A diferença invisível

Mademoiselle Caroline

Resenhas - A Diferença Invisível

Ceres.Miranda 24/07/2024

Esclarecedor e informativo
Baseado numa história real, conta a história de uma jovem que, após vários conflitos pessoais e profissionais de interação social, é diagnosticada com Síndrome de Asperger (um dos diversos tipos de Transtorno do Espectro Autista). Aliviada, ela passa a não só entender e lidar melhor com seu estado neurológico atípico, mas a perceber que não é a única, e que existem também muitas outras pessoas com diferentes características e condições do desenvolvimento neurológico. Obra essencial para esclarecer esse assunto ainda repleto de preconceitos e abordagens equivocadas, inclusive por médicos e psicólogos mal informados.

Aline Bento 23/07/2024

Adorei
Muito boa a história. Gostei da forma que ela relatou, as cores que usou, as atitudes que tomou e a escolha de escrever. Obrigada

Lena 21/07/2024

5 estrelas porque não posso dar mais
Que livro lindo, meu Deus, eu tô com o coração quentinho e apaixonado por todos os detalhes. Como vou descrever ele?

Os desenhos são encantadores e transmitem as emoções das páginas de uma forma bem marcante. A história é leve, didática e interessante, me fez ficar vidrada em todas as páginas. E o tema? Importante e atual.

Sendo uma mulher autista, me identifiquei com o livro de uma forma muito profunda. Vi diversas situações que já passei e outras que eu ainda passo, saber que não estou sozinha, que existem outras pessoas passando pelo mesmo, traz uma segurança importante.

Esse livro é utilidade pública para todos os neurotipicos e neuroatipicos. Deveria ser leitura obrigatória nas escolas.

Leiam, por favor, vai fazer a diferença no olhar de mundo de vocês.

emol.ga 16/07/2024

Uma boa porta de entrada para o tema
Como uma pessoa no espectro, e coincidentemente na antiga Síndrome de Asperger, minha curiosidade foi grande ao conhecer o quadrinho em uma postagem do Instagram, porém acredito que não foi tudo isso que haviam prometido na postagem; ou eu que estou sendo exigente demais.

Acredito que vale a intenção de mostrar como funciona, mesmo que de forma genérica, a mente de uma pessoa no espectro e principalmente a luta, os desafios e o alívio do famoso "diagnóstico tardio," especialmente para mulheres que acabam "disfarçando" melhor a condição. Em geral, acredito que valha sim a leitura já que funciona como porta de entrada para o tema, ainda mais por ser uma história rápida e com ilustrações agradáveis, mas na minha opinião, parece que faltou ainda alguma coisa no enredo ou talvez explicações melhores, principalmente sobre as sensações que a Marguerite sentia ao ser exposta a cenários positivos e negativos.

Como observação final, gostei do jogo de cores que a ilustradora fez ao começar a história somente com tons de cinza e com a chegada do diagnóstico, os quadrinhos começarem a ganhar mais vida e cores. Porém, mais uma vez, esperava que isso fosse menos abrupto, pois não é como se logo após o diagnóstico tudo mudasse totalmente para melhor, mas ainda sim, é algo interessante de se demonstrar.

Camile134 03/07/2024

Ótimo, gostei do livro indico bastante.
O livro em quadrinhos é muito legal e fácil de se envolver. Descobri sobre a síndrome de Asperger, após pesquisar, descobri que agora é parte do espectro autista. A história é interessante e ajuda a entender mais sobre o assunto."

Maysa.darlla 02/07/2024

Incômodo ou diagnóstico
A jovem se incomoda com diversas situações cotidanas, até que ela descobre um diagnóstico de autismo e tudo se encaixa, e as pessoas passam a entender o porquê ela é rígida com rotinas e alguns aspectos.
Muito bem desenvolvido, deveriam existir mais desse tipo para informar pessoas de forma leve.

Paola V 02/07/2024

Nescessário!
É um livro muito bom, informativo e totalmente nescessário. Uma leitura muito importante não só para pessoas autistas mas também para a sociedade como um todo para que esse preconceito e desinformação sobre o autismo cheguei ao fim.

Meninadaraposa 27/06/2024

Que lindo, tive ressentimento meu diagnóstico de tea e comprei esse livro pq queria me identificar com a história, e foi tanto que até chorei lendo, já indiquei para um monte de gente e recomendo a todos!

artemisia0 24/06/2024

Eu queria poder colocar todo mundo para ler esse quadrinho, ele é muito importante para que entendam as diferenças das pessoas em sua vida adulta, coisa que parece que ninguém se importa.

Agnnes29 20/06/2024

Um quadrinho espetacular!
Eu li em dois dias, fala sobre autismo de uma forma muito realista. Tem o termo Asperger que não é mais utilizado, e já foi retirado do DSM.
Uma história real, que bate contra a ignorância e o preconceito. Eu gostei muito da abordagem,os desenhos são lindos, e as falas muito bem escritas.
Recomendo a todos a lerem!

Grande.Leitora 19/06/2024

Gostei bastante, utilidade pública
O livro é muito legal e muito rápido de ler, gostei bastante das descrições sobre os sentimentos da personagem Marguerite. Penso que todos devem ler esse quadrinho, até porque é uma forma muito didática de aprender sobre o autismo, penso que crianças a partir de 12 anos já devem ler essa obra.

amandafrancez 15/06/2024

Encantador
É um livro que explica de forma sensível e clara as dificuldades que uma pessoa com autismo enfrenta no dia a dia que são indiferentes para as pessoas neurotípicas. A importância do diagnóstico e da conscientização da sociedade para a eficaz inclusão dessas pessoas.
Lindo, esclarecedor e muito importante.

ilhaparadis 14/06/2024

Boa demais!
A HQ aborda de forma sensível e realista o autismo. A autora, Julie Dachez, que também é autista, consegue captar com maestria as nuances da neurodiversidade, retratando as dificuldades e alegrias de ser uma pessoa autista no mundo.
Aqui vamos acompanhando a luta de Marguerite para se aceitar como ela é. Ela se sente pressionada a se encaixar nos padrões sociais, o que causa bastante sofrimento e angústia. Mas, aos poucos, ela começa a perceber que ser diferente não a torna menos valiosa ou capaz.
Essa HQ nos faz refletir sobre a importância da aceitação e da neurodiversidade.
A arte é simples e bonita, e vai se expandindo, ajudando a ressaltar os momentos mais importantes.
Mais que recomendada!

Taíse Cost 14/06/2024

Tocando o Invisível
A Diferença Invisível", escrito por Julie Dachez, é uma história em quadrinhos autobiográfica que explora o Transtorno do Espectro Autista (TEA) através da perspectiva da própria autora, que foi diagnosticada com o transtorno na idade adulta. O livro descreve suas experiências pessoais, desde sua infância até a idade adulta, abordando os desafios e as lutas que enfrentou devido ao seu autismo não diagnosticado.

Através da personagem Marguerite, a autora compartilha os momentos de dificuldade no trabalho, as interações sociais complicadas e a sensação de ser diferente dos outros, mesmo sem compreender por quê. Ela também discute os estereótipos e preconceitos em torno do autismo, bem como a importância do diagnóstico e do apoio adequado para pessoas autistas.

Ao longo do livro, a autora destaca a necessidade de aceitação e compreensão por parte da sociedade, bem como a importância de reconhecer e valorizar as habilidades e perspectivas únicas das pessoas autistas. "A Diferença Invisível" oferece uma visão intimista e comovente do autismo, convidando os leitores a repensarem suas concepções sobre essa condição e a considerarem a importância da empatia e da inclusão.

Beatriz3099 13/06/2024

Um livro que ajuda a entender mais sobre asperger
Não tenho muito o que falar, foi uma leitura curta e rápida, li em poucas horas. Esse livro é bom, mas não é lá aquelas coisas, é mais uma leitura necessária para saber sobre asperger, nada que eu já não saiba. Mas é bom para ver o comportamento e socialização das pessoas com asperger, eu tenho uma amiga que possui asperger e esse livro me ajudou a entender mais sobre.