Na Escuridão da Mente

Na Escuridão da Mente Paul Tremblay

Resenhas - Na Escuridão da Mente

Carlinha 23/10/2023

Capítulos curtos, escrita envolvente, personagens bem apresentados.
Gostei bastante da história e do enredo, embora não tenha nada de novo por aqui.

O autor descreve de forma bem interessante um trecho da história de uma familia (pai, mãe e duas filhas).
Nesse trecho, a família passa por dificuldades financeiras e um caso de "obcessão demoníaca".
Vendo nessa situação uma oportunidade de tirar uns trocados, eles tomam a decisão de fazer um reality show para divulgar o dia a dia desse "evento" no mínimo curioso.

É dividido em três partes, narrativa interessante e envolvente e um final bastante surpreendente!
Vale a pena a experiência!

Ssiren 19/10/2023

Esse livro me deixou com a mistura de opiniões, confesso que o livro é bom, os personagens são bem construídos e o plot do livro é incrível, mas a escrita não me agradou muito, de alguma forma a escrita faz o livro ficar cansativo, tanto que demorei um tempinho pra conseguir terminar ele, acho que algumas coisas fizeram o livro ficar meio confuso e seria melhor se a escrita dele fosse mais "profunda". A ideia do livro é muito boa e os acontecimentos também, mas não senti aquela emoção durante o livro, para ser sincera achei a escrita bem vaga. No entanto o plot do livro é muito bom do tipo que vc fica de boca aberta e paralisada na cama por uns 10 minutos, recomendo o livro e gostei muito, mas esperava mais da escrita.

Giovanna.paginasda 10/10/2023

Surpreendente e triste. @paginasdagio
Vi muitas pessoas falando da similaridade desse livro com O Exorcista, e que quem curte ele, gostaria desse.

Gostei muito da forma como o livro divide as narrações. A narração principal é da Merry que tem 8 anos e é irmã da garota que está sendo possuída. Mas também temos narração da Merry já adulta e também alguns capítulos que é escrito de um blog de crítica de filmes e séries.

O livro mostra muito a questão do fanatismo religioso, e como o pai da família enlouquecia com isso de religião e cismava que a Marjorie estava possuída por um demônio. Ele foi um dos personagens que mais senti ódio.

A grande questão que o livro coloca para a gente é: Marjorie realmente está possuída ou ela está com esquizofrenia? A própria Merry debate isso nas narrações dela adulta.

Eu amava que quando líamos as cenas da Merry criança, tudo realmente levava a crer que a Marjorie estivesse possuída, mas várias vezes o autor jogava pistas contrárias.

Os capítulos do blog de críticas de séries também foi incrível por conta disso, pois ia rebatendo cada uma das cenas do programa que a família estava gravando sobre a possessão de Marjorie.

O final é de quebrar o coração, e mostra como todos da família foram manipulados. Desde o pai com seu fanatismo religioso, achando que gravar um programa de TV sobre o exorcismo da filha daria certo, até sobre todo o fim da família.

O livro tem, sim, cenas mais pesadas e de terror mais gore, mas eu gostei muito e achei que combinou super com as leituras de Halloween.

Midnight 07/10/2023

Resenha: Na Escuridão da mente
O livro em alguns momentos até que foi interessante e chegou a me prender em alguns dos momentos mais tensos, mas teve capítulos bem maçantes de se ler (por exemplo a parte do blog). No geral foi uma leitura legal e que teve um final bem surpreendente e que se essas partes mais tediosas fosse escrito de outra forma teria me prendido ainda mais a leitura do livro.

Rafael.Nagao 02/10/2023

O andar da narrativa foi difícil
A história é interessante, mas confesso que teve vários momentos que parecia que o livro ia engrenar e o autor simplesmente botava um capítulo bem chato e maçante de ser lido com uma linguagem diferente.
Além disso várias vezes senti que o livro é uma grande encheção de linguiça que as coisas que são contadas não impactam na história.

O final é legal, mas não sei se compensa a leitura.

Rayza.Figueiredo 02/10/2023

Ainda não sei o que pensar
Dividida em 3 narrativas: 2 no presente e 1 no passado: protagonista escrevendo um blog sob um pseudônimo e narrando os eventos traumáticos de sua infância na 3° pessoa.
protagonista contando a uma jornalista sua história real;
protagonista no passado.

o livro começa te levando pra um lado, te fazendo acreditar em possessão; o autor recria varias cenas de O Exorcista, inclusive com mais detalhes horríveis q causam nojo real; na narrativa do blog, a protagonista desconstrói toda questão da possessão que foi televisionada, e te faz questionar se tudo realmente não passou de puro fanatismo religioso.
depois dessa desconstrução você começa a levar as coisas pro lado da Esquizofrenia e a se perguntar quem era o mais doente: a adolescente que ouve vozes, bem na idade em que a doença costuma se manifestar; ou o pai, fanático religioso, a mãe completamente cética e todo o caos dessa família.

mas a narrativa do presente, contando a história pra jornalista, também não é confiável; e o livro termina sem voc saber em qual versão acreditar.
houve possessão? havia apenas a esquizofrenia não tratada de forma correta?

ps: achei o final BEM vibes Sempre Vivemos no Castelo.

ps2: é um livro diferente e interessante, mas tem umas partes arrastadas, cansativas e pouco relevantes.

Wanessa 29/09/2023

Sem fôlego
Foi assim que esse livro me deixou: completamente sem fôlego. O plot twist no final me surpreendeu. Sei que ficarei por um bom tempo pensando nele porque as dúvidas que eu tive no início continuam até depois do fim, nada mudou. Isso torna o livro ainda mais fantástico. Queria um livro 2.

Vinisius 24/09/2023

Poderia ser melhor
Não dá pra entender muito os motivos de Marjorie e dos pais dela. Se a história fosse melhor contada e até dividida em alguns pontos de vista diferentes, tenho certeza que seria melhor. Mas parece que o autor quis encaixar muita coisa em meio de apenas 266 páginas e ainda mais sendo contada no ponto de vista de uma criança de 8 anos... Coloquei muita esperança e não achei que foi tudo isso que promete.

Helena 17/09/2023

O que rolou aqui?
O livro começa muito bem mas conforme avança vai se perdendo na narrativa até chegar a um final nenhum pouco satisfatório.
É legalzinho de ler mas eu acho que ficaram perguntas abertas de mais, faltou muito desenvolvimento nessa história.

Lana 15/09/2023

Mais ou menos
Admito que estava esperando mais.
Achei o livro bem mais ou menos, não achei nem um pouco assustador.
Me surpreendi com o final.

Leticia 07/09/2023

Fui em baixas expectativas para a leitura do livro, mas de certa forma me surpreendeu.
Ele não é um livro de te dar susto e nem nada do tipo, mas está ali para te trazer uma certa tensão.
O livro é divido em três partes, onde todas temos a visão da merry sobre o que ocorreu.
E eu gostei disso, pois narra da visão de uma criança de 8 anos, então assim, o que é real ou não? Algumas partes do livro me deixaram super tensas e gostei do final em aberto só para deixar o leitor pensar no que pode ter ocorrido.

Caroline 07/09/2023

Nhé
O começo foi promissor, o meio (maior parte do livro) foi tedioso, arrastado e aí no final ficou bom, dei 3 pelo final, pq apesar de eu ter gostado n compensa todo o resto.

Gustaf Silva 04/09/2023

Um dos meus favoritos livros de terror!!!
Esse livro foi o primeiro livro de possessão demoníaca que li, todavia eu acompanho o cinema de terror então sei dos clichês que podem acontecer nesse tipo de história. Entretanto, lembro que o final é o desenvolvimento desse livro me deixou perplexo, o problema do fanatismo religioso é de como isso pode afetar as pessoas que amamos. Enfim leiam esse livro e muito bom.