Entre Cabras e Ovelhas

Entre Cabras e Ovelhas Joanna Cannon

Resenhas - Entre Cabras e Ovelhas

carstairskyuu 27/02/2023

Entre cabras e ovelhas
Essa leitura foi uma grande perda de tempo na minha vida. muuuito chato!!!

porém, vou ser justa aqui. eu amo suspense, demais. e se esse livro fosse um filme, exatamente com a mesma história, com o mesmo final, só que sendo um filme de uma hora e meia, seria PERFEITO. agora você perder quatro dias da sua vida lendo um livro desse, onde a escrita é densa, os personagens são chatos (com excessão da tilly), o enredo é horrível e o final é uma porcaria, não vale a pena.

entre cabras e ovelhas é um livro com várias pontas soltas e os vários plot twists que a autora põe na história são corridos e sem sentido. a histótia num todo não fez sentido nenhum pra mim.

a unica coisa boa do livro é voce acompanhar o ponto de vista de duas crianças, ainda mais quando elas lidam com assuntos extremamente sérios com inocência. mas ainda assim, sinto que as teorias que eu criei, fariam mais sentido pra história do que o final que a autora deu para o livro.

simplesmente não vale a pena.

LAvia 04/03/2023

Deus ama ovelhas e odeia cabras
O livro ás vezes enrola demais, dava pra ser um suspense e aprofundar em cada personagem da vila e mesmo assim não ser tão grande, gostei bastante do ponto de vista infantil das meninas mas sinto que poderia ser elas descobrindo sobre os podres da vila junto com o leitor, ia ser bem mais interessante

Pedro19999 08/03/2023

Perda de tempo
Muito ruim, confuso, bagunçado e sem sentido, eu não entendi nada em grande parte do livro. Nota 2,5 pelas personagens que são legaiszinhas

Giovanna Batalha 17/03/2023

Achei que as meninas investigariam o desaparecimento da sra.Creasy está desaparecida e não foi bem assim, mas quem vai revelar o que aconteceu são os moradores e seus receios.
Gostei da história, é divertida, te deixa interessado em saber o que aconteceu. Sinto que algumas questões ficaram em aberto, e gostaria de saber o que aconteceu, mas não é algo que me incomoda muito.

xlhealy 22/03/2023

Fórmula perfeita para me fazer gostar de um livro.
Comecei a leitura muito receosa quando soube que a narração seria feita por uma criança, pois não tive uma experiência muito prazerosa da última vez que li um livro assim (obrigada por me traumatizar Scott de O sol é para todos). Mas com esse livro tive uma grande surpresa, Gracie e a Tilly são narradoras cativantes e inteligentes demais!

Tudo se passa em uma vilazinha na Inglaterra, onde uma senhora moradora acaba desaparecendo sem deixar rastros. O acontecimento desperta uma grande curiosidade em Gracie e Tilly, que além de se aprofundarem na investigação, ao longo do processo vão descobrindo que os moradores da vila parecem estar mais agradecidos do que preocupados com o desaparecimento da sra. Creasy, porém escondem isso com atos genéricos de ''preocupação''.

Entre Cabras e Ovelhas não é um livro convencional. O livro tem a vibe de filmes psicológicos e de suspense que se você não pensar um pouco fora da caixinha, talvez você ache ele sem sentido algum. Ele trás um apelo de hipocrisia religiosa misturado com versículos da bíblia de uma forma muito interessante e sutil. Fala sobre como às vezes as pessoas levam a escritura ao pé da letra, de como a bíblia é parafraseada de acordo com o modo como cada indivíduo leva a vida. O título do livro aliás é sobre uma parte da bíblia onde Deus diz que vai separar as cabras das ovelhas para adentrarem o reino dos céus.

Conhecemos a sra. Creasy de acordo com o que é falado por cada morador da vila já que ela está desaparecida, e no decorrer do livro vamos tendo a percepção de que ela é uma senhora muito gentil e que as pessoas parecem contar as coisas pra ela sem nem perceber. Ela sabe dos segredos de todos os moradores da vila, e com o seu desaparecimento todos parecem estar mais tranquilos pois os seus segredos sumiram junto com ela.

O final me fez crer que a autora mais uma vez quis interlaçar a história em si com os acontecimentos e falas da bíblia, tipo como é retratado no filme Mother. O jeito como todos ficam apreensivos e desesperados com a possível volta da sra. Creasy, como todos pensam no que fizeram, em como passaram a vida julgando os outros. Apesar de ser um final aberto, eu achei ele muito bom, bem conspiratório. Livro com certeza bom demais, com direito a fofoca, personagens interessantes, teorias, te faz ficar imerso e que é incompreendido. Favoritadíssimo.

Luce.Clara 23/03/2023

Então...
A sinopse me chamou muita atenção por conter elementos que eu gosto (crianças investigando algo) mas o decorrer do livro me decepcionou um pouco.
Os diferentes POVs e tempos deixou tudo muito maçante, o plot não tinha muita coisa pra se sustentar. As coisas não faladas eram óbvias e o twist podia ser adivinhado (embora eu não tenha nem tentado já que não me interessava)
Realmente gostei muito das duas crianças mas elas não assumiram a posição de destaque que eu esperava. Enfim, não curti muito.

Tamires 29/03/2023

Li sem saber nada da história e mesmo assim superou todas as minhas expectativas. Não consigo descrever todas as sensações que esse livro me causou. Que perfeição...
Favoritado.

Heloisa198 07/04/2023

Todas as pessoas voltam aos lugares que pertencem
Peguei para ler esse livro num momento de muito estresse e essa leitura me trouxe muitas sensações boas. Sobre a história se passar nos anos 70? eu adorei. Muito bom ver os costumes, as músicas, os programas e os pensamentos das pessoas naquela época.

Foi muito divertido ver as investigações das crianças em relação ao desaparecimento da Sra Creasy, mas o livro me decepcionou um pouco sobre a forma que elas investigaram. Foi como correr atrás do rabo o livro todo e perder a oportunidade de realmente saber toda a relação
dos vizinhos com a desaparecida.

Os personagens são cativantes mas me parece que a autora não soube muito bem conduzir a construção deles ao decorrer do livro. Eles podiam ser muito mais detalhados, principalmente a história da Sra Morton.

Percebemos quando o fim do livro está chegando, e quando chega não traz consigo muitas surpresas e reviravoltas que a leitura promete no início. É o esperado, e isso me decepcionou um pouco. Mas mesmo assim, fiquei triste por o livro acabar e fechei ele querendo mais e mais daquela história e daquelas crianças.

Mariana 13/04/2023

Se você lê a sinopse e vem pra essa história procurando um Thriller, não venha.
A história é sobre a vila e sobre o que cada um que insiste em apontar o dedo pra os outros em julgamento, tenta esconder.
A Grace é uma graça mais a Tilly tem tido o meu coração.
Eu fui pegando ranço de cada um dos vizinhos gradualmente e no fim eu só queria que todos mundo fosse preso.
É uma boa história, cheia de sutis reflexões e com um final aberto
Gostei bastante.

ana b 07/05/2023

Uma vila de cabras e ovelhas
Entre cabras e ovelhas acompanha duas meninas, Grace e Tilly, que vivem em uma vila na Inglaterra em meados dos anos 70 e estão em férias de verão. Durante este período, uma das moradoras da vila, Sra. Creasy, desaparece sem deixar rastros, e as meninas decidem que irão encontrá-la. Mistério é uma temática que sempre me atrai, comecei esta leitura esperando um thriller, e me surpreendi ao encontrar muito mais que isso.
Este é aquele típico livro de fofocas de bairro; em que são revelados segredos antigos de todos os moradores, explicando o presente e como estes segredos estão relacionados a problemas atuais - e outros nem tão atuais assim - que a vila vem enfrentando.

A narrativa alterna entre presente e passado, algo que me agrada bastante, e, apesar de falar sobre um desaparecimento, - além de diversos outros temas de extrema importância social - não possui um tom sombrio nem pesado. Grande parte da história é contada a partir do ponto de vista das crianças, carregando um toque de comédia que, na minha opinião, foi muito bem feito e fez total sentido para a história. Encontrei-me gargalhando em diversos momentos e separei uma cor de post it só para marcar as passagens mais engraçadas, e foram muitas.

Outro ponto que me agradou bastante foram as discussões cristãs presentes de forma extremamente sútil, no decorrer da história. Mais uma vez, o ponto de vista das crianças trouxe uma leveza a mais ao assunto. gostei da forma como a autora incluiu o cristianismo na história, mais uma vez, de forma muito sabia e precisa, evidenciando a importância da religião e alguns de seus conceitos básicos e criticando problemas que enfrentamos nas igrejas e que devemos discutir sempre.

Uma leitura extremamente divertida. Admito não ter sido a maior fã do final, - concordei com algumas partes, discordei de outras - mas creio que todos aqueles que gostam de um mistério com pontada de comédia e crítica social deveriam dar uma chance para este livro.

Nick 15/05/2023

Uma grande palhaçada
Li li e li e nada da história andar pra frente. Quase 500 páginas com uma monte de perguntas jogadas sem resposta e uma forçação de barra que deus me livre.

Excepcionalmente ruim, a autora tá de parabéns.

Luiza 17/05/2023

"Precisamos que Deus nos mantenha a salvo?'
Neste livro, adentramos uma vila, uma vila ocupada por "cabras e ovelhas", certo dia uma moradora desaparece misteriosamente e 2 menininhas, Grace e Tilly, decidem descobrir o que aconteceu com ela.

Nesse contexto as meninas decidem que a chave de tudo é encontrar Deus, já que ele teria todas as respostas. Mas logo descobrem que essa tarefa não é tão fácil quanto pensavam.

Será que Deus está mesmo em todo lugar?

O livro é bastante envolvente, o que mais me atraiu de fato foi essa busca por Deus, que aos olhos das crianças fica muito sutil e traz uma perspectiva simples de um assunto tão complexo. A ingenuidade é muito linda.
Ingenuidade que acaba assim que o ponto de vista muda, e lemos sobre a história dos outros moradores da vila, que em grande maioria são falsas "ovelhas", pessoas que escondem pensamentos, atitudes por baixo de uma máscara de boa vizinhança.

E aí chega o outro ponto importante do livro: julgamento.
Tentando não dar spoilers, no livro há um alvo, uma pessoa que, sem motivo aparente, todos odeiam. Essa parte foi revoltante, fiquei muito chateada em ler e conseguir assimilar com vários casos reais.

Até onde o ódio nos leva?

Fica o questionamento. O livro promove algumas reflexões.

Me decepcionei um pouco com o final, achei que faltou uma conclusão sobre a procura por Deus, e de algumas outras questões também. Mas, de qualquer maneira é um ótimo livro, com leitura bastante simples. Recomendo bastante!

olivia.tomazela 28/05/2023

Este livro é uma preciosidade.
E tem elementos que eu adoro ler em livros: vila em cidade pequena, fofocas, intrigas, segredos e crianças inteligentes tentando descobrir mistérios da forma mais fofa do mundo.

Depois que vi que a autora é psiquiatra, deu para entender ainda mais como ela conseguiu sintetizar os personagens de forma tão profunda com poucas páginas para cada um. A gente consegue captar suas personalidades nas interações de forma muito simples.

Confesso que eu queria que alguns personagens se ferrassem absurdamente, mas isso vai ficar pro meu imaginário, rs

Eu recomendo demais essa leitura.

May 28/05/2023

Quem define quem são as cabras e quem são as ovelhas?
Eu fiquei muito em dúvida sobre qual nota daria para esse livro, oscilando entre 3,5 e 4, mas resolvi subir o meio ponto pela mesma razão que, no final, eu me mantive entretida pela história: a narrativa impecável da autora.

Para um livro relativamente pequeno, eu demorei meses lendo Entre Cabras e Ovelhas. Mesmo que, a cada vez que eu abrisse os livros avançasse um bom número de páginas, o ritmo lento e o clima mais morno que a história carrega não foram de grande auxílio para que esta fosse uma leitura rápida.

Contudo, não posso negar de modo algum o quanto ela foi proveitosa. Essa é a segunda leitura que faço no ano em que os protagonistas do enredo são majoritariamente crianças, e esse conceito tem me cativado cada vez mais, principalmente quando a autora usa da sinceridade e ingenuidade infantil como artifício para tratar com simplicidade assuntos tão complexos.

Ao acabar essa leitura, a primeira coisa que fiz foi procurar entre as resenhas algumas opiniões e outras deduções sobre alguns dos problemas apresentados na história, e não foi uma grande surpresa me deparar com mais gente frustrada com as "pontas soltas". Mas, ao mesmo tempo, Entre Cabras e Ovelhas me parece um desses livros onde as respostas não são mais importantes do que as perguntas em si, o que me deixou ainda mais reflexiva sobre essa narrativa.

Termino com um saldo predominantemente positivo dessa história, tendo inclusive grifado vários trechos que me impactaram ao longo da leitura, mas sem dúvidas compartilho do sentimento geral de que o final poderia não ter sido tão aberto ou subjetivo (mesmo que eu entenda a intenção da autora ao escolher tal abordagem para esse desfecho).

Mas, no fim, recomendo Entre Cabras e Ovelhas, e acho que a premissa do livro como um todo é muito poderosa e autora encontra nas palavras honestas saídas das bocas das crianças um recurso para transmitir uma mensagem forte contra o preconceito e todo tipo de julgamento.

Mari Ayub 11/06/2023

Amei
Que livro gostoso de ler. Confesso que no início fiquei um pouco perdida com tantos personagens, mas detalhes... amei. Grace e Tilly são tudo pra mim. Livro que marquei muitas frases que podem ser levadas pra vida. Já disse que amei?