aos universos que são os temas abordados, mas, se você faz parte de algum(uns) deles, irão te tocar e podem ser uma interessante porta de entrada para se aprofundar sobre os temas.
#valeapena ver ou ouvir o próprio Marcelino Freire recitando seus contos. Basta colocar no Youtube ?Trabalhadores do Brasil? e conferir o que aparece com o autor.
Aqui ninguém é escravo de ninguém!
Boa leitura!

Nat K 16/07/2009

Um açoite pós-moderno nos preconceitos de sempre.

Karla Lima @seguelendo 29/07/2020

@seguelendo
A literatura nos proporciona verdadeiras surpresas. Como um livro tão pequeno, em tamanho e número de páginas, pode ser tão grande? Pensei que seria uma leitura fácil, mas não foi. É uma obra forte e cheia de alma.

Contos negreiros é um verdadeiro quadro que expõe, de forma dura e muito clara, os preconceitos que homens e mulheres negros sofrem desde sempre.

A obra, premiada com o Prêmio Jabuti de Literatura em 2006, é uma sequência de contos curtos, inteligentes e doloridos. Fiquei encantada coma poesia e a abordagem do autor. Pernambucano, fica clara a sua regionalidade, impressa em palavras utilizadas de forma usual aqui no estado.

Contos negreiros retrata assuntos difíceis sem rodeios, com situações cotidianas e muito atuais. Ler essa obra justamente nessa época, em que a luta contra o preconceito ganha contornos reais para muitos que fechavam os olhos, foi essencial. Não é meu lugar de fala, mas posso ser mais uma voz contra a desigualdade.

Cada conto tem sua força, sua dolorosa poesia. É certeiro! Em alguns, parecia que estava lendo algo que poderia se transformar em uma canção.

Atual, revela o racismo entranhado na sociedade. Recomendo demais essa leitura, mas prepare-se para um choque de realidade.

Flávio 19/07/2020

Do momento que peguei o livro, só consegui soltar ao finaliza-lo.

Sua escrita é bonita, poética, potente.

Cada conto traz uma urgência pelo próximo.
Cada conto traz uma urgência pela realidade ali desenvolvida - seja um quê de respostas, euforia, revolta ou redenção.
Contos que apesar de curtos contém uma imensidão de significados históricos, sociais e/ou morais.
Sem arrudeios, Marcelino Freire escreve dando socos em nosso estômago.

Carol @leitoraflorida 16/06/2020

Difícil
Tenho que lhe dizer, que esta não uma leitura ??prazerosa?? apesar de muito bem escrita, como o próprio Xico Sá diz ? é doce, mas num é mole não. ?? Contos Negreiros nos joga à violência vivida por indivíduos aqui excluídos por sua cor e classe social. As experiências personifica-se em diferentes corpos, homens e mulheres negrxs ganham protagonismo. É importante ressaltar que aqui temos o ponto de vista de um homem nordestino e branco. O que me deixou até receosa sobre o que iria encontrar em um livro sobre as marcas do racismo escrito por um homem branco. Mas, Marcelino com muita polidez traz à tona, não só questões raciais, mas também temas igualmente pesados, como; tráfico de órgãos, turismo sexual e a objetificação dos corpos negros. .
Como em todo livro de contos ou poesias, tenho eu os meus favoritos e quero destaca-los aqui para vocês. Em primeiro vem ?Solar dos Príncipes? com um tapa na cara da hipocrisia de quem lucra com a pobreza televisionada, ao mesmo tempo em que escancara os racismos sociais ainda latentes. Mas, com o conto ?Coração? ele ameniza um pouco o chacoalhão e nos presenteia com um leve ?romance? homoafetivo. Já em ?Polícia e Ladrão? fui atingida por um sentimento de muita dor, assim como em ?Yamami? que me fez revirar os olhos de repulsa e indignação diante do tema abordado, foi preciso ler uma segunda vez, já com os ânimos mais amenos para assim entender ali a denúncia que era feita.
Queria poder citar conto por conto, mas meu espaço é pouco e quero priorizar a sua experiência nessa leitura, que provavelmente será rápida, mas nem pouco fácil de absorver.
Um livro lançado em 2005 mas que ainda se mantem dolorosamente atual, importante e necessário para que o leitor aqui se coloque em um local não só de empatia, mas também de auto crítica acerca de seus privilégios (ou não) diante do contexto social em que o mesmo está inserido.

Anny 10/06/2020

Li para o processo seletivo da UFU. Interessante por abordar diversos temas difíceis de lidar.

Gramatura Alta 04/06/2020

A experiência de ler CONTOS NEGREIROS é bem peculiar. O livro traz uma seleção de várias pequenas histórias diferentes entre si, porém todas com o tema sobre a vivência negra na nossa sociedade. Alguns dos capítulos tem o corpo como de um poema, outros de relato e alguns de memórias. Cada um deles aborda um tema especifico, mas que juntos, no final, se provam uma seleção de extremo valor.

As temáticas, na maioria das vezes, são fortes e abordam assuntos pertinentes e até mesmo tabus. Dentre os temas nós temos violência policial, preconceito racial, analfabetismo, pobreza, prostituição e também escravidão. De longe parece que esse último tema será o tópico principal em toda a leitura, mas o autor aqui traz a narrativa para os dias atuais, mostrando a herança dolorosa da escravidão e o ponto de vista dessas pessoas que sofreram tanto nesse período que é uma das maiores vergonhas da raça humana.

A leitura é ágil e com uma grande diversidade de vocabulário entre os seus diversos capítulos. Algumas palavras presentes no texto com certeza não são usadas com frequência no nosso dia-a-dia, mas dentro da leitura e em seu próprio contexto, seu uso é justificado e muito bem-vindo. Cada mini capitulo tem seu próprio início, meio e fim, e é difícil não se sentir tocado em um punhado deles. Os maiores tem menos de 10 páginas e os menores as vezes tem apenas duas, mas nada aqui é corrido, cada trama tem seu tempo respeitado e não parece que faltou algo. O livro tem menos de 130 páginas ao total, uma leitura extremamente rápida e enriquecedora, aquele tipo de texto que deveria fazer parte do currículo das escolas.

Como dito acima, os temas dos capítulos são os mais diversos e, acredite se quiser, o texto arruma até espaço para um pequeno humor ácido, muito bem inserido, exemplificando fortes críticas sociais. A vida da pessoa negra não se resume apenas à escravidão e o texto traz várias diversidade como o amor entre duas pessoas do mesmo sexo, sobre a paixão de criança por ídolos e também sobre sonhos. É uma narrativa que fala, sim, sobre coisas sérias como a violência, abuso sexual e discriminação, mas ainda sim, também sobre vidas diferentes, vivencias que a gente não vê com frequência em outros livros, filmes e séries. E são esses pequenos detalhes que deixam o livro mais completo e com mais substância.

CONTOS NEGREIROS não é um livro fácil de se ler, pois a realidade é dura, mas no meio dela, também existe vida, vida rica e diversa. A leitura é extremamente rápida e é possível ler ela todinha em poucas horas. Um livro que vale a pena ser descoberto.

Resenha escrita pelo Rafael para o blog.

site: http://gramaturaalta.com.br/2020/06/04/contos-negreiros/

Suzana 31/05/2020

É uma antologia de contos que se passam do ponto de vista de vários indivíduos, geralmente, pretos. Todos fazem refletir e escancaram a desigualdade racial no Brasil

Rafa 24/05/2020

Li para um processo seletivo, muito bom porém duro de ler, mostra o racismo brasileiro em sua essência, com situações do cotidiano daqueles que são vítimas e com uma linguagem característica.

Luciano 01/05/2020

Esperava mais.
Não me agradou tanto quando eu esperava, mas alguns contos são interessantes.

Ana Laura 26/04/2020

Mais um livro indicado para o vestibular, gostei de como o autor é direto e seco mostrando as coisas como elas realmente são.
A leitura flui rápido e é forte, além de conter contos muito atuais sobre a realidade de muitos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6