Na Escuridão da Mente

Na Escuridão da Mente Paul Tremblay

Resenhas - Na Escuridão da Mente

Quinho1 20/08/2023

Mais uma investigação jornalística do que um livro de terror ou mesmo suspense. O autor estava querendo desconstruir o gênero ou mesmo a expectativa do leitor. E isso funciona em partes.
Possessão ou uma doença mental?
Um tanto quanto lento, parece engasgar em uma partes. Fiquei com a impressão que o autor chegou no meio e não sabia exatamente o que estava querendo, faltou foco. Mas adoro essas histórias e acho muito válido o livro. Mas acho que você tem que entender qual é a do livro antes de começar a ler.

@PamBooksPorto 19/08/2023

Bom, mas não tão bom assim
O livro eh dividido em 3 acontecimentos, e fica meio embolado no começo, mas depois vc entende o que está acontecendo. A parte do blog, pra quem leu, eu acho muito chata, o que eu gostei mesmo foram dos acontecimentos de criança. Eh bem agoniante essa parte e te deixa com os nervos a flor da pele. Mas eu dei uma nota meio baixa pq não tem explicação, tem muitos pontos soltos. Tipo, cadê a equipe de filmagem depois de ter feito o seriado? Cadê a igreja católica? E outra questão é, a menina estava possuída? Estava doente? Estava mentindo? Fica a questão que vc precisa tirar da sua cabeça e ter sua interpretação. Achei um livro ok, mas fui com muita cede ao pote.

Vica 28/07/2023

Na escuridão da mente
Esse livro é diferente de tudo que você já leu. É surpreendente e imprevisível... No final você terá um emaranhado de questionamentos e dúvidas, e talvez seja isso que o torne único. Ele instiga o leitor a questionar o porquê de tudo, se foi realmente isso que aconteceu, ou se de fato devemos confiar nas lembranças de Merry, ele desperta em você o "thauma" , a capacidade do espanto. Esse livro me trouxe arrepios, (apartir daqui será spoiler, pare de ler se você ainda não conhece a obra) teve cenas que me deixaram enojada principalmente a que descreve Marjorie, estando possuída ou não, se masturbando com o crucifixo com tanta violência à ponto de sangrar, e em seguida correndo para o corredor , deixando marcas de sangue nas paredes e defecando e caindo em cima das próprias fezes.Essa cena ficou em minha cabeça por muito tempo.

Aline Navarro 23/07/2023

Possessão ou Fingimento?
Se vc já assistiu algum vídeo da @joicirodriguesoficial falando sobre o casal Lorraine e Warren, vai ver como esse livro se encaixa perfeitamente no que ela diz sobre o casal. A grande questão desse livro é saber se a menina está mesmo possuída por um demônio ou se eles venderam a ideia da possessão para uma série de TV para tirar a família da falência.
Eu tive a experiência de ler a maior parte desse livro de madrugada, o que PODE ter influenciado na minha opinião.
Na Escuridão da Mente não é um livro para dar sustos, mas sim para causar perturbação. É o declínio de uma família, já abalada por problemas financeiros e emocionais, como espetáculo midiático e com o apoio da Igreja. E um declínio mostrado do ponto de vista de uma garota de oito anos de idade, o que torna a história ainda mais incômoda. Essa mesma garota que, já adulta, desconstrói parte do que viveu e joga nas nossas mãos a missão de decidir o que de fato os Barrett viveram naquelas semanas. Aja psicológico para lidar com toda essa tensão. É uma experiência de leitura única e que satisfaz com sobras aos fãs do gênero. É o tipo de história que, sem nenhum exagero, poderia acontecer com qualquer um de nós e isso é assustador!

Jane Mary 18/07/2023

Até onde a mente do ser humano é capaz de ir?
Escuridão da Mente é um livro perturbador, não diria que se enquadre no gênero de livros de terror propriamente dito, como Saco de Ossos por ex.
Mas o terror psicológico vai abalar suas estruturas.
Com uma narrativa muito ambigua Paul se envereda no mundo obscuro da mente humana de maneira impressionante, em muitos momentos você se pega duvidando de sua própria sanidade e dos personagens muito bem constuídos.
O livro é cheio de nuances obscuras e aborda temas como fanatismo religioso, abuso familiar, sensacionalismo exacerbado e claro transtornos psicológicos e isto fica bem evidente, mas a certo ponto da narrativa você se pega questionando o que é real e Imaginário na história e se confinde por nao saber quem realmente é o verdadeiro algoz do livro... Sem dúvidas para mim o grande CLÍMAX do livro é seu desfecho, confesso que foi um soco no estômago... Fiquei impactada com esta história... E com certeza ela mergulha na mais Profunda Escuridão da Mente humana...
Recomendo muito a leitura

Emyle 03/07/2023

Livro conta a história de uma família, aparentemente comum. até que percebem que a irmã mais velha está possuída por um demônio, vemos isso pela visão de Marry de apenas 8 anos. é muito triste ver a inocência de uma criança tentando entender algo tão complexo, querendo acreditar na sua irmã que ela tanto ama, sendo infelizmente muito manipulada.
é um livro pesado, ser contado por uma criança deixa tudo mais caótico. eu adorei acompanhar a história, senti medo de verdade muitas partes, tem exorcismo, a família sendo exposta por um programa de TV, sendo atacada de todas as formas por religiosos.
o livro só não se tornou cinco estrelas pois em algumas partes intercalavam com o presente e eu não estava interessada, tinha parte de um blog também que eu cheguei a pular.
muito bom, recomendo para quem não tenha medo de história de terror porque é bem descritivo e medroso.

Tales Martinelli 28/06/2023

Livro bom, mas com muitas ressalvas
Tive sentimentos mistos por esse livro... Por um lado achei 80% dele meio mé... Mas os outros 20% foram um soco no estômago!

Sempre quando pegava ele pra ler, olhava a capa e via a frase do Stephen King, onde ele diz que ele ficou assustado pra valer... E eu lendo e lendo só esperando o momento que esse livro fosse começar a ficar realmente interessante e único hahahaha

É um bom livro, mas com muitas ressalvas... Mas por ser curto, acaba valendo a pena a experiência!

LUNII 14/06/2023

Quando você tem uma ótima premissa na mão, mas não consegue desenvolver
O título dessa resenha é justamente a descrição do que senti lendo esse velho livro da aba ''quero ler''.

História de um suposto exorcismo com uma família, histórias de irmãs e transtornos mentais? Me chamou a atenção, mas a autora só fica nisso (?)
O núcleo familiar é bem apresentado, eu senti a tensão entre a família, a relação da protagonista com eles, foi bem interessante essa perspectiva do membro mais novo da família.
A história vem trazendo elementos do cotidiano que está mudando por causa dos problemas da Marjorie, a irmã mais velha, cada vez pior e mais esquisito, e sempre tem aquela dúvida, será que é demônio, será que é problemas são psicológicos? E quando a narrativa trás esse ''virada'' da história, a autora quebra a expectativa, com as escritas da página de um blog no futuro reagindo ao acontecimento da família e é completamente enfadonho e sem sentido para a história em si, menciona diversos filmes de terror, clássicos, comentam Lovecraft, deve ter até Pazuzu, preenchendo a carteirinha de referências da cultura pop, mas cadê o plot? Por que eu estou sabendo o restante da história por uma pessoa relacionada a cena com o filme do Sam Raimi????

Eu realmente gosto dessas coisinhas na história, me faz pensar nas referências criativa que o autor teve com o próprio livro, mas nessa caso aqui foi muito chato, existiam diversas formas de mostrar essa perspectiva do futuro por que logo esse formato?
O fim é morno, mesmo com uma grande revelação, o processo não aqueceu o suficiente, fiquei tentada a parar diversas vezes, mas eu fico sempre fico esperançosa pelo final.

Beamaced0 02/05/2023

Eu costumo ler os livros sem ler sinopse, e raramente vejo resenhas. Li esse livro lançando a sorte de ser um livro legal e acertei, não é tudo aquilo, mas é bom sim e te faz imaginar muito, livro bem construído e com plot Twist.

Leticia1871 26/04/2023

Um surpreendente gostinho de esperava mais.
O livro conta a história da família Barret, que tiveram suas vidas transformadas após a descoberta da até então esquizofrenia da filha mais velha do casal, porém, se torna de fato um show de horrores ao caírem num verdadeiro drama religioso por convicções que partem do "chefe da família".

Apesar do autor trazer vários questionamentos sobre a forma que lidaram com os transtornos psíquicos da Marjorie e a forma midiática de toda a situação, sinto que foi demorado para o leitor de fato entender qual era o objetivo da história.

Além de ter uma narrativa traçada de forma totalmente caótica, colocando a Merry como personagem de terceiro plano em uma história que ela viveu e sem dar de fato, o poder de fala sobre a situação, sinto que as narrativas poderiam ser conduzidas de formas diferentes.

Acabamos percebendo que de certa forma, os personagens foram abandonados para darem espaço as narrativas visuais dos gêneros de terror e filmes de possessão, porém continuo sem entender o ponto do autor: estaria ele fazendo uma crítica a religião ou ao gênero de livro/filmes que abordam esse assunto? ele estava fazendo um alerta para termos um olhar mais cuidadoso para a saúde mental ou sobre como famílias desestruturadas influenciam na criação dos jovens?

Sinto que o autor não soube sintetizar bem sobre a escrita e construção da história de forma que envolvesse de fato o leitor.

Sr. Quadros 09/04/2023

Mediano ? e somente isso
"Na Escuridão da Mente" é um thriller psicológico escrito pelo autor Paul Tremblay. Obra esta que ganhou prêmios e com direito a indicação do mestre Stephen King

Embora o conceito central do livro seja intrigante, o enredo em si falha em se destacar. A narrativa é arrastada e, muitas vezes, confusa, com saltos temporais que tornam difícil seguir a linha do tempo da história. Os personagens são unidimensionais e carecem de profundidade, tornando difícil se importar com o que acontece com eles.

Além disso, o final do livro é frustrante e parece não resolver as questões que foram estabelecidas ao longo da história. Embora o livro tenha alguns momentos assustadores e uma premissa interessante, não é o suficiente para superar suas falhas.

Em resumo, "Na Escuridão da Mente" é um livro mediano que pode satisfazer fãs do gênero, mas não oferece nada de excepcional. Os personagens rasos e a narrativa confusa tornam difícil se envolver com a história e a falta de uma conclusão satisfatória pode deixar o leitor insatisfeito.

Anderson Rodrigues 06/04/2023

Acho que o título do livro descreve ele perfeitamente...
Não sei como descrever essa leitura, vou relatar algumas das sensações porque minha meta foi fazer uma resenha de todas minhas leituras.

Livros de terror não tem como te dar medo né? O medo geralmente é muito de algo visual e palavras não tem esse efeito igual filmes né? Sempre ouvi isso, nunca discordei, mas sempre tentei argumentar algo como nos livros o medo é diferente é mais algo para perturbar do que te assustar sempre para defender meu gênero favorito.

Voltando para o livro em questão, é que em muitas partes eu senti medo. Isso mesmo medo de verdade, não em todas suas 266 páginas claro, 🤬 #$%!& mas perdi as contas quanta vezes me assustei com barulhos e até aquela sensação de ter algo te observando sem ir embora uma sensação que não tinha fim. Claro isso vai de leitor para leitor... E que final desesperador. Bom é isso se tiver a chance leiam que ele é incrível no gênero em questão.

Jessica1248 02/04/2023

Intensidade pura
Tirei meia estrela só porque a escrita do livro é meio crua e as cenas com a Rachel são um pouco chatinhas, mas fora isso o livro me deixou na ponta dos pés. Comecei achando que seria uma história de exorcismo como qualquer outra e acabei me surpreendendo.