Na Escuridão da Mente

Na Escuridão da Mente Paul Tremblay

Resenhas - Na Escuridão da Mente

Suelyn Baldo 14/02/2022

O autor tinha um bom enredo e não soube desenvolver. Era esquizofrenia ou possessão? Até agora não sei o que pensar. A parte do blog e da personagem mais velha contando o que aconteceu quebrou o clima. É bem recheado de referências de livros e filmes. Não me conectei com os personagens, a menina de 8 anos parecia bem menor, os pais então, sem comentários. E a "possuida" também não funcionou muito bem. Os personagens precisavam de terapia. O final também deixou a desejar. Prometia tudo e entregou quase nada.

viieiraalicee 20/01/2022

Me incomodei muito com a narrativa do ponto de vista de uma  criança de 8 anos que retratava os diálogos de forma muito esquisita, parecia uma adulta falando, a reprodução dos acontecimentos são muito inverossímeis e os acontecimentos são recortes de filmes de terror clássicos.

Nathalia de Jesus 16/01/2022

É bom mas...
Quando li a sinopse foi inevitável não lembrar de filmes clássicos de possessão (eu não gosto) mas li por indicação de uma amiga.
O livro é bem escrito e é mais tranquilo do que imaginei, só por isso consegui terminar (medrosa). É um livro bom mas pra quem tá esperando um terror pesado não vai gostar.
Lembrando que saúde mental deve ser tratada como algo sério.

@PattySantos11 13/01/2022

Perdi meu dinheiro nesse livro!
Olha, essa leitura foi uma total perda de tempo e só terminei de ler o livro porque paguei caro e não gosto de deixar nada pela metade.
Não foi falar muito porque a história é muito ruim, tinha potencial, mas vira uma coisa confusa e desconexa. Primeiro ponto que não gostei é ser escrito em primeira pessoa, levanto em conta que a história deveria ser contada do ponto de vista de uma menina de 8 anos, as falas e os pensamentos são da jovem de 23 anos e não dá menina de 8.
Os personagens são confusos e os livro não é perturbador, só te faz ficar com raiva porque trata de um assunto sério que é a esquizofrenia de uma forma precária. Parece que todo mundo dessa família é doente, e em grande parte do livro só senti irritação dos pais e da narradora. Entendo a Marjorie, pessoas com este tipo de doença tendem a mudar rapidamente de humor e ouvir vozes, mas no final o autor cagou aqui.
Só sei que este é o primeiro livro péssimo do ano, uma grande perda de tempo e dinheiro.

Pedróviz 08/01/2022

Ruim de digerir
Na Escuridão da Mente é um livro de terror com um sério defeito: é apelativo. Nada contra o fato da narrativa reunir os temas da possessão e da esquizofrenia num enredo com pontas mal resolvidas; afinal, trata-se de mera leitura de entretenimento.
O problema do livro está num trecho de pura blasfêmia, possivelmente empregado para dar um clima mais acentuado de mundo sem Deus à história, como se a caracterização da família, já bastante doentia, não fosse suficiente.
Faz o leitor ser facilmente levado pela emoção e achar o livro uma maravilha sem perceber as falhas da narrativa, que está longe de ser coerente. Adicionalmente, para alguém que um dia foi batizado sob o Espírito Santo, ler certas passagens que sugerem a violação de símbolos sagrados causa indignação.
Enfim, é uma história com excesso de tempero; mal se percebe o sabor do prato e é difícil deglutir, muito menos digerir.

Mayara 05/01/2022

Meu favorito!! ????
Sou extremamente suspeita para falar, pois considero um dos melhores que já li! Amo o gênero e considero simplesmente maravilhosa a forma como o autor vai nos guiando pela história, com sua narrativa detalhada e deixando a dúvida sobre o que realmente aconteceu a todo momento.

O fato é que é praticamente impossível chegar a uma conclusão sem mudar de opinião ao ler o próximo capítulo. As reviravoltas são incríveis!! Sempre recomendo a leitura.

Marconsio 05/01/2022

Uma ótima forma de iniciar o ano
Sinceramente,sei nem o que falar.

Terminei esse livro eu estava no meio da rua e fiquei com vontade de gritar,chorar e contar tudo que estava sentindo para alguém.
Se você tiver oportunidade de ler esse livro: LEIA SEM MEDO.
Um thriller de primeirissima linha,sua escrita lembra MUITO O Exorcista.

Paul Tremblay é meu pastor e nada me faltará

Nicolas.Jacob 30/12/2021

Fechamento de 021
A verdade é que me decepcionou um pouco.

Gostei das construções dos personagens, apesar de minha expectativa ser uma conclusão com a parte da possessão e do exorcismo, consegui entender e aceitar o final.

O grande ponto que me deixa insatisfeito é como a peteca cai no final da história, essa participação dos trechos do blog e da Rachel, quebram completamente a imersão e prejudicaram minha experiência; quando tava no auge da tensão, encaminhando pro desfecho, aparecem mais de 10 páginas exaustivas do blog.

Decepção também por ganhar uma noite de sono tranquilo.

Precisamente:
? 3,7/5

Yas 28/12/2021

Nunca superei esse livro
Lembro q quando eu li esse livro, tinha brincado demais com a minha mente. A história era perturbadora (exatamente meu tipo de leitura) KKKKKK

N. Gomes 27/12/2021

Um dos melhores livros
Sinceramente um dos melhores livros que li! Toda a trama, todo o enredo, todo o mistério que por trás da história te deixa tão preso à ela que é impossível parar de ler.
Como q história é contada pela perspectiva de uma criança, todo o medo e o terror são saem das páginas e nos deixam apavorados, eu mesma não li essa livro a noite, juro! Muito bom, super recomendo!
E o final.... fez minha cabeça explodir!

clarice 26/12/2021

pastelao
mais pro início eu jurava que ia ser um dos melhores livros de terror que eu já tinha lido ainda por cima sobre exorcismo mas levaram pra uma ?crítica social? fraquíssima e que nada tinha a ver com nada da história eu preferia muito mais que fizessem puro terror d3moniaco mesmo classicao mas fiquei zzzz com o tal ?plot?

Aliel 14/12/2021

Só surtos que não entendi, ficou uma mistura de esquizofrenia com possessão que não foram esclarecidos, só coisas esquisitas acontecendo freneticamente e do nada tudo parava como se estivesse tudo normal, a ambientação bem filme de suspense mas que ficou massante e mal colocada.

Dri 12/12/2021

Uma sátira mal feita de O exorcista? Temos!
Eu não sei se a intenção do autor era mesmo fazer uma sátira, mas a história é tão boba, preguiçosa e superficial que foi isso que pareceu.

Até o livro faz muitas referências a tramas demoníacas e de terror famosas pra poder exemplificar o quanto elas são sensacionalistas e o que acontece em Na escuridão da mente é realista. Será que é? Porque eu não fiquei convencida.

Os personagens não tem profundidade psicológica, a narradora é irmã da garota supostamente possuída e é apática, ninguém tem motivação sólida pra fazer nada. Era pra essa dúvida de: "é possessão ou esquizofrenia?" ser instigante e inteligente. Não achei nada disso.

Foi feito um reality show contando a vida da família da narradora e todo o drama envolvendo a irmã dela, mas o autor não soube desenvolver as emoções de ninguém, faltou tensão, suspense e pra piorar perdeu muito tempo narrando coisas aleatórias que não acrescentam nada.

Tem uma página inteira e mais alguns parágrafos falando sobre Pé-Grande. Ele tem mais destaque que a mãe das duas irmãs. O autor utiliza sim várias questões interessantes como fanatismo religioso, dúvidas sobre possessão, doenças mentais, interesse da mídia, amor entre irmãs, mas pra mim se perdeu muito no desenvolvimento.

Leiam O exorcista ou O exorcismo da minha melhor amiga que, na minha opinião, vocês ganham muito mais.

Laíssa 21/11/2021

faz um tempo que não pego um thriller pra ler que não perca um pouco o fôlego no meio, esse aqui foi assim também. Maaaasss como outras pessoas disseram foi uma experiência interessante ser manipulado por esse narrador e esse gosto que o final deixa fez a leitura valer a pena.