O Caminho das Borboletas

O Caminho das Borboletas Adriane Galisteu

Resenhas - O Caminho das Borboletas

Leninha Sempre Romântica 04/11/2009

O livro como se pode ver é um diário, escrito no auge de emoções conflitantes, de dor e saudade !
Eu lí na época que foi escrito e estava tudo muito fresco na minha memória, doeu ler!
Muitos disseram na época que o livro era uma jogada de marketing , para promover e que Adriane usou a publicação do livro para aparecer na mídia... Sinceramente eu não acho que isso seja real!
Eu lí o livro, eu conseguí ver nas palavras da Adriane tudo pelo que ela passou, a dor, a humilhação (que não podia se calar), a saudade, e a queda dela na real!
Se ela se promoveu, se ela subiu na vida usando seus 405 dias com Airton Senna, quem sou eu pra julgar, eu gostei do livro e lerei de novo, numa próxima oportunidade!
Recomendo, boa leitura!
Léia Viana 20/09/2010minha estante
Eu penso como você, não acredito que ela tenha usado a história do livro para se promover, e acredito que o Senna foi feliz ao lado dela também.

poly 30/03/2022minha estante
Eu amo esse livro li umas 4 vezes ja

elis_amancio 04/01/2024minha estante
Também li na época e tive a mesma impressão que vc. Quero reler este ano.

Eliza 13/04/2024

Uma história digna de filmes de Hollywood.
O caminho das borboletas relata a história de Adriane Galisteu, na época com 21 anos, contando em um relato muito emocionante os seus dias ao lado do ídolo brasileiro Ayrton Senna. Adriane, foi a última namorada do campeão em seus últimos um ano e meio de vida. A protagonista tem uma história de vida muito forte, mas sempre encara a vida com seu bom-humor e positividade, Adriane relatava sua vida antes do relacionamento com o campeão, como o conheceu (história digna de fanfic) e seus meses ao lado dele. E detalhes da morte trágica de Ayrton (aqui me debulhei em lágrimas).
O ponto alto do livro é poder ver um outro lado do ídolo nacional, o lado brincalhão divertido do Beco (apelido dele para os mais íntimos). É bonito perceber como o Ayrton foi feliz com Adriane, como ela fazia bem para ele. Fico imaginando como seria se ele estivesse vivo e vendo a Adriane ser quem ela é hoje. Muito bonito.

Deh Domingues 14/01/2011

Qualquer que seja a obra que nos transmita novamente a sensação de ter e viver Ayrton Senna de novo é muito válida.

Sem questionamentos, ou até mesmo julgamentos, ela despejou aqui, toda a saudade e as recordações do que foi passar 405 dias ao lado de um mito.

Adorei o livro, me emocionei e senti saúdes mais uma vez dele, que fazia os nossos domingos, mais felizes.

Formula 1 até o ano de 1994 era um acontecimento na telinha do brasileiros. Diferente de hoje. Que é só mais um esporte para preencher a grade da TV.

Ainda hoje, me lembro de onde estava no momento em que ele se foi. Eu tinha 11 anos e estava categoricamente sentada no sofá assistindo à corrida!

Foi um choque para todos nós. Impossível de esquecer.

Ele foi um ídolo especial. Talvez na história dos esportistas brasileiros, não haverá igual!

Gostaria que essa fosse só mais uma história de amor contada por Nicholas Sparks...

samy 30/08/2023

Emocionante
Quem busca por um livro que conta sobre o acidente do Senna e os motivos da família dele, não é esse.Conta sobre o início da história e o desenvolver do amor dos dois, apesar de ter algumas incoerências é muito emocionante, uma linda homenagem ao beco.
leticiagiolo 30/08/2023minha estante
esse é do ponto de vista da gallisteu?

Barbara.Teodoro 25/08/2023

Doloroso
Terminei o livro com meu coração pesado. Nasci 5 anos após o ocorrido com o Ayrton, não vivi essa época em que todos que nasceram até os anos 80 puderam desfrutar com alegria: esperar pelos domingos para ver o campeão orgulhar o Brasil. Todos os meus familiares falam a mesma coisa: parte do brasileiro se foi com Ayrton.
A narrativa da Galisteu me inseriu um pouco nesse mundo que nunca me pertenceu. Eu senti um carinho enorme pelo homem que foi Ayrton, tratei de ler sobre seus feitos, assisti vídeos e sofri ao ver seu carro jamais sair da curva Tamburello intacto.
Galisteu inicia o livro se apresentando, quase como um diário. Nos conta o início-meio-fim de uma história de amor trágica e doce. Realmente, sentimos o carinho que ela queria nos passar quando o descrevia.
Senti falta de entender o motivo da família de Senna ser hostil com ela segundo tantas fontes. Ela simplesmente não comenta nada negativo nesse sentido.
O livro é bem curto, gostoso de ler, mas eu queria desesperadamente poder mudar o desfecho.

Celia.Rabelo 27/03/2009

Gostei muito desse livro. Me parece muito verdadeiro e escrito com todo coração.

Vânia 31/03/2009

Ponto de vista 2
Aproveitadora? Ela viveu um conto de fadas moderno e soube aproveitar os limões que a vida deu. Dou parabéns à ela.
Ela não teve a pretensão de ser escritora, portanto, o livro cumpriu o seu papel.

Rafa Précoma 29/05/2010

Apesar de ter lido esse livro há muito tempo, e mesmo sem terminá-lo, pude sentir toda tristeza e dor da Adriane Galisteu ao descrever tudo o que se passou com ela quando o Airton Senna faleceu.
É bem comovonte. Principalmente para quem o tinha como ídolo.

Kel estelar andromeda 18/06/2022

Emocionante
O que falar desse livro? Que ele é emocionante sim ... Nele Adriane Galisteu no remete toda a suas alegrias , intimidade e tristeza com a morte desse ícone doce , forte aventureiro e bondoso chamado Airton Senna. Uma perda irreparável pra todos nós brasileiros!!

Cris 18/12/2020

Um verdadeiro amor genuíno
Conheci uma nova versão da Adriane Galisteu e uma nova versão do Senna. Literalmente um casal que iria perdurar por muito tempo, mas que infelizmente, perdura através desse livro e do carinho lindo que até hoje a Adriane mantém pelo Ayrton. Como fã de automobilismo, me vi emocionada por diversas vezes, principalmente com o lado doce e brincalhão de Senna que claramente a amou verdadeiramente, independente da cisma da família.

Como muitos falam, não acho que a Adriane escreveu o livro na época para lucrar, pelo contrário, essa é a verdade dela, um desabafo para tanta dor acumulada, ainda mais para uma jovem de apenas 21 anos de idade. Ela foi respeitosa e coerente nas palavras ao longo de todo seu relato, o que só trouxe mais a sensação que na época ela perdeu muito, mas também ganhou uma maturidade que poucas mulheres com essa idade adquirem.

12/06/2021

A melhor leitura do ano.
Nesse livro você conhece um outro Senna, o homem por trás do herói do Brasil, e uma outra Adriane Galisteu, a ?garotinha? que ela era antes de se tornar a mulher que é hoje. Pra nova geração como eu que não chegou a ver o Ayrton Senna em vida mas cresceu ouvindo sobre ele, esse livro é indispensável, tive a chance de ver sua simplicidade e ainda o seu romance com Adriane que foi leve e verdadeiro. A escrita é leve, o livro é pequeno, sensível e triste, mas lendo esse livro escrito em 1994 agora em 2021 é um prazer enorme ver como está a garotinha que terminou esse livro desolada e buscando superação. Minha admiração por Adriane só aumentou e por Ayrton Senna nem se fala, todos deveriam ler esse livro!

Juciêde 06/03/2013

Ja ouvi muitos comentários, que foi uma estratégia que a Adriane usou para chamar a atenção da mídia, já que ela ficou esquecida na ocasião e depois da morte de Senna...mas se tratando do conteúdo do livro, é uma história muito linda, pois, envolve sentimetos, envolvimento, entrega...uma história de amor, triste, pois, no auge da felicidade, é interrompida de uma forma trágica que todos nós já conhecemos.

Andre.Farias 10/03/2017

Gostei muito do livro, conheci um pouco mais de quem foi Ayrton Senna, acho que é um livro importante para quem é fã e quer conhecer mais um pouco do que foi a vida íntima dele, quando a Adriane, acredito que ela foi sincera 100% neste livro, vale a pena ler.