Na Escuridão da Mente

Na Escuridão da Mente Paul Tremblay

Resenhas - Na Escuridão da Mente

gvnnrs 15/12/2022

comecei o livro em partes confusa e em parte empolgada, porque o clima criado desde o início é bem sinistro e assustador, porém mesmo sendo um livro pequeno achei que depois de determinado momento passa a ficar meio cansativo e repetitivo, mas ainda assim vale a leitura numa época de Halloween

Carol 14/12/2022

Um baita de um terror com crítica social ??
Quando eu leio um livro todo em menos de uma semana, das duas, uma: ou eu amei e foi favoritado 5??, ou eu achei o final uma merda e vou reclamar muito do autor. Em A escuridão da mente, como vocês podem ver, foi o caso de ser favoritado 5 estrelas.

Nem sei por onde começar, mas aviso que essa vai ser uma review com spoilers pq só sei fazer resenhas assim. Então vamo logo pro principal questionamento do livro: Marjorie estava possuída ou sofria com doenças psicológicas?

Pra mim fica claro que Marjorie estava sofrendo por estar começando a desenvolver doenças psicológicas. Psicose, alucinações, uma inteligência acima da média, tudo isso acontecendo com uma adolescente de 14 anos com pais um tanto irresponsáveis e imediatistas.
Os tratamentos e os remédios não estavam funcionando (ainda) pq é uma coisa que leva tempo, não é fácil achar a droga ?certa? pra você, e que funcione de forma que cesse com as suas crises, mas também não te deixe dopada. achar o remédio certo pra você que te permita viver uma vida ?normal? leva tempo, paciência e muita terapia tanto para o paciente, quanto para a família do paciente. Marjorie tava passando por isso, por esse começo de tratamento, mas como os remédios não funcionaram como uma dipirona, que em 30 minutos cura a sua dor de cabeça, os pais dela não tiveram paciência, maturidade e nem conhecimento (ou a mera vontade de não ser ignorante) e concluíram que ?ja que com 2 semanas de tratamento não passou, ela so pode estar possuída por um espírito maligno? e ai que a tragédia foi anunciada.

No referente a história, temos a Merry como narradora de tudo, a irmã mais nova da Marjorie, que na época dos acontecimentos tinha apenas 8 anos, daí você ja sabe que ela não pode ser considerada uma narradora 100% confiável, pq além dela ser parte ativa do ciclo caótico, estamos falando das lembranças da infância aos 8 anos, de uma mulher que atualmente tem 24 anos, e que deixa claro o quanto abafou dentro da sua mente todos esses acontecimentos. Durante muitas partes do livro ela mesmo fala ?não sei se essa memória que eu tenho é realmente uma lembrança de como aconteceu ou algo que foi implantado subconscientemente ao longo desses tantos anos por tantas coisas que ja li sobre isso?. Talvez eu seja ingênua por pensar assim, mas eu acredito na inocência é ingenuidade da Merry na história, eu convivo com crianças de 7/8 anos, e eu não vejo como uma criança poderia ser capaz de por vontade própria envenenar os pais e a irmã mais velha, que ela idolatrava. Eu realmente acredito que ela acreditava piamente em Marjorie e tomava como verdade absoluta tudo o que ela falava. Minha irmã mais nova, aos 8 anos, também era assim comigo, não é nenhuma característica difícil de ser encontrada em uma relação entre irmãs que convivem bem.

Minha única critica ao livro é como o autor começou a inserir os posts do blog. Depois de, sei lá, uns 50% do livro, eles passam a ser mais relevantes e menos irritantes, mas ainda assim continuo vendo-os como algo dispensável e que quebrava um pouco a minha imersão na história e o meu ritmo de leitura.

Isabella1509 04/12/2022minha estante
Eu ameei esse livro também. Acredito que o autor quis deixar essa questão em aberto mesmo. Também fiquei na dúvida se ela tava realmente possuída ou doente.

Jesus 18/11/2022

Na Escuridão do Poderia Ser Melhor
Interessei-me por essa leitura achando que seria alguma análise de um caso real envolvendo confusão entre ?possessão demoníaca? e ?condições psiquiátricas?, mas é uma ficção crível.

Nenhum personagem é profundamente desenvolvido e, apesar de terem certo carisma, não cativam tanto quanto poderiam estando no meio do horror descrito no livro.

A alternância entre momentos tensos com uma narrativa em primeira pessoa de uma criança e outros monótonos de entrevista e posts de blog (literalmente) quebram e muito o ritmo de leitura, e essa é minha maior crítica.

Se o livro inteiro fosse a narração de uma criança descrevendo todo o terror que ela presenciou, teria sido muito melhor.

ane 08/11/2022

mds que diabo de livro ruim DA 🤬 #$%!& AAAA meu deus não leiam isso 🤬 #$%!& sério HORRÍVEL não recomendo

Henrique 07/11/2022

O sobrenatural ou será que o psicológico?
Esperei um tempo para escrever sobre esse livro pois ao terminar fiquei com uma sensação estranha entre gostar e achar mais ou menos. Não porque o livro seja mal escrito ou pela história central mas não sei se ele me impactou como o autor gostaria.
A história é cliche porém do jeito que é contada a deixa única pois planta várias dúvidas sobre qual o real motivo de tudo estar acontecendo. As fortes críticas a sociedade em que vivemos, o machismo,o fanatismo, a espetacularização das coisas explicaveis ou não, são interessantes e pertinentes.
Só me perdeu, acho, quando não deixa a dúvida sobre o que realmente era sobre o caso. Se o autor tivesse deixado a dúvida para decidirmos ficaria bem melhor.
É um bom divertimento e uma leitura bem fluida. Isso eu posso garantir.

Andrea 27/10/2022

A reflexão que o livro deixa no final, junto com a dúvida do que aconteceu é algo do tipo "ame ou odeie". Fiquei surpresa com aquele final, foi plot atras de plot e tenho minhas desconfianças do que aconteceu. Enfim, um fim aberto, quem vai ter que deduzir o que realmente aconteceu é o leitor.

Priscila.Weber 17/10/2022

Da um medinho
Confesso que fiquei com um certo medo ao longo da leitura principalmente no início. Amei o personagem da merry, e fiquei com muita raiva da mãe delas. O final me pegou de jeito! Um livro muito bom.

Lore 20/09/2022

Merry merry
Esse livro foi uma experiência muito curiosa! Primeiro pelo fato de ser um livro de terror e de fato me dar um medinho.

Em segundo pelo fato de se tratar de uma possessão, mas será mesmo?

Foi uma evolução muito boa, a narrativa convidativa, intercalando em relatos da merry pequena e trechos das entrevistas da merry adulta.

O ocorrer dos fatos e o encaminhar para a conclusão do caso foi intrigante e curioso. Ao final o autor deixa o leitor pensativo e reflexivo com as incógnitas deixadas para nossa interpretação!!

Super recomendo a leitura pra quem gosta do gênero e pra quem quer começar nele

4/5

Vivi 08/09/2022

Eu simplesmente adorei esse livro! Sim é um pouco assustador. E nos deixa o tempo todo questionando... verdade? Mentira? Um colapso mental? Ou quem realmente tem haver com o todo? Principalmente a natureza do mal.
Em meio à tudo que acontece aqui temos a religião e a psicólogia que vão atuar junto.
A ligação dessas irmãs foi demais. Tudo é contado por Merry irmã mais nova de Marjorie . Na época a família deixa a mídia tomar conta da vida deles pq a situação financeira ia de mal a pior.
Muitas reviravoltas acontecem e não esperem ter todas as respostas . O final vai te dar calafrios com certeza ! Eu fiquei em choque.
Assistiram O Exorcista? É essa linha do livro .
Paro por aqui pq a vontade é contar tudo!

? Editora: A vida dos Barrett, uma família como qualquer outra, é virada do avesso quando Marjorie, de 14 anos, começa a demonstrar sinais de esquizofrenia aguda. Quando os médicos se mostram incapazes de deter os acessos bizarros e o declínio da sua sanidade, o lar se transforma em um circo de horrores, e os Barrett se veem recorrendo a um padre da região.
Acreditando que seja um caso de possessão demoníaca, padre Wanderly sugere um exorcismo e entra em contato com uma produtora que está ávida para documentar tudo aquilo. Com o pai de Marjorie desempregado e as dívidas se acumulando, a família hesitantemente aceita, sem imaginar que A Possessão se tornaria um sucesso imediato... justamente devido à tragédia que dali irrompe.
Quinze anos depois, uma autora best-seller entrevista Merry, a irmã mais nova de Marjorie. Ao se recordar dos acontecimentos de sua infância, memórias dolorosas e segredos há muito enterrados entram em conflito com o que passou na televisão. Uma narrativa alucinante de terror psicológico é desencadeada, levantando questões sobre memória e realidade, ciência e religião... e sobre a real natureza do mal.

Deborah 06/09/2022

NA ESCURIDÃO DA MENTE
Ótimo livro, me prendeu do início ao fim. É o tipo de livro que faz o leitor pensar, ruma vez que tem o final aberto possibilitando varias interpretações.

Afinal doença mental ou possessão? Nunca saberemos! ?

ArthurAlves 03/09/2022

Exorcismo e Loucura
O livro me fez questionar se o que ele estava apresentando era realmente um exorcismo ou um estágio avançado de loucura. Escolhi a segunda opção, o que torna os acontecimentos mais ultranjantes.

A maneira de escrita de blog foi muito interessante e também o mistério a respeito de sua autoria.

Outro ponto que vale a pena ressaltar é que a história é contado a partir do olhar de uma criança de 8 anos, e há outra história contada pelo olhar a partir das câmeras onde fizeram um seriado de tv sobre exorcismo, o que torna tudo ainda mais louco.

A cena do jovem padre vai ser difícil de esquecer.

Nathalia 31/08/2022

Esperava mais?
Começamos por uma garotinha de 14 anos, com
um diagnóstico de esquizofrenia, sendo
cercada por entidades religiosas pela crença de
que ela se encontra possuída.

O livro é mais tranquilo do que imaginei, paradão, não me assustou e nem me surpreendeu.

Fiquei meio decepcionada com o final aberto porque eu procurava uma confirmação. Tudo indica que era realmente esquizofrenia, mas não teve confirmação direta, deixou um ?talvez? no ar.

É um livro bom mas pra quem tá esperando um
terror pesado não vai gostar.
Nathalia 09/09/2022minha estante
O livro é só pra tu acompanhar a família sendo afetada e destruída por causa de uma doença.