Na Escuridão da Mente

Na Escuridão da Mente Paul Tremblay

Resenhas - Na Escuridão da Mente

Sumotinho 08/02/2021

Fiquei esperando a parte que dava medo mas não chegou. ?
Esperava bem mais desse livro...
Cripta Da Leitura 09/02/2021minha estante
Nem me fala rs... achei um porre isso sim! Só o final ainda foi legalzinho, mas não compensou o livro todo kkk

rafaela 06/02/2021

Foda pra caralho. Me encontro cada vez mais atraída por ficção que se aprofunda na psique humana tanto quanto em acontecimentos objetivos, ou até mais. Esse tipo de abordagem pode ser um tiro no pé, pois depende muito da relação que o leitor desenvolve com os personagens. No meu caso funcionou muito bem, já que me encontrei fascinada por todos, e posso dizer até um pouco obcecada pela Marjorie.

Vitor.Palotti 05/02/2021

Impressionante!
Um livro que impressionou o mestre Stephen King e ganhou o prêmio Bram Stoker não pode ser negligenciado. Bem assustador, narrado por uma criança se torna ainda mais sombrio. Recomendo. Nota 7/10

Vivi 04/02/2021

Um bom livro, uma história assustadora principalmente no desfecho.
Eu não estava gostando das partes do blog mas no final entendi a importância

Emília 01/02/2021

Uma história, q nos deixam cheio de incertezas.
Nossas perguntas não são respondidas. E até o final do livro, somente, surgem mais questões mal resolvidas. O fato de Marjory está ou não realmente possuída, fica meio q obscuro. Tudo nos empurra a acreditar atravéz da irmã hoje narrando q ela não acreditava, na possessão. Então não tem como saber. O fim q a família teve, foi surpreendente. Não esperava. Mas é um bom livro.

Gilberto Alves 25/01/2021

Na escuridão do objetivo deste livro
Vou tentar fazer uma resenha descente ao invés de apenas despejar minha frustração com o livro.
Antes, uma brevíssima introdução. Merry é uma menina de 8 anos que vê sua irmã Marjorie de 14 anos “supostamente” possuída. Os pais tentaram médicos, mas desistiram e partiram para o ritual. Não sei por que cargas d’agua, resolveram gravar a parada toda e fazer tipo um reality show (falando assim é tosco, mas no livro é menos tosco). Depois de 15 anos, Merry mantem um blog no anonimato contando sobre este seu passado (que ficou famoso pelo reality), e ao mesmo tempo é entrevistada por uma escritora que está querendo contar esta história. Então, em teoria o livro que lemos é Merry com 23 contando o que presenciou com 8.
Acho que se vc partir com esse esclarecimento em mente o livro fica um pouco melhor, pois no começo a narrativa é muito confusa, vai uns 30% e vc não sabe direito porque tem um blog na história, o motivo das entrevistas etc.
O livro ganha pontos pois trata o exorcismo de uma visão que não estamos acostumados, ou seja, o de uma menina de 8 anos, que admira a irmão e acredita em tudo que ela diz. Isso traz outra questão muito interessante ao livro: existe uma incerteza que paira o livro todo.
Explico: Marjorie (14) diz para Merry (8) que está apenas fingindo (os motivos vcs verão no livro), mas há vários momentos que você se questiona o que é verdade ou não. O livro lhe conduz nesta incerteza e vai tomando corpo até o desfecho final.
Os personagens até que são razoavelmente bem desenvolvidos, embora o fato de Merry estar com 23 contando fatos que presenciou com 8 anos, cria meio que uma criança super observadora, detalhista etc.
Por que apenas duas estrelas?
Porque é um livro que não sai de cima do muro, e digo isto sabendo que era quase proposital do autor. Mas isso deixou a leitura chata, sem que as coisas acontecessem, e por vezes me via lendo na pressa pois era uma chatice sem fim.
Há muitos fatos mal explicados como: por que raios filmar tudo? Isso tirou uma certa credibilidade de realidade do livro. Os pais também pareciam extremamente superficiais, enfim...
Achei a questão de por 3 pontos de vista (Merry 8, Merry blog anônimo, Merry 23), extremamente desnecessário e confuso. Em resumo, uns 30% do livro vão para coisas que não agregam, e só bagunçam mais a história.
Já escrevi demais. Mas em resumo, a ideia central é muito boa, mas se perdeu em focar muito no desnecessário enquanto o conteúdo em si ficou fraquíssimo.
Campos 25/01/2021minha estante
Nossa me indicaram super esse livro é fraco então?

Gilberto Alves 25/01/2021minha estante
Eu nem sei o que lhe digo. Tem uma premissa bem legal, mas o desenvolvimento é tão arrastado que dá raiva. Pra mim não deu, mas talvez vc goste.

Campos 25/01/2021minha estante
Ah tá lá no final da lista ?

jackseydon 23/01/2021

Gostei.
Y'ALL. Eu tinha tamanhas expectativas para esse livro e, bem... Os personagens são distintivos, o que eu gosto muito. Todos são bem característicos. É um livro BOM, mas, definitivamente, anda longe de ser algo realmente assustador como outros falam que é. É um livro bom para quer quer iniciar nas leituras de suspense/terror/sobrenatural pelo o fato de que é interresante, nada de muito chocante para quem não costuma ler esses gêneros, porém, entretanto, toda via... aos experientes no quesito terror, esse livro é algo bom, mas sem muitos destaques.

Victor 17/01/2021

Um outro ponto de vista
Uma nova roupagem para o clássico tema de exorcismo. Só acho que seria melhor aproveitado como um conto longo. Acabou que haviam partes que não acrescentava nada à história.

CLAUDIA 12/01/2021

Impactante
Nossa que livro!!! Um final totalmente inesperado, em alguns aspectos o livro fica meio lento e tedioso... mais vale muito a pena a leitura!!!

Marina.Luper 23/12/2020

Assim... Blé.
Eu fui com um hype tão alto, que me ferrei. Não achei "isso tudo". Os personagens são bem construídos, a história é legal, mas um pouco feita em cima de "O Exorcista". O final é foda, mas só vai ser lido por quem aguentar todas essas páginas arrastadas.

ester 20/12/2020

ME DESTRUIU!!! 5 ESTRELAS
Eu não sei nem o que falar! Meu Deus, senti de TUDO enquanto lia: nojo, raiva, tristeza, repulsa... MENOS conforto. O conforto passa LONGE desta história! Não leia se não quiser se assustar e ficar pensando no livro no mínimo uns dois dias!
Victor Moreira 21/12/2020minha estante
Conturbar meu cérebro? Opa, já quero ir!!!

ester 21/12/2020minha estante
Quando eu vi o livro, eu nem li a sinopse. Vi ?escuridão? e ?mente? e pensei ?QUERO? kkkkkkkkk

Marco 19/12/2020

Realmente, assustador
Este foi o primeiro livro que me deu calafrios durante a leitura. Recomendo para os fans do gênero, porém tenham a mente aberta, pois é um livro um tanto complexo e diferenciado em relação aos outros de terror e suspense.
AndreLSarausa 19/12/2020minha estante
SAMBOU

Jonatas.Pimentel 12/12/2020

Esperava muito desse livro, que é um vencedor do Bryan Stoker Award (2015). Mas achei decepcionante. Pouca ação, personagens chatos e que pouco importam. A narração é extremamente lenta e rasa; nada parece acontecer. O livro salva-se pelo seu final. Não que seja espetacular, mas é legal e muito melhor que o resto maçante da história. É um livro ruim/médio com, no máximo, 5 páginas empolgantes.

Andressa S. 10/12/2020

?Na escuridão da Mente? é um Romance de Terror e Suspense digno do gênero e de arrepiar. Na história vamos conhecer a vida dos Barrett e seremos apresentados a Marjorie, uma jovem de 14 anos que começa a demonstrar sinais de esquizofrenia aguda. Após diversos diagnósticos negativos e das falhas da medicina que se mostram incapazes de deter a doença, a casa se transforma em um verdadeiro horror e a família se vê recorrendo a religião ao chamar um padre que acredita se tratar de uma possessão demoníaca. O padre Wanderly indica um exorcismo e que todo o processo seja documentado por uma emissora de TV. A família angustiada com a situação de Marjorie e passando por uma crise financeira grave aceita a proposta de televisionar a filha e a casa da família. A série Possessão se torna um sucesso e quinze anos depois a irmã mais nova Merry, narra os fatos que ocorreram na época e seu ponto de vista sobre todo o incidente.
Comecei a ler esse livro por mera coincidência, ele estava no meu leitor e eu simplesmente comecei a ler. Confesso que não me arrependi da leitura, porque o livro é excelente, mas passei alguns dias dormindo muito mal. O livro é pesado, descritivo e muito, mas muito assustador.
Paul Tremblay é considerado um dos melhores autores do gênero na atualidade, venceu o prêmio Bram Stoker Award com ?A escuridão da mente?, muito merecidamente, diga-se de passagem.
Nesse livro o leitor é jogado em uma narrativa alucinante e muito amedrontadora, ao mesmo tempo o leitor é instigado a questionar a religiosidade, a condição psíquica de Marjorie, além de causar uma repulsa absurda pelos pais da menina. Se você procura um Terror sem clichês esse é o seu livro. A parte mais interessante é que apesar do livro falar sobre o clássico terror de possessões ele traz uma série de desmistificações acerca do tema e nos ajuda a ter uma ótica nova sobre vários elementos do Terror. Tenha coragem!

Bia 06/12/2020

Na escuridão da mente
Demorei mais de 20 dias pra terminar esse livro, tentei ler um gênero novo, mas esse realmente não funcionou pra mim. Achei chatinho e massa te, mas confesso de que o final me surpreendeu.