Na Escuridão da Mente

Na Escuridão da Mente Paul Tremblay

Resenhas - Na Escuridão da Mente

Juliana Augusta 22/01/2019

Imagina só se criassem um reality show de uma família que tem a filha mais velha possuída? E se passasse nesse programa o momento exato do exorcismo dela?
É isso que acontece em Na Escuridão da Mente. Narrado pela filha mais nova do casal Barret, Merry, a história vai nos mostrar três momentos: quando Merry é uma criança de 8 anos, quando ela está mais velha e posts de uma blogueira chamada Karen sobre sua visão do programa A Possessão.

Como foi dito, a nossa narradora tem 8 anos quando aconteceu a tal possessão em Marjorie, sua irmã mais velha. Tendo isso em vista, já logo de cara vemos que não será uma narradora confiável, principalmente porque além da pouca idade, Merry também ama demais sua irmã.

Em toda história de possessão, temos a vitima com claros sinais de uma esquizofrenia, porém por intermédio de alguém religioso (nesse caso, o pai), os ataques ficam entendidos, então, por possessão demoníaca. Nesse livro, me senti um pouco confusa se era esquizofrenia ou realmente possessão.

Depois de quinze anos do que aconteceu, e do programa, Merry está sendo entrevistada por uma autora que irá escrever sobre a família Barret. Aqui vemos muitos conflitos do que Merry se lembra e do que foi televisionado, trazendo a tona para ela muitas memórias e questões religiosas.

É um livro que vai colocar em questão qual é o verdadeiro mal. O que realmente é a ?escuridão da mente? da pessoa. Fiquei pensando sobre o livro, e sobre o final, durante muito tempo, e realmente não consegui dar uma nota para ele ainda. Então, meus amigos, isso é um terror psicológico dos bons.
Insta: @descobrindoleituras

Priscila Dias 03/01/2019

Pesado
Fiquei apavorada no começo com os acontecimentos, depois achei que estava se estendendo muito a história, mas o final é realmente terrível, fiquei surpresa e apavorada.

Tati.Lima 07/11/2018

Simplesmente maravilhoso...
Eu amei este livro.Achei o desenvolvimento da história e de seus personagens ótimo...e a virada da história no final, foi simplesmente perfeita...me pegou totalmente de surpresa, porque vc vai acreditando em uma possibilidade até o final, e aos 45 minutos do segundo tempo, o desfecho muda...vc então lembra q no meio da história uma personagem sinalizou para o q iria acontecer, mas acabou passando batido diante dos acontecimentos...enfim, eu amei e achei um livrão...

Tame 09/09/2018

Surpreendente
O livro me prendeu do começo ao fim. E que fim meus amigos!

Larissa.Ferrioli 01/09/2018

Um suspense psicológico incômodo
Na Escuridão da Mente tem suas partes assustadoras e desconfortáveis mas, essencialmente, não é um livro para te fazer ter medo e sim para te perturbar, incomodar e te colocar uma, ou várias, pulgas atrás da orelha.

Contado do ponto de vista de Merry, que regressa à sua infância para nos contar os estranhos acontecimentos que a permearam, o livro tem como foco a família dela e a história do programa de TV que a vida deles se tornou. Marjorie, a irmã mais velha de Merry, é uma garota de catorze anos que tem ataques esquizofrênicos e sua sanidade questionada ao longo do livro. Os Barret estão em estado crítico quando o pai da família é demitido, pouco depois surge então uma oportunidade de realizar um reality show do exorcismo de Marjorie (que não havia melhorado com consultas e remédios), e eles não a desperdiçam e não exitam em fazer com que sofrimento da filha se torne uma fonte de renda.

A história é sobre a decadência dessa família, sobre o perturbador estado mental de Marjorie, o qual ficamos durante todo o discorrer da trama nos questionando se é fruto de algo maligno ou não, e sobre os sentimentos conflitantes de Merry ao viver em meio ao caos de um lar que está doente por si só.

Vemos o amor da garotinha por sua irmã e a forma desconcertante como Marjorie a trata em algumas cenas - uma delas me deixou enojada e transtornada de verdade -, mas como mesmo assim ainda demonstra afeto pela menor. O estado psicológico não apenas de Marjorie, mas da família inteira, que se deteriora visivelmente pela situação e deixa sequelas. E uma dúvida que permanece em nossa cabeça, várias hipóteses que podem ou não ser confirmadas ao final do livro - e que final!

Na Escuridão da Mente é muito mais um suspense psicológico do que um terror que vai te espantar. Então não se engane pela declaração de Stephen King na capa, embora tenha sido bom eu ter me deixado ser atraída por ela e descobrido um livro incrível desses.

site: https://www.youtube.com/channel/UCC-oY1rJZ6oTb3ufpBtHKxw | http://instagram.com/lariissoliveira

@livrodores 19/08/2018

Na escuridão da mente
Então você quer encontrar muito terror em uma história? Portanto lhe informo que não é isso que encontrará aqui, pelo menos do meu ponto de vista, e sim uma história perfeitamente esmiuçada na loucura e decadência de uma família. Nessa trama muitas perguntas ficam sem respostas, apenas ao encargo da imaginação de cada um.
Começamos com Marry sendo entrevistada, é possível compreender que algo aconteceu em seu passado o que nos transporta em vários momentos a ele. Ela é uma garotinha de 8 anos que vive com seus pais Sarah e John e sua irmã Marjorie de 14 anos, quando a mesma começa a apresentar comportamentos estranhos como ouvir vozes, irritabilidade e ataques que chagam a ferir seu próprio corpo. A situação vai se agravando com o tempo enquanto a família aos poucos vai desmoronando. Enquanto o pai busca ajuda na religião a mãe tenta encontrar solução na logica, até o ponto que o problema financeiro leva a oportunidade de uma serie televisiva sobre o exorcismo de Marjorie.
Anos depois vamos conhecer essa história detalhada pela visão de Marry quando pequena, em meio às lembranças conturbadas e o que isso tudo lhe causou na época e agora no tempo presente, onde ela busca por respostas.
Relações entre irmãos sempre me chamam a atenção e carregam um peso enorme, é visível o amor de Marry pela irmã, o quanto ela luta para acreditar e fazê-la melhorar. A questão que paira sempre é se Marjorie está mesmo possuída, é louca ou apenas está inventando tudo. Além do drama e do mau relacionamento familiar, o que mais me marcou nessa leitura foi à maldade (involuntária) de Marjorie.

Junior 20/07/2018

Nada modesto, e com razão
Na Escuridão da Mente é um livro que se exibe e seduz o leitor desavisado logo quando é pego na estante da livraria. Um elogio gritante do King na capa, outros três no verso: Daily Mail, SFX e Guardian. Isso fora a menção ao Bram Stoker Award, como uma coroa que paira acima do título. Mas o que me chamou a atenção, de verdade, foi quando li que o Tremblay é professor de Matemática durante o dia. Fiquei ansioso por uma história de terror inteligente e robusta, bem construída, sem pontas soltas. Coesa. Não me decepcionei.
É fascinante a forma como o Tremblay destroça a própria atmosfera pesada que cria no início do livro na medida em que referencia os acontecimentos inexplicáveis - e o show de TV que os exibia - com tantos outros livros incríveis e clássicos do terror do horror, obras do cinema e notícias do dia a dia. Com isso, ele injeta um ceticismo pesado na própria obra e dá um banho de água fria no leitor, que no fundo, deseja ardentemente uma história estritamente próxima ao inferno tanto quanto fez Blatty no clássico O Exorcista (talvez a maior referência do Tremblay aqui). Ou seja: Você, leitor, é convidado a refletir sobre o que está acontecendo com Marjorie (a "endemoniada") e sobre suas próprias referências o tempo todo. Acreditas no demônio? E em deus? É cientificista? um ateuzinho revoltado? Tem religião? Lê livros de terror? Assiste filmes sobre isso? Está ansioso para saber quando a pobre menina vai girar a cabeça, masturbar-se e falar em línguas antigas decorrer da história? mas que leitor sádico!
Deste modo ácido, duvidoso e auto-crítico, Tremblay cativa e segura com força o lado cético e o lado supersticioso de cada um até a última página do livro, e isso me pareceu genial. A personagem da mãe da família (melhor personagem) carrega doses periódicas desse ceticismo corrosivo, e colocar em dúvida a veracidade dos acontecimentos torna-se a principal marca da obra.
Outra coisa feita com maestria são os relatos da Meredith: uma mulher de 23 anos que, na época em que a história se passa, tinha 8 anos e presenciou sua irmã, Marjorie, de 14, ser dominada por algo maligno. Mesmo as memórias de Meredith sendo suficientes para construir a história do livro, ainda não são toda a história. Ela não estava presente em todas as ocasiões em que sua irmã manifestava o mal que habitava dentro dela. Essa ausência de relatos ou a falta de detalhes nas lembranças da Meredith nos dá aval para imaginar todo tipo de horror que acontecia dentro daquela casa, e isso é perturbador. Fortemente inspirado em R. Chambers e Lovecraft, o último indireta e diretamente.
Li esse livro dentro de 24h e estou bastante impressionado com a quantidade de conteúdo que o Tremblay colocou em pouco mais de duzentas páginas de um jeito tão bem tramado e inteligentemente contado. Tanto, que vim fazer minha primeira resenha do Skoob. Com toda certeza vou ler mais livros desse cara.

Layne 19/07/2018

Não sei pq li esse livro, exorcismo não é minha praia kkkkk
Caloura.Julia 02/01/2019minha estante
Tem interesse em troca-lo?

Layne 14/01/2019minha estante
Eu li ele em ebook

Caverna 01/05/2018

Merry é uma garotinha de 8 anos que tem sua casa invadida por câmeras e roteiristas que irão dirigir um reality show sobre sua irmã de apenas 14 anos, Marjorie, assim como a presença de padres que farão o exorcismo de Marjorie é constante.

De início, Sarah e John, pais das duas garotas, tentam levar a filha mais velha ao médico e ao psiquiatra, crentes de que Marjorie sofria de algum transtorno mental que a fazia agir de modo diferente e ouvir coisas. Apesar das tentativas de consultas médicas e tratamentos com remédios, Marjorie não melhorava; na verdade, suas atitudes se tornavam cada vez mais grotescas. Ela tinha surtos em que se grudava à parede, falava outras línguas e em tons diabólicos. Ela admitia aos pais estar possuída, com um demônio em seu corpo, e que não aguentava mais escutar as vozes.

A família aos poucos desmoronava. Sarah e John viviam discutindo quanto ao que fazer com relação à Marjorie, e embora tentassem afastar Merry de toda a situação, a garotinha sempre vira a irmã como uma melhor amiga, e agora vê-la contando histórias absurdas e horripilantes a assustava. Merry temia não apenas a irmã, mas temia por ela.

Depois de um tempo, John resolve levar Marjorie para ver um padre, e é quando surge a proposta de um reality show que veio a ganhar o nome de A Possuída. A família estava falindo, e a ideia veio a calhar, já que além de receberem retorno financeiro, os pais achavam que enfim poderia haver uma salvação para a filha com a ajuda dos padres.

Mas no fim, não é exatamente isso o que acontece.

Como muitos sabem, nós da Caverna adoramos terror. Estava ansiosa para conferir a obra desde seu lançamento, e já havia lido algumas resenhas que destacam a grande questão da história: Estaria Marjorie realmente possuída ou apenas fingindo?

Eu já tinha achado essa dúvida bem interessante, já que na maioria das histórias é determinado que a pessoa está possuída e ponto. Nesse sentido, a obra se faz original, principalmente por não existir uma resposta para a pergunta. Podemos criar teorias e chegarmos à nossa própria conclusão, mas em momento algum o autor revela se havia uma força sobrenatural na casa ou se toda a loucura fora proveniente da mente perturbada de Marjorie.

A história é narrada por Merry, portanto o autor dá uma “aliviada” na tensão através de devaneios da pequena garota, que fala bastante sobre querer chamar a atenção não só dos pais, mas também do pessoal do programa, como se tudo fosse uma brincadeira divertida. Sendo tão nova, o leitor pode visualizar com facilidade o quanto tudo afetou a vida de Merry e como, por ser apenas uma criança ingênua, foi manipulada de uma forma terrível.

Embora o gênero da obra seja terror, as cenas onde tais eventos ocorrem são poucas, então eu diria que é mais um terror psicológico do que de botar medo. Ao longo das páginas, temos partes em que uma blogueira comenta sobre a série de sucesso e sobre como possuía vários aspectos de outros filmes/livros conhecidos de terror e suas semelhanças. As referências para os amantes do gênero são bem legais, e as comparações só servem para levantar novamente a questão quanto à Marjorie estar realmente possuída. E, se não estivesse, porque ela faria tudo aquilo? Com que intenção?

Uma coisa é certa: Havia muitas sombras envolvendo Marjorie. Psicológicas, sobrenaturais, não importa; existia algo ruim e maldoso nela que não tardaria a aparecer.

Ainda assim, exceto nos momentos de insanidade, Marjorie era uma adolescente normal. Reclamava, interagia com os pais, e por isso chegar a uma opinião concreta quanto à possessão é algo realmente complexo pro leitor.

Paul escreveu um livro que pode não te aterrorizar, mas certamente te deixa incomodado e com uma sensação estranha, o que nem de longe é algo negativo. E quando achamos que já acompanhamos a pior parte da história de Merry, o final chega e é sombriamente surpreendente. O tipo de livro que termina e continuamos pensando nele por dias.

site: http://caverna-literaria.blogspot.com.br/2018/05/na-escuridao-da-mente.html

Rittes 13/03/2018

Demônio?
Diz o velho axioma que a maior façanha do Diabo é fazer todo mundo acreditar que ele não existe. A dúvida é justamente o que sustenta esta interessante história de uma adolescente que tem a sua possessão transformada num reality show de televisão. Esqueça as mentiras grafadas na capa (É impossível acreditar na frase atribuída a Stephen King, por exemplo) e você terá uma leitura acima da média nesse gênero. Não é um livro assustador, mas vai deixar você incomodado até o final, que pode ser o grande trunfo para alguns. Experimente.

Paula.Soares 28/02/2018

Esse livro parece aquele livro maravilhoso toda animada pra terminar mas quando término não é tudo isso não foi um tapa na cara kkkkkk

Lia Gabriele 26/02/2018

Um dos melhores livros de terror dos últimos 20 anos
Antes de mais nada, deixa eu dizer: o gênero de terror é imenso, tendo espaço para muitos estilos. Se você gosta de ação-ação-ação, ou alta sanguinolência, talvez este título não seja para você.

Então, para quem ele é? "Na escuridão da mente" é perfeito para quem gosta de se desafiar. Não há respostas prontas aqui, e isso é ótimo. Como fã de terror, eu gosto de duvidar. E este livro mais pergunta do que responde.

O resultado óbvio é que você fecha o livro e continua pensando nele por muito tempo. Você não tem certeza sobre as coisas em que acreditava. E isso, para mim, é a essência do medo.

Paul Tremblay surpreende ao criar cenas tensas e dar aquele pânico de continuar lendo. Você não sabe para onde ele está indo, e muitas vezes não tem nem certeza se deseja descobrir.

O leitor também não sabe quem são, de verdade, aqueles personagens. Quem é bom, quem é ruim? Ou são apenas humanos? E não é assim na vida? E não é disso que sentimos medo, do que não conhecemos?

As referências constantes a outras obras de possessão faz parte do jogo de gato e rato do autor. E para fãs de terror, são uma delícia à parte.

K.G | @kennedy guedes 16/02/2018

CASTELO RA TIM BUM É MUITO MAIS ASSUSTADOR
ENTAO EU LI NA ESCURIDAO DA MENTE E PACEIRAS........ LINHA DIRETA ME DA MAIS MEDO!

Considero os livros de " terror" os mais dificeis de serem escritos, porque o autor se propoe a te despertar uma sensação de " Medo" e isso é algo muito dificil. Qual a ultima vez que voce sentiu medo? Eu, quando vi dois caras numa moto, vindo na minha direção.

Em Na escuridao da mente NOS TEMOS UMA TIPICA HISTORIA DE POSSESSÃO DEMONIACA, mas bem BEM TIPICA MESMO.

Criança Estranha - Check
Casal de pais que vivem brigando - Chek
Vomito verde e levitação - chek.
Padre e exorcismo - Check

E quando a gente começa a ler esse livro e éssa a sensação que temos, MAIS DO MESMO, mas e TAO TAO IGUAL a coisas que ja foram escritas 40, 50 anos atras, que seria quase plagio, QUASE.
O autor meio que brinca com isso, Temos partes do livro onde esse CITA O EXORCISTA, faz comparações ENTRE AS DUAS HISTORIAS, mostra as similaridades nao so com esse titulo, MAS COM OUTROS CLASSICOS QUE TRATAM DE POSSESSAO.
Entao encaro esse livro como uma obra" Trash".

O começo é um pouco lento, mas a escrita do autor é fluida, EM ALGUNS RAROS MOMENTOS, tem aquela atmosfera de tensao, apesar nao ter achado um livro assustador, nao é algo que marcou a minha memoria.
NAO ACHO QUE FOI UMA OBRA PENSADA PRA SER ORIGINAL, apesar do autor COLOCAR A SUA DINAMICA PROPRIA NA HISTORIA, ela e recheada de REFERENCIAS QUE JA CONHECEMOS, como uma especie de homenagem aos classicos do genero.

Não cheguei ao ponto de achar esse livro ruim, mas tambem nao achei nada de mais.

MAIS UMA VEZ STEPHEN KING ZOANDO COM A NOSSA CARA
Flavia_fernandes 17/02/2018minha estante
Suas resenhas são as melhores, rs.

K.G | @kennedy guedes 18/02/2018minha estante
kkk obrigado!

Nati Sampaio 02/01/2018

O livro inicialmente passa a ideia de ser uma grande história de terror, e não é isso. É um suspense psicológico, bem escrito e bem direcionado, que deixa o leitor querendo desesperadamente saber o desenvolver da história. O final do livro é bem surpreendente, embora eu prefira finais mais conclusivos.
A revisão do livro deixa um pouco a desejar, por ter alguns erros ortográficos.
Gostei muito e indico!

Terapia em Livro 01/01/2018

Muito bom!
A história gira em torno da família Barrett, cuja filha mais velha, Marjorie, começa a dar sinais de esquizofrenia aos 14 anos. A medicina tenta tratá-la sem sucesso e seus pais acabam recorrendo ao padre da região, acreditando tratar-se de uma possessão. A chegada do padre é acompanhada de uma equipe de TV, que transformará a história da família em um reality show. O desfecho é trágico e 15 anos depois, a filha mais nova, Merry, é entrevistada por uma autora best-seller a fim de contar sua versão dos fatos. Recordando sua infância, Merry conta aquilo que viu e sentiu aos 8 anos de idade. Eu confesso que quando li na capa do livro elogios grandiosos de autores e jornais consagrados, esperei um terror de arrepiar até os cabelos da nuca. Até considerei não ler esse livro por achar que trataria de possessão e demônios (o que não gosto muito). Entretanto, é mais um suspense psicológico do que um terror demoníaco. O autor a todo instante nos deixa na dúvida se é uma possessão ou uma doença, deixando o livro mais leve. A história é bem desenvolvida e super rápida de ler. Em alguns momentos é retratado um blog que dá sua opinião sobre o reality show, para mim essas partes eram muito chatas e eu confesso que comecei a pular elas. O que deixou o livro mais pesado, na minha opinião, foi o relato sendo feito na visão de uma criança de 8 anos. A gente consegue ver o quanto aquela experiência mexeu com uma menina, que não conseguia nem discernir direito os eventos. Os momentos que deixavam no ar que poderia tratar-se de uma possessão também deixaram o livro mais pesado, porém logo em seguida o autor jogava um balde de água fria nessa hipótese. Terminei o livro acreditando que a Majorie tinha problemas psicológicos e não espirituais. Eu gostei muito do livro, ele tem suspense o tempo inteiro, o que fez com que eu não quisesse parar de ler. Indico demais a leitura!

site: https://www.instagram.com/terapiaemlivro/