Ou Isto ou Aquilo Cecília Meireles

Resenhas - Ou Isto ou Aquilo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Vivian.Naiara 05/04/2022

Lindas poesias
Livro curtinho que traz lindas poesias para serem lidos às crianças.

Ou se tem chuva e não se tem sol,
ou se tem sol e não se tem chuva!

Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!

Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.

É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo nos dois lugares!

Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.

Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo?
e vivo escolhendo o dia inteiro!

Não sei se brinco, não sei se estudo,

Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.

Bárbara | @barbaraeoslivros 06/05/2020

O livro que me fez gostar de ler
Suponho que foi meu primeiro contato com a literatura, antes mesmo de saber ler e, acredito, foi por causa dele que eu queria tanto aprender.

Na verdade, o livro nem era meu (hoje, fiz por merecer tê-lo na minha estante), era de uma tia cuja casa eu ia diariamente e pedia que lesse para mim.
Era nossa rotina (que virou tradição), eu ia à casa dela, sentava no sofá e pedia-lhe para ler uma determinada poesia que falava em palmada bem dada... e aí, ela deveria me dar um leve tapinha na perna nessa parte.

Ah, esse livro definitivamente faz parte da minha memória afetiva, da minha família e da pessoa que eu sou!
Cecília Meireles me marcou!

flora 05/11/2020

O livro que me encantou na infância
Obra de Cecília Meireles, publicada pela primeira vez em 1964. Composta por poesias para crianças...ou para adultos. Os textos têm uma abordagem pautada em questões do dia-a-dia, que, com uma sensibilidade ímpar, provoca os mais diversos sentimentos no leitor, e cada poesia tem suas características: ou são engraçadas ou trazem um quê de reflexão, ou nos fazem pensar em nossos sonhos ou inseguranças, ou nos trazem felicidade ou melancolia... são composições sobre situações corriqueiras ou sobre os anseios pelo futuro. De forma lúdica e cativante, a autora cultiva as palavras: com trava-línguas, referências a cantigas de roda, expressões do mundo infantil... o título vem do principal poema do livro, Ou Isto Ou Aquilo.

Nana 20/12/2020

Um tesouro poético para as crianças
Indispensável em uma biblioteca com livros para crianças. Leio com frequência poemas deste livro para minha filha e ela ama!

Fabio Shiva 11/06/2019

“Este é um livro mágico”
“Este é um livro mágico”, afirma Walmir Ayala, organizador à 5ª edição, resumindo perfeitamente o encantamento gerado por “Ou Isto Ou Aquilo”. Cecília Meireles faz verdadeira magia com as palavras, sugerindo em cada poema todo um universo de mistério e fascínio. É maravilhoso ver como, na pena da mestra, as palavras se revelam ditosas, manhosas, saborosas, poderosas, espetaculosas! Um livro para despertar o poder da Poesia e o prazer da leitura em crianças de todas as idades. Imprescindível!

O ECO

O menino pergunta ao eco
onde é que ele se esconde.
Mas o eco só responde: “Onde? Onde?”

O menino também lhe pede:
“Eco, vem passear comigo!”

Mas não sabe se o eco é amigo
ou inimigo.

O carro, na rua.

***

OU ISTO OU AQUILO

Ou se tem chuva e não se tem sol,
ou se tem sol e não se tem chuva!

Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!

Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.

É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo nos dois lugares!

Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.

Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...
e vivo escolhendo o dia inteiro!

Não sei se brinco, não sei se estudo,

Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.

site: https://www.facebook.com/sincronicidio

E Maria
apenas sorria:
"Bom dia!"" (P. 22)

Lorena 28/06/2017

"Esta menina tão pequenina quer ser bailarina.
Não conhece nem dó nem ré
mas sabe ficar na ponta do pé."

Ler estes versos é como entrar numa máquina do tempo.
Ô saudade que dá de ser criança.
E que livrinho lindo, repleto de versos e poemas encantados.
É um desses pra ter na estante, ler nas reuniões de família e pras crianças antes de dormir.
Nada como poesia para aquecer o coração.

Thiciane1 03/04/2022

Ou Isto ou Aquilo
Reli dois ou três poemas que a escola me apresentou na infância. Gostei do livro, e na minha cabeça as escolas poderiam distribuir esse livro como fazem com os didáticos, é um jeito de estimular a leitura

Lara.Antonella 21/08/2023

Achei ele na casa da minha avó, e comecei a ler para passar o tempo enquanto estava lá, e ele também havia chamado a minha atenção. Amei todos os poemas (exceto por um que foi racista, ele foi a razão de eu ter tirado meia estrela na minha nota), e as ilustrações são lindas. Estou começando a descobrir o meu gosto por poemas/livros de poemas.

Valdir 12/07/2020

Ou Isto ou Aquilo
"Não sei se brinco, não sei se estudo,

Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo."

Dilema de todo bom libriano.

Paloma.Ferreira 14/05/2021

Voltei a infância
Que delicia ler estes poemetos cheios de vida. Retornei à infância, quando muito já amava poesias. "A bailarina" era de longe o meu preferido. Que nostalgia!

Nanda 28/03/2020

Para adentrar no mundo da poesia
Esse livro é composto por poesias lindas, fofinhas e de fácil compreensão. As poesias me transmitiram um sentimento de aconchego, de lar.

O ebook pelo Kindle Unlimited está com uns problemas de formatação por conta das imagens

Júnia 15/01/2014

Despertar
Acho que foi onde tudo começou. Ganhei este livro no natal de 1978, da minha mãe. Foi "meu" primeiro livro, só meu!! rsrs
Dedicatória:
"Para Júnia, que desperte em você o gosto pela poesia. Sua mãe Angela
Natal de 1978"
Despertou!!
Tinha 09 anos... Decorava as poesias e copiava os desenhos. Era meu tesouro. Ainda o tenho.
2ª edição - 1977

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6